EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

Perguntas frequentes

O Cessna 152 é recomendado para o início do treinamento


Leia as dúvidas mais comuns de nossos clientes

  • A Escola: Além das aeronaves e simuladores, quais são os recursos da unidade Itápolis?

    A EJ Itápolis oferece a seus alunos:
    - Salas de aulas amplas, com ar-condicionado, computador, projetor, e outros recursos didáticos;
    - Alojamento: quartos com armário, roupa de cama, frigobar, ar condicionado, área para estudos com internet wireless.
    - Sala de Operações que oferece apoio aos alunos no solo e em voo, proporcionando maior segurança.
    - Salas de Briefing e De-Brienfing modernas, oferecendo um melhor aproveitamento em todos os voos.
    - Aérea de lazer a disposição dos alunos, com churrasqueira, piscina e quadra poliesportiva.
    - Além de todos esses recursos, o Aeroporto de Itápolis dispõe de estacionamento e Restaurante.

  • A Escola: Além das aeronaves e simuladores, quais são os recursos da unidade Jundiaí?

    A EJ Jundiaí oferece a seus alunos:
    - Sala de aula ampla, com ar-condicionado, computador, projetor, e outros recursos didáticos.
    - Sala de Operações que oferece apoio aos alunos no solo e em voo, proporcionando maior segurança.

    - Salas de Espera, com ar condicionado, mobiliário e TV;  
    - Salas de Briefing e De-Brienfing modernas, oferecendo um melhor aproveitamento em todos os voos.
    - Além de todos esses recursos, a EJ Jundiaí ainda tem Estacionamento e Snack bar para maior comodidade dos alunos.

  • A Escola: Como é a instrução de voo na EJ?

    A EJ possui um quadro de instrutores totalmente capacitados. E como a padronização é fundamental, a escola fornece aos alunos manuais exclusivos, para cada curso e aeronave. Acompanhando os manuais, aluno e o instrutor garantem um treinamento contínuo e padronizado.

  • A Escola: Como faço para agendar meus voos?

    O agendamento deverá ser feito através do sistema Flight Center, inclusive com a opção de escolher o instrutor que deseja voar.

  • A Escola: Como faço para realizar meus voos?

    Todos os voos são realizados com um agendamento antecipado através do Sistema Flight Center. O aluno deverá se apresentar com uma hora de antecedência, para que o avião seja preparado e o Briefing seja realizado.

  • A Escola: E como os aviões são mantidos em perfeito estado?

    Para que os aviões estejam sempre operacionais, disponíveis para o treinamento dos alunos, a EJ dispõe de manutenção própria especializada, realizando reparos rápidos e eficientes, oferecendo aos alunos maior segurança e disponibilidade de aeronaves.

  • A Escola: E onde eu encontro a EJ?

    A EJ disponibiliza quatro unidades de operação para melhor atender a todos seus alunos. 1) Itápolis, localizada no interior de São Paulo, 2) Jundiaí, próxima à capital paulista, 3) Americana, próxima a capital paulista e 4) Campo Verde/MT, próxima a Cuiabá. Todas dispõem de recursos similares no que se refere a aviões, simuladores e instrutores, apresentando-se como alternativas que os alunos podem escolher de acordo com a sua conveniência.

  • A Escola: E quando eu terei meu acesso ao Flight Center?

    No ato da matrícula, um cadastro on-line será preenchido, automaticamente será criado um Login e Senha para que a liberação do acesso seja imediata.

  • A Escola: E se aparecer alguma dúvida relativa ao meu treinamento?

    Os instrutores acompanham de perto todas as etapas do voo, proporcionando um treinamento de segurança e maior confiança ao aluno. E caso alguma dúvida apareça, sempre terá um instrutor por perto para resolver seus eventuais problemas.

  • A Escola: O que é o sistema Flight Center?

    É um sistema exclusivo, totalmente informatizado, onde são registradas todas as informações referentes a cada aluno. Por meio de um Login, o aluno pode acessar os seus dados: agendamento de voos, voos realizados, horas de voo acumuladas, avaliações e recomendações dos instrutores, entre outras facilidades. Esse sistema também permite que a escola avalie a evolução de cada aluno e possa ajudá-los a atingir mais rapidamente o nível de excelência desejado.

  • A Escola: Precisarei me alojar na escola, como devo proceder?

