EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

Perguntas frequentes

O Cessna 152 é recomendado para o início do treinamento


Leia as dúvidas mais comuns de nossos clientes

  • A Escola: Como é a instrução de voo na EJ?

    A EJ dispõe de mais de 40 instrutores totalmente capacitados, e como a padronização é fundamental, a escola fornece aos alunos manuais exclusivos, para cada curso e aeronave. Acompanhando os manuais, aluno e o instrutor garantem um treinamento contínuo e padronizado.

  • A Escola: Como faço para agendar meus voos?

    O agendamento deverá ser feito com um dia de antecedência e poderá ser feito com o Coordenador de Voo de cada unidade. Agendamento também poderá ser feito pelo sistema Flight Center.

  • A Escola: Como faço para chegar na EJ?

    Clique no link, preencha sua localização e destino para traçar a rota: mapa

  • A Escola: Como faço para realizar meus voos?

    Todos os voos são realizados com um agendamento antecipado. O aluno deverá se apresentar com uma hora de antecedência, para que o avião seja preparado e o Briefing seja realizado.

  • A Escola: E como os aviões são mantidos em perfeito estado?

    Para que os aviões estejam sempre operacionais, disponíveis para o treinamento dos alunos, a EJ dispõe de manutenção própria especializada, realizando reparos rápidos e eficientes, oferecendo aos alunos maior segurança e disponibilidade de aeronaves.

  • A Escola: E onde eu encontro a EJ?

    A EJ disponibiliza duas unidades de operação para melhor atender a todos seus alunos. Uma em Itápolis, localizada no interior de São Paulo, e outra em Jundiaí, próxima à capital paulista. As duas dispõem de recursos similares no que se refere a aviões, simuladores e instrutores, apresentando-se como alternativas que os alunos podem escolher de acordo com a sua conveniência.

  • A Escola: E quando eu terei meu acesso ao Flight Center?

    No ato da matrícula, um cadastro on-line será preenchido, automaticamente será criado um Login e Senha para que a liberação do acesso seja imediata.

  • A Escola: E se aparecer alguma dúvida relativa ao meu treinamento?

    Os instrutores acompanham de perto todas as etapas do voo, proporcionando um treinamento de segurança e maior confiança ao aluno. E caso alguma dúvida apareça, sempre terá um instrutor por perto para resolver seus eventuais problemas.

  • A Escola: O que é o sistema Flight Center?

    É um sistema exclusivo, totalmente informatizado, onde são registradas todas as informações referentes a cada aluno. Por meio de um Login, o aluno pode acessar os seus dados: voos realizados, horas de voo acumuladas, avaliações e recomendações dos instrutores, entre outras facilidades. Esse sistema também permite que a escola avalie a evolução de cada aluno e possa ajudá-los a atingir mais rapidamente o nível de excelência desejado.

  • A Escola: Precisarei me alojar na escola, como devo proceder?

    Na própria Secretaria da escola serão fornecidas todas as informações relativas ao alojamento. Com a disponibilidade de alojamento os alunos não se preocupam em ter um gasto muito alto com hotel ou aluguel de uma casa, já que maioria fica na escola apenas o tempo necessário para a conclusão de seu curso.

  • A Escola: Quais são os cursos que eu posso realizar na EJ?

    Na EJ você tem a disponibilidade de realizar os seguintes treinamentos:
    - Piloto Privado de Avião (PPA) - Teórico e prático
    - Piloto Comercial de Avião (PCA) - Teórico e prático
    - Voo em aeronaves multimotoras (MLTE)
    - Voo por instrumentos (IFR)
    - Instrutor de Voo de Avião (INVA) - Teórico e prático
    - Piloto Agrícola (PAGR)
    - Jet Trainer (Airbus A320 ou Boeing 737NG)
    - Revalidação de habilitações.
    - Inglês técnico para pilotos.
    - Familiarização Garmim 1000.

