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Curso de Piloto Comercial de Avião

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Curso de Piloto Comercial de Avião


O curso teórico de PILOTO COMERCIAL DE AVIÃO é o primeiro passo rumo à profissionalização.


Valor do Curso:
De R$ 3.000,00 Por R$ 2.500,00   em 6 vezes de R$ 416,67 sem juros no cartão

Você pode também adquirir somente as matérias abaixo de forma individual, recomendado para quem já possui o curso de Piloto Comercial de Avião e necessita de um reforço para o estudo, ou está de segunda época na prova da ANAC



Requisitos

- 18 anos de idade;

- Ensino médio completo;

- Ser portador da licença de Piloto privado.

Orientações sobre as atividades

Em nossa plataforma de ensino você encontrará aquilo de que necessita para bem conduzir os seus estudos. Você navegará pelas disciplinas de forma dinâmica e prática, sendo informado pelo sistema sobre o que já foi completado e aquilo que ainda resta ser feito.

O sistema lhe avisará sobre o que é obrigatório e o que é opcional. Você encontrará aulas em vídeos, mas também exercícios propostos e leituras recomendadas.


Grade Curricular e Distribuição das Disciplinas

Em cumprimento às diretrizes estabelecidas pela a ANAC, a programação do curso obedece a distribuição por ciclos (básico, técnico e complementar). Depois de iniciado, o curso deve ser concluído no período mínimo de 2 meses e máximo de 6 meses. As provas finais deverão ser realizadas presencialmente na EJ.

O aluno deverá realizar o seu curso respeitando as seguintes regras:

- As disciplinas são organizadas em três blocos sequenciais: Básico, Técnico e Complementar;
- Considera-se concluída a disciplina em que o aluno, tendo percorrido todo o seu conteúdo e realizado as atividades propostas, realizou avaliação online;


As disciplinas que serão cursadas

- Palestra “O piloto comercial de Avião: Preparação e Atividade” e “Apresentação da EJ”;
- Segurança de Voo;
- Inglês Técnico;
- Conhecimentos Técnicos da aeronave;
- Meteorologia;
- Teoria de Voo;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo;
- Navegação Aérea;
- A Aviação Civil;
- Segurança na aviação contra atos de interferência ilícita;
- Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Física;
- Matemática;
- Instrução Aeromédica.


Tutoria

O curso é projetado para que o aluno usufrua de autonomia em seus estudos, entretanto, seguem muito relevantes as interações humanas. Para cada tipo de necessidade de interação, desenhou-se um tipo de tutoria. São elas:

Tutoria de conteúdo
O professor-tutor responde a dúvidas sobre o conteúdo ministrado, propõe exercícios e atividades. Ele orienta o aluno para que obtenha melhor desempenho;

Tutoria da plataforma
A equipe técnica esclarece dúvidas sobre o uso de recursos da plataforma de ensino à distância;

Tutoria de curso
A Coordenação orienta sobre questões atinentes à organização do curso, de suas disciplinas, de seus pré-requisitos, além de colher sugestões e reclamações para a melhoria contínua dos processos de ensino.


O contato entre aluno e escola estabelece-se sob duas formas:

Canais interativos
São aqueles em que os interlocutores encontram-se simultaneamente disponíveis para o ato de comunicação. São eles:
Chat - Para as tutorias de conteúdo (agendadas em dia e hora divulgados ao longo do curso)
Telefone - Para as tutorias de tecnologia e de curso (de segunda a sexta, entre 9:00 e 18:00 hs)

Canais não interativos
São aqueles em que os interlocutores não estão simultaneamente disponíveis para o ato de comunicação.
Os canais não interativos respondem em até 48 horas úteis do acionamento.


Frequência mínima

No método "EAD" a frequência sempre será de 100%, ou seja, o aluno obrigatoriamente deverá concluir todos os conteúdos do curso.


Aprovação

Para cada disciplina, o aluno fará dois exames: o primeiro, em modalidade online. O segundo, em modalidade presencial;

O contínuo acompanhamento dos alunos é feito no transcorrer de cada uma das partes do curso, significando dizer que o aluno será avaliado em todas as disciplinas curriculares.

