EJ - Escola de Aviação Civil


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Perguntas frequentes

O Cessna 152 é recomendado para o início do treinamento


Leia as dúvidas mais comuns de nossos clientes

  • 01 - Primeiro passo: Curso de Piloto Privado de Avião.

    - Requisitos iniciais: possuir 18 anos de idade e 2º grau completo.

  • 02 - CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe.

    - Solicitar a alguma Escola ou Aeroclube homologado pela ANAC a carta de apresentação para realização do exame médico de segunda classe (tipo de exame necessário para Piloto Privado), também chamado de CCF – Certificado de Capacidade Física.

  • 03 - Aonde realizar os exames para conseguir o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe?

    - O exame médico pode ser realizado tanto nos hospitais da aeronáutica ou em clínicas particulares que forem credenciadas pela ANAC para realização dos exames. Solicitar endereços dos hospitais e clínicas pelo contato@ej.com.br

  • 04 - Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de segunda classe?

    - A validade do CMA de segunda classe é de 5 anos.

  • 05 - Com o CMA em mãos, já posso iniciar minhas aulas de voos?

    - Com o CMA em mãos, você poderá dar início ao curso de Piloto Privado de Avião teórico, e até mesmo dar início aos voos, com a restrição que só poderá pilotar aviões acompanhado de instrutores.

  • 06 - Qual o tempo de duração do curso teórico de piloto privado de avião?

    - A carga horária do curso para piloto privado Teórico é de aproximadamente 280 horas/aula, dividias em 6 semanas em regime intensivo na EJ Escola de Aeronáutica. Existem cursos em outras escolas no regime extensivo que pode durar até 8 meses, dependendo da carga horária semanal.

  • 07 - Qual a frequência e matérias ministradas no curso de piloto privado de avião?

    - O curso para piloto teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
    - A Aviação Civil;
    - Combate ao fogo em aeronave;
    - Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;
    - Medicina de Aviação;
    - Meteorologia;
    - Navegação;
    - Palestra "O piloto privado - avião";
    - Regulamentação da Aviação Civil;
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo;
    - Segurança de voo;
    - Teoria de voo.

  • 08 - Após a conclusão do curso de Piloto Privado Teórico, qual o próximo passo?

    - É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 250,00.

  • 09 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

    Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:
    Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;

    Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;

    Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;

    Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;

    Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;

    Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;

    Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;

    Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;

    Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;

    Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;

    Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;

    Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;

    São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

  • 10 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Piloto Privado?

    - O exame da ANAC possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
        - Conhecimentos técnicos da aeronave;
        - Meteorologia;
        - Navegação;
        - Regulamentos de tráfego aéreo;
        - Teoria de voo.

  • 11 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

    - O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso de Piloto Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
    - Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

  • 12 - Treinamento Prático do Piloto Privado.

    - Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento para conclusão.
    - O Treinamento Prático é composto de 46 horas de voo (Programa EJ), sendo que 10 destas horas serão realizadas em voo solo (5 horas) e em navegações (5 horas). A quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico dos alunos.

  • 13 - Em quais aeronaves posso realizar meu treinamento prático de PP?

    - A EJ Escola de Aviação utilizada a aeronave Cessna-152 para o treinamento inicial de PP. Trata-se de uma aeronave de 2 lugares, segura, simples e fácil de operar.
    - Ainda no PP você voará o Cessna-172/G1000 ou o Tupi para as horas em noturno. 
    - Apesar de ser mais recomendado que o aluno inicie seus voos na aeronave Cessna-152, também pode optar por realizar todo o seu curso de Piloto Privado no Cessna-172/G1000 ou o Tupi. Tratam-se de aeronaves de 4 lugares, também simples de operar, porém com custo maior. 

  • 14 - Voo de avaliação para obtenção da licença PPA.

    - Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião (PPR).
    - Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

  • 15 - O que me permite a Licença de Piloto Privado?

    - Com a habilitação de Piloto Privado em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões Monomotoras em condições visuais, porém somente desportivamente ou em aeronave particular. Não poderá exercer nenhuma função remunerada.
    - Para que o aluno dê continuidade na carreira, deverá realizar o curso de Piloto Comercial de Avião.