  • A Escola: Quais são os recursos da unidade Itápolis?

    A EJ Itápolis oferece a seus alunos:
    - 2 Simuladores MFD X-Plane, um dos mais modernos modelos, disponibilizado para o treinamento IFR.
    - Salas de aulas amplas, com ar-condicionado, computador, projetor, e outros recursos didáticos.
    - Alojamento: quartos com 4 camas, armário, roupa de cama, área para estudos com internet wireless.
    - Sala de Operações que oferece apoio aos alunos no solo e em voo, proporcionando maior segurança.
    - Salas de Briefing e De-Brienfing modernas, oferecendo um melhor aproveitamento em todos os voos.
    - CBT - Computer Basic Training: esta sala dispõe de computadores e programas especialmente voltados para o treinamento dos alunos, tornando o aprendizado ainda mais rápido e efetivo.
    - Aérea de lazer a disposição dos alunos, com churrasqueira, piscina e quadra poliesportiva.
    - Além de todos esses recursos, a EJ Itápolis ainda tem Estacionamento e um Restaurante/Lanchonete nas dependências da escola.

  • A Escola: Quais são os recursos da unidade Jundiaí?

    A EJ Jundiaí oferece a seus alunos:
    - Simulador MFD X-Plane, um dos mais modernos modelos, disponibilizado para o treinamento IFR.
    - Simulador G1000, que atende as novas exigências da ANAC, validando até 20 horas seu treinamento IFR.
    - Simulador do Airbus A 320, uma exclusividade da EJ utilizado no curso de Transição a Jato (Jet Trainer).
    - Simulador do Boeing 737 NG, moderno simulador utilizado no curso de Transição a Jato (Jet Trainer).
    - Sala de aula ampla, com ar-condicionado, computador, projetor, e outros recursos didáticos.
    - Sala de Operações que oferece apoio aos alunos no solo e em voo, proporcionando maior segurança.
    - Salas de Briefing e De-Brienfing modernas, oferecendo um melhor aproveitamento em todos os voos.
    - Além de todos esses recursos, a EJ Jundiaí ainda tem Estacionamento e Snack bar para maior comodidade dos alunos.

  • A Escola: Quando eu chegar na EJ, onde preciso ir?

    Assim que chegar na escola, em qualquer uma das duas bases, dirija-se até a Secretaria da escola, ali será encaminhado até o departamento que corresponda a sua necessidade.

  • A Escola: Segurança é levada a sério na EJ?

    Este tema é, e sempre será de extrema importância na aviação. Portanto, os alunos são instruídos a manter um alto padrão de segurança, como exemplo, realizando sempre a Inspeção Pré-voo.

  • A Escola: Terei disponibilidade de aeronave no horário que eu escolher?

    A apesar do grande número de alunos geralmente presentes na escola, a EJ dispõe de mais de 50 aeronaves, portanto, indisponibilidade de aeronaves é um problema que o aluno não enfrentará.

  • EJ Training: As horas de voo do curso EJ TRAINING eu vou realizar em qual avião?

    Vários aviões são utilizados de acordo com as características do voo.
    - Cessna ou Tupi: horas visuais.
    - Simulador de Voo MFD X-Plane: horas de adaptação em voo por instrumentos (IFR).
    - Tupi, Cessna 172 G1000 ou Corisco Turbo: horas de voo por instrumentos (IFR).
    - Sêneca II: horas de voo em aeronaves multimotoras.

  • EJ Training: Como funciona o EJ TRAINING?

    Após a conclusão do Curso Teórico de PC e aprovação na banca da ANAC, o piloto iniciará o treinamento prático dividido nas seguintes fases:
    - Fase I: Treinamento prático de piloto comercial visual
    - Fase II: Simulador IFR
    - Fase III: Treinamento de vôos por instrumentos
    - Fase IV: Treinamento em aeronaves multimotoras (opcional).

