Curso de Upset Recovery | Cursos para Piloto | EJ - Escola de Aviação Civil

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Cursos

Upset Recovery


Quando o estol acontece? Como identificar que um estol está prestes a acontecer?

Quando um piloto atua, intencionalmente, nos comandos de voo ou no motor da aeronave ou, ainda, em ambos, com a intenção de mudar a atitude e altitude ele está realizando uma manobra aérea.

Este curso usa os conhecimentos adquiridos e difundidos na acrobacia aérea para elevar substancialmente a capacidade e habilidade dos pilotos. Saber prevenir e sair de um parafuso, recuperar de uma atitude adversa, entender as características do estol em curva e, ainda, julgar melhor seus limites.

O treinamento de recuperação de Upset Recovery, estol avançado, entrada e saída de parafusos melhora muito a habilidade dos pilotos e ajuda a evitar acidentes. A FAA, órgão equivalente a ANAC nos EUA, exige esse curso para seus instrutores de voo nos EUA. O treinamento envolve o reconhecimento de situações do estol, a prevenção e a recuperação de parafusos. O curso não é obrigatório no Brasil, mas a EJ recomenda para todos os seus alunos. A EJ oferece este curso a partir de 2015.

A FAA, órgão equivalente a ANAC nos EUA, bem como a EASA, órgão equivalente na Europa exigem esse curso para seus instrutores de voo. O curso ainda não é obrigatório no Brasil, mas a EJ recomenda para todos os seus alunos e instrutores de voo.


Experiência

Destinado a pilotos em geral, com ou sem experiência.


Você pode

Acumular horas para o PCA. Voar mais confiante, seguro e suave nos comandos. Conhecer melhor seus limites.


Próxima etapa

Realizar o Curso Básico de Acrobacias e, posteriormente, se tornar um desportista através do Curso de Acrobacias de Competição.


Pré-requisitos

CMA (primeira, segunda ou quarta classe). CPR ou PPA.


Matérias

- Desorientação Espacial
- Chandelle
- Oito Preguiçoso
- Curvas de Grande (60o)
- Estóis (na reta, em curva, com/sem motor)
- Parafuso normal (01 volta)
- Recuperação de Atitudes Anormais.


Treinamento prático

3 horas de voo.


Aeronave utilizada

Cessna A152 “Aerobat”. Uma das melhores e mais seguras aeronaves do mundo para o treinamento de manobras. Aeronave certificada na categoria acrobática.


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Upset Recovery


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Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

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  • Formada a primeira turma da Faculdade EJ