  • 16 - Segundo Passo: Curso de Piloto Comercial

    - Requisitos iniciais: possuir a licença de Piloto Privado de Avião e 2º grau completo;

  • 17 - Certificado Médico Aeronáutico de Primeira Classe.

    - Solicitar a alguma Escola ou Aeroclube homologado pela ANAC a carta de apresentação para realização do exame médico de primeira classe (tipo de exame necessário para Piloto Comercial), também chamado de CCF – Certificado de Capacidade Física.

  • 18 - Onde realizo os exames para conseguir o CCF de primeira classe?

     - O exame médico de Primeira Classe só pode ser realizado nos hospitais da aeronáutica abaixo:
    HABE - Hospital de Aeronáutica de Belém - (91) 3215-6500;
    HACO - Hospital de Aeronáutica de Canoas - (51) 3472-1621;
    HARF - Hospital de Aeronáutica de Recife - (81) 3461-7800;
    BANT - Base Aérea de Natal - (84) 4008-7100;
    BAFZ - Base Aérea de Fortaleza - (85) 3216-3043;
    BASV - Base Aérea de Salvador - (71) 3377-8330;
    CEMAL - Centro de Medicina Aeroespacial - (21) 2101-7148;
    EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar - (32) 3339-4102;
    PAMA LAGOA SANTA - Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa - (31) 3689-3385;
    AFA - Academia da Força Aérea - (19) 3565-7151;
    HASP - Hospital de Aeronáutica de São Paulo - (11) 2224-7100;
    EEAR - Escola de Especialistas da Aeronáutica - (12) 3123-1271;
    BACG - Base Aérea de Campo Grande - (67) 3368-3270;
    CINDACTA II - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - (41) 3251-5295;
    HFAB - Hospital Força Aérea de Brasília - (61) 3365-2000;
    BAPV - Base Aérea de Porto Velho - (69) 3225-2255;
    HAMN - Hospital de Aeronáutica de Manaus - (92) 3623-4214.

    - Alguns médicos credenciados estão emitindo o CMA de 1º Classe, para isso deverá consultar o médico de sua preferência.

  • 19 - Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de primeira classe?

    - A validade do CMA de primeira classe é de 1 ano.

  • 20 - Qual a frequência e matérias ministradas no Curso de Piloto Comercial Teórico?

    - O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
    - Aerodinâmica e Teoria de Voo;
    - A Aviação Civil;
    - Conhecimentos Técnicos (motores à reação);
    - Física;
    - Inglês;
    - Instrução Aeromédica;
    - Matemática;
    - Meteorologia;
    - Navegação Aérea (IFR);
    - O Piloto Comercial de Avião;
    - Regulamentação da Aviação Civil;
    - Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR);
    - Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita;
    - Segurança de Voo; e
    - Teoria de Voo.

  • 21 - Qual o tempo de duração do curso de piloto comercial teórico?

    - A carga horária do curso Teórico é de aproximadamente 330 horas/aula, dividias em 7 semanas em regime intensivo na EJ Escola de Aviação. Existem cursos em outras escolas no regime extensivo que pode durar até 8 meses, dependendo da carga horária semanal.

  • 22 - Após a conclusão do Curso de Piloto Comercial Teórico, qual o próximo passo?

    - É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 250,00 aproximadamente.

  • 23 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

    Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:

    Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;

    Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;

    Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;

    Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;

    Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;

    Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;

    Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;

    Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;

    Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;

    Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;

    Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;

    Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;

    São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

  • 24 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Piloto Comercial?

    O exame da ANAC possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
    - Conhecimentos técnicos da aeronave;
    - Meteorologia;
    - Navegação;
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo;
    - Teoria de Voo.

  • 25 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

    - O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
    - Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

  • 26 - Treinamento Prático de Piloto Comercial.

    - Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento.

  • 27 - Em quais aeronaves posso realizar meu treinamento prático de PCA?

    - A EJ Escola de Aviação utilizada as seguintes aviões para treinamento de PCA:
        - Cessna-152;
        - Cessna-172/G1000;
        - Simulador IFR AATD;
        - Seneca II ou III (caso opte por treinamento em aeronaves multimotores).


  • 28 - Habilitação para voo por instrumento.