  • EJ Training: Quais são os requisitos para me tornar seguir no treinamento EJ TRAINING?

    Para o curso o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador da Licença de Piloto Privado.
    - Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe.
    - Estar cursando ou já ter concluído o curso de Piloto Comercial Teórico.

  • EJ Training: Quero meu curso mais rápido, com preço acessível e com qualidade. Isso existe?

    Claro que sim, o EJ Training é a sua melhor opção.
    O EJ TRAINING foi desenvolvido para formação profissional a partir da licença de Piloto Privado. O desenvolvimento do piloto inicia-se no treinamento visual local e navegação para adquirir experiência em comando. Na fase avançada do treinamento é utilizado o simulador IFR e aeronaves equipadas para voos por instrumentos, monomotoras e multimotoras. Além de habilitar o piloto na categoria Piloto Comercial MLTE IFR, também é opcional realizar após o Ej Training o curso do Jet Training, que dará noções de aeronaves a jato com ênfase para piloto de linha aérea.

  • Instrutor de Voo: Após o PCA, qual a próxima etapa?

    Você poderá realizar treinamento para Instrutor de Vôo ou ainda voar em aviões de pequeno porte, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira.

  • Instrutor de Vôo: As horas de vôo do curso de INVA eu vou realizar em qual avião?

    O mais indicado para este curso é o Cessna 152, o Tupi ou o Corisco Turbo.

  • Instrutor de Voo: Como é a etapa teórica do curso de Instrutor de Voo?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido em 10 matérias:
    - Relações Interpessoais
    - Recursos Audiovisuais
    - Instrutor e a Comunicação
    - Fichas de Vôo
    - Briefing e Debriefing
    - Medicina Aeroespacial
    - Direitos Aeronáuticos
    - Segurança de Vôo
    - Sistema de Aviação Civil
    - Processo Ensino – Aprendizagem

  • Instrutor de Voo: Como faço para me tornar um Instrutor de Voo (INVA)?

    O curso de Instrutor de Voo trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de INVA permite, ainda, que o piloto atue como Instrutor em escolas de aviação civil, como a EJ. Este curso também é dividido em etapa teórica e prática.

  • Instrutor de Voo: E a fase Prática de INVA? Como funciona?

    O curso está dividido em 27 horas de voo, sendo:
    - 04 horas de adaptação
    - 17,5 horas de preparação
    - 04 horas de navegação
    - 1,5 de voo de cheque com examinador credenciado pela ANAC.

  • Instrutor de Voo: O que eu ganho com o curso de Instrutor de Voo?

    Experiência! Fundamental para quem deseja seguir mais além na aviação, podendo optar por voar na Linha Aérea Comercial, Executiva ou até mesmo na Aviação Agrícola.

  • Instrutor de Voo: Quais são os requisitos para me tornar Instrutor de Voo?

    Para o curso de Instrutor de Voo o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador da Licença de Piloto Comercial.
    - Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe.

  • Jet Training: O que é o Jet Training?

    Esse treinamento visa fornecer conhecimentos sobre aeronaves a reação, sistemas EFIS, navegação inercial, manuseio dos computadores de bordo (FMS), peso e balanceamento, performance, gerenciamento de cabine, "Crew coordination" e áreas de responsabilidades dos pilotos. O aluno ainda tem a vantagem de poder escolher um dos 2 simuladores da EJ, o Airbus A320 ou Boeing 737NG, optando pela aeronave que mais lhe agrade.

  • Piloto Agrícola: As horas de voo do curso de PAGR eu vou realizar em qual avião?

    São utilizadas 3 aeronaves no curso de piloto agrícola.
    - Citabria: usado no treinamento inicial, para adaptação em aeronaves convencionais/agrícolas.
    - Pawnee: utilizada no treinamento intermediário.
    - Ipanema: por ser largamente empregada na aviação agrícola, esta aeronave é utilizada na etapa avançada. Estes aviões são equipados com GPS, instrumento que auxilia a balizar o vôo durante os trabalhos de pulverização.