    “O curso foi muito bom. Claro que éramos a primeira turma e muitas coisas ainda estavam em adaptação. Foi uma quebra de paradigma dentro da própria EJ, que teve que se preparar para oferecer um curso superior”, afirma Ricardo Miranda, 38, do Rio de Janeiro. Ele é um dos 15 alunos que iniciou o curso no segundo semestre de 2018 e acabou de se formar na EJ - Escola Superior de Aviação Civil. Para Ricardo, a faculdade de aviação foi uma vontade antiga que foi sendo adiada. É a segunda faculdade em que se formou. Ele cursou engenharia na CEFET/RJ, um centro de Educação Federal de alto conceito e especializou-se na British Columbia Institute of Technology, no Canadá. “Eu sempre quis ser piloto comercial, desde adolescente, mas minha família não podia arcar com os custos das horas de voo. Eu cheguei a fazer a banca do DAC quando tinha 18 anos, mas depois acabei parando o curso porque não consegui voar”, afirma.Ricardo já soma 230 horas de voo, sendo 31 horas solo. Paralelamente à Faculdade, fez os cursos práticos, do piloto privado ao comercial, entre outras especializações, como INVA - Instrutor de voo. “O fato de poder fazer as aulas práticas enquanto estuda é muito bom. Sair do voo e ir direto pra aula me ajudou a completar tudo em dois anos”, afirma.Quem também viu vantagens em possuir tanto a parte teórica como a prática no mesmo Campus foi Marcello Manno, 20, de Atibaia-SP. “O aluno não perde contato com os aviões ficando só na teoria”, explica. Marcello já possui 160 horas totais, com cerca de 25 em voos solo.Uma formação teórica mais sólida do que a dos pilotos comunsAlém das aulas de Filosofia, Matemática e Língua Portuguesa, que são partes essenciais de qualquer curso superior aprovado pelo MEC - Ministério da Educação, os alunos tiveram oportunidade de se aprofundar no ensino teórico. “Um exemplo bom é em segurança de voo. No curso teórico comum falam bastante sobre CRM (Crew Resource Management), mas de modo bem superficial. Na faculdade tivemos uma matéria específica sobre isso, e deu para aprofundar muito bem no assunto”, afirma Marcelo Grohmann, 21, de Lutécia-SP, que já possui 202 horas de voo, com 40 horas em voos solo e conseguiu uma oportunidade de dar aulas de navegação no curso normal de piloto privado na própria EJ enquanto fazia o curso superior.“A bagagem que tivemos nas matérias que nos passaram foi além do que era cobrado na banca para se tornar piloto, até mesmo tivemos aulas de inglês voltado à aviação nos dois últimos semestres”, complementa Grohmann.“Um curso superior tem outras matérias que fazem os alunos aprenderem a raciocinar, tomar decisões, melhorar os aspectos da comunicação e postura. E na parte técnica, como estudamos vários assuntos a fundo, é um diferencial tanto para o nosso próprio voo, quanto para uma possível seleção” diz Ricardo Miranda.“A sinalização para o mercado acho importante. Só o fato de você se propor a passar por um processo, ficar um tempo se dedicando, sinaliza que você é alguém diferente. Acho que também por isso a faculdade é um diferencial na aviação. Mas também não basta ser qualquer faculdade. Nosso curso foi muito bom por isso. Tivemos ótimos professores e acho que isso nos deu uma boa base. Agora é aprimorar e nos mantermos sempre atualizados”, afirma Daniel Casimiro, que já possui 140 horas de voo, de Ibitinga-SP, cidade vizinha a Itápolis. Casimiro é um dos poucos que não morou em Itápolis. Ele ia e voltava de Ibitinga e manteve-se trabalhando com criação de cavalos, negócio da família.Mulher voa, simEsta turma contou com duas mulheres, uma delas foi Lany Amorim, 24, de Barretos-SP. “Sempre tem um pessoal meio ignorante, mas isso não me atinge”, afirma. “Já escutei comentários como ‘se eu souber que a piloto é mulher, eu nem voo’. O pai de um amigo comentou perto de mim. É ridículo. Mas na EJ é bem diferente, o pessoal me acolheu mesmo”, complementa Lany, que divide um casa em Itápolis com outra aluna, do segundo semestre, e trabalha em Home Office na loja online de Aeromodelos de seus pais.Lany iniciou o curso de Piloto Privado no Aeroclube de Barretos e seguiu para a EJ, onde finalizou o PP. Agora ela já está com 57 horas de voo, cursando Piloto Comercial prático.Além de Lany, outro que manteve-se conciliando a faculdade com o trabalho foi Ricardo Miranda. Ele manteve sua atividade em engenharia consultiva em Home office enquanto voava e estudava. Miranda ainda encontrou tempo para fazer alguns voos mais longos. “Fiz umas navegações bacanas, como Belo Horizonte e Foz do Iguaçu”, afirma.Tempo de retração na aviaçãoA primeira turma terminou em um momento onde a aviação mundial está represada, devido a pandemia de COVID-19, que ainda perdura. “Mas uma hora a aviação vai voltar e vai precisar de profissionais, o mundo sempre passou por turbulências e sempre evoluímos”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.“E vai ter muita oportunidade, pois apenas como exemplo, o mercado de turismo que faturou mais de 136 bilhões de reais em 2019, e que respondeu por 8,1% do PIB brasileiro, está afoito para voltar. Esse mercado que impulsiona as viagens aéreas nacionais e internacionais”, complementa Luiz Lopes, coordenador do curso.“Acho que o diploma vai acabar sendo sim importante, mas independente se vão pedir ou não numa linha aérea, o curso valeu. Eu acho que a gente acabou ganhando conhecimento que muito provavelmente não veríamos nos cursos teóricos”, afirma Antonio Jorge, 21, de Boa Vista, Roraima, que fazia parte da equipe de monitoria da faculdade, ajudando outros alunos em aulas de reforço. FormandosAntonio Jorge de Souza NetoAntonio Mario RinaldiBruno CartolanoDaniel Martins CasimiroEduardo Pierobon PlastinaEmanuel de Aguiar DuarteIsadora Broseghini CostaLany Caroline Amorim Rodrigues Luis Fernando dos Santos Farias da Silva Marcelo José Simões Grohmann Marcelo Manno de Oliveira Nilson Marcos de Oliveira Dorta Junior Rafael Lourenço de Castro SantosRicardo Miranda RodriguesWeslley Munhoz CardosoA EJ deseja boa sorte e bons voos os aviadores e aviadoras formados na primeira turma da EJ - Escola Superior de Aviação Civil.Próximo vestibularO próximo vestibular ocorrerá em 6 de dezembro de 2020. As inscrições ocorrerão entre outubro e novembro.

