EJ - Escola de Aviação Civil


Time EJ de Competições Aéreas

Você pode ser um piloto patrocinado EJ

Uma escola para pilotos profissionais


Todos os alunos da EJ poderão ser patrocinados, por mérito, e fazerem parte do time EJ de competições aéreas

Você pode ser um patrocinado da EJ nos Campeonatos Brasileiros de Acrobacias Aéreas.

A participação do time de Acrobacia Aérea tem doi objetivos: difundir a cultura da acrobacia aérea, que tem a função de melhoria na habilidade e segurança dos pilotos, e a função de formar um time de excelência nas competições de acrobacia de precisão.

O programa de formação do time é baseada em dois aspectos, a fidelidade do cliente EJ e o mérito dos aviadores.


Programa de pontos

Piloto Privado Teórico

5 Pontos

Piloto Privado Prático

12 Pontos

Piloto Comercial Teórico

4 Pontos

Piloto Comercial Prático

17 Pontos

Multimotor

7 Pontos

IFR

5 Pontos

INVA Teórico

4 Pontos

INVA Prático

10 Pontos

Piloto Agrícola

18 Pontos

Navegação com Novas Tecnologias

3 Pontos

Operação de Aeronaves Convencionais

3 Pontos

Introdução ao Voo a Vela

3 Pontos

Manobras de Confiança

4 Pontos

Treinamento G-1000

4 Pontos

Jet Training

7 Pontos

Performance Based Navigation

5 Pontos

Aeronaves a Jato de Grande Porte - Teórico

5 Pontos

Inglês Técnico

4 Pontos

RVSM

4 Pontos

Proficiência Linguística

4 Pontos


* Cada ponto equivale a porcentagem de desconto no Curso de Acrobacia Aérea que consiste em 10 horas de voo na aeronave Super Decathion

* A soma máxima da pontuação passa de 100% de desconto. A EJ escolheu fazer assim porque nem todos os alunos fazem todos os cursos. Ex.: Quem pretende fazer o curso de Piloto Agrícola geralmente não faz o Multimotor. E o desconto máximo é, obviamente, 100%.

* Alguns cursos podem ser feitos dentro de outros cursos, e os pontos acumulam. Ex.: O curso de Manobras de confiança pode ser feito dentro do curso de Piloto comercial.

* Para fazer o curso de Acrobacia é obrigatório ter experiência em avião convencional.


Sobre a seleção dos patrocinados:

Anualmente, pouco antes do Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, será feito um campeonato interno onde cada aluno formado na EJ no curso de Acrobacias Aéreas, poderá participar com o mesmo desconto baseado nos pontos, que inclue:

Campeonato interno com o desconto de pontos

Duas Seções de 30 minutos de treinamento no box acrobático

Dois voos da competição de definição avaliados pelos juízes

* Cada um formado no curso de acrobacia da EJ poderá participas dois anos seguidos da seleção de patrocinados usando os descontos


Quantidade de selecionados

Competição entre 5 e 10 pilotos

5 selecionados

entre 11 e 29 pilotos

10 selecionados

30 ou mais pilotos

15 selecionados


Os melhores ranqueados ganham

Um emblema de metal de Piloto competidor do time EJ

Inscrição do Campeonato Brasileiro

Hospedagem e Alimentação durante a competição

Camisetas e bonés

2 horas de voo de treinamento

Horas de voo na competição


Perguntas frequentes


  • Em qual unidade EJ é oferecido o curso de Acrobacia?

    Apenas na Unidade Itápolis, porque apenas lá existe um box acrobático ao lado da pista de pouso. O Box é regulamentado pelas autoridades aeronáuticas do país através de um NOTAM. (Notice to Air Men).

  • Como funcionam os campeonatos?

    Os campeonatos de Acrobacia funcionam dentro de um box acrobático, onde juízes, a partir do chão, observam a sequência que o piloto está executando. O foco é a precisão das manobras. O box acrobático é uma marcação no chão e tem 1000 metros cúbicos. Ou seja. 1 km de largura, um km de comprimento e 1km de profundidade. As regras são do IAC (International Aerobatic Club).

  • Participar de campeonatos é seguro?

    Sim, é. No Brasil existem campeonatos desde os anos 80, nunca houve nenhum acidente durante competições. E durante campeonatos, no mundo todo, o índice de acidentes é baixíssimo. Existe uma grande diferença entre demonstrações, show aéreos e campeonatos. As demonstrações e shows aéreos são muito próximas do chão, onde não há muito espaço para correções em casos de erros dos pilotos ou panes de equipamento. Em campeonatos, e nas categorias que pretende-se formar os pilotos formados pela EJ, a altura mínima é de 1500 pés. Cerca de 450 metros.