  • Piloto Agrícola: Como é a etapa teórica do curso de Piloto Agrícola?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido nas seguintes matérias:
    - Aspectos Históricos
    - Aspectos Econômicos e Estatísticos
    - Segurança de Vôo e Prevenção de Acidentes
    - Legislação Aeronáutica
    - Legislação do Ministério da Agricultura e do Abastecimento
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo
    - Produção Agropecuária
    - Aeronaves Agrícolas
    - Tecnologia de Aplicação Aeroagrícola
    - Planejamento Operacional
    - Medicina de Aviação
    - Primeiros Socorros
    - Toxilogia
    - Usos especiais da Aviação Agrícola

  • Piloto Agrícola: Como é o curso Piloto Agrícola (PAGR) na EJ?

    Ser um piloto agrícola requer grande habilidade e conhecimentos específicos. A EJ foi pioneira na instrução de piloto agrícola. Seu curso utiliza os aviões Citabria para treinamento básico; Pawnee, para treinamento intermediário e Ipanema, para treinamento avançado. Todos são equipados com GPS e, na retaguarda, a EJ conta com uma equipe de instrutores do mais alto gabarito.

  • Piloto Agrícola: E a fase Prática de PAGR? Como funciona?

    O curso está dividido em 31 horas de voo, sendo:
    - 12 horas de treinamento básico/DGPS.
    - 19 horas de treinamento avançado.

  • Piloto Agrícola: Existe outro treinamento relacionado a esta área?

    Além de atuar como piloto agrícola, você também pode se especializar no combate a incêndios florestais com a aeronave AirTractor 802, que é mais uma opção que a EJ oferece. Você ainda poderá usar sua experiência para seguir carreira como piloto de linha aérea ou na aviação executiva.

  • Piloto Agrícola: Quais são os requisitos para me tornar Piloto Agrícola?

    - Ser portador da licença de Piloto Comercial.
    - Ter no mínimo 370 horas de voo.

  • Piloto Comercial: Após o PPA, qual a próxima etapa?

    A próxima fase é o curso de Piloto Comercial (PCA). Este curso é o primeiro rumo à profissionalização. A EJ oferece o treinamento teórico e prático que permite ao piloto avançar com segurança em sua carreira. Paralelamente, o piloto pode fazer os cursos de Multimotor (MLTE) e Vôo por Instrumentos (IFR).

  • Piloto Comercial: As horas de voo do curso de PCA eu vou realizar em qual avião?

    Vários aviões são utilizados de acordo com as características do voo.
    - Cessna ou Tupi: horas visuais.
    - Simulador de Vôo MFD X-Plane: horas de adaptação em voo por instrumentos (IFR).
    - Tupi, Cessna 172 G1000 ou Corisco Turbo: horas de voo por instrumentos (IFR).
    - Sêneca II: horas de voo em aeronaves multimotoras.

  • Piloto Comercial: Com o curso de Piloto Comercial eu posso fazer o que?

    Você poderá pilotar aviões monomotores e multimotores em condições visuais e de voo por instrumentos (IFR, para voar sob condições adversas.

  • Piloto Comercial: Como é a etapa teórica do curso de Piloto Comercial?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido em 14 matérias, dando ênfase especial as matérias da prova da ANAC, que são:
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR)
    - Meteorologia
    - Aerodinâmica e Teoria de Vôo de Alta Velocidade
    - Motores a Reação
    - Navegação Aérea (IFR)

  • Piloto Comercial: E a fase Prática de PCA? Como funciona?

    O curso está dividido em 150 horas de voo, sendo que as horas de PPA já estão inclusas:
    - 70 horas de vôo visual, local e rota.
    - 45 horas de vôo em simulador.
    - 35 horas de vôo por instrumentos.
    - 2,5 de vôo de cheque com examinador credenciado pela ANAC.
    * incluso curso IFR

  • Piloto Comercial: O que é o curso de Multimotor (MLTE)?