    - O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado. O treinamento teórico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico.
    - Durante esta etapa o aluno também realizará o treinamento em simuladores de voo.

  • 29 - Treinamento em aeronaves multimotores.

    - O curso para piloto de Multimotores (MLTE) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar dentro das licenças do Curso de Piloto Privado ou Curso de Piloto Comercial. O treinamento é somente prático e permite ao piloto trabalhar em alguma companhia aérea..

  • 30 - Voo de avaliação para obtenção da licença PCA.

     - Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião (PPR).
    - Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

  • 31 - O que me permite a Licença de Piloto Comercial?

     - Com a habilitação de Piloto Comercial em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões monomotores e dependendo das licenças obtidas durante o curso poderá voar em condições meteorológica adversas e ainda em aeronaves multimotores.
    - Com esta habilitação poderá exercer funções remunerada.
    - Caso o aluno não tenha acesso ao mercado de trabalho poderá realizar o curso de INVA (Instrutor de voo) treinamento também feito pela EJ.

  • 32 - Terceiro Passo (opcional): Curso de Instrutor de Voo.

    - O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de Instrutor de Voo permite, ainda, que o piloto de avião atue como instrutor em escolas de aviação civil.

  • 33 - Qual a frequência e matérias ministrads no Curso de Instrutor de Voo Teórico?

     - O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
        - Relações Interpessoais;
        - O Instrutor e a Comunicação;
        - Processo Ensino - Aprendizagem;
        - A Avaliação e a Crítica;
        - Recursos Audiovisuais;
        - Teoria de Voo;
        - Instrução Aeromédica;
        - Noções de Direito Aeronáutico;
        - Segurança de Voo;
        - A Aviação Civil.


  • 34 - Qual o tempo de duração do curso de instrutor de voo teórico?

     - A carga horária do curso Teórico é de aproximadamente 80 horas/aula, dividias em 15 dias em regime intensivo na EJ Escola de Aeronáutica.

  • 35 - Após a conclusão do Curso de Instrutor de Voo Teórico, qual o próximo passo?

     - É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 50,00 aproximadamente.

  • 36 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

     Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:

    Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;

    Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;

    Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;

    Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;

    Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;

    Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;

    Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;

    Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;

    Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;

    Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;

    Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;

    Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;

    São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

  • 37 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Instrutor de Voo?

    O exame da ANAC possui 20 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
        - Relações Interpessoais;
        - O Instrutor e a Comunicação;
        - Processo Ensino - Aprendizagem;
        - A Avaliação e a Crítica;
        - Recursos Audiovisuais;
        - Teoria de Voo;
        - Instrução Aeromédica;
        - Noções de Direito Aeronáutico;
        - Segurança de Voo;
        - A Aviação Civil.

  • 38 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

     - O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
    - Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

  • 39 - Treinamento Prático de Instrutor de Voo.

     - Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento.

  • 40 - Em qual aeronave posso realizar meu treinamento prático de INVA?

     - A EJ Escola de Aviação utilizada o Cessna-152 para treinamento de INVA.

  • 41 - Voo de avaliação para obtenção da licença INVA.

    - Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Instrutor de voo (INVA).
    - Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

  • 42 - O que me permite a Licença de Instrutor de Voo?

     - Esse curso habilita o piloto comercial a exercer a função de instrutor de voo em escolas de aviação civil.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