  • Quais são os tipos de acrobacia que existem?

    Existem três tipos: a acrobacia aérea de show aéreo, que não é o foco da formação EJ, a acrobacia aérea clássica e a de competição. Que são as duas acrobacias que desenvolvem as habilidades do piloto.

  • Qual a diferença da acrobacia clássica e de competição?

    A acrobacia de competição vem da acrobacia clássica. As duas formam aviadores seguros. E a de competição tem outras preocupações como a estética de quem vê do solo. Por exemplo: na acrobacia de competição, em um looping, o foco é que ele seja o mais redondo possível, para que ganhe mais notas. Ou seja, a acrobacia de competição põe o foco nas regras que geram as notas dos competidores. As duas são seguras de maneira igual e as duas trazem o mesmo resultado do ponto de vista de segurança, consciência situacional e produz habilidade nos pilotos.

  • Eu não tenho muito o espírito competidor, mas quero fazer o curso pela experiência e pela acrobacia, posso?

    Sim. Os nossos instrutores dão essa oportunidade aos alunos. Também pode-se voar simplesmente pelo prazer de voar sem o objetivo de competir.

  • Quanto é o máximo que eu posso ganhar?

    O seu máximo, é ganhar 10 horas do curso. 1 hora de treinamento no primeiro ano. Mais aproximadamente 40 minutos de dois Voos de competição do campeonato interno, mais duas horas de treinamento para o campeonato, mais aproximadamente 40 minutos de dois Voos do campeonato nacional. Mais 1 hora do campeonato interno do ano seguinte, mais 40 minutos. Mais duas horas para o campeonato, mais 40 minutos de Voos em campeonatos. Totalizando 18,8h, aproximadamente.

  • Eu não fiz os cursos anteriores ao curso de Acrobacia na EJ, apenas o curso de acrobacia, eu posso ser patrocinado?

    Sim. Mas os voos do campeonato interno serão cobrados o valor cheio. Ou seja, partindo do princípio que você foi selecionado nas duas vezes que participou do campeonato interno, você pagou 10 + 1 + 0,7 + 1 + 0,7 e ganhou 5,4 hs de Voo.

Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

Ver Video


    Mural Informativo


  • Instrutores de voo da EJ se preparam com o Curso de Cartas Jeppesen

    Na última terça-feira (08) os instrutores de voo da Unidade de Jundiaí realizaram o curso de Cartas Jeppesen.

    Sempre alinhados com as exigências do mercado de trabalho, nossos instrutores se dedicaram a este importante tema, atualmente requisitado nas seleções das Cias Aéreas. É mais um passo dado rumo ao sonho de se tornar Piloto de Linha Aérea.

    Esse curso tem como objetivo apresentar ao piloto uma metodologia de interpretação das cartas, demonstrando o uso prático desses materiais e as suas principais fontes de consulta. Com carga horária de 8 horas, o treinamento é distribuído em 4 módulos, sendo:

    Módulo 1: Cartas de Solo
    Módulo 2: SID - Cartas de saída por instrumentos
    Módulo 3: Cartas de rota
    Módulo 4: IAC/STAR - Cartas de chegada e aproximação por instrumentos

    Para realizá-lo, o piloto deve possuir a habilitação IFR ou pelo menos estar em fase avançada do treinamento IFR.

    O curso é oferecido na Unidade de São Paulo, ao lado do Aeroporto de Congonhas.

    Contato: 11 3459 5233
    WhatsApp: 11 94159 2768

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  • EJ fecha parceria com ATT e ABRAPAC e oferece descontos aos associados

    A EJ São Paulo fechou uma parceria com a Associação de Tripulantes da Tam e Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil.

    Os associados agora têm desconto de 15% sobre qualquer curso oferecido pela EJ São Paulo. Localizada na Rua Baronesa de Bela Vista, nº 360 - ao lado do Aeroporto de Congonhas, a Unidade oferece os seguintes cursos teóricos:

    Formação inicial
    - Piloto Privado de Avião
    - Piloto Comercial de Avião
    - Instrutor de Voo de Avião
    - Comissário de Voo
    - Mecânico de Manutenção de Aeronaves

    Extracurriculares
    - Jet Training
    - Inglês Técnico preparatório para a prova ICAO
    - Airline Pilot Interview
    - CRM
    - Performance de Aeronave a Jato

    Para obter os descontos, que inclusive são concedidos aos filhos e cônjuges, basta o associado apresentar a sua carteirinha ou documento que demonstre o vínculo.

    Faça-nos uma visita ou então entre em contato com nossa equipe de atendimento:

    E-mail: contato@ej.com.br
    Fone: (11) 3459 5233
    WhatsApp: (11)  94159 2768

    Voe mais alto.