    Na própria Secretaria da escola serão fornecidas todas as informações relativas ao alojamento. Com a disponibilidade de alojamento os alunos não se preocupam em ter um gasto muito alto com hotel ou aluguel de uma casa, já que maioria fica na escola apenas o tempo necessário para a conclusão de seu curso.

  • A Escola: Quais são os cursos que eu posso realizar na EJ?

    Na EJ você tem a disponibilidade de realizar os seguintes treinamentos:
    - Piloto Privado de Avião (PPA) - Teórico e prático
    - Piloto Comercial de Avião (PCA) - Teórico e prático
    - Voo em aeronaves multimotoras (MLTE)
    - Voo por instrumentos (IFR)
    - Instrutor de Voo de Avião (INVA) - Teórico e prático
    - Piloto Agrícola (PAGA)
    - Jet Trainer (Airbus A320 ou Boeing 737NG)
    - Revalidação de habilitações.
    - Familiarização Garmim 1000.

    - Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves.

  • A Escola: Quando eu chegar na EJ, onde preciso ir?

    Assim que chegar na escola, em qualquer uma das duas bases, dirija-se até o Departamento Comercial da escola, ali será encaminhado até o departamento que corresponda a sua necessidade.

  • A Escola: Segurança é levada a sério na EJ?

    Este tema é, e sempre será de extrema importância na aviação. Portanto, os alunos são instruídos a manter um alto padrão de segurança, como exemplo, realizando sempre a Inspeção Pré-voo.

  • A Escola: Terei disponibilidade de aeronave no horário que eu escolher?

    Apesar do grande número de alunos geralmente presentes na escola, a EJ dispõe de mais de 50 aeronaves, portanto, indisponibilidade de aeronaves é um problema que o aluno não enfrentará.

  • Instrutor de Voo: Após o PCA, qual a próxima etapa?

    Você poderá realizar treinamento para Instrutor de Voo ou ainda voar em aviões de pequeno porte, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira.

  • Instrutor de Voo: As horas de voo do curso de INVA eu vou realizar em qual avião?

    O mais indicado para este curso é o Cessna 152, Tupi ou Cessna 172.

  • Instrutor de Voo: Como é a etapa teórica do curso de Instrutor de Voo?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido em 10 matérias:
    - Relações Interpessoais
    - Recursos Audiovisuais
    - Instrutor e a Comunicação
    - Fichas de Voo
    - Briefing e Debriefing
    - Medicina Aeroespacial
    - Direitos Aeronáuticos
    - Segurança de Voo
    - Sistema de Aviação Civil
    - Processo Ensino – Aprendizagem

  • Instrutor de Voo: Como faço para me tornar um Instrutor de Voo (INVA)?

    O curso de Instrutor de Voo trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de INVA permite, ainda, que o piloto atue como Instrutor em escolas de aviação civil, como a EJ. Este curso também é dividido em etapa teórica e prática.

  • Instrutor de Voo: E a fase Prática de INVA? Como funciona?

    O curso está dividido em 30 horas de voo, sendo:
    - 04 horas de adaptação;
    - 17,5 horas de preparação ao instrutor;
    - 07 horas de navegação;
    - 1,5 de voo de cheque com examinador credenciado pela ANAC.

  • Instrutor de Voo: O que eu ganho com sendo um Instrutor de Voo?

    Experiência! Fundamental para quem deseja seguir mais além na aviação, podendo optar por voar na Linha Aérea Comercial, Executiva ou até mesmo na Aviação Agrícola.

  • Instrutor de Voo: Quais são os requisitos para me tornar Instrutor de Voo?

    Para o curso de Instrutor de Voo o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador da Licença de Piloto Comercial.
    - Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe.

  • Jet Training: O que é o Jet Training?

    Esse treinamento visa fornecer conhecimentos sobre aeronaves a reação, sistemas EFIS, navegação inercial, manuseio dos computadores de bordo (FMS), peso e balanceamento, performance, gerenciamento de cabine, "Crew coordination" e áreas de responsabilidades dos pilotos. O aluno ainda tem a vantagem de poder escolher um dos 2 simuladores da EJ, o Airbus A320 ou Boeing 737NG, optando pela aeronave que mais lhe agrade.

  • Piloto Agrícola: As horas de voo do curso de PAGA eu vou realizar em qual avião?

