EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

EJ Escola Superior de Aviação Civil


EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil

Com uma visão de oferecer ao mercado uma formação cada vez mais qualificada, a EJ concebeu, em 2016, a EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil, sendo devidamente autorizada pelo MEC - Ministério da Educação, no primeiro semestre de 2018, a ministrar o Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves.

Com professores e instrutores de voo altamente qualificados, a faculdade tem o objetivo de suprir, com uma formação cada vez mais sólida, aviadores para as grandes companhias aéreas nacionais e internacionais, que cada dia se tornam mais exigentes com a qualidade dos profissionais que contrata.

Com tudo em um só lugar, o aluno não perde tempo com deslocamentos entre a faculdade e a escola de voo, podendo se concentrar nos estudos e voos com muito mais dedicação.


Sobre o curso

O curso de graduação possui 4 semestres de duração (2 anos), com carga horária total de 1760 horas. Envolve as matérias técnicas da aviação e outras complementares e de gestão, que garantem uma formação completa ao aluno. Clique aqui para ver detalhadamente o conteúdo programático do curso.

As aulas são ministradas na modalidade presencial, de segunda às sextas-feiras, das 19:10h às 22:40h, no Campus da EJ em Itápolis, interior de São Paulo.

É importante destacar que o Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves é a formação acadêmica do piloto, não englobando a formação prática, que inclui horas de voo em aeronaves e em simuladores.

Portanto, para que o aluno possa concluir sua formação e obter a diplomação de ensino superior, é necessário que conclua os cursos práticos de Piloto Privado e Comercial/IFR, em escolas de aviação conveniadas à EJ Faculdade.


Formação Acadêmica e Formação Prática

A grade curricular do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves foi desenvolvida e dividida especialmente de modo que possibilite ao aluno realizar seu treinamento prático dentro de 2 anos, sem prejudicar a formação acadêmica.

A cada semestre, o aluno obterá a preparação necessária para realização do treinamento prático. Abaixo seguem as orientações para que, ao término do período de 2 anos, o aluno obtenha a formação completa:

Primeiro Semestre do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves:

O primeiro semestre do curso superior abrangerá todas as matérias referentes ao curso de Piloto Privado de Avião. Nesta etapa, o aluno já deverá ser portador do exame médico (CMA) de 2ª. Classe.

Ao término do semestre, o aluno estará apto a realizar a prova da ANAC de Piloto Privado de Avião, para início do treinamento prático durante o período de férias, ou mesmo paralelamente ao segundo semestre.

Treinamento Prático de Piloto Privado:
- Requisitos: estar aprovado na prova da ANAC e possuir CMA de 2ª. Classe;
- Total de 46 horas de voo.

Segundo Semestre do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves:

O segundo semestre do curso superior abrangerá todas as matérias referentes ao curso de Piloto Comercial/IFR de Avião. Ao término, o aluno estará apto a realizar a prova teórica da ANAC de PC/IFR.

É recomendado que ao final do segundo semestre, o aluno já tenha concluído o curso prático de Piloto Privado.

Terceiro e Quarto Semestres do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves:

Serão lecionadas desde matérias técnicas, complementares e de gestão, além do trabalho de conclusão de curso. Durante estes semestres, o aluno, uma vez aprovado na prova da ANAC, deverá realizar o curso prático de Piloto Comercial/IFR.

Treinamento Prático de Piloto Comercial/IFR:
- Requisitos: Ser portador da licença de Piloto Privado e possuir CMA de 1ª Classe;
- Dividido em 150 horas de voo, sendo que as horas de Piloto Privado estão inclusas;
- Deste total de horas, é obrigatório:
a) 70 horas de voo visual, local e rota;
b) 5 horas de voo noturno;
c) 25 horas de voo por instrumento;
d) 40 horas em Simulador IFR.

Importante destacar que a diplomação e colação de grau dependerá da conclusão prática e acadêmica. Caso o aluno não conclua os cursos práticos dentro dos 2 anos, terá ainda um prazo de 5 (cinco) anos após a conclusão do curso superior, para apresentar a EJ Faculdade.

Para obter mais informações e detalhes sobre o custo dos treinamento práticos, entre em contato pelo whatsapp como a equipe comercial da EJ, clicando aqui, ou ainda pelo telefone (16) 3263-9160.