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    Mural Informativo


  • Instrutores EJ fizeram dobradinha no campeonato brasileiro de acrobacias

    Pedro Anunciação e Juliana Fraschetti conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, no campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, que ocorreu na AFA - Academia da Força Aérea, em Pirassununga, entre os dias 12 e 14 de Julho/18. Os dois são instrutores do curso de acrobacia aérea da EJ e dão aulas no Super Decathlon da escola. Eles participaram da Categoria Sportsman, a mais competitiva do Brasil. Ao todo, a competição contou com nove competidores na categoria. No ano passado os dois competiram na categoria Primary, a categoria de entrada, no Campeonato Brasileiro, onde Juliana conquistou o título de Campeã brasileira e Pedro vice. Agora houve uma inversão de posições. Com a conquista no ano passado, Juliana foi a primeira mulher em 72 anos a ser campeã de acrobacias no país, sendo a anterior, a pioneira Joana Castilho, que venceu uma competição na década de 40. Pedro voou o modelo Super Decathlon e Juliana o biplano Pitts S-2C, ambos de fabricação norteamericana. Como funcionam as competições Os campeonatos de Acrobacia tem julgamento técnico, onde todos os pilotos executam suas sequencias. Os juízes ficam no solo e contam pontos por ângulos das manobras, rotações, linhas e proas. A competição foi organizada pela CBA - Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas. O box acrobático é uma caixa virtual com 1 km de altura, de largura e de profundidade onde os pilotos executam suas manobras seguindo o Código Aresti, padrão da FAI - Féderation Aéronatique Internationale, que é o método de catalogar e julgar as figuras acrobáticas, introduzido no primeiro campeonato mundial, em 1960, na Checoslováquia, inaugurando a era moderna da acrobacia aérea, de precisão. A EJ, com muito orgulho, parabeniza a dupla de instrutores. Resultados Pedro Anunciação (EJ) - 86,23% Juliana Fraschetti (EJ) - 84,73% Abdul Pollmann (Paraná) - 80,70% William Rambo (Mato Grosso)- 80,58% Skzypek (Rio Grande do Sul) - 79,60% João Fernandes (Rio de Janeiro) - 78.13% Paulo Tomasetto (Rio Grande do Sul) - 77,39% Thiago Sabino (São Paulo) - 70,28%

  • Lucas Dias, instrutor da EJ Jundiaí, é contratado pela aviação executiva

    Quando adolescente pensava em ser médico, mas morando perto dos aeroportos de Campo de Marte e de Guarulhos, em São Paulo, sua cidade natal, não se furtava em olhar para o céu e ver os aviões em operações nos dois aeroportos. “Isso me despertou uma curiosidade e comecei a pesquisar sobre os modelos e cias aéreas, até que essa curiosidade se tornou uma vontade enorme de estar lá dentro desses pilotando”, explica Lucas Batista Dias, 22, recentemente contratado para voar na aviação executiva. Antes de atingir a maioridade, decidido, iniciou o curso teórico no Aeroclube de São Paulo para passar na prova da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. Com a aprovação em mãos, apoio moral e financeiros dos pais, dirigiu-se a EJ Jundiaí para iniciar seu curso de piloto privado prático, onde começou já a voar alguns meses antes de completar dezoito anos. (O regulamento permite que o aluno faça até 15 horas de voo antes da maioridade). “Eu nunca tinha voado antes em uma aeronave de pequeno porte, porém quando decolei já tive a certeza mais do que absoluta de que era isso que eu queria”, relembra Lucas que logo após formado em piloto privado, encontrou uma oportunidade para trabalhar nas operações da EJ Jundiaí. Trabalhar em operações foi uma oportunidade de pagar os cursos seguintes com o próprio esforço. “Meus pais sempre me ensinaram e cobraram isso, minha independência financeira, para que eu sempre pudesse dar muito valor a cada centavo gasto”, afirma Lucas que trabalhou na EJ/operações por quase três anos e sempre era um dos primeiros a chegar, pelo menos uma hora e meia antes dos primeiros voos, onde abria os hangares, tirava os aviões para o pátio, organizava as documentações de cada um dos voos da escola, além de lavar os hangares, limpar aviões e auxiliar alunos e clientes com os planos de voo, entre outros trabalhos administrativos. “Trabalhar em operações me proporcionou conhecer a aviação por outro ângulo. Eu nunca imaginei que poderia haver tantos procedimentos por trás de um voo. Isso me trouxe uma experiência inimaginável, sou muito grato por está oportunidade.”, explica. No início de 2017, formado no restante dos cursos até instrutor de voo, teve a oportunidade de iniciar como instrutor de voo da unidade Jundiaí. “O que posso dizer é que a aviação é um eterno aprendizado, como instrutor eu aprendi muito, diversas vezes os alunos acham que só eles estão ali aprendendo, mas na verdade nós também estamos. Estude muito, tenha Fé e jamais desista, porque quando a oportunidade chegar, tu tem que estar preparado”. Na unidade Lucas voou o Cessna 152, o 172 e Tupi, além de fazer alguns voos de Baron G58 e Corisco como freelance da aviação executiva. Em pouco mais de um ano ele fez cerca de 600 horas voo como instrutor, somando pouco mais oitocentas com os voos extras. Dias agora foi contratado para ser copiloto de Citation M2 na aviação executiva. “Estou em uma fase de aprendizado, pois nunca tinha voado uma aeronave a jato antes. Estou aprendendo muito com esta operação diferenciada, pois esta aeronave voa no FL410”, explica. “Quando tu atinge teu objetivo, tu vê que todo o esforço valeu”, resume Lucas sobre sua jornada de quatro anos de aviação. A EJ deseja boa sorte para Lucas em sua carreira.