    São utilizadas 3 aeronaves no curso de piloto agrícola.
    - Citabria: usado no treinamento inicial, para adaptação em aeronaves convencionais/agrícolas.
    - Pawnee: utilizada no treinamento intermediário.
    - Ipanema: por ser largamente empregada na aviação agrícola, esta aeronave é utilizada na etapa avançada. Estes aviões são equipados com GPS, instrumento que auxilia a balizar o voo durante os trabalhos de pulverização.

  • Piloto Agrícola: Como é a etapa teórica do curso de Piloto Agrícola?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido nas seguintes matérias:
    - Aspectos Históricos
    - Aspectos Econômicos e Estatísticos
    - Segurança de Vôo e Prevenção de Acidentes
    - Legislação Aeronáutica
    - Legislação do Ministério da Agricultura e do Abastecimento
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo
    - Produção Agropecuária
    - Aeronaves Agrícolas
    - Tecnologia de Aplicação Aeroagrícola
    - Planejamento Operacional
    - Medicina de Aviação
    - Primeiros Socorros
    - Toxilogia
    - Usos especiais da Aviação Agrícola

  • Piloto Agrícola: Como é o curso Piloto Agrícola (PAGA) na EJ?

    Ser um piloto agrícola requer grande habilidade e conhecimentos específicos. A EJ foi pioneira na instrução de piloto agrícola. O curso contempla parte teórica e prática, sendo que na fase prática utiliza os aviões Citabria para treinamento básico; Pawnee, para treinamento intermediário e Ipanema, para treinamento avançado. Todos são equipados com GPS e, na retaguarda, a EJ conta com uma equipe de instrutores do mais alto gabarito.

  • Piloto Agrícola: E a fase Prática de PAGA? Como funciona?

    O curso está dividido em 31 horas de voo, sendo:
    - 12 horas de treinamento básico/DGPS.
    - 19 horas de treinamento avançado.

  • Piloto Agrícola: Existe outro treinamento relacionado a esta área?

    Além de atuar como piloto agrícola, você também pode se especializar no combate a incêndios florestais, que é mais uma opção que a EJ oferece. Você ainda poderá usar sua experiência para seguir carreira como piloto de linha aérea ou na aviação executiva.

  • Piloto Agrícola: Quais são os requisitos realizar o curso de Piloto Agrícola?

    - Ser portador da licença de Piloto Comercial.
    - Ter no mínimo 370 horas de voo.

  • Piloto Comercial: Após o PPA, qual a próxima etapa?

    A próxima fase é o curso de Piloto Comercial (PCA). Este curso é o primeiro rumo à profissionalização. A EJ oferece o treinamento teórico e prático que permite ao piloto avançar com segurança em sua carreira. Paralelamente, o piloto pode fazer os cursos de Multimotor (MLTE) e Voo por Instrumentos (IFR).

  • Piloto Comercial: As horas de voo do curso de PCA eu vou realizar em qual avião?

    Vários aviões são utilizados de acordo com as características do voo.
    - Cessna ou Tupi: horas visuais.
    - Simulador de Voo MFD X-Plane: horas de adaptação em voo por instrumentos (IFR).
    - Tupi, Cessna 172 G1000 ou Corisco Turbo: horas de voo por instrumentos (IFR).
    - Sêneca: horas de voo em aeronaves multimotoras.

  • Piloto Comercial: Com o curso de Piloto Comercial eu posso fazer o que?

    Você poderá pilotar aviões monomotores e multimotores em condições visuais e de voo por instrumentos (IFR), para voar sob condições adversas.

  • Piloto Comercial: Como é a etapa teórica do curso de Piloto Comercial?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido nas matérias, dando ênfase especial as matérias da prova da ANAC em destaque:
    - Aerodinâmica e Teoria de Voo;
    - A Aviação Civil;
    - Conhecimentos Técnicos (motores à reação);
    - Física;
    - Inglês;
    - Instrução Aeromédica;
    - Matemática;
    - Meteorologia;
    - Navegação Aérea (IFR);
    - O Piloto Comercial de Avião;
    - Regulamentação da Aviação Civil;
    - Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR);
    - Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita;
    - Segurança de Voo;
    - Teoria de Voo.

  • Piloto Comercial: E a fase Prática de PCA? Como funciona?

    O curso está dividido em 150 horas de voo, sendo que as horas de PPA já estão inclusas:
    - 70 horas de voo visual, local e rota.
    - 40 horas de voo em simulador.
    - 25 horas de voo por instrumentos.
    - 2,5 de vôo de cheque com examinador credenciado pela ANAC.
    * incluso curso IFR

  • Piloto Comercial: O que é o curso de Multimotor (MLTE)?

