EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

Pilotar aviões é para mim?


Entendendo os primeiros passos

Antes de respondermos essa pergunta, precisamos fazer outra pergunta para você. Ser um piloto de avião sempre foi seu sonho?
Se a resposta para essa segunda pergunta é sim, podemos dizer que pilotar aviões é para você.
Existem dois perfils distintos para quem sonha em ser piloto:


Perfil 1

Quer que o seu sonho de voar seja sua
profissão. Deseja ser piloto comercial.
Ama voar.

Perfil 2

Já tem sua profissão e quer ter
a aviação como lazer e hobby.
Ama voar.


Curso de Piloto Privado

Tanto quem deseja ser um profissional da aviação, como para quem deseja voar por hobby, o curso de Piloto Privado é o primeiro passo. Neste curso você aprende a pilotar aviões monomotores em condições visuais. E começa a voar solo, sem o auxílio de instrutores, ainda no decorrer do curso.


Como se tornar piloto de avião em seis passos:

01

Exame médico e aulas teóricas

Fazer exame médico e comprar seus livros. Você pode fazer a prova da ANAC sem um curso teórico homologado e estudando por conta. Mas a EJ oferece um curso intensivo de 40 dias, para quem tem vontade de agilizar. O pré-requisito é ter 18 anos de idade e ensino médio completo.

02

Primeiras aulas

Com a aprovação na ANAC dos seus conhecimentos teóricos, você pode iniciar as aulas práticas. Recomendamos o Cessna 152, a aeronave mais popular do mundo para se ter aulas de voo. No início, logo no primeiro voo, você começa a aprender alguns procedimentos de segurança e a voar reto e nivelado!

03

Aprendizado

As primeiras horas, você aprende a controlar o avião em voo: curvas, subidas, descidas e voos planados, além disso, todos os procedimentos de segurança de cada momento do voo. E na metade do curso, começa aproximar para pouso, pousar e decolar, junto com o instrutor.

04

Seu primeiro voo solo!

É um voo curto próximo ao aeroporto de origem. Este momento é marcante e é o auge do curso, além disso, é o momento que fica marcado na memória de todos os aviadores pelo resto da vida e absolutamente importante para sua formação.

05

Navegações

Você volta a voar com o instrutor para aprender mais e mais, repassa detalhes e deixa sempre fresco na memória todos os procedimentos. E começa a navegar, ir de um aeroporto para outro, usando desde mapa e bússola, até recursos mais avançados, como o GPS. Você pode voar o Cessna 172 se desejar.

06

Navegações solo!

Você, no fim do seu curso de PP, começa a fazer pequenas navegações sozinho. É importante para o piloto, criar e ter auto-confiança. É obrigatório na nossa escola o aluno voar pelo menos 10h solo no curso que tem no seu total, 46h de voo. Variando um pouco de aluno para aluno.


Perfil 1

Quer que seu sonho de voar
seja sua profissão.

Agora é hora de se especializar. Seguir em frente para quem deseja ser um profissional. O primeiro passo é iniciar o Curso de Piloto Comercial e outras especializações, como o voo em aeronaves multimotoras e o IFR (Instrument Flight Rules), que é o voo de aeronaves por instrumento, essencial na aviação comercial. Conheça a página com todos os nossos cursos

Cursos

Perfil 2

Já tem sua profissão e quer levar
a aviação como lazer e hobby.

Você agora é um aviador. Seu sonho é mais fácil do que imaginava. Agora você está habilitado para voar aviões monomotores em condições visuais de meteorologia. A EJ aluga para você as aeronaves em que você fez o curso para que continue voando. As horas de voo que você fizer, além de tudo, serão válidas para o curso de piloto comercial, onde o piloto precisa de cerca de 100 horas após o curso de PP para se formar. Isso é bom para que se um dia lhe der vontade de mudar de profissão. Assim você tem, além de tudo, uma carta na manga. Claro, que para se formar PC, você precisará de outra prova teórica, outro exame médico, e outras especializações. Mas boa parte do próprio curso de PC são os voos visuais em comando. A mesma experiência que você adquire voando pelo prazer de voar.


Perguntas Frequentes

  • Existem diferenças no curso de PP para quem deseja voar por hobby ou para quem deseja ser profissional?

    Não. O curso é o mesmo, tanto para um, quanto para outro. Claro que por ser um curso personalizado, onde cada aluno faz seu voo com seu instrutor, existe um respeito ao tempo de aprendizado de cada um. Mas o rigor das exigências, tanto para quem deseja seguir na profissão como para quem deseja voar por hobby, é o mesmo.

  • Fora o rigor das operações de voo em si, como é o agendamento das aulas?