  • Itápolis Airshow 2020 foi transmitido por live, veja vídeo completo

    Dia 30 de agosto ocorreu o Itápolis Airshow 2020. O evento com demonstrações acrobáticas já é um dos mais tradicionais da agenda nacional. Este ano, devido às restrições de saúde pública, foi executado de modo que pudesse ser transmitido por live pelo youtube. “Um show aéreo é um evento de dia inteiro. Este ano compactamos em duas horas todas as apresentações e transmitimos pela internet. Como não podíamos ter aglomerações de pessoas, levamos as acrobacias para as casas dos fãs de aviação”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.O evento contou com boa parte dos maiores pilotos da modalidade do Brasil. As apresentações acrobáticas contemplaram desde as manobras de alto desempenho, como os voos de Gunar Armin, no One Design, de Marcio Oliveira e Richieri, nos Sukhois 26 e 31, e de Beto Bazaia, no Extra-300, até as acrobacias mais clássicas, como as do Planador Grob sob o comando do Bolafly, do NA-T6 com Beto Bazaia, e do Cessna Aerobat e Super Decathlon pilotados por Filipe Rafaeli.O show foi finalizado com uma marcante apresentação da Esquadrilha Fox, composta por ex-militares voando três aeronaves do modelo RV. Durante a transmissão foram solicitadas doações para o Lar São José, entidade de assistência social, em Itápolis, no interior de São Paulo. “Foi um evento muito bacana, como todos os anos. E este foi especial, pois estávamos revertendo doações para as obras sociais”, disse Lucas Delcaro, o Airboss do evento.Próximos anosCom diversas câmeras e mesa de edição ao vivo, a transmissão foi feita em ritmo de cobertura televisiva, com Vadico como narrador. “Foi um sucesso. Não tínhamos experiência em transmissão ao vivo. A equipe funcionou muito bem e foram transmitidas ótimas imagens. O saldo foi positivo”, afirma Andrade. “Não sabemos se ano que vem já poderemos ter público, vamos aguardar o que as autoridades e cientistas vão dizer, mas mesmo se tivermos público, pretendemos, em 2021, transmitir online também”, complementa.Acrobacia como inventivo e como treinamentoA acrobacia aérea possui duas funções. Ela desenvolve a paixão pela aviação e também tem o objetivo de treinamento para segurança de voo. “Acrobacia não é só beleza das manobras. Um piloto treinado, por exemplo, em entrar e sair de parafusos, se torna um piloto mais seguro. Aqui na EJ ensinamos essas manobras em nosso curso de Upset Recovery”, afirma Edmir Gonçalves, diretor da EJ.Veja a transmissão completa

  • Lista dos Aprovados para o Curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves

    Abaixo segue o resultado do processo seletivo 2º semestre 2020, realizado no dia 19/07/2020 e provas agendadas, em ordem alfabética:  Adeilson Gabriel Lourenço Bezerra - AprovadoAdrielli Andreina de Souza Reversi - AprovadoAlberto De Paula Edwards Neto - AprovadoAlexandre Teixeira Dizarro - AprovadoÂngelo Monnerat Rivas - AprovadoBruno Gonçalves Tapparo - AprovadoErick Ferreira Vieira - AprovadoGabriel Augusto Bartholomeu - AprovadoGabriel Eliziari - AprovadoGabriel Gonçalves da Silveira - AprovadoGiulia Dótele Pandolpho - AprovadoIgor Carlos Lopes Costa - AprovadoJader Tulio Satiro - AprovadoJairo de Carvalho Santos Neto - AprovadoJosé Coimbra Freire Neto - AprovadoJose Henrique de Lima Freitas - AprovadoJuan Carlos Nobre Galloza - AprovadoMatheus Brito Martins - AprovadoNatham Fernandes Rodrigues - AprovadoNathan Vieira Cardozo - AprovadoNedson Rafael Aguiar da Silva - AprovadoNorberto Auzier Vieira Neto - AprovadoOtavio Franco Moraes Neto - AprovadoPedro Paulo Miranda - AprovadoPhilipe César de Oliveira Cardoso - AprovadoRafael de Morais Tinoco - AprovadoRenan Silva Seabra Pinto - AprovadoRodrigo Furlan - AprovadoVictória Beraha de Mello Rodrigues - AprovadoVinicius da SilvaTanaka Nascimento - AprovadoVinicius Frajuca Cunha - AprovadoVitor Nascimento Sá - Aprovado  * Os candidatos que foram reprovados no vestibular não aparecem nesta lista. * Aos aprovados, fiquem atentos, pois as matrículas serão realizadas entre os dias 27/07 a 31/07.*Os documentos exigidos para a matrícula deverão ser enviados para o e-mail da Secretária Acadêmica secretaria.academica@ej.com.br digitalizados no formato PDF.Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;Prova de quitação do Serviço Militar ou Certificado de Alistamento Militar, se do sexo masculino;Certidão de Nascimento ou Casamento;Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição;Duas fotos 3x4 recentes;Cédula de Identidade:CPF.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 3419-4157