    No curso de MLTE o piloto estará apto a voar aviões com mais de um motor, realizando um treinamento mais amplo e avançado, com emergências monomotoras entre outras. Este treinamento é composto de 14 horas de voo, incluindo o voo de cheque.

  • Piloto Comercial: O que é o curso de Voo por Instrumentos (IFR)?

    No curso de IFR o piloto estará apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo, sem nenhuma outra referência externa.

  • Piloto Comercial: Quais são os requisitos para me tornar Piloto Comercial?

    Para o curso de Piloto Comercial o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador da Licença de Piloto Privado.
    - Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe.

  • Piloto Privado: As horas de voo do curso de PPA eu vou realizar em qual avião?

    A aeronave mais recomendada para esta etapa da carreira é o Cessna 152, considerada hoje como a melhor aeronave treinadora de pilotos do mundo. As horas noturnas são realizadas com o EMB-712 (Tupi) ou Cessna 172.

  • Piloto Privado: Com o curso de Piloto Privado eu posso fazer o que?

    Pilotar aviões monomotores em condições visuais. Mas o curso de PPA não habilita o piloto a trabalhar profissionalmente. Para que o piloto possa exercer a função, é necessário realizar o curso de Piloto Comercial.

  • Piloto Privado: Como é dividido o curso prático de PPA?

    O curso está dividido em 46 horas de voo, sendo:
    - Fase I: Pré-Solo (PS) - 19,5 horas
    - Fase II: Aperfeiçoamento (AP) - 10,5 horas
    - Fase III: Navegação (NV) - 10 horas
    - Fase IV: Noturno (NT) - 3 horas
    - Avaliação final de curso - 1,5 horas
    - Avaliação ANAC - 1,5 horas.

  • Piloto Privado: Como funciona a parte Teórica do curso de Piloto Privado (PPA)?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido nas matérias abaixo, dando ênfase nas disciplinas em destaque, que estarão presentes na prova da ANAC:
    - A Aviação Civil;
    - Combate ao fogo em aeronave;
    - Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;
    - Medicina de Aviação;
    - Meteorologia;
    - Navegação;
    - Palestra "O piloto privado - avião";
    - Regulamentação da Aviação Civil;
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo;
    - Segurança de voo;
    - Teoria de voo.

  • Piloto Privado: O que eu preciso para ingressar na carreira de Piloto Civil?

    O curso de Piloto Privado (PPA) é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto profissional. O curso total é dividido em duas etapas: teórica e prática. A EJ oferece o curso teórico na modalidade intensivo com duração de 6 semanas, e também na modalidade EAD. Ao final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a seguir com o treinamento prático, este com duração aproximada de um mês. No final da etapa prática o candidato realizará um voo de avaliação (Cheque) com um Examinador Credenciado da ANAC.

  • Piloto Privado: Quais são os requisitos para começar como Piloto Privado?

    Para o curso de Piloto Privado o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador do Exame Médico de 2ª Classe.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

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    Mural Informativo


  • Editorial: ao que parece, a ANAC ainda não entendeu que há uma pandemia global e uma crise humanitária