    No curso de MLTE o piloto estará apto a voar aviões com mais de um motor, realizando um treinamento mais amplo e avançado, com emergências monomotoras entre outras.

  • Piloto Comercial: O que é o curso de Voo por Instrumentos (IFR)?

    No curso de IFR o piloto estará apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo, sem nenhuma outra referência externa.

  • Piloto Comercial: Quais são os requisitos para me tornar Piloto Comercial?

    Para o curso de Piloto Comercial o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador da Licença de Piloto Privado.
    - Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe.

  • Piloto Privado: As horas de voo do curso de PPA eu vou realizar em qual avião?

    A aeronave mais recomendada para esta etapa da carreira é o Cessna 152, considerada hoje como a melhor aeronave treinadora de pilotos do mundo. As horas noturnas são realizadas com o EMB-712 (Tupi) ou Cessna 172.

  • Piloto Privado: Com o curso de Piloto Privado eu posso fazer o que?

    Pilotar aviões monomotores em condições visuais. Mas o curso de PPA não habilita o piloto a trabalhar profissionalmente. Para que o piloto possa exercer a função, é necessário realizar o curso de Piloto Comercial.

  • Piloto Privado: Como é dividido o curso prático de PPA?

    O curso está dividido em 46 horas de voo, sendo:
    - 29,5 horas duplo comando, das quais 24,5 em vôos locais (2 noturnas) e 5 em navegação.
    - 15 horas solo, das quais 10 em vôos locais e 5 em navegação.
    - 1,5 hora de voo de cheque com examinador credenciado pela ANAC.

  • Piloto Privado: Como funciona a parte Teórica do curso de Piloto Privado (PPA)?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido em 9 matérias, dando ênfase especial as matérias da prova da ANAC, que são:
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo
    - Meteorologia
    - Teoria de Voo
    - Conhecimentos Técnicos
    - Navegação Aérea

  • Piloto Privado: O que eu preciso para ingressar na carreira de Piloto Civil?

    O curso de Piloto Privado (PPA) é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto profissional. O curso total é dividido em duas etapas: teórica e prática. A EJ oferece um curso teórico intensivo com duração de apenas um mês, e ao final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a seguir com o treinamento prático, este com duração aproximada de um mês. No final da etapa prática o candidato realizará um voo de avaliação (Cheque) com um Examinador Credenciado da ANAC.

  • Piloto Privado: Quais são os requisitos para começar como Piloto Privado?

    Para o curso de Piloto Privado o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 17 anos de idade (curso teórico).
    - 18 anos de idade (curso prático).
    - 1º Grau completo.
    - Ser portador do Exame Médico de 2ª Classe.

  • Projeto Primeiro Emprego: Após a conclusão dos meus cursos na EJ, como posso adquirir experiência no mercado?

    A EJ abre a oportunidade para os alunos que realizarem desde o PC até o INVA na escola participarem do Projeto Primeiro Emprego. Trata-se de um Programa onde damos a oportunidade do aluno atuar como instrutor na própria escola e assim atingir o objetivo em acumular experiência de voo, para no futuro ter a possibilidade de concorrer ao mercado de trabalho com mais chances.

  • Projeto Primeiro Emprego: Após realizado todos os cursos na EJ, o emprego é garantido?

    A Ej garante 90% da contratação do instrutor, os outros 10% dependem exclusivamente do aluno, de acordo com:
    - desempenho técnico durante o treinamento;
    - avaliação comportamental;
    - aprovação na avaliação psicológica; e
    - aprovação na prática de voo.

  • Projeto Primeiro Emprego: Como faço para participar do Projeto?

