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EJ - Escola de Aviação Civil


Cursos

Confira nossa agenda de cursos

Comissário de Voo

O Curso de Comissário de Voo é dividido em teoria e treinamento prático de sobrevivência na selva.
Este curso é ministrado na unidade de Jundiaí no formato INTENSIVO, com duração de 5 semanas, aulas de segunda à sábado das 8h30 às 18h10, com intervalo entre 12h40 às 14h00; e na unidade de Itápolis no formato EXTENSIVO, com duração de 12 semanas, aulas de segunda à sexta das 19h00 às 23h10, com intervalo de 10 minutos.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC, bem como estará apto a se candidatar a uma vaga de emprego em Cia Aérea.

  Início Fim
Turma Março - Itápolis (extensivo) 02/03/2021 17/05/2021
Turma Junho - Jundiaí (intensivo) 29/06/2021 03/08/2021
Turma Agosto - Itápolis (extensivo) 31/08/2021 24/11/2021
Turma Outubro - Jundiaí (intensivo) 26/10/2021 03/12/2021


INVA - Instrutor de Voo de Avião Intensivo

O Curso de Instrutor de Voo intensivo é distribuído em 2 semanas, com aulas de segunda a sábado das 8h30 às 18h10, com intervalo entre 12h40 às 14h00.
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis e Jundiaí.


* Em virtude da pandemia do COVID-19, as aulas poderão ser modificadas para EAD ao vivo.

  Início Fim
Turma Fevereiro - Jundiaí 23/02/2021 08/03/2021
Turma EAD LIVE 16/03/2021 31/03/2021
Turma Março - Itápolis 30/03/2021 12/04/2021
Turma Maio - Jundiaí 25/05/2021 07/06/2021
Turma Junho - Itápolis 29/06/2021 12/07/2021
Turma Agosto - Jundiaí 17/08/2021 30/08/2021
Turma Setembro - Itápolis 28/09/2021 11/10/2021
Turma Novembro - Jundiaí 23/11/2021 06/12/2021
Turma Novembro - Itápolis 30/11/2021 13/12/2021


Mecânico de Manutenção de Aeronaves - Módulo Básico

O curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves tem duração de 1 ano com aulas teóricas e práticas de segunda a sexta-feira das 19h ás 22h com intervalo entre 20h40 à 21h.

  Início Fim
Turma Módulo Básico 18/01/2021 02/12/2021
Turma Módulo GMP 11/01/2021 20/12/2021


PCA - Piloto Comercial de Avião Teórico (Intensivo)

O Curso de PCA Teórico/IFR intensivo é distribuído em 8 semanas, com aulas de segunda a sábado das 8h30 às 18h10, com intervalo entre 12h40 às 14h00.
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis e Jundiaí.


* Em virtude da pandemia do COVID-19, as aulas poderão ser modificadas para EAD ao vivo.

  Início Fim
Turma Janeiro - Itápolis 19/01/2021 11/03/2021
Turma Fevereiro - Jundiaí 23/02/2021 15/04/2021
Turma Abril - Itápolis 06/04/2021 27/05/2021
Turma Maio - Jundiaí 25/05/2021 08/07/2021
Turma Junho - Itápolis 22/06/2021 12/08/2021
Turma Agosto - Jundiaí 17/08/2021 07/10/2021
Turma Setembro - Itápolis 14/09/2021 04/11/2021


PPA - Piloto Privado de Avião Teórico (Intensivo)

O Curso de PPA Teórico intensivo é distribuído em 7 semanas, com aulas de segunda a sábado das 8h30 às 18h10, com intervalo entre 12h40 às 14h00.
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis e Jundiaí.


* Em virtude da pandemia do COVID-19, as aulas poderão ser modificadas para EAD ao vivo.