Infraestrutura

O Campus EJ Itápolis tem toda uma infraestrutura pronta para recebê-lo, com:
- Biblioteca com acervo específico e atualizado;
- Simuladores de voo com softwares avançados e atualizados;
- Infraestrutura de classe (lousas, data shows, móveis etc.);
- Área de convivência (Piscina, salão de festas, quadra poliesportiva restaurante, cantina), entre outros;
- Aeronaves mais moderna do país, com ensino avançado em painéis glass cockpit, onde você aprende, inclusive, procedimentos RNAV, a tecnologia mais avançada do mundo de aproximação por instrumentos.

Para navegar no Website da EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil e saber mais, clique aqui.

www.ej.edu.br

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    Mural Informativo


  • Carreira na Aviação: Como iniciar e quais as possibilidades

    Aviação é para mim?Seguir uma carreira na aviação é ideal para aqueles que buscam a liberdade de voar. Na grande maioria das vezes, esse desejo vem acompanhado do sonho de ser piloto, o que torna essa profissão uma das mais gratificantes e recompensadoras que existe. Entretanto, assumir o comando de uma aeronave não se resume apenas as companhias aéreas. Desde comandar grandes aeronaves comerciais até realizar voos de pulverização de solo, sua jornada na aviação pode seguir diversos caminhos, e é exatamente isso que iremos esclarecer. Você descobrirá quais são as principais possibilidades e as informações essenciais para cada ramo, como pré-requisitos, tempo para formação e remuneração. Mas antes, vamos falar um pouco sobre os cursos de piloto, como funcionam e quais são necessários.  Como Iniciar na Carreira de AviaçãoAntes de qualquer coisa, existem alguns passos iniciais que todo piloto deve seguir, independente de ramo que desejar. Tudo começa com a Licença de Piloto Privado (PPA), que te permite voar em condições visuais e em aeronaves monomotores. Esse curso é a base para qualquer piloto, geralmente é realizado no Cessna-152 ou Cessna-172 e te dará a primeira oportunidade de assumir o comando de uma aeronave por conta própria e alcançar sua primeira habilitação. Geralmente, o tempo médio de formação é de 3 meses, dependendo da disponibilidade do aluno. O próximo passo é a Licença de Piloto Comercial (PCA), que abre as portas para sua carreira profissional. Nesse curso, você passará por uma revisão das matérias vista no curso de Piloto Privado e aprenderá matérias mais aprofundadas. Para esse curso, o tempo médio varia de 3 a 4 meses para a formação. Após a obtenção do PCA, especializações adicionais são frequentemente necessárias. As duas especializações mais comuns são: IFR (Instrument Flight Rules): Esta qualificação permite voar em condições meteorológicas adversas e durante a noite, navegando exclusivamente por instrumentos, ou seja, sem contato visual com o solo. O curso de voo por instrumentos (IFR) é geralmente realizado junto ao curso de piloto comercial. Multi-motor (MLTE):O curso de Multi-motor te permite voar em aeronaves com mais de um motor, como o Seneca, Baron. Esse curso é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar dentro das licenças do curso de Piloto Privado, mas que geralmente, é realizada no curso de Piloto Comercial. Jet Training: O curso de Jet Training Realizada no simulador de voo do A320, o piloto recebe uma noção básica sobre o equipamento A320, performance da aeronave, noções sobre aeronaves a jato, operação normal e anormal, gerenciamento de cabine e atitudes e decisões em caso de panes e rotina operacional de uma empresa aérea. Essa especialização possui um tempo de formação médio de 2 a 4 semanas. Além das licenças e habilitações, o ramo da aviação está exigindo cada vez mais a realização do curso superior. A Faculdade EJ possibilita formação de nível superior em apenas 2 anos, e pode ser realizada simultaneamente aos demais cursos. Caso queira, você pode assistir nosso vídeo explicativo sobre como se tornar um Piloto de Avião.   Opções de Carreira na AviaçãoComo dito anteriormente, iremos apresentar as principais possibilidades dentro da carreira de um aviador, são elas:1. Instrutor de Voo Tornar-se instrutor de voo por muitas vezes é a profissão que antecede todas as outras, visto que é uma excelente maneira de acumular horas de voo e ganhar a experiência necessária para avançar na carreira. Instrutores trabalham em escolas de aviação e desempenham um papel crucial na formação de novos pilotos, compartilhando conhecimentos e garantindo a segurança no treinamento. Pré-requisitos: Licença de Piloto Comercial (PCA) e Certificado de Instrutor de Voo (CFI). Tempo Médio de Formação: Aproximadamente 12 a 18 meses. Faixa Salarial: Inicialmente, entre R$ 3.000 e R$ 5.000 por mês, com aumento potencial à medida que se ganha experiência.   