O aluno será avaliado quanto à sua:

- Aprendizagem (ou rendimento):
- Participação em cada disciplina da parte teórica:
- Frequência em cada disciplina da parte teórica:


Certificado de Conclusão do Curso Teórico

O Certificado será entregue diretamente ao aluno ao término do curso via online, mediante aprovação dentro dos limites anteriormente citados.


Saiba mais

O curso EAD (Ensino a distância) refere-se apenas à parte teórica do curso.

- O curso PCA EAD segue padrões de qualidade da EJ semelhantes aos cursos presenciais, com foco na qualidade de ensino e aprovação nas provas da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.


Vídeo de exemplo

EAD - Piloto Comercial - Assista essa aula de exemplo do ensino a distancia do curso de PCA.

Valor do Curso:
De R$ 3.000,00 Por R$ 2.500,00   em 6 vezes de R$ 416,67 sem juros no cartão


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  • Formada a primeira turma da Faculdade EJ

    “O curso foi muito bom. Claro que éramos a primeira turma e muitas coisas ainda estavam em adaptação. Foi uma quebra de paradigma dentro da própria EJ, que teve que se preparar para oferecer um curso superior”, afirma Ricardo Miranda, 38, do Rio de Janeiro. Ele é um dos 15 alunos que iniciou o curso no segundo semestre de 2018 e acabou de se formar na EJ - Escola Superior de Aviação Civil. Para Ricardo, a faculdade de aviação foi uma vontade antiga que foi sendo adiada. É a segunda faculdade em que se formou. Ele cursou engenharia na CEFET/RJ, um centro de Educação Federal de alto conceito e especializou-se na British Columbia Institute of Technology, no Canadá. “Eu sempre quis ser piloto comercial, desde adolescente, mas minha família não podia arcar com os custos das horas de voo. Eu cheguei a fazer a banca do DAC quando tinha 18 anos, mas depois acabei parando o curso porque não consegui voar”, afirma.Ricardo já soma 230 horas de voo, sendo 31 horas solo. Paralelamente à Faculdade, fez os cursos práticos, do piloto privado ao comercial, entre outras especializações, como INVA - Instrutor de voo. “O fato de poder fazer as aulas práticas enquanto estuda é muito bom. Sair do voo e ir direto pra aula me ajudou a completar tudo em dois anos”, afirma.Quem também viu vantagens em possuir tanto a parte teórica como a prática no mesmo Campus foi Marcello Manno, 20, de Atibaia-SP. “O aluno não perde contato com os aviões ficando só na teoria”, explica. Marcello já possui 160 horas totais, com cerca de 25 em voos solo.Uma formação teórica mais sólida do que a dos pilotos comunsAlém das aulas de Filosofia, Matemática e Língua Portuguesa, que são partes essenciais de qualquer curso superior aprovado pelo MEC - Ministério da Educação, os alunos tiveram oportunidade de se aprofundar no ensino teórico. “Um exemplo bom é em segurança de voo. No curso teórico comum falam bastante sobre CRM (Crew Resource Management), mas de modo bem superficial. Na faculdade tivemos uma matéria específica sobre isso, e deu para aprofundar muito bem no assunto”, afirma Marcelo Grohmann, 21, de Lutécia-SP, que já possui 202 horas de voo, com 40 horas em voos solo e conseguiu uma oportunidade de dar aulas de navegação no curso normal de piloto privado na própria EJ enquanto fazia o curso superior.“A bagagem que tivemos nas matérias que nos passaram foi além do que era cobrado na banca para se tornar piloto, até mesmo tivemos aulas de inglês voltado à aviação nos dois últimos semestres”, complementa Grohmann.