  Início Fim
Turma Janeiro - Itápolis 19/01/2021 05/03/2021
Turma Fevereiro - Jundiaí 23/02/2021 09/04/2021
Turma Abril - Itápolis 06/04/2021 21/05/2021
Turma Maio - Jundiaí 25/05/2021 02/07/2021
Turma Junho - Itápolis 22/06/2021 06/08/2021
Turma Agosto - Jundiaí 17/08/2021 01/10/2021
Turma Setembro - Itápolis 14/09/2021 29/10/2021


Superior Tecnológico de Pilotagem Profissional de Aeronaves

O curso Superior Tecnológico de Pilotagem Profissional de Aeronaves possui duração de quatro semestres, com aulas noturnas de segunda-feira à sexta-feira das 19h10 às 22h40, com eventuais aulas aos sábados.

Ao final do curso, o aluno estará apto a realizar os exames teóricos de PPA e PCA/IFR na ANAC e obterá o título em Nível Superior de Tecnólogo em Pilotagem reconhecido pelo MEC.

  Início Fim
Primeiro Semestre 2021 01/02/2021 25/06/2021
Segundo Semestre 2021 26/07/2021 16/12/2021



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    Mural Informativo


  • 2021: EJ Taxi Aéreo inicia decolagem sólida

    O Taxi Aéreo do Grupo EJ está em operação há pouco mais de um ano e meio. Até o momento, operava com apenas uma aeronave, o nosso Citation Jet. Durante este período, trabalhamos sem o objetivo de atingir a capacidade máxima nas escalas de voos. Para nós, era como se fosse um projeto piloto.Não operar em capacidade total, principalmente no começo, foi uma estratégia conservadora que escolhemos. De aviação sempre conhecemos, afinal, nós, fundadores da EJ, fomos comandantes de grandes jatos internacionais e criamos o que é hoje o maior centro de formação de pilotos da América Latina. Entretanto, não tínhamos todo o domínio do ramo do taxi aéreo. É uma operação com peculiaridades que vão muito além de decolar do ponto A e pousar no ponto B em segurança.Uma “decolagem lenta” nos deu tempo de ajustar todos os procedimentos internos. Desde operações, segurança de voo, até qualidade de atendimento. Nosso foco sempre foi a excelência e a pontualidade. Com mais tempo entre uma operação e outra, houve a oportunidade de pensar em cada detalhe. Em nosso pensamento, não bastava apenas cumprirmos os regulamentos governamentais e de treinamentos internacionais das tripulações. Nós precisávamos estar à frente, sendo mais rigorosos que os padrões exigidos.Deu certo. Foi um crescimento constante e seguro. Agora demos o segundo passo: começamos a incluir mais aeronaves na frota e aumentar o número de tripulantes. O segundo avião é um Seneca. Começou a operar essa semana. É uma aeronave bimotora extremamente versátil. Para sermos um Taxi Aéreo completo, no Brasil, precisávamos oferecer essa opção. O Seneca cumpre voos que o jato não cumpre. É perfeito para voos mais curtos, em raios de até 800 km, ou quando são operações em pistas despreparadas, como as de fazendas. Agora estamos cumprindo um amplo espectro do ramo. Além disso, o Seneca também é um avião muito seguro e confiável.Assim ampliamos nossa equipe e contratamos mais pilotos. Para nós, não houve nenhuma dificuldade em promover instrutores mais experientes da EJ e professores da EJ - Escola Superior de Aviação Civil, para a aviação executiva. Afinal, eles estavam sendo preparados para isso, tanto para o mercado em geral, de linha aérea, como aviação executiva.Estamos prontos para ampliar cada dia mais nossa escala e frota, de acordo com as necessidades do marcado. Nossos clientes estão gostando e sempre retornam. Além disso, poderemos oferecer oportunidades para mais e mais pilotos. É interessante dominar todo o ciclo, desde a formação básica, comercial, de nível superior, e agora, até oportunidades de trabalhos na aviação executiva.Devagar o Brasil está retomando. As oportunidades também. O mundo andava um pouco em marcha lenta em 2020. Foi a necessidade do momento. Agora há muito a fazer e há muitos horizontes para explorar, com a mesma qualidade de sempre.Edmir Gonçalves e Josué Andrade, diretores.