    Para participar do projeto o aluno deverá realizar todo o treinamento Ej Training + INVA na EJ e após a conclusão serão realizadas avaliações psicológicas para medir o perfil do instrutor e avaliações práticas de voo. Após aprovado nestes testes, o piloto será contratado pela escola.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

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    Mural Informativo


  • 8 motivos que vão fazer você escolher a EJ para seu curso de comissário de voo

    Ser comissário ou comissária de bordo exige alguns sacrifícios pessoais, muitas vezes você vai passar um Natal ou um Reveillon fora de casa, apenas com colegas de tripulação, contribuindo para o transporte com segurança de outras pessoas, para que eles, os passageiros, encontrem seus amigos e parentes em um abraço no aeroporto.Mas a grande maioria que segue nessa carreira, ama o trabalho, ama viajar e adquirir cultura em cada um dos destinos, mesmo que a pessoa saia agasalhada de Porto Alegre e no fim do dia esteja na praia, em Fortaleza, com 30 graus de temperatura. É um trabalho diferente de tudo, cada hora você vê uma paisagem diferente. Da EJ você sai preparado para a seguinte frase: “Comandante, faço parte da sua tripulação”. Veja o porque:1 - Na EJ você tem um ensino sólido que te prepara para o mercado de trabalho O custo (consulte) inclui as apostilas, as aulas teóricas e as práticas, de sobrevivência na selva e no mar, além dos treinamentos no simulador mockup. Não vamos fazer você comprar curso completo de maquiagem, de etiqueta, de inglês ou comprar uniformes que depois não servirão para nada, apenas para assistir as aulas. Coisas que fariam seu curso aumentar de valor substancialmente. 2 - Foco na aviação e segurança operacional Curso concentrado no manual da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), sem vendas casadas. O foco da EJ é segurança operacional e conhecimentos aeronáuticos. Somos uma escola de aviação, e para nós, para a ANAC e para as empresas aéreas, a segurança é o que interessa. Assim você estuda mais o que é pedido pela agência, evita dispersar, e aumenta sua chance de aprovação, que na EJ, passa de 90% na primeira tentativa, uma das mais altas do mercado. 3 - Duração de 30 dias Tem rapidez, são 30 dias, não três ou quatro meses, o que faz reduzir seu seu custo com transporte, gasolina, estacionamento, ou até evita custos de se mudar para a cidade onde o curso é oferecido. Nossas aulas são intensivas, das 8h30 às 18h10, de segunda a sexta, e aos sábados apenas pela manhã. E as aulas práticas estão incluídas dentro desses 30 dias totais. Sim, é possível fazer o curso completo no caso de férias. 4 - Treinamento de sobrevivência em campo reconhecido pela ANAC O local de treinamento é preparado, instrutores são excelentes, e são os mesmos locais usados pelas maiores companhias aéreas regulares da América Latina em seus cursos de reciclagem para comissários, tripulantes e pilotos. O treinamento é com mockup de avião para procedimentos de combate a incêndio, fuga com fumaça pela escorregadeira, etc. 5 - É a maior Escola de Aviação da América Latina Possui mais de 60 aeronaves, são três bases operacionais: Itápolis, Jundiaí e Campo Verde. A EJ já formou milhares de profissionais que atuam como pilotos e comissários nas maiores companhias aéreas do Brasil, além disso, a EJ tem padrão de qualidade e segurança reconhecidos pelas grandes empresas aéreas nacionais e internacionais. 6 - Qualidade ISO 9001:2008 A EJ Escola de Aeronáutica Civil é a única escola de aviação do Brasil certificada com os padrões internacionais ISO que designam um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade. Somos a única escola de aviação no Brasil com esse selo, além de claro, todas as homologações da ANAC. 7 - Não é glamour, é segurança de voo! O curso é importante, todos os países filiados a ICAO (International Civil Aviation Organization) tem provas para comissários. Os testes abordam conhecimentos aeronáuticos, segurança de voo e só. Os comissários são os olhos e ouvidos do comandante na cabine de passageiros. Etiqueta, apresentação pessoal, maquiagem, entrevista de emprego? Conosco apenas o módulo básico, com 4 horas de aula cada item. Até porque cada empresa aérea tem seus próprios procedimentos nestas questões. E sim, você vai para a água aprender procedimentos sobre botes e salva-vidas. 8 - O melhor custo benefício Sim, os principais concorrentes vendem até mais barato, mas com todos os agregados completos que colocam como obrigatórios, custa muito mais caro, podendo chegar até ao dobro do custo da EJ. Além de todos os custos que você teria de frequentar aulas por meses, como alimentação, por exemplo. A EJ preza pelo respeito ao cliente. Se são válidos esses extra-curriculares? Sim, mas nada além do básico de 4h cada. O importante mesmo é você ir para o mato aprender sobre sobrevivência em selva. As próximas turmas serão em 24 de junho em Itápolis e 02 de julho em Jundiaí. Contato por Whatsapp: https://www.ej.com.br/a-escola-de-aviacao/whatsapp Voe mais alto.