  • Resultado do Processo Seletivo do curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves

    A EJ Escola Superior de Aeronáutica oferece o curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves. É um curso de graduação de nível superior já devidamente aprovado pelo MEC - Ministério da Educação. Será realizado no Campus EJ Itápolis, onde também são oferecidos todos os cursos práticos para quem deseja ser tornar piloto profissional. Desde o piloto privado, passando pelo comercial, e especializações como Upset Recovery e Jet Training. Abaixo segue o resultado do processo seletivo, realizado no dia 01/07/2018: N° Inscrição.       Nome                                                               Situação 31401                   Antônio Mário Rinaldi                                      APROVADO 31402                   XXXXXXXXXXXXXXXX                                  AUSENTE 31403                   Felipe Urritia Lamberti                                     APROVADO 31404                   Felipe Mateus Rinheiro dos Santos Rizzatto  APROVADO 31405                   Weslley Munhoz Cardoso                               APROVADO 31406                   Luis Fernando dos Santos Farias da Silva     APROVADO 31407                   Davi Barbosa Liscio                                         APROVADO 31408                   Emanuel de Aguiar Duarte                              APROVADO 31409                   Eduardo Pierobon Plastina                             APROVADO 31410                   Caio Fernandes de Matos Rodrigues             APROVADO 31411                   Antonio Jorge de Souza Neto                         APROVADO 31412                  José Felipe Araujo Françoso                           APROVADO 31413                  Bruno Eduardo Gott                                         APROVADO 31414                  Jonatan Henrique Roque                                 APROVADO 31415                  Lucas Vaz Trindade                                          APROVADO 31416                  Leonardo Venturini Filho                                  APROVADO 31417                  Rafael Lourenço de Castro Santos                  APROVADO 31418                  Josué Fernando Lazarino Coelho                    APROVADO 31419                  Luiz Grossi Neto                                               APROVADO 31420                  Raphael Agostinho Porto                                 APROVADO 31421                  XXXXXXXXXXXXXXXX                                   AUSENTE 31422                  Lany Caroline Amorin Rodrigues                     APROVADO 31423                  Erick Antonius Krabrbrenlong                          APROVADO 31424                  XXXXXXXXXXXXXXXX                                   AUSENTE 31425                  Marcelo Manno de Oliveira                              APROVADO 31426                  XXXXXXXXXXXXXXXX                                   AUSENTE 31427                  Daniel Martins Casimiro                                   APROVADO 31428                  Breno Horn                                                       APROVADO 31429                  Jonatas de Almeida Proença                           APROVADO 31430                  Ricardo Miranda Rodrigues                             APROVADO 31431                  Guilherme Vilela Starling                                 APROVADO 31432                  Matheus Pozza Negrão Fernandes                 APROVADO 31433                  Amanda Machado Oliveira                              APROVADO 31434                  Isadora Broseghini Costa                                APROVADO 31435                  Marcelo José Simões Grohman                      APROVADO 31436                  Leonardo da Costa Rocha                              APROVADO 31437                  Nilson Marcos de Oliveira Dorta Junior           APROVADO 31438                  Bruno Schio JacintoA                                      APROVADO 31439                  XXXXXXXXXXXXXXXX                                  REPROVADO As matrículas serão realizadas de 09 a 13 de julho de 2018 na secretaria da EJ, conforme instruções do edital da EJ Escola Superior de Aviação - clique aqui para acessar o Edital. Agradecemos a todos os participantes do processo seletivo e parabenizamos os aprovados. Voe mais alto.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510