Quem Somos
Antes de respondermos essa pergunta, precisamos fazer outra pergunta para você. Ser um piloto de avião sempre foi seu sonho?
Se a resposta para essa segunda pergunta é sim, podemos dizer que pilotar aviões é para você.
Existem dois perfils distintos para quem sonha em ser piloto:
Tanto quem deseja ser um profissional da aviação, como para quem deseja voar por hobby, o curso de Piloto Privado é o primeiro passo. Neste curso você aprende a pilotar aviões monomotores em condições visuais. E começa a voar solo, sem o auxílio de instrutores, ainda no decorrer do curso.
Fazer exame médico e comprar seus livros. Você pode fazer a prova da ANAC sem um curso teórico homologado e estudando por conta. Mas a EJ oferece um curso intensivo de 40 dias, para quem tem vontade de agilizar. O pré-requisito é ter 18 anos de idade e ensino médio completo. Existe também a opção por EAD - Ensino à Distância. Confira.
Com a aprovação na ANAC dos seus conhecimentos teóricos, você pode iniciar as aulas práticas. Recomendamos o Cessna 152, a aeronave mais popular do mundo para se ter aulas de voo. No início, logo no primeiro voo, você começa a aprender alguns procedimentos de segurança e a voar reto e nivelado!
As primeiras horas, você aprende a controlar o avião em voo: curvas, subidas, descidas e voos planados, além disso, todos os procedimentos de segurança de cada momento do voo. E na metade do curso, começa aproximar para pouso, pousar e decolar, junto com o instrutor.
É um voo curto próximo ao aeroporto de origem. Este momento é marcante e é o auge do curso, além disso, é o momento que fica marcado na memória de todos os aviadores pelo resto da vida e absolutamente importante para sua formação.
Você volta a voar com o instrutor para aprender mais e mais, repassa detalhes e deixa sempre fresco na memória todos os procedimentos. E começa a navegar, ir de um aeroporto para outro, usando desde mapa e bússola, até recursos mais avançados, como o GPS. Você pode voar o Cessna 172 se desejar.
Você, no fim do seu curso de PP, começa a fazer pequenas navegações sozinho. É importante para o piloto, criar e ter auto-confiança. É obrigatório na nossa escola o aluno voar pelo menos 10h solo no curso que tem no seu total, 46h de voo. Variando um pouco de aluno para aluno.
Agora é hora de se especializar. Seguir em frente para quem deseja ser um profissional. O primeiro passo é iniciar o Curso de Piloto Comercial e outras especializações, como o voo em aeronaves multimotoras e o IFR (Instrument Flight Rules), que é o voo de aeronaves por instrumento, essencial na aviação comercial. Conheça a página com todos os nossos cursos
Cursos
Você agora é um aviador. Seu sonho é mais fácil do que imaginava.Agora você está habilitado para voar aviões monomotores em condições visuais de meteorologia. A EJ aluga para você as aeronaves em que você fez o curso para que continue voando. As horas de voo que você fizer, além de tudo, serão válidas para o curso de piloto comercial, onde o piloto precisa de cerca de 100 horas após o curso de PP para se formar. Isso é bom para que se um dia lhe der vontade de mudar de profissão. Assim você tem, além de tudo, uma carta na manga. Claro, que para se formar PC, você precisará de outra prova teórica, outro exame médico, e outras especializações. Mas boa parte do próprio curso de PC são os voos visuais em comando. A mesma experiência que você adquire voando pelo prazer de voar.
Não. O curso é o mesmo, tanto para um, quanto para outro. Claro que por ser um curso personalizado, onde cada aluno faz seu voo com seu instrutor, existe um respeito ao tempo de aprendizado de cada um. Mas o rigor das exigências, tanto para quem deseja seguir na profissão como para quem deseja voar por hobby, é o mesmo.
Neste caso entra, sim, uma diferença, o respeito ao tempo que cada aluno pode se dedicar. Normalmente os que pretendem ser profissionais tem maior possibilidade de se dedicarem integralmente e os que aprendem a voar por hobby, voa mais aos fins de semana.
Exemplos: você pode fazer a parte prática de seu curso completo de PP em um mês, em casos de férias de trabalho, ou fazer o agendamento apenas para voos aos fins de semana.