    Neste caso entra, sim, uma diferença, o respeito ao tempo que cada aluno pode se dedicar. Normalmente os que pretendem ser profissionais tem maior possibilidade de se dedicarem integralmente e os que aprendem a voar por hobby, voa mais aos fins de semana.
    Exemplos: você pode fazer a parte prática de seu curso completo de PP em um mês, em casos de férias de trabalho, ou fazer o agendamento apenas para voos aos fins de semana.
    Na EJ os alunos montam a sua escala de voos através de um sistema on-line. Onde eles tem a possibilidade de escolher qual o prefixo da aeronave que quer voar, o instrutor de voo, a data e hora de suas decolagens. Ou seja, você pode fazer seu curso em um mês ou em até 6 meses, dependendo de sua preferência. Não recomendamos que seja mais espaçado que isso. Claro que se você quiser fazer o curso compacto, em um mês, voando praticamente todos os dias, você terá mais dificuldade para escolher o mesmo instrutor de voo, por exemplo.

  • O exame médico, como é?

    Você tem duas formas de fazer o exame médico de Segunda Classe, que é o exigido para o curso de PP, a primeira forma é fazê-lo nos hospitais da aeronáutica, como o HASP em São Paulo, no Campo de Marte, a outra é em médicos credenciados pela ANAC, que existem em diversas cidades.

  • O exame é rigoroso?

    Um pouco, mas nada extremamente exigente. Não precisa ser um maratonista para ser aprovado. Basicamente só são reprovados pessoas com doenças graves e crônicas. Você quer ser piloto privado de avião, não astronauta da NASA.

  • Posso fazer o curso de PP em qual tipo de Aeronave?

    Recomendamos o Cessna 152. É uma aeronave mais barata para o aprendizado inicial. Mas também recomendamos voar outros aviões de nossa frota, como o Cessna 172. Este é muito bacana quando estiver próximo de completar o curso e estiver em suas navegações, porque além de tudo você já aprende a navegar com os recursos do Glass Cockpit, onde todas as informações de voo ficam dispostas em telas de LCD no painel do avião, como nos grandes aviões comerciais.

  • Qual o método de pagamento das horas de voo?

    Você pode pagar em até 10 vezes cada um de nossos cursos, no cartão de crédito.

  • Tenho mais dúvidas, o que faço?

    Mande uma mensagem para nós através da aba contato ou faça-nos uma visita em uma de nossas unidades, conheça a nossa estrutura, os aviões, converse com nossos instrutores e outros alunos.
    Lembre-se, voar não é difícil nem muito distante.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