  • O que fizemos em 2020 e o que esperar de 2021

    Em 2020 houve uma queda na procura por voos em todo o mundo. A pandemia de COVID-19 foi a causa. Já no fim do ano, com uso de máscaras e outras precauções, parte dos voos começavam a retomar. Agora, com o processo de vacinação se iniciando no mundo todo, a tendência é esse processo se acelerar.Na EJ, mesmo não sendo uma empresa de transporte aéreo, onde o risco é menor devido aos aviões serem apenas para instrução, também houve uma queda: voou apenas 20 horas mil em 2020. “Seguindo as recomendações sanitárias, paramos quase todos os voos por alguns momentos, mas alguns não pararam em momento nenhum, como os recheques de pilotos agrícolas”, diz Josué Andrade, diretor da EJ.Oportunidade de repensar manuais e processosMuitos ex-intrutores da EJ já seguiam suas carreiras como aviadores em grandes empresas aéreas. Com a redução dos voos na aviação regular, boa parte deles ficou de licença ou com grandes folgas. Neste momento a EJ aproveitou essa mão de obra especializada para evoluir nos procedimentos internos. “Eles estavam nas companhias aéreas e puderam trazer suas experiências e últimas percepções do mercado para os procedimentos internos”, afirma Edmir Gonçalves, diretor da EJ. “Uma revisão geral em todos os nossos manuais, tanto na questão de qualidade de ensino, como na evolução do que é sempre a preocupação principal da aviação, a segurança, foi importante”, complementou.Novas aulas EADA EJ montou um estúdio de gravação em sua base Itápolis e repensou toda a qualidade das aulas em vídeo. Ex-instrutores que voavam em linhas aéreas, em conjunto com os instrutores atuais, já gravaram mais de 300 horas de aulas, boa parte delas já editadas e na plataforma EAD da escola.“A gente fez uma linha de produção. Conseguimos colocar o foco em regravar tudo com as melhores tecnologias atuais, tanto de imagem, quanto de som. Além disso, os conteúdos foram melhorados. Acredito que a evolução do EAD devido a pandemia vai ficar para sempre.”, afirma Josué Andrade.“Nesse momento que parou tudo, nós buscamos esses profissionais e trouxemos para dentro do estúdio.Inglês, ground school. CRM, RVSM, PBN, curso de comissário… Fizemos tudo que podia somar”, complementou. Nova Unidade Americana-SPA unidade Americana, cidade próxima a Campinas, já está em pleno funcionamento, mas devido aos voos de formação não terem retomado ainda em sua capacidade total, sua operação ainda não atingiu a capacidade máxima. “A ideia é ser mais uma opção para os aviadores. É é uma área de voo menos burocrática e os alunos podem aproveitar mais suas horas de voo”, afirma Gonçalves.“Vamos ver como ficam as recomendações sanitárias, mas a ideia é fazer uma pequena inauguração formal, respeitando distanciamento social, no fim de janeiro”, diz Josué Andrade.Melhorias na frotaCom a demanda de voos retraída, alguns aviões puderam ser retirados da frota de voos do dia a dia. “Os aviões sempre estiveram em estado de excelência na manutenção, mas com menos voos, os próprios mecânicos sugeriram trabalhar em outros pontos, como melhorias em estofamento, acabamento interno e novas ideias de pinturas”, afirma Josué Andrade.EJ Taxi AéreoUma empresa do grupo que fortaleceu em 2020 foi a EJ Taxi Aéreo. “Melhorou em todos os seus aspectos. Muitos voos foram necessários até para que poucas pessoas viajassem por vez, seguindo as recomendações gerais”, afirma Josué.Além disso, houve nova formação de pilotos para o Taxi e sistematização mais consistente, maximizando o uso das aeronaves. “Com tudo informatizado, os procedimentos melhoraram, minimizando possíveis atrasos nas operações e reduzindo os preços”, complementou.Simulador A320 na EJ-ESAC - Escola Superior de Aviação CivilO simulador de Airbus A-320 foi modernizado e transferido para a Faculdade EJ, assim integrando no curso as noções de gerenciamento de cabine, entre outras necessidades do mercado. “Nossa proposta, desde o início, foi fazer mais do que o exigido pelo MEC (Ministério da Educação), e agora melhoramos mais o curso, colocando partes integrantes da formação de um piloto de linha aérea direto na faculdade. Gerenciamento de cabine, juntamente com um inglês reforçado, é essencial para a formação de um bom aviador”, diz Josué.O que esperar de 2021?Com os avanços na vacinação e tratamentos em estudo, é muito provável que os voos voltem a algo próximo ao normal já no segundo semestre. “As aulas em EAD, gravadas ou ao vivo, se tornarão parte integrante do ensino, como apoio, mas quando falamos em aviação, nada supera as aulas com os alunos sentindo o cheiro de gasolina e querosene”, afirma Andrade.

