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EJ - Escola de Aviação Civil


Cursos

EAD - Comissário de Voo (Ensino a distância)


O curso de COMISSÁRIO DE VOO da EJ proporciona ao aluno experiências de aprendizagem indispensáveis a sua formação, preparando-o de maneira objetiva para a realização da prova da ANAC.


Valor do Curso:
De R$ 3.000,00 Por R$ 1.700,00   em 6 vezes de R$ 283,33 sem juros no cartão
Obs: valor não compreende sobrevivência na selva.

Requisitos

- 18 anos de idade;

- Ensino médio completo;

- CMA de 2ª classe.

Orientações sobre as atividades

Em nossa plataforma de ensino você encontrará aquilo de que necessita para bem conduzir os seus estudos. Você navegará pelas disciplinas de forma dinâmica e prática, sendo informado pelo sistema sobre o que já foi completado e aquilo que ainda resta ser feito.

O sistema lhe avisará sobre o que é obrigatório e o que é opcional. Você encontrará aulas em vídeos, mas também exercícios propostos e leituras recomendadas.


Grade Curricular e Distribuição das Disciplinas

Em cumprimento às diretrizes estabelecidas pela a ANAC, a programação do curso obedece a distribuição em duas partes: teórica (disciplinas básicas e técnicas) e prática (disciplinas técnicas). Depois de iniciado, o curso deve ser concluído no período mínimo de 1 mês e máximo de 6 meses. As provas finais deverão ser realizadas presencialmente na EJ.

O aluno deverá realizar o seu curso respeitando a seguinte regra: considera-se concluída a disciplina em que o aluno, tendo percorrido todo o seu conteúdo e realizado as atividades propostas, realizou avaliação online.


As disciplinas que serão cursadas

- Comissário de Voo
- Sistema de Aviação Civil
- Segurança de Voo
- Regulamentação da Profissão de Aeronauta
- Regulamentos da Aviação Civil
- Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves
- Navegação Aérea
- Meteorologia
- Primeiros Socorros na Aviação Civil
- Aspectos Fisiológicos da atividade de Comissário de voo
- Emergências a bordo
- Fatores Humanos na Aviação Civil


Tutoria

O curso é projetado para que o aluno usufrua de autonomia em seus estudos, entretanto, seguem muito relevantes as interações humanas. Para cada tipo de necessidade de interação, desenhou-se um tipo de tutoria. São elas:

Tutoria de conteúdo
O professor-tutor responde a dúvidas sobre o conteúdo ministrado, propõe exercícios e atividades. Ele orienta o aluno para que obtenha melhor desempenho;

Tutoria da plataforma
A equipe técnica esclarece dúvidas sobre o uso de recursos da plataforma de ensino à distância;

Tutoria de curso
A Coordenação orienta sobre questões atinentes à organização do curso, de suas disciplinas, de seus pré-requisitos, além de colher sugestões e reclamações para a melhoria contínua dos processos de ensino.


O contato entre aluno e escola estabelece-se sob duas formas:

Canais interativos
São aqueles em que os interlocutores encontram-se simultaneamente disponíveis para o ato de comunicação. São eles:
Chat - Para as tutorias de conteúdo (agendadas em dia e hora divulgados ao longo do curso)
Telefone - Para as tutorias de tecnologia e de curso (de segunda a sexta, entre 9:00 e 18:00 hs)

Canais não interativos
São aqueles em que os interlocutores não estão simultaneamente disponíveis para o ato de comunicação.
Os canais não interativos respondem em até 48 horas úteis do acionamento.


Frequência mínima

No método "EAD" a frequência sempre será de 100%, ou seja, o aluno obrigatoriamente deverá concluir todos os conteúdos do curso.


Aprovação

Para cada disciplina, o aluno fará dois exames: o primeiro, em modalidade online. O segundo, em modalidade presencial;

O contínuo acompanhamento dos alunos é feito no transcorrer de cada uma das partes do curso, significando dizer que o aluno será avaliado em todas as disciplinas curriculares.