    Nós, do Grupo EJ, reconhecemos que a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, tem produzido, ao longo do tempo, resultados positivos para a aviação nacional. Isso é fruto de um estreitamento das relações entre os órgãos reguladores, os operadores da aviação e a comunidade aeronáutica. E como tudo que evolui, em alguns aspectos, as melhoras foram significativas, enquanto em outros, as evoluções foram menores. Mas há consistência na evolução. E o rumo da agência reguladora, no geral, tem sido correto. Entretanto, ao que parece, a agência ainda está longe de entender a excepcionalidade do momento: uma pandemia global e uma crise humanitária de grandes proporções. Tudo acontece agora, em todos os países do mundo. Vamos para a explicação na prática: uma parte imensa das aeronaves executivas são “tipo”. Ou seja, os pilotos, para operarem esses modelos, precisam de treinamentos específicos nestas aeronaves, seguindo as designações dos fabricantes. Em um cenário de normalidade na circulação global, isso jamais foi um problema. Entre os diversos modelos “tipo” existentes na frota brasileira, está o Cessna Citation da EJ Taxi Aéreo. Para operar este modelo, nossos pilotos, além do treinamento inicial, precisam, anualmente, refazer os treinamentos das emergências em simuladores de voo. Ali, todos os tipos de emergências são ensaiadas, como fogo nos motores, condições de operações excepcionais, falhas de equipamentos em momentos críticos dos voos, até situações inusitadas de mau tempo. São treinamentos feitos em simuladores porque não são recomendados para serem feitos em aviões de verdade, em um voo real. Ali, os pilotos são levados até os limites de situações extremas, onde os problemas vão se somando, como panes de motores ocorridas simultaneamente a temporais se formando, por exemplo. Os modelos “tipo”, como o helicóptero Agusta, o Embraer Phenom 100 ou o Cessna Citation, entre outros, possuem graus diferentes de exigência de treinamento de seus tripulantes por parte da ANAC. Varia dependendo do tipo de utilização. Se esses modelos forem operados como taxi aéreo, os pilotos precisam treinar anualmente. Se a aeronave for operada por uma empresa particular para voos de seus próprios executivos, esse treinamento é feito a cada dois anos. Em um mundo globalizado e de fácil acesso, essas exigências sempre representaram procedimentos relativamente simples. Os pilotos brasileiros de Citation iam até os EUA ou Europa, onde estão presentes os simuladores desse modelo, e em poucos dias voltavam certificados, com os treinamentos rotineiros atualizados. No Brasil, por exemplo, há o simulador do Phenom 100. Os pilotos brasileiros que operam este modelo não precisam fazer viagens internacionais para se manterem treinados. Neste caso, o inverso ocorria. Muitos pilotos do exterior se dirigiam para cá para treinar. Mas com a pandemia tudo mudou. Em uma recente notícia, publicada site do Ministério da Infraestrutura, formos informados: “EUA permitem entrada de pilotos brasileiros para treinamento em CTACs”, dizia o título da nota publicada em 5 de março. “Não haverá necessidade de quarentena prévia em terceiros países para o ingresso em território americano para fins de realização do treinamento em CTACs (Centros de Treinamento de Aviação Civil), que é exigido para habilitação de tipo”, informou. Mas com os cenários de novas mutações do vírus causador da COVID-19, como a variante P1 de Manaus, entre outras que tem surgido simultaneamente em diversos locais do mundo, como a variante inglesa, a cada dia as regras de entrada e de saída dos países tornam-se voláteis. Ou seja, o informado pelo ministério há menos de dois meses já não reflete a realidade. Assim, para estes treinamentos obrigatórios das tripulações da EJ Taxi-Aéreo, já tivemos que determinar, como parte do procedimento de entrada nos EUA, o cumprimento de quarentena de nossos pilotos no México. Deste modo, um ciclo de treinamento completo, que levava cerca de 10 dias em situações normais, tornou-se uma via sacra de quase dois meses. Nesta semana mesmo, ao agendarmos um treinamento de rotina, fomos informados da necessidade de quarentena para uma de nossas tripulações. Eles iriam para o centro de treinamento em Orlando, Flórida, EUA. Todos esses novos procedimentos geram uma insegurança não só na EJ Taxi Aéreo, mas em todas as empresas do ramo. A falta de pilotos devidamente habilitados, disponíveis, desarruma toda a previsibilidade de funcionamento do transporte doméstico, com todos os reflexos previsíveis disso. Vale lembrar que é um ramo essencial, inclusive no combate contra a pandemia. Ao mesmo tempo, a própria ANAC, devido as dificuldades do momento, tem demonstrado ineficácia até em situações em que viagens internacionais não são necessárias, demonstrando assim não entender o momento até em questões internas. Explicamos: nós tivemos alguns pilotos treinados em simuladores nos EUA, que depois de cumprirem todos procedimentos de quarentenas, e de volta ao Brasil, levaram quase quatro meses para serem checados pelas autoridades brasileiras da ANAC. Isso é uma realidade que precisa de uma atenção urgente, e apenas brasileira, sem a necessidade de acordos internacionais. Neste contexto, nós, da EJ, fazemos algumas demandas. A primeira é que, em situações excepcionais que geram dificuldades em viagens internacionais, que as habilitações dos taxis-aéreos sejam encaradas pela ANAC no mesmo patamar dos aviões executivos privados de empresas: que as habilitações e treinamentos sejam renovados a cada dois anos. Não pedimos um relaxamento eterno de todas as regras, mas a possibilidade de manter organizado um ramo essencial: o de transporte. Este “plano b” poderia ser acionado a partir do ponto em que as empresas comprovem, naquele momento, que há dificuldade em viagens internacionais. Nós, diretores da EJ, com larga experiência como comandantes de grandes jatos na aviação comercial e com a experiência de termos construído o maior centro de formação de pilotos da América Latina, afirmamos que, em um cenário de crise humanitária, falta de insumos em hospitais e distribuição de vacinas, equalizar aos taxis aéreos com a aviação executiva privada não trará nenhum prejuízo significativo para a segurança de voo. Isso era, inclusive, uma das demandas do projeto governamental do “Voe Simples”, ainda não concluído. Entendemos essa atual necessidade, na verdade, como uma questão de soberania nacional. Na prática, hoje, uma pequena mudança de regra em outro país, desde tempo de quarentena ou tipo de visto solicitado, afeta o funcionamento de todo um ramo essencial brasileiro. Informamos mais: em casos de precisarmos transportar medicamentos para intubação, respiradores, médicos intensivistas para UTIs lotadas, nós, por razões humanas, quebraremos as regras que considerarmos necessárias em cada situação. E temos um nome para isso: chama-se bom senso.Link para a matéria no site governamental