“Um curso superior tem outras matérias que fazem os alunos aprenderem a raciocinar, tomar decisões, melhorar os aspectos da comunicação e postura. E na parte técnica, como estudamos vários assuntos a fundo, é um diferencial tanto para o nosso próprio voo, quanto para uma possível seleção” diz Ricardo Miranda.“A sinalização para o mercado acho importante. Só o fato de você se propor a passar por um processo, ficar um tempo se dedicando, sinaliza que você é alguém diferente. Acho que também por isso a faculdade é um diferencial na aviação. Mas também não basta ser qualquer faculdade. Nosso curso foi muito bom por isso. Tivemos ótimos professores e acho que isso nos deu uma boa base. Agora é aprimorar e nos mantermos sempre atualizados”, afirma Daniel Casimiro, que já possui 140 horas de voo, de Ibitinga-SP, cidade vizinha a Itápolis. Casimiro é um dos poucos que não morou em Itápolis. Ele ia e voltava de Ibitinga e manteve-se trabalhando com criação de cavalos, negócio da família.Mulher voa, simEsta turma contou com duas mulheres, uma delas foi Lany Amorim, 24, de Barretos-SP. “Sempre tem um pessoal meio ignorante, mas isso não me atinge”, afirma. “Já escutei comentários como ‘se eu souber que a piloto é mulher, eu nem voo’. O pai de um amigo comentou perto de mim. É ridículo. Mas na EJ é bem diferente, o pessoal me acolheu mesmo”, complementa Lany, que divide um casa em Itápolis com outra aluna, do segundo semestre, e trabalha em Home Office na loja online de Aeromodelos de seus pais.Lany iniciou o curso de Piloto Privado no Aeroclube de Barretos e seguiu para a EJ, onde finalizou o PP. Agora ela já está com 57 horas de voo, cursando Piloto Comercial prático.Além de Lany, outro que manteve-se conciliando a faculdade com o trabalho foi Ricardo Miranda. Ele manteve sua atividade em engenharia consultiva em Home office enquanto voava e estudava. Miranda ainda encontrou tempo para fazer alguns voos mais longos. “Fiz umas navegações bacanas, como Belo Horizonte e Foz do Iguaçu”, afirma.Tempo de retração na aviaçãoA primeira turma terminou em um momento onde a aviação mundial está represada, devido a pandemia de COVID-19, que ainda perdura. “Mas uma hora a aviação vai voltar e vai precisar de profissionais, o mundo sempre passou por turbulências e sempre evoluímos”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.“E vai ter muita oportunidade, pois apenas como exemplo, o mercado de turismo que faturou mais de 136 bilhões de reais em 2019, e que respondeu por 8,1% do PIB brasileiro, está afoito para voltar. Esse mercado que impulsiona as viagens aéreas nacionais e internacionais”, complementa Luiz Lopes, coordenador do curso.“Acho que o diploma vai acabar sendo sim importante, mas independente se vão pedir ou não numa linha aérea, o curso valeu. Eu acho que a gente acabou ganhando conhecimento que muito provavelmente não veríamos nos cursos teóricos”, afirma Antonio Jorge, 21, de Boa Vista, Roraima, que fazia parte da equipe de monitoria da faculdade, ajudando outros alunos em aulas de reforço. FormandosAntonio Jorge de Souza NetoAntonio Mario RinaldiBruno CartolanoDaniel Martins CasimiroEduardo Pierobon PlastinaEmanuel de Aguiar DuarteIsadora Broseghini CostaLany Caroline Amorim Rodrigues Luis Fernando dos Santos Farias da Silva Marcelo José Simões Grohmann Marcelo Manno de Oliveira Nilson Marcos de Oliveira Dorta Junior Rafael Lourenço de Castro SantosRicardo Miranda RodriguesWeslley Munhoz CardosoA EJ deseja boa sorte e bons voos os aviadores e aviadoras formados na primeira turma da EJ - Escola Superior de Aviação Civil.Próximo vestibularO próximo vestibular ocorrerá em 6 de dezembro de 2020. As inscrições ocorrerão entre outubro e novembro.