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    Mural Informativo


  • Vestibular: Leia o edital da EJ Escola Superior de Aviação Civil

     R E S O L U Ç Ã O N° 001/2018 – CONSU APROVA, AD REFERENDUM DO CONSU, AS NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO E O NÚMERO DE VAGAS A SEREM OFERT ADAS NO CURSO TECNOLÓGICO SUPERIOR DE PILOTAGEM PROFISSIONAL DE AERONAVES - CÂMPUS ITÁPOLIS O Diretor Acadêmico, no uso de suas atribuições estatutárias e considerando as disposições contidas no Artigo 10°, § 14°, do Regimento Geral da EJ FACULDADE DE TECNOLOGIA EM AVIAÇÃO CIVIL, R E S O LV E: Art. 1° Aprovar, ad referendum do CONSU, as normas para a realização do Processo Seletivo e o número de vagas a serem ofertadas nos CURSO TECNOLÓGICO SUPERIOR DE PILOT AGEM PROFISSIONAL DE AERONA VES - CÂMPUS ITÁPOLIS, para os ingressantes no 2o. Semestre de 2018. Art. 2° Fixar a vigência desta Resolução a partir da presente data, revogadas as disposições em contrário. EJ FACULDADE DE TECNOLOGIA EM AVIAÇÃO CIVIL Sala de Sessões do Consu – Conselho Superior. Itápolis, 04 de junho de 2018 Anderson Carlos da Silva DIRETOR ACADÊMICO ANEXO EDITAL N° 01/2018PROCESSO SELETIVO E O NÚMERO DE VAGAS A SEREM OFERTADAS NO CURSO TECNOLÓGICO SUPERIOR DE PILOTAGEM PROFISSIONAL DE AERONAVES CÂMPUS ITÁPOLIS A EJ FACULDADE DE TECNOLOGIA EM AVIAÇÃO CIVIL,em conformidade à Portaria Normativa MEC no. 01 de 03 de janeiro de 2017 e parecer CNE/CES 162/2018, e-MEC 201609064o,torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Junho de 2018, para o preenchimento de 40 (quarenta) vagas no CURSO TECNOLÓGICO SUPERIOR DE PILOTAGEM PROFISSIONAL DE AERONAVES. Ocurso funcionará no período noturno, no Campus da Faculdade, situada na Rua Paraná, no. 450, Aeroporto, Itápolis, Estado de São Paulo. Art. 1°As inscrições estarão abertas no período de 18 de junho a 27 de junho de 2018. No caso de haver vagas remanescentes, após o período de matrículas do 1o Processo, as inscrições serão reabertas no período de 16 a 17 de julho de 2018, num 2o Processo. Art. 2° O primeiro vestibular está marcado para as 09:00 hrs do dia 01de julho de 2018, no Campus da Faculdade, situada na Rua Paraná, no. 450, Aeroporto, cidade de Itápolis, Estado de São Paulo. Em caso de vagas remanescentes, o 2o. Vestibular está marcado para o dia 18de julho de 2018, às 19:30 também no Campus da Faculdade em Itápolis. Art. 3° As vagas do curso de graduação tecnológica ofertadas, sua carga horária, seus respectivos turnos estão previstos conforme: Turno: Noturno?Carga Horária: 1760 horas?Aulas: De Segunda-feira à Sábado?Horário: 19:10 hrs às 22:40 hrs – 08:00 hrs às 11:30 hrs Vagas: 40 vagas noturnas Art. 4°Poderão inscrever-se candidatos que estejam formados no Ensino Médio (ou equivalente) ou que possuam o Certificado de Conclusão deste nível de ensino, obtido pela via regular ou da suplência; Art. 5° Ao se inscrever, o candidato aceita de forma irrestrita as normas e condições estabelecidas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento; Art. 6° No dia da realização do Processo Seletivo o candidato deverá apresentar o original ou cópia de sua Carteira de Identidade; Art. 7° O Processo Seletivo da EJ, em consonância com a legislação vigente, tem por finalidade selecionar candidatos para ingresso no curso de graduação tecnológica da EJ, avaliando o domínio de conhecimento gerais, interpretar fatos e dados e de raciocinar de maneira lógica; Art. 8°Prova de múltiplas escolhas: Será avaliado o uso das disciplinas do ensino médio, através de prova de múltiplas escolha, perfazendo um valor de 10,00 pontos; Art. 9°Resultado do ENEM: O candidato que optar pelo aproveitamento dos resultados do ENEM, terá sua nota final para efeito de classificação, calculada da seguinte forma: Nota Final = {[4x (nota da prova EJ) + 1x (pontuação do ENEM-proporcional a 10,00)]/5}. Os candidatos que não optarem pelo aproveitamento de resultado do ENEM terão como nota final, para efeito de classificação, a própria nota do processo seletivo. Art. 10° O tempo mínimo para realização da prova será de 60 (sessenta) minutos. ART 11°O resultado do Processo Seletivo será publicado no dia de 04 de julho de 2018 – 1o Processo, 19de julho de 2018 – 2o Processo, nas dependências e no site da EJ FACULDADE DE TECNOLOGIA EM AVIAÇÃO CIVIL. Não haverá revisão de resultados. ART 12°A classificação final obedecerá à ordem decrescente de pontos para fins de chamada dos candidatos. Em caso de empate, e a fim de que apenas um candidato ocupe cada uma das posições classificatórias, a posição será ocupada pelo candidato que se autodeclarar, no ato da inscrição e nesta ordem, negro, pardo ou indígena. Persistindo o empate, a posição será ocupada pelo candidato mais idoso. Serão excluídos da classificação os candidatos que não alcançarem, no mínimo, 4,0 (quarto) pontos na prova. ART 13°As matrículas serão realizadas de 09 a 13 de julho de 2018 - 1o Processo; 19 a 20 de julho de 2018 - 2o Processo; na Secretaria da Faculdade, das 13hrs às 22hrs. Serão exigidos os seguintes documentos em duas cópias, sendo que uma das cópias deverá ser autenticada: Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; Prova de quitação do Serviço Militar ou Certificado de Alistamento Militar, se do sexo masculino; Certidão de Nascimento ou Casamento; Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição; Duas fotos 3x4 recentes; CPF; Cédula de Identidade. No ato da apresentação dos documentos o candidato preencherá e assinará, em duas vias, Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. O candidato classificado e regularmente matriculado que solicitar cancelamento de matrícula por motivo de ingresso em outra Instituição de Ensino, ou qualquer outro motivo, será reembolsado em 80% (oitenta por cento) do valor da matricula, devendo o requerimento de cancelamento de matrícula ser protocolizado junto à Secretaria da Faculdade até dois dias úteis antes do início do período letivo. ART 14°Cláusula Condicionante: A EJ FACULDADE DE TECNOLOGIA EM AVIAÇÃO CIVIL, reserva-se o direito de não implantar turmas ou cursos que não totalizarem a quantidade mínima de 20 (vinte) alunos por classe.

