EJ - Escola de Aviação Civil


Cursos

Upset Recovery


Quando o estol acontece? Como identificar que um estol está prestes a acontecer?

Quando um piloto atua, intencionalmente, nos comandos de voo ou no motor da aeronave ou, ainda, em ambos, com a intenção de mudar a atitude e altitude ele está realizando uma manobra aérea.

Este curso usa os conhecimentos adquiridos e difundidos na acrobacia aérea para elevar substancialmente a capacidade e habilidade dos pilotos. Saber prevenir e sair de um parafuso, recuperar de uma atitude adversa, entender as características do estol em curva e, ainda, julgar melhor seus limites.

O treinamento de recuperação de Upset Recovery, estol avançado, entrada e saída de parafusos melhora muito a habilidade dos pilotos e ajuda a evitar acidentes. A FAA, órgão equivalente a ANAC nos EUA, exige esse curso para seus instrutores de voo nos EUA. O treinamento envolve o reconhecimento de situações do estol, a prevenção e a recuperação de parafusos. O curso não é obrigatório no Brasil, mas a EJ recomenda para todos os seus alunos. A EJ oferece este curso a partir de 2015.

A FAA, órgão equivalente a ANAC nos EUA, bem como a EASA, órgão equivalente na Europa exigem esse curso para seus instrutores de voo. O curso ainda não é obrigatório no Brasil, mas a EJ recomenda para todos os seus alunos e instrutores de voo.


Experiência

Destinado a pilotos em geral, com ou sem experiência.


Você pode

Acumular horas para o PCA. Voar mais confiante, seguro e suave nos comandos. Conhecer melhor seus limites.


Próxima etapa

Realizar o Curso Básico de Acrobacias e, posteriormente, se tornar um desportista através do Curso de Acrobacias de Competição.


Pré-requisitos

CMA (primeira, segunda ou quarta classe). CPR ou PPA.


Matérias

- Desorientação Espacial
- Chandelle
- Oito Preguiçoso
- Curvas de Grande (60o)
- Estóis (na reta, em curva, com/sem motor)
- Parafuso normal (01 volta)
- Recuperação de Atitudes Anormais.


Treinamento prático

3 horas de voo.


Aeronave utilizada

Cessna A152 “Aerobat”. Uma das melhores e mais seguras aeronaves do mundo para o treinamento de manobras. Aeronave certificada na categoria acrobática.


Veja mais fotos


Upset Recovery

Tenho interesse e quero reservar/receber informações


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

Ver Video


    Mural Informativo


  • II Feira de Cursos e Profissões será na EJ Jundiaí dia 01/02/2020.

    No próximo dia 01/02/2020 das 09:00 às 18:00 horas, ocorrerá na EJ Jundiaí a II Feira de Cursos e Profissões Aeronáuticas. O evento tem como objetivo apresentar o cenário aeronáutico, as possíveis oportunidades e o passo a passo da formação em cada uma das áreas existentes: piloto de aeronaves, comissário de voo e mecânico aeronáutico.O evento ocorre após o sucesso da I Feira de Cursos e Profissões Aeronáuticas, realizado no Campus EJ Itápolis. No dia do evento os participantes poderão acompanhar palestras gratuitas durante todo o dia com profissionais das respectivas áreas. A intenção é motivar e explicar como é a rotina dos profissionais da aviação, além de indicar cursos extracurriculares EJ, custos e planos de carreira.Em conjunto com as palestras, os convidados poderão realizar visitas em salas interativas onde serão apresentados vídeos de operações aeronáuticas e também conhecer e voar em simuladores da EJ. Durante todo o evento os participantes terão contato com pilotos, mecânicos e comissários através de salas temáticas onde os profissionais passarão o dia orientando e mostrando os materiais utilizados durante a sua formação. A equipe de atendimento de vendas, diretoria e instrutores de voo também estarão a disposição.No decorrer do dia também serão realizadas visitas guiadas para conhecer toda a estrutura da EJ Escola de Aviação. É uma oportunidade para os interessados conhecerem as aeronaves, a oficina de manutenção, os simuladores e um pouco mais da operação dos voos.A EJ Jundiaí conta com estacionamento gratuito e sala vip para maior comodidade e conforto de todos os presentes.

  • Instrutores de voo EJ, novos contratados.

    A EJ Escola de Aviação contratou novos instrutores de voo para completar o quadro da unidade Campus Itápolis. Na formação básica os pilotos formam-se com cerca de 150 horas de voo e com o aquecimento do mercado as companhias aéreas contratam os futuros aviadores com alguns requisitos mínimos de horas de voo, sendo em média entre 500 a 1000 horas de voo, o que exige que o candidato de alguma forma acumule horas de voo através de outras oportunidades. A missão de iniciar na aviação como instrutor de voo garante aos pilotos ótimas oportunidades para acumular experiência de horas de voo, evoluir nos processos de tomada de decisão, Airmanship e CRM muito exigidos hoje no cenário aeronáutico.Voe mais alto com a EJ!

  • Férias coletivas até dia 6 de janeiro. Entenda o que continua funcionando

    A EJ Escola de Aeronáutica está de férias das aulas durante o fim de ano. Os voos de instrução e aulas teóricas voltam no dia 7 de janeiro de 2020.Nossa central de atendimento continua funcionando em formato de plantão, para tirar dúvidas, esclarecimentos sobre cursos e informações diversas..Outros serviços continuam funcionando, como recheques e outros serviços burocráticos para profissionais de aviação.Para esses qualquer tipo de contato, fale conosco Whatsapp comercial.Whatsapp EJ: (16) 3263-9160Aproveitamos para desejar boas festas a todos e um próspero ano novo.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2015

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Campo Verde - MT 55 66-3419-1510