  • Vídeo: entenda como é o curso de Jet Training

    Veja o vídeo sobre o Jet Training EJ. Conheça nosso simulador do Airbus A320.

  • 2021: EJ Taxi Aéreo inicia decolagem sólida

    O Taxi Aéreo do Grupo EJ está em operação há pouco mais de um ano e meio. Até o momento, operava com apenas uma aeronave, o nosso Citation Jet. Durante este período, trabalhamos sem o objetivo de atingir a capacidade máxima nas escalas de voos. Para nós, era como se fosse um projeto piloto.Não operar em capacidade total, principalmente no começo, foi uma estratégia conservadora que escolhemos. De aviação sempre conhecemos, afinal, nós, fundadores da EJ, fomos comandantes de grandes jatos internacionais e criamos o que é hoje o maior centro de formação de pilotos da América Latina. Entretanto, não tínhamos todo o domínio do ramo do taxi aéreo. É uma operação com peculiaridades que vão muito além de decolar do ponto A e pousar no ponto B em segurança.Uma “decolagem lenta” nos deu tempo de ajustar todos os procedimentos internos. Desde operações, segurança de voo, até qualidade de atendimento. Nosso foco sempre foi a excelência e a pontualidade. Com mais tempo entre uma operação e outra, houve a oportunidade de pensar em cada detalhe. Em nosso pensamento, não bastava apenas cumprirmos os regulamentos governamentais e de treinamentos internacionais das tripulações. Nós precisávamos estar à frente, sendo mais rigorosos que os padrões exigidos.Deu certo. Foi um crescimento constante e seguro. Agora demos o segundo passo: começamos a incluir mais aeronaves na frota e aumentar o número de tripulantes. O segundo avião é um Seneca. Começou a operar essa semana. É uma aeronave bimotora extremamente versátil. Para sermos um Taxi Aéreo completo, no Brasil, precisávamos oferecer essa opção. O Seneca cumpre voos que o jato não cumpre. É perfeito para voos mais curtos, em raios de até 800 km, ou quando são operações em pistas despreparadas, como as de fazendas. Agora estamos cumprindo um amplo espectro do ramo. Além disso, o Seneca também é um avião muito seguro e confiável.Assim ampliamos nossa equipe e contratamos mais pilotos. Para nós, não houve nenhuma dificuldade em promover instrutores mais experientes da EJ e professores da EJ - Escola Superior de Aviação Civil, para a aviação executiva. Afinal, eles estavam sendo preparados para isso, tanto para o mercado em geral, de linha aérea, como aviação executiva.Estamos prontos para ampliar cada dia mais nossa escala e frota, de acordo com as necessidades do marcado. Nossos clientes estão gostando e sempre retornam. Além disso, poderemos oferecer oportunidades para mais e mais pilotos. É interessante dominar todo o ciclo, desde a formação básica, comercial, de nível superior, e agora, até oportunidades de trabalhos na aviação executiva.Devagar o Brasil está retomando. As oportunidades também. O mundo andava um pouco em marcha lenta em 2020. Foi a necessidade do momento. Agora há muito a fazer e há muitos horizontes para explorar, com a mesma qualidade de sempre.Edmir Gonçalves e Josué Andrade, diretores.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 3419-4157