  • Por que a EJ é uma das melhores escolas de aviação do Brasil?

    Em um universo de mais de diversas escolas homologadas no Brasil, por vezes pode ficar um complicado diferenciar claramente quais são as vantagens de cada uma. A formação de um piloto é delicada. Não pela complexidade dos estudos, mas sim porque uma atualização iminente de aeronaves, sistemas e até mesmo formas de navegação, poderá defasar o treinamento do piloto, e procurar uma escola que esteja à frente do seu tempo é essencial. Por isso, preparamos algumas dicas que podem servir de base para você entender como a EJ pode te ajudar:1- Um bom aeroclube/escola de aviação te permite experimentar a estrutura antes de efetivar a matrículaVocê já ouviu falar em voo de incentivo? Este voo vai te ajudar a conhecer a estrutura. Fazer amizades com alunos daquela instituição, acompanhar todos os processos desde o briefing, cheques, e até o voo em si. O que diferencia a estrutura e instrução na EJ é que, além da instrução qualificada, o aluno encontra checklists e procedimentos muito semelhantes aos usados em companhias aéreas. Isso é um grande diferencial para a formação do aluno.Além disso, um bom aeroclube/escola de aviação são formados por pessoas integradas com um propósito em comum, e conceitos bem definidos. É formado por gente, que forma gente. E o reflexo disso na EJ é o fator de ser a única escola na américa latina a possuir o ISO 9001, um selo internacional designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade. A função é promover a normalização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. Essa é a nossa garantia de um padrão de serviços e melhoria contínua da qualidade. Além disso a EJ tem o prazer de ter formado mais de 5000 pilotos que atuam no mercado profissional em grandes companhias aéreas, aviação agrícola e executiva.2 - Tem um método que desenvolva suas habilidadesQuais são as habilidades que um piloto deve ter? Várias, talvez inúmeras. Mas as principais dentro de uma escola de aviação/aeroclube são confiança, segurança, responsabilidade e conhecimento. Confiança em si, no seu voo. Isso, sem voo solo, não existe. E é voo solo mesmo! Na EJ o aluno voa e navega solo de verdade, sendo a melhor fase para o piloto adquirir confiança e habilidade de gerenciamento da cabine durante o voo. O aluno, ao fim do seu curso de PP, faz cerca de 10 horas de voo solo, inclusive navegações. E no PC a média de horas solo chega a 40. A EJ confia em sua instrução e tem por princípio ministrar suas aulas para que o aluno realmente aprenda e voe.O NEEA-EJ, Núcleo de Ensinos e Estudos Avançados da EJ, através dos cursos de Upset Recovery e Acrobacia Clássica permite ao aluno lidar com segurança as diferentes atitudes e configurações que as manobras exigem, tornando o piloto mais hábil e ágil.3 – Agrega conhecimento e padrão reconhecidos pelas empresas aéreasComo intuito de cada vez mais melhorar a qualidade técnica de nossos pilotos, o Núcleo de Ensinos e Estudos Avançados da EJ (NEEA-EJ) iniciou as publicações de conteúdo técnico mais aprofundado, a fim de estimular a busca pela melhoria contínua, como foi no artigo passado.Fora isso, o padrão de instrução é de alto nível, e tem, inclusive, o reconhecimento de grandes companhias aéreas como a a Azul Linhas Aéreas, no projeto ASA.4 – Trabalha com a vanguarda da tecnologiaA EJ Escola de Aeronáutica Civil desenvolveu e melhorou ao longo de 20 anos de atividade o Flight Center. Trata-se de um sistema completamente informatizado que são registradas todas as informações referentes a cada aluno. Lá o aluno encontra tudo sobre suas horas de voo, avaliações, recomendações dos instrutores, escala de voo, manuais, entre outras facilidades.Além disso foi uma das primeiras escolas a trabalhar com Blockchain, que além de garantir segurança de informação, promove a prática de uma cultura paperless, gerando benefícios ao meio ambiente.Ficou interessado? Chame nossa tripulação de atendimento no WhatsApp.Voe mais alto.