  • Itápolis Airshow 2020 foi transmitido por live, veja vídeo completo

    Dia 30 de agosto ocorreu o Itápolis Airshow 2020. O evento com demonstrações acrobáticas já é um dos mais tradicionais da agenda nacional. Este ano, devido às restrições de saúde pública, foi executado de modo que pudesse ser transmitido por live pelo youtube. “Um show aéreo é um evento de dia inteiro. Este ano compactamos em duas horas todas as apresentações e transmitimos pela internet. Como não podíamos ter aglomerações de pessoas, levamos as acrobacias para as casas dos fãs de aviação”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.O evento contou com boa parte dos maiores pilotos da modalidade do Brasil. As apresentações acrobáticas contemplaram desde as manobras de alto desempenho, como os voos de Gunar Armin, no One Design, de Marcio Oliveira e Richieri, nos Sukhois 26 e 31, e de Beto Bazaia, no Extra-300, até as acrobacias mais clássicas, como as do Planador Grob sob o comando do Bolafly, do NA-T6 com Beto Bazaia, e do Cessna Aerobat e Super Decathlon pilotados por Filipe Rafaeli.O show foi finalizado com uma marcante apresentação da Esquadrilha Fox, composta por ex-militares voando três aeronaves do modelo RV. Durante a transmissão foram solicitadas doações para o Lar São José, entidade de assistência social, em Itápolis, no interior de São Paulo. “Foi um evento muito bacana, como todos os anos. E este foi especial, pois estávamos revertendo doações para as obras sociais”, disse Lucas Delcaro, o Airboss do evento.Próximos anosCom diversas câmeras e mesa de edição ao vivo, a transmissão foi feita em ritmo de cobertura televisiva, com Vadico como narrador. “Foi um sucesso. Não tínhamos experiência em transmissão ao vivo. A equipe funcionou muito bem e foram transmitidas ótimas imagens. O saldo foi positivo”, afirma Andrade. “Não sabemos se ano que vem já poderemos ter público, vamos aguardar o que as autoridades e cientistas vão dizer, mas mesmo se tivermos público, pretendemos, em 2021, transmitir online também”, complementa.Acrobacia como inventivo e como treinamentoA acrobacia aérea possui duas funções. Ela desenvolve a paixão pela aviação e também tem o objetivo de treinamento para segurança de voo. “Acrobacia não é só beleza das manobras. Um piloto treinado, por exemplo, em entrar e sair de parafusos, se torna um piloto mais seguro. Aqui na EJ ensinamos essas manobras em nosso curso de Upset Recovery”, afirma Edmir Gonçalves, diretor da EJ.Veja a transmissão completa

  • Lista dos Aprovados para o Curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves

    Abaixo segue o resultado do processo seletivo 2º semestre 2020, realizado no dia 19/07/2020 e provas agendadas, em ordem alfabética:  Adeilson Gabriel Lourenço Bezerra - AprovadoAdrielli Andreina de Souza Reversi - AprovadoAlberto De Paula Edwards Neto - AprovadoAlexandre Teixeira Dizarro - AprovadoÂngelo Monnerat Rivas - AprovadoBruno Gonçalves Tapparo - AprovadoErick Ferreira Vieira - AprovadoGabriel Augusto Bartholomeu - AprovadoGabriel Eliziari - AprovadoGabriel Gonçalves da Silveira - AprovadoGiulia Dótele Pandolpho - AprovadoIgor Carlos Lopes Costa - AprovadoJader Tulio Satiro - AprovadoJairo de Carvalho Santos Neto - AprovadoJosé Coimbra Freire Neto - AprovadoJose Henrique de Lima Freitas - AprovadoJuan Carlos Nobre Galloza - AprovadoMatheus Brito Martins - AprovadoNatham Fernandes Rodrigues - AprovadoNathan Vieira Cardozo - AprovadoNedson Rafael Aguiar da Silva - AprovadoNorberto Auzier Vieira Neto - AprovadoOtavio Franco Moraes Neto - AprovadoPedro Paulo Miranda - AprovadoPhilipe César de Oliveira Cardoso - AprovadoRafael de Morais Tinoco - AprovadoRenan Silva Seabra Pinto - AprovadoRodrigo Furlan - AprovadoVictória Beraha de Mello Rodrigues - AprovadoVinicius da SilvaTanaka Nascimento - AprovadoVinicius Frajuca Cunha - AprovadoVitor Nascimento Sá - Aprovado  * Os candidatos que foram reprovados no vestibular não aparecem nesta lista. * Aos aprovados, fiquem atentos, pois as matrículas serão realizadas entre os dias 27/07 a 31/07.*Os documentos exigidos para a matrícula deverão ser enviados para o e-mail da Secretária Acadêmica secretaria.academica@ej.com.br digitalizados no formato PDF.Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;Prova de quitação do Serviço Militar ou Certificado de Alistamento Militar, se do sexo masculino;Certidão de Nascimento ou Casamento;Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição;Duas fotos 3x4 recentes;Cédula de Identidade:CPF.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 3419-4157