O aluno será avaliado quanto à sua:

- Aprendizagem (ou rendimento):
- Participação em cada disciplina da parte teórica:
- Frequência em cada disciplina da parte teórica:


Treinamento de sobrevivência na selva

O treinamento prático é constituído pelas disciplinas de Combate ao fogo, Sobrevivência na selva e Primeiros Socorros após Acidente Aéreo e Sobrevivência no Mar.

Este treinamento só poderá ser realizado após o término da parte teórica do curso. A Coordenação do Curso indicará as datas ofertadas, conforme cronograma ajustado com o centro de treinamento prático, em Arujá/SP.

O treinamento prático não está incluído no valor do curso, podendo ser agendado uma vez, conforme regras preestabelecidas. O valor do treinamento é de R$ 500,00, podendo ser pago em até 6x no cartão.


Certificado de Conclusão do Curso Teórico

O Certificado será entregue diretamente ao aluno ao término do curso via online, mediante aprovação dentro dos limites anteriormente citados.


Saiba mais

- O curso CMS EAD segue padrões de qualidade da EJ semelhantes aos cursos presenciais, com foco na qualidade de ensino e aprovação nas provas da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.


Vídeo de exemplo

EAD - Comissário de Voo - Assista essa aula de exemplo do ensino a distancia do curso de CMS.

Valor do Curso:
De R$ 3.000,00 Por R$ 1.700,00   em 6 vezes de R$ 283,33 sem juros no cartão
Obs: valor não compreende sobrevivência na selva.


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  • Inscrições abertas para o Vestibular - Pilotagem Profissional de Aeronaves

    Até o dia 26 de novembro de 2021 estarão abertas as inscrições do Vestibular para o curso superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves, oferecido pela EJ - Escola Superior de Aviação Civil.A prova ocorrerá tanto em formato presencial, no Campus Itápolis, como por formato EAD - Ensino a Distância, no dia 5 de dezembro, às 13h30. O aluno poderá escolher qual opção deseja. Em caso de mudança nas regras sanitárias definidas pelas autoridades competentes de saúde, todos os candidatos migrarão para a prova na plataforma digital.São 40 vagas oferecidas. Na prova serão avaliadas 50 questões envolvendo conhecimentos gerais das matérias do ensino médio: matemática, física, português, química, história, geografia, biologia e também redação. O tempo mínimo da prova é de 60 minutos e o máximo de 4 horas. O resultado dos aprovados para a turma que inicia no 1° semestre de 2022 será divulgado no dia 15/12/2021. Após isso, os interessados poderão realizar as suas matrículas no curso entre os dias 12/01/2022 e 28/01/2022. Carga horária e início das aulasO curso possui uma carga horária total de 1760 horas e duração de 2 anos. Envolve as matérias técnicas da aviação e outras complementares que garantem uma formação completa do aluno. O início do curso está previsto para o dia 31/01/2022, as aulas ocorrem no período noturno das 19:10 às 22:40 de segunda a sexta, com algumas aulas aos sábados.Volta das aulas presenciaisDevido ao avanço no processo de vacinação em todo país e a respectiva queda nas ondas da pandemia, as aulas estão previstas para voltar ao formato presencial. O custos da mensalidade do curso superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves não envolvem os custos de hora de vooPara a formação final dos pilotos é necessário que o aluno também faça os cursos práticos de Piloto Privado e Piloto Comercial. O curso da EJ - Escola Superior de Aviação Civil, não envolve os voos práticos em sua mensalidade básica, deixando à disposição do aluno esta adequação de como e quando ele finaliza a formação.Facilidade para o alunoA Faculdade conta com simulador de voo, laboratório de física, biblioteca e laboratório de informática. Tudo para auxiliar os alunos durante a sua formação. Está localizada no campus da EJ de Itápolis, sendo assim, o aluno pode realizar as aulas práticas de voo durante o dia e comparecer às aulas no período noturno, garantindo assim uma formação completa e diferenciada em dois anos. Durante todo o curso o aluno é preparado também para as provas que devem ser realizadas na ANAC – Agencia de Aviação Civil.Agenda do Vestibular 2022/01 - Data do vestibular: 05/12/2021, formato EAD e presencial;- Inscrições: 20/09/2021 a 26/11/2021;- Divulgação resultado: 15/12/2021;- Matrículas: 12/01/2022 à 28/01/2022;- Início do curso: 31/01/2022.- Provas agendadas de 12/01/2022 a 26/01/2022.Como se inscreverA inscrição será feita pelo site: www.ej.edu.br pela aba "Vestibular".