  • Lista dos Aprovados para o Curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves - 2021

    A EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil divulga abaixo a lista (em ordem alfabética) dos APROVADOS no processo seletivo do Curso Superior de Pilotagem de Profissional de Aeronaves para o primeiro semestre de 2021, realizado no dia 06/12/2020:- Alberto de Paula Edwards Neto- Antonio Henrique Teodoto Agudo- Bruno Gonçalves Tapparo- Enzo Braga Nonaka Domingos- Felipe Ruan Rezende Pontes- Fernanda Aimee Lins- Gabriel Augusto Bartholomeu- Gabriel Brocco Dalla Bernardina- Gabriel Castilho Rossi- Gabriel Flach Prates- Gabriel Gamas Giuntini- George Benevides Jorge Junior- Giulia Dótele Pandolpho- Giulianna de Sousa Rodrigues- Guido Dantas Neto- Guilherme Silva e Souza- Heloisa Fernanda Zaczeski- Igor Rafael Valavares Prestes- Isabelle Santos de Alencar- Thiago Marquito Figueiredo- Jairo de Carvalho Santos Neto- João Gabriel Araújo Soares- João Vitor Ferreira Mizubuti- José Henrique de Lima Freitas- Juan Caio Paronitti Galera- Leonardo Spulverato Macedo- Lucas Jorge Prevelatto- Lucas Oliveira Resende Yancovitz- Marco Antonio Muniz- Mohammad Eyad Al Shehaded- Omir Ienne Inglês de Sousa- Rafael Baungart- Rafael Bezerra Barros- Sophia Leite Kurgan- Thiago Heloizio Raggio de Araújo Gonçalves- Victória Beraha de Mello Rodrigues- Vitor Hugo Vicente Bronzato* Os candidatos que foram reprovados no vestibular não aparecem nesta lista. Aos aprovados, as matrículas serão realizadas entre os dias 14/12/20 a 18/12/20, e de 04/01/21 a 28/01/2021. Fiquem atentos, pois havendo vagas remanescentes, será aberta segunda chamada do vestibular e provas agendadas em janeiro/21.Os documentos exigidos para a matrícula deverão ser enviados para o e-mail da Secretária Acadêmica secretaria.academica@ej.com.br digitalizados no formato PDF. São eles:- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;- Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;- Prova de quitação do Serviço Militar ou Certificado de Alistamento Militar, se do sexo masculino;- Certidão de Nascimento ou Casamento;- Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição;- Duas fotos 3x4 recentes;- Cédula de Identidade:- CPF.Parabéns aos aprovados. Bons voos.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 3419-4157