2. Piloto ComercialNa maior parte das vezes, se tornar comandante de companhia aérea é a opção mais desejada pelos Pilotos. Transportando passageiros ao redor do mundo, esta carreira exige habilidades excepcionais de navegação, comunicação e gestão de recursos da tripulação. Ainda dentro desse ramo, existem diversas possibilidades, você pode se tornar um comandante de voos domésticos, internacionais e até mesmo atuar em empresas fora do país. Apesar de ser conhecida pelas altas remunerações, conquistar cargos mais altos, como os de comandante internacionais, requer tempo e experiência, é por isso que os aviadores iniciam essa carreira como copilotos. Pré-requisitos: Licença de Piloto Comercial (PCA), uma licença de Piloto de Linha Aérea (PLA), ensino de nível superior e certificações adicionais específicas da companhia aérea, como o treinamento em operações de voo específicas e qualificações de tipo de aeronave. As empresas também exigem uma determinada quantia de horas de voo como forma de experiência. Tempo Médio de Formação: Ingressar em uma companhia aérea pode levar de 2 a 4 anos. Porém tudo dependerá da dedicação do piloto. Faixa Salarial: Esses valores variam muito de acordo com a empresa e experiência do piloto. Entretanto, podemos levar como base: Copiloto: Entre R$ 5.000 e R$ 12.000 por mês.  Comandante de voo: Entre R$ 10.000 e R$ 20.000 por mês.  Comandante de voo internacional: Entre R$ 20.000 e R$ 50.000 por mês.   3. Piloto ExecutivoPilotos executivos operam aeronaves particulares ou corporativas, oferecendo um serviço personalizado a clientes de alto nível. Esta carreira exige muito profissionalismo e habilidade para gerenciar voos exclusivos e muitas vezes complexos. Diferente do Piloto Comercial, quem deseja seguir essa carreira deve ser mais flexível, já que esse ramo pode contar com voos e folgas mais imprevisíveis, que variam de acordo com a demanda do proprietário do avião ou empresa. Pré-requisitos: Licença de Piloto Comercial (PCA) e, frequentemente, uma licença de Piloto de Linha Aérea (PLA). Tempo Médio de Formação: Aproximadamente 3 a 5 anos, incluindo a experiência de voo necessária. Faixa Salarial: De R$ 15.000 a R$ 40.000 por mês, dependendo da empresa e do tipo de aeronave.   4. Piloto Agrícola Conhecida pelos voos baixos e rasantes, os Pilotos agrícolas operam aeronaves para a pulverização de culturas, plantio e outras atividades essenciais para a agricultura. Este papel é vital para a produção agrícola eficiente e segura. Pré-requisitos: Licença de Piloto Comercial (PCA) e treinamento específico de Piloto Agrícola (PAGA). Tempo Médio de Formação: Cerca de 1 a 2 anos, incluindo treinamento especializado. Faixa Salarial: Entre R$ 8.000 e R$ 20.000 por mês, variando conforme a região, demanda e tipo de cultura.   5. Comissário de Voo Os comissários de voo são responsáveis por uma variedade de tarefas a bordo das aeronaves. Eles garantem a segurança dos passageiros, oferecem atendimento durante o voo e lidam com emergências de forma eficiente. Além disso, representam a companhia aérea e são a principal conexão entre a empresa e os passageiros durante o voo. Pré-requisitos: Ensino médio completo. Algumas companhias aéreas preferem candidatos com curso superior. Certificação médica, comprovando boa saúde e aptidão física. Fluência em inglês é geralmente exigida e apesar de não ser mais obrigatório, o curso de comissário de voo ainda é um grande diferencial para as empresas.   Tempo Médio de Formação: O curso de formação para comissários de voo dura aproximadamente 2 a 3 meses. Este período inclui instrução teórica sobre segurança, primeiros socorros, atendimento ao cliente e treinamento prático em simuladores de cabine.Faixa Salarial: Os salários dos comissários de voo variam amplamente dependendo da companhia aérea, rota e experiência. No Brasil, os salários iniciais podem variar entre R$ 2.500 e R$ 5.000 por mês, podendo aumentar com a experiência.  Voe mais alto na EJ.A EJ é a maior escola de aviação da América Latina. Com mais de 10 mil pilotos formados, oferecemos uma estrutura completa e um corpo docente experiente para garantir o sucesso da sua formação. Junte-se a nós e transforme seu sonho de voar em realidade, clique e saiba mais.