  • Fabrício Luizetti, instrutor chefe da Unidade Campo Verde da EJ, é contratado pela LATAM

    Com menos de dez anos de idade, em Agudos, interior de São Paulo, Fabricio Luizetti, hoje com 31, começou a se interessar por aeromodelismo. Havia um campinho perto de sua casa onde praticantes da modalidade se reuniam e colocavam seus modelos em voo. Sobre a cidade alguns silenciosos planadores que decolavam do Aeroclube de Bauru, apenas 15 km dali, e voavam em círculos procurando térmicas. “Aquilo me fascinava”, relembra. Na adolescência se manteve acompanhando os aeromodelistas agudenses. Aos 18 mudou-se para o Paraná e seguiu com estudos acadêmicos. Formou-se em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, emendou sua segunda graduação, em Comércio Exterior, na CESPAR, também na mesma cidade, e pós graduação em finanças no Instituto Paranaense de ensino. Paralelamente enquanto estudava, achava que podia satisfazer sua vontade de aviação mantendo o hobby com aeromodelos, construindo e voando os pequenos aviões com o grupo de aeromodelistas de Maringá. Formado e bem qualificado, não foi difícil arrumar um bom emprego. Logo começou a trabalhar em um conglomerado de usinas exportadoras de açúcar e etanol. Rapidamente foi subindo de cargos, aumentando seu salário e construindo a tão almejada estabilidade profissional. “Mas eu não estava feliz”, conta Luizetti que pediu demissão depois de dois anos de empresa, aos 25, e mudou-se para a Itália para um ano sabático, onde pode se aprofundar na cultura européia e aprender mais uma língua. Foi também um tempo de reflexão e da volta ao sonho de adolescência: a aviação. Estava decidido a começar uma nova carreira e iniciou um estudo a distância de piloto privado pela Oxford Aviation, escola da Inglaterra. Voltou ao Brasil e passou na prova teórica da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, no curso de piloto privado, e logo já iniciou seus voos na EJ Itápolis, onde concluiu o curso inicial. Na sequência, fez o curso o de piloto comercial e instrutor de voo. Dois anos depois, em 2014, estava formado e entrou na fila para se tornar instrutor da EJ, o que durou um ano. “Nesse tempo aproveitei para fazer o multi, tirar o ICAO, fazer o PLA teórico e voar aviões convencionais”, afirma. “O tempo de espera foi produtivo e necessário para eu me qualificar”. Foi contratado pela EJ Itápolis e iniciou na instrução. Por ter se adaptado à aeronaves convencionais no Aeroclube de Itápolis, foi transferido para a unidade da EJ em Campo Verde, Mato Grosso. Esta unidade que por estar em uma região polo do agronegócio ensina tanto nos cursos piloto privado como comercial, operações nos modelos PA-18, convencionais. É uma preparação para os alunos que desejam atuar na aviação agrícola. Na unidade se tornou chefe de instrução. “Fui ganhando experiência, me aprofundando nos regulamentos ANAC, no SOP da empresa, evoluindo como professor teórico e instrutor de voo, além disso fui melhorando minha capacidade de comunicação, flexibilidade e determinação”, conta Fabrício, que ficou entusiasmado em ser instrutor por influência de sua mãe, Maria Celina, professora de Geografia e História. “Adoro ensinar. Minha mãe é professora e carrego isso como inspiração”, afirma. Na EJ como instrutor atuou por 3 anos, voou 1100 horas em todas as aeronaves da unidade, desde o Pa-18, passando pelos Cessnas 152, Tupi, Corisco e Seneca, em aulas de multimotor. Quando pediu demissão da empresa onde trabalhava e tinha bons salários, seus colegas de trabalho estranharam. “Perceberam que seria uma mudança arriscada, porém positiva. Esse fato até serviu para impulsionar colegas para novos rumos na carreira. Um colega que trabalhava comigo saiu alguns meses depois para fazer um mestrado. Hoje é economista de destaque, professor e colunista de uma importante radio.”, conta Luizetti, enquanto finaliza as aulas teóricas na LATAM, para voar aviões da linha Airbus da empresa. “Um ato de coragem acaba contagiando as pessoas, motivando-as a buscar desafios”, complementa. Dicas para quem está começando? “Dedicação, vontade de estudar, vontade de aprender e humildade. As coisas vão acontecendo aos poucos, e eu acredito que esse tempo tem que ser respeitado e a gente sempre busca evoluir durante essa transição”, afirma. “O estudo do inglês é muito importante se a intenção for aviação comercial. Criar um piloto comercial do zero é mais fácil do que ensinar uma pessoa a falar inglês do zero. Se a intenção for aviação comercial, vale a pena começar estudar inglês antes mesmo de iniciar o curso”. Luizetti segue agora para Dubai, onde inicia os treinamentos em simulador de voo. Em breve volta ao Brasil e inicia seu treinamento em rota, já com passageiros. A EJ deseja boa sorte em sua carreira como aviador de linha aérea.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510