Na EJ os alunos montam a sua escala de voos através de um sistema on-line. Onde eles tem a possibilidade de escolher qual o prefixo da aeronave que quer voar, o instrutor de voo, a data e hora de suas decolagens. Ou seja, você pode fazer seu curso em um mês ou em até 6 meses, dependendo de sua preferência. Não recomendamos que seja mais espaçado que isso. Claro que se você quiser fazer o curso compacto, em um mês, voando praticamente todos os dias, você terá mais dificuldade para escolher o mesmo instrutor de voo, por exemplo.
Você tem duas formas de fazer o exame médico de Segunda Classe, que é o exigido para o curso de PP, a primeira forma é fazê-lo nos hospitais da aeronáutica, como o HASP em São Paulo, no Campo de Marte, a outra é em médicos credenciados pela ANAC, que existem em diversas cidades.
Um pouco, mas nada extremamente exigente. Não precisa ser um maratonista para ser aprovado. Basicamente só são reprovados pessoas com doenças graves e crônicas. Você quer ser piloto privado de avião, não astronauta da NASA.
Recomendamos o Cessna 152. É uma aeronave mais barata para o aprendizado inicial. Mas também recomendamos voar outros aviões de nossa frota, como o Cessna 172. Este é muito bacana quando estiver próximo de completar o curso e estiver em suas navegações, porque além de tudo você já aprende a navegar com os recursos do Glass Cockpit, onde todas as informações de voo ficam dispostas em telas de LCD no painel do avião, como nos grandes aviões comerciais.
Você pode pagar em até 10 vezes cada um de nossos cursos, no cartão de crédito.
Mande uma mensagem para nós através da aba contato ou faça-nos uma visita em uma de nossas unidades, conheça a nossa estrutura, os aviões, converse com nossos instrutores e outros alunos.
Lembre-se, voar não é difícil nem muito distante.
Faculdade EJ: entenda como é nosso curso superior
Vídeo
Mural Informativo
Estar no comando das grandes aeronaves e exercer a profissão que sonhou desde pequeno é com certeza o objetivo da maioria dos estudantes de aviação. Esse sonho não foi diferente para Leonardo Azevedo Bassi, um exemplo perfeito de que com esforço, dedicação e uma formação sólida, uma paixão de criança pode se transformar na realização de um sonho. Formado como Piloto Privado em 2016, aos 19 anos, Leonardo construiu uma jornada completa de formação dentro da EJ Escola de aviação, fato que abriu portas para que também pudesse compor o quadro de instrutores de voo da escola e atuar como professor da EJ Faculdade, focada no ensino superior de pilotagem profissional de aeronaves. "Tive a oportunidade de fazer meus cursos de PP e PC pela EJ por ser muito bem indicada e por oferecer uma estrutura excelente. Em agosto de 2020, apareceu uma oportunidade para professor universitário da faculdade EJ, e consegui ser contratado. Comecei como professor de Teoria de Voo e Meteorologia Aeronáutica, e, alguns semestres depois, também lecionei Fraseologia Aeronáutica e Performance/Peso e Balanceamento. Surgiu a oportunidade de gravar o curso de PC EAD também. Em janeiro de 2021, tive a maravilhosa notícia de que seria contratado como instrutor da empresa, e, a partir disso, pude crescer a cada dia. Comecei na instrução para PP e PC, e em outubro de 2021, iniciei o CFI na empresa para dar instrução IFR e em simulador, algo que sempre gostei muito. Em 2022, me tornei instrutor avaliador da EJ, e continuei até julho de 2023 voando pela empresa. Foram três anos dando instrução prática de voo e ministrando aulas na faculdade EJ. Consegui acumular aproximadamente 1.800 horas de voo, muitas amizades e a experiência de me tornar um aviador melhor. Tenho certeza de que a experiência adquirida como instrutor de voo da EJ me ajudou muito durante a seleção da empresa aérea e a conseguir o tão sonhado emprego." Além de sua jornada na EJ, Leonardo também compartilhou como tem sido sua experiência na companhia aérea."Posso confirmar que ser copiloto de uma grande empresa aérea brasileira e voar uma máquina tão incrível como o Airbus 320/321 é um sonho de criança realizado. Você tem a oportunidade de operar em aeroportos do Brasil inteiro e fora também, aplicar o CRM com diferentes tripulações, conhecer lugares incríveis e ter o merecido descanso. Sinto-me muito feliz e realizado em estar onde estou, e com certeza a EJ fez parte da minha história e me ajudou muito a chegar até aqui. Só tenho a agradecer." Muito mais do que um excelente aluno e profissional, Bassi foi um dos grandes nomes que passaram pela nossa escola de aviação. Sua disposição, caráter e ensinamentos deixados impactarão nas próximas gerações de pilotos aqui formados. A EJ sente-se orgulhosa de fazer parte dessa trajetória e espera continuar formando pilotos que, assim como Leonardo, alcancem seus sonhos e voem cada vez mais alto.