  • O instrutor de voo que chama seus alunos de “meu Rei”

    No fim de 2013, com 21 anos, Luan Jandir Lima se matriculou na EJ, em Itápolis, no interior de São Paulo. Ele tinha um objetivo: tornar-se piloto de avião. O candidato a piloto veio de Irecê, uma pequena cidade no interior da Bahia com pouco mais de 70 mil habitantes, distante aproximadamente 500 km de Salvador, a capital do estado.Foi uma decisão difícil e não aprovada pela família. Ele frequentava o curso de engenharia na conceituada UFCG - Universidade Federal de Campina Grande. Seus pais prezavam muito por ser uma Universidade pública. “Um privilégio”, comenta Luan.“E eu ia abandonar um curso para me aventurar em algo muito incerto, em um mundo que não se encaixava ao padrão financeiro vivido. De certa forma eles tinham razão. Mas o sonho falou mais alto”.Não havia ninguém da família com origens na aviação. O irmão é engenheiro mecânico, uma irmã é professora de letras na UNEB - Universidade do Estado da Bahia, e outra é esteticista. Seu pai, Jurandi, é músico. “Conhecido na região pelo romantismo de sua seresta”, conta Luan, orgulhoso.A mãe de Luan, Mires, é artesã. Ela faz surpresas para chás de bebês, potes personalizados, tiaras de luxo e cozinha comidas típicas da Bahia em determinados períodos do ano. “É uma cozinheira de mão cheia. Sua especialidade é a moqueca de peixe”, afirmou.“Quando decidi seguir meu sonho, muitos deles me desmotivavam”, relata Luan sobre o que parecia ser uma barreira intransponível. Quem o incentivou foi seu professor de Jiu jitsu, que era piloto de helicóptero.Quando Luan se dirigiu à EJ, ele tinha apenas o dinheiro para o curso teórico de piloto privado, o primeiro curso para quem deseja ser piloto. “Até então ali era o fim da linha pra mim, visto que os demais cursos seriam impossíveis com a nossa situação financeira”.Logo depois do teórico, Luan voltou à Bahia e por lá fez a prova teórica da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. Aprovado, seus pais se sensibilizaram e se esforçaram para dar a ele o curso prático de piloto privado, que envolve cerca de 40 horas de voo. “Papai na época havia vendido uns equipamentos de sonorização e tinha um dinheirinho guardado para emergências. Mamãe ajudou como pôde”, conta Luan.Logo ele voltou para a EJ e continuou seu curso. Ao mesmo tempo, sabia que precisava de um emprego para se sustentar e continuar os cursos seguintes. No aeroporto de Itápolis, arrumou um trabalho no quiosque do bar do Aeroclube, enquanto morava em repúblicas com outros alunos. Ele economizava com lazer e qualquer tipo de luxo.Por quase seis anos, Luan trabalhou em diversos empregos no aeroporto, enquanto pagava do próprio bolso o caro curso de piloto comercial. Depois de trabalhar no bar, foi trabalhar na seção de Operações da EJ, onde cuidava da parte de documentações, diários de bordo, cadernetas de voos, conferências de todos os documentos, além de retirar e guardar os aviões dos hangares.Ou seja, um curso que alunos com melhores condições financeiras normalmente fazem em um ano, ele fez em seis. "Você vendo todo mundo entrando nas cias aéreas, meus colegas de turma, e eu lá, ainda puxando avião. Tem que ter foco", conta Luan sobre sua rotina.Formado INVA - Instrutor de Voo, o curso que se faz logo após o curso de Piloto Comercial, Luan arrumou emprego no Aeroclube de Itápolis, onde deu instrução por cerca de 10 meses e acumulou algumas horas de voo. Recentemente foi contratado para ser instrutor da EJ. “Ser instrutor é algo muito gratificante. Poder passar todo conhecimento adquirido ao longo dessa jornada, poder mergulhar e ajudar os alunos a melhorar, e depois desfrutar junto com eles as conquistas”, conta Luan sobre a experiência de ensinar.Agora Luan pretende juntar mais horas de voo para seguir em uma carreira na aviação. O objetivo são as Companhias Aéreas ou a Aviação Executiva.Entre todas as bases da EJ, há cerca de 50 instrutores, mas apenas um deles chama todo mundo de “meu Rei”, uma gíria típica do nordeste da Bahia para se referir a alguém de modo gentil: é o instrutor de voo Luan, conhecido na EJ como “Parangolé”, um apelido inventado pelos alunos, referente a uma banda popular de seu estado.E ele promete uma instrução de voo nos moldes da Bahia. “Seguindo todos os padrões da escola, porém de uma maneira mais descontraída, deixando os alunos sempre motivados e à vontade na cabine”, explica.