  • EJ comemorou 25 anos com grande festa em Jundiaí

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil celebrou seus 25 anos com uma grande festa no aeroporto de Jundiaí, na unidade da escola na cidade, no sábado, 27 de abril de 2024. O evento foi repleto de emoção e momentos memoráveis, destacando o marco significativo da empresa no setor de aviação civil na América Latina.Um dos pontos altos da festa foi a incorporação oficial do Tecnam P92 Echo MkII à frota da escola. A EJ já possui uma unidade da aeronave em operação, com a segunda chegando diretamente da fábrica no próximo mês. O Tecnam P92 Echo MkII é uma aeronave reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, ela oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-se uma excelente escolha para treinamento de pilotos. A escola recentemente assinou uma intenção de compra para 30 aeronaves deste modelo, reforçando seu compromisso com a modernização da frota e a excelência na formação de pilotos.Josué Andrade, diretor da EJ, comentou sobre a incorporação do novo avião: "Estamos muitos satisfeitos com este novo modelo de avião. Os alunos desde o início terão voos com paineis glass cockpit". Com esta aquisição, a EJ busca proporcionar uma experiência de treinamento mais moderna e alinhada com as tendências da indústria aeronáutica.Além das novidades na frota, a festa contou com apresentações acrobáticas emocionantes, que animaram os mais de 1000 convidados presentes. As acrobacias foram realizadas com duas aeronaves North American T-6, da Segunda Guerra Mundial, pilotadas por Monica Edo e Beto Bazaia. O evento também teve apresentações com a aeronave Extra 300, pilotada por Denis Schwarzenbeck, Cessna Aerobat, pilotado por Filipe Rafaeli, Decathlon, pilotado por Beto Bazaia, Super Decathlon, pilotado por Filipe Rafaeli, One Design e o planador Jantar, pilotado por Gunar Armin. (confira os vídeos no instagram da EJ)O clima foi de celebração e entusiasmo, com a comunidade da aviação reunida para celebrar um quarto de século de excelência da EJ. A combinação de tecnologia avançada, expertise na formação de pilotos e apresentações emocionantes marcou um dia inesquecível para todos os presentes. A EJ continua sua jornada como a maior escola de aviação civil da América Latina, preparando seus alunos para um futuro promissor na aviação.Veja galeria de fotos aqui.

  • EJ firma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII durante a Sun 'n Fun

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil deu um passo significativo em direção ao futuro da formação de pilotos ao assinar uma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, de fabricação italiana. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira, dia 10 de Abril, durante a Sun 'n Fun, renomada feira de aviação que acontece de 9 a 14 de Abril em Lakeland, Florida, no Sul dos Estados Unidos. A assinatura ocorreu no stand da Tecnam, destacando a parceria entre as duas instituições.Antecipando essa intenção de compra, a EJ já tem uma aeronave do modelo em operação, com a segunda a caminho, direto da fábrica e prevista para chegar no próximo mês. Os diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, formalizaram o acordo, ressaltando a importância dessa nova aquisição para a escola. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ. Edmir Gonçalves, diretor da EJ, também destacou as vantagens da aeronave: "O interessante deste avião é a facilidade de pilotagem e uma excelente performance".Durante a feira, Giovanni Pascale, o atual membro da família Pascale na liderança da Tecnam, afirmou que é uma satisfação construir aviões para treinamento. Ele afirmou que em breve quer conhecer o Brasil e visitar a EJ. A família Pascale já está na terceira geração dedicada à construção de aeronaves. Já são 76 anos de história.A aeronave Tecnam P92 Echo MkII é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência de voo superior para os pilotos em formação. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, essa aeronave oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-a ideal para o treinamento de pilotos.Na mesma feira, a Embry-Riddle Aeronautical University, universidade localizada em Daytona Beach, Flórida, também manifestou sua intenção de compra de 20 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, destacando o sucesso do design italiano na América do Sul e do Norte, conforme salientado por Walter Costa, diretor da Tecnam.Quem é a EJA EJ - Escola de Aeronáutica Civil é reconhecida como a maior escola de aviação civil da América Latina, com uma frota de mais de 60 aeronaves e oferecendo todos os cursos profissionalizantes, além de um curso superior de aviação, proporcionando uma formação completa e de alta qualidade aos seus alunos.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097