Buscando expandir suas operações e infraestrutura, a EJ - Escola de Aeronáutica Civil almeja dar vida um projeto significativo na sua base em Campo Verde, no Mato Grosso. Inaugurada em 2015, essa unidade foi criada com o objetivo de tornar o ensino da EJ mais acessível a diferentes regiões do Brasil, mantendo o elevado padrão de qualidade que caracteriza a escola. Agora, em conjunto com um plano idealizado pela prefeitura local, será dado início ao projeto de asfaltamento e balizamento da pista do aeródromo de Campo Verde. As obras, com previsão de início em agosto de 2024 e conclusão em janeiro de 2025, visam preparar a pista para receber aeronaves de maior porte e permitir operações em condições não visuais (IFR). Com essa modernização, a base de Campo Verde poderá oferecer treinamentos de voos noturnos, consolidando-se como mais um polo de excelência na formação de pilotos, fornecido pela EJ. "Este projeto simboliza não apenas a evolução da nossa escola, mas também o crescimento de Campo Verde como um importante centro regional de aviação", destacou Josué Andrade, diretor da EJ. A modernização do aeródromo trará benefícios tanto para os alunos da EJ quanto para o desenvolvimento da cidade. Essa iniciativa reforça o compromisso da EJ com a modernização de sua infraestrutura, visando sempre oferecer a melhor formação aos seus alunos e acompanhar as demandas crescentes do setor de aviação. Conheça mais sobre nossa base em Campo Verde clicando aqui.
A EJ - Escola de Aeronáutica Civil celebra a chegada da sua segunda aeronave Tecnam P92 Echo MkII, reforçando a sua frota com o que há de mais moderno e eficiente na aviação civil. A nova aquisição faz parte do plano de expansão e modernização da frota, que visa proporcionar aos alunos uma formação de alta qualidade, utilizando aeronaves equipadas com a mais recente tecnologia disponível no mercado. A assinatura da intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII ocorreu durante a Sun 'n Fun, uma das mais prestigiadas feiras de aviação do mundo, realizada em Lakeland, Flórida. O acordo, formalizado pelos diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, marca um passo significativo para a instituição, que já possui uma aeronave do modelo em operação e agora dá sequência ao projeto com a chegada da segunda unidade. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", destacou Josué Andrade. Edmir Gonçalves complementou ressaltando a facilidade de pilotagem e excelente performance da aeronave. A aeronave Tecnam P92 Echo MkII, fabricada na Itália, é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, ela oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, ideal para o treinamento de pilotos. Com essa nova adição, a EJ reforça seu compromisso com a excelência na formação de seus alunos, oferecendo uma experiência de voo superior desde os primeiros voos. A EJ - Escola de Aeronáutica Civil, maior escola de aviação civil da América Latina, conta agora com mais uma Tecnam P92 Echo MkII em sua frota, reforçando seu compromisso em oferecer uma formação completa e de alta qualidade. Com uma frota de mais de 60 aeronaves, a EJ oferece todos os cursos profissionalizantes e um curso superior de aviação, consolidando-se como referência na educação aeronáutica no continente. Venha voar com a EJ e experimente a excelência na formação de pilotos. Clique aqui para saber mais
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Copyright 2015 - EJ Escola de Aeronáutica Civil
Todos Direitos reservados
Website desenvolvido por Tmax
Telefone : +55 (16) 3600-7310