  • Esquadrilha EJ se prepara para o AVIASHOW

    A Esquadrilha EJ se prepara para mais uma apresentação, desta vez na cidade paulista de Regente Feijó - SP, como atração do evento AVIASHOW. A feira de aviação desportiva que consolidou-se no meio aeronáutico como um dos mais conceituados do Brasil. Nascido como um simples encontro de amigos, em 2001, e sempre valorizando prioritariamente a confraternização, ganhou grande prestígio e frequência – consequentemente, a cada ano aumenta o interesse por parte das empresas ligadas à aviação, seja expondo seus produtos e serviços ou simplesmente visitando-nos para um reconhecimento e avaliação.A Aviashow realiza-se sempre no Aeródromo José Martins da Silva (SDYJ), promovida pelo Aeropark Clube de Voo Desportivo, entidade sem fins lucrativos que reúne proprietários de aeronaves, pilotos e entusiastas da aviação desportiva, promovendo justamente a prática e a difusão da cultura aeronáutica. O que era um simples churrasco de confraternização entre amigos, nos primeiros anos, evoluiu para uma grande festa nacional, esperada pelos adeptos a cada ano que passa.Por si só, a movimentação gerada por mais de três centenas de aeronaves em um final de semana já atrai um grande número de visitantes espectadores, mesclados entre as classes A, B e C, e que já ultrapassaram a marca de 25.000 pessoas no evento de 2016.A Esquadrilha EJAs apresentações da esquadrilha EJ tem duração média de 35 minutos. Além de rasantes e sobrevoos em formação a esquadrilha performa manobras que levam ao público uma experiência única. Ela traz o know-how do NEEA-EJ, Núcleo de Ensinos e Estudos Avançados da EJ, que através dos cursos de Upset Recovery e Acrobacia Clássica permite ao aluno lidar com segurança as diferentes atitudes e configurações que as manobras exigem, tornando o piloto mais hábil e ágil.Não deixe de visitar o stand da Esquadrilha EJ na feira nos dias 24, 25 e 26 de maio.Veja como chegar:Aeropark Clube de Voo Desportivo – SDYJRodovia Raposo Tavares, km 555 – LesteCEP 19570-000 – Caixa Postal 50 – Regente Feijó -SPFixo: (18) 3941-2021Whatsapp: (18) 99623-2773Se vier voando:Aeropark Clube de Voo Desportivo – SDYJPista: Gramada 900 x 20 mResistência: 5.600 kgElevação: 507 m (1663 ft)Coordenação: Controle Presidente Prudente Freq. 125.45Coordenadas: S 22° 13′ 32″ – W 051° 20′ 53″Voe mais alto.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Campo Verde - MT 55 66-3419-1510