  • Itápolis Airshow 2021 teve transmissão ao vivo. Assista na íntegra

    No domingo, 12 de setembro, ocorreu já tradicional Itápolis Airshow, agora em sua edição 2021. As acrobacias aéreas tiveram o objetivo de incentivar a aviação e contaram com diversas apresentações acrobáticas. A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, esteve presente, voando a aeronave A-29 Super Tucano e fazendo diversas passagens. “Foi um ótimo evento. Para nós, que somos apaixonados por aviação, foi um dia delicioso”, comentou Josué Andrade, diretor da EJ e membro da diretoria do Aeroclube de Itápolis, os dois organizadores do evento.Acrobacias para todos os gostosO evento teve apresentações desde aviões de acrobacias avançadas, como o Sukhoi 31 e Extra 300, passando por aviões da Segunda Guerra Mundial, como os NA-T6, até acrobacias de planadores, como as do modelo Grob, do Aeroclube de Itápolis.Quatro esquadrilhasO Itápolis Airshow foi um dos maiores eventos que se tem notícia no Brasil e contou com a presença de quatro esquadrilhas diferentes. Além da Esquadrilha da Fumaça, da FAB, teve a esquadrilha Céu, do Rio de Janeiro, voando aviões modelos RV, a Esquadrilha “Turma da Mônica”, liderada por Mônica Edo, voando aeronaves T-6, além de outros modelos na composição, e pelo segundo ano recebeu a Esquadrilha FOX, de Brasília, voando também aeronaves RV.Evento foi transmitido ao vivoDevido a pandemia e a restrição de público, o Itápolis Airshow 2021 foi transmitido ao vivo pelo youtube com dois links diferentes: um na manhã e outro na parte da tarde. As transmissões chegaram a ter mais de 4 mil espectadores simultâneos. Hoje, os links já contam com cerca de 15 mil acessos cada. Além dos voos, foram transmitidas entrevistas com os pilotos, os bastidores do evento, e contou com a narração do Vadico, muito conhecido no meio aeronáutico e no circuito do aeromodelismo. Quem fez dupla com narrador, entrevistando os pilotos foi Paula Soffo, ex aluna da EJ e piloto de Airbus.Links para acesso gratuitoPARTE 1https://www.youtube.com/watch?v=Z-9v2MkY3qoPARTE 2https://www.youtube.com/watch?v=MIVS_SzCU0U

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 3419-4157