  • EJ manda equipe para o Campeonato Nacional de Acrobacias Aéreas CBA

     A EJ Escola de Aeronáutica Civil está enviando três competidores para o Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, que ocorrerá entre os dias 3 e 5 de agosto, na Base da Força Aérea Brasileira em Pirassununga, interior de São Paulo. A competição é organizada pela CBA, Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas e pelos militares da Esquadrilha da Fumaça.

    Das cinco categorias em que ocorrerão competições, integrantes da equipe EJ vão concorrer em três diferentes. Juliana Fraschetti, instrutora de Acrobacias Aéreas da EJ e que foi o troféu Piloto Revelação no Campeonato Nacional 2016, concorrerá na Categoria Primary. Na Categoria Sportsman concorrerá Filipe Rafaeli, que já foi campeão Brasileiro da categoria quatro vezes, de 2002 a 2005 e é um dos responsáveis pelo marketing da EJ, e na categoria Intermediária, Pedro Tolomei, estreante na categoria, e que foi Campeão na Sportsman em 2016. Tolomei tem feito clínicas de treinamento junto a EJ para ajudar a introduzir o esporte na escola. Juliana Fraschetti e Pedro Tolomei concorrerão com o Pitts S2C, biplano de 285hp e Filipe Rafaeli concorrerá com a aeronave Decathlon, de 150hp.

    Como funcionam as competições
    Os campeonatos de Acrobacia tem julgamento técnico, onde todos os pilotos executam suas sequencias. Os juízes ficam no solo e contam pontos por ângulos das manobras, rotações, linhas e proas. Na categoria Primary e Sportsman são dois voos, e na categoria Intermediária, três. Além dessas três categorias, existem mais duas: a Avançada e a Ilimitada. Elas são separadas por potências dos aviões e complexibilidade das sequências. Um Decathlon consegue voar, sendo competitivo, desde a Primary até a categoria Sportsman e um Pitts S2C voa desde a Primary até a categoria Avançada.

    Para categorias superiores são necessários aviões como o Extra 300/330 ou o Russo Sukhoi 31 ou 26, estes com mais de 300 hp cada. A Low line, ou seja, a altitude mínima que os aviões podem voar durante a competição, tanto na categoria Primary como a Sportsman, é de 1500 pés, e na categoria Intermediária, 1200 pés. Baixando progressivamente até 300 ft na categoria Ilimitada. As categorias mais concorridas nos campeonatos nacionais são a Primary e a Sportsman, na edição de 2016 da competição, tiveram 12 e 17 competidores respectivamente. Mais quatro na Intermediária, dois na avançada e três na Ilimitada.

    Expectativas
    Francis Barros, um dos idealizadores do evento crê em uma competição interessante este ano. “Um campeonato competitivo e com novidades, com presença de mais mulheres”, afirma. Além disso, os organizadores do evento tem investido em uma qualificação maior dos juizes da competição e desta vez está trazendo Marty Flournoy, norteamericano que será um dos Juizes do Campeonato Mundial de Acrobacias. Em anos anteriores, John Gaillard, sul africano que havia sido juiz chefe de Campeonatos Mundiais, foi juiz do Nacional e ajudou a balizar os juizes Brasileiros.

    Acrobacias como ferramenta de aprimoramento e segurança de voo
    A EJ tem investido nos últimos anos na Acrobacia Aérea como mecanismo de aprimoramento da qualidade de voo e segurança, desde a implantação do curso de Upset Recovery, que usa técnicas da acrobacia aérea, como o treinamento de parafusos, por exemplo, para melhorar a qualidade dos pilotos, até o curso de acrobacias aéreas. “É importante saber a acrobacia aérea, pelo menos o Upset Recovery, que não chega a ser um voo acrobático, mas faz algumas manobras com o objetivo de estudo, mas se o aluno gostar do tipo de voo, nós os incentivamos a seguir para a acrobacia de precisão, que é segura e feita com bons limites de altura”, diz Josué Andrade, diretor da EJ. “O próximo passo da EJ é adquirir um avião de acrobacia de precisão, hoje, com os Cessnas Aerobat, ensiamos apenas as acrobacias mais clássicas nele, não podendo ter um voo sustentado no dorso, por exemplo, enquanto isso temos incentivado competidores e já patrocinamos uma competição organizada pelo Aeroclube de Itápolis, o I Troféu Alberto Bertelli, ocorrido em 2016, no Aeroclube, e ano que vem tem mais”, complementa Josué Andrade.

    Entrada
    A entrada no evento é gratuita, e os pilotos e aviões ficarão no Hangar da Esquadrilha da Fumaça, para poder ter acesso como visitante, a CBA solicita que o cadastro no link abaixo seja preenchido. http://acrobacia.org.br/campeonato/inscricao

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157