EJ - Escola de Aviação Civil


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Perguntas frequentes

O Cessna 152 é recomendado para o início do treinamento


Leia as dúvidas mais comuns de nossos clientes

  • 01 - Primeiro passo: Curso de Piloto Privado de Avião.

    - Requisitos iniciais: possuir 18 anos de idade e 2º grau completo.

  • 02 - CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe.

    - Solicitar a alguma Escola ou Aeroclube homologado pela ANAC a carta de apresentação para realização do exame médico de segunda classe (tipo de exame necessário para Piloto Privado), também chamado de CCF – Certificado de Capacidade Física.

  • 03 - Aonde realizar os exames para conseguir o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe?

    - O exame médico pode ser realizado tanto nos hospitais da aeronáutica ou em clínicas particulares que forem credenciadas pela ANAC para realização dos exames. Solicitar endereços dos hospitais e clínicas pelo contato@ej.com.br

  • 04 - Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de segunda classe?

    - A validade do CMA de segunda classe é de 5 anos.

  • 05 - Com o CMA em mãos, já posso iniciar minhas aulas de voos?

    - Com o CMA em mãos, você poderá dar início ao curso de Piloto Privado de Avião teórico, e até mesmo dar início aos voos, com a restrição que só poderá pilotar aviões acompanhado de instrutores.

  • 06 - Qual o tempo de duração do curso teórico de piloto privado de avião?

    - A carga horária do curso para piloto privado Teórico é de aproximadamente 280 horas/aula, dividias em 6 semanas em regime intensivo na EJ Escola de Aeronáutica. Existem cursos em outras escolas no regime extensivo que pode durar até 8 meses, dependendo da carga horária semanal.

  • 07 - Qual a frequência e matérias ministradas no curso de piloto privado de avião?

    - O curso para piloto teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
    - A Aviação Civil;
    - Combate ao fogo em aeronave;
    - Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;
    - Medicina de Aviação;
    - Meteorologia;
    - Navegação;
    - Palestra "O piloto privado - avião";
    - Regulamentação da Aviação Civil;
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo;
    - Segurança de voo;
    - Teoria de voo.

  • 08 - Após a conclusão do curso de Piloto Privado Teórico, qual o próximo passo?

    - É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 250,00.

  • 09 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

    Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:
    Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;

    Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;

    Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;

    Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;

    Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;

    Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;

    Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;

    Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;

    Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;

    Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;

    Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;

    Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;

    São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

  • 10 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Piloto Privado?

    - O exame da ANAC possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
        - Conhecimentos técnicos da aeronave;
        - Meteorologia;
        - Navegação;
        - Regulamentos de tráfego aéreo;
        - Teoria de voo.

  • 11 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

    - O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso de Piloto Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
    - Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

  • 12 - Treinamento Prático do Piloto Privado.

    - Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento para conclusão.
    - O Treinamento Prático é composto de 46 horas de voo (Programa EJ), sendo que 10 destas horas serão realizadas em voo solo (5 horas) e em navegações (5 horas). A quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico dos alunos.

  • 13 - Em quais aeronaves posso realizar meu treinamento prático de PP?

    - A EJ Escola de Aviação utilizada a aeronave Cessna-152 para o treinamento inicial de PP. Trata-se de uma aeronave de 2 lugares, segura, simples e fácil de operar.
    - Ainda no PP você voará o Cessna-172/G1000 ou o Tupi para as horas em noturno. 
    - Apesar de ser mais recomendado que o aluno inicie seus voos na aeronave Cessna-152, também pode optar por realizar todo o seu curso de Piloto Privado no Cessna-172/G1000 ou o Tupi. Tratam-se de aeronaves de 4 lugares, também simples de operar, porém com custo maior. 

  • 14 - Voo de avaliação para obtenção da licença PPA.

    - Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião (PPR).
    - Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

  • 15 - O que me permite a Licença de Piloto Privado?

    - Com a habilitação de Piloto Privado em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões Monomotoras em condições visuais, porém somente desportivamente ou em aeronave particular. Não poderá exercer nenhuma função remunerada.
    - Para que o aluno dê continuidade na carreira, deverá realizar o curso de Piloto Comercial de Avião.

  • 16 - Segundo Passo: Curso de Piloto Comercial

    - Requisitos iniciais: possuir a licença de Piloto Privado de Avião e 2º grau completo;

  • 17 - Certificado Médico Aeronáutico de Primeira Classe.

    - Solicitar a alguma Escola ou Aeroclube homologado pela ANAC a carta de apresentação para realização do exame médico de primeira classe (tipo de exame necessário para Piloto Comercial), também chamado de CCF – Certificado de Capacidade Física.

  • 18 - Onde realizo os exames para conseguir o CCF de primeira classe?

     - O exame médico de Primeira Classe só pode ser realizado nos hospitais da aeronáutica abaixo:
    HABE - Hospital de Aeronáutica de Belém - (91) 3215-6500;
    HACO - Hospital de Aeronáutica de Canoas - (51) 3472-1621;
    HARF - Hospital de Aeronáutica de Recife - (81) 3461-7800;
    BANT - Base Aérea de Natal - (84) 4008-7100;
    BAFZ - Base Aérea de Fortaleza - (85) 3216-3043;
    BASV - Base Aérea de Salvador - (71) 3377-8330;
    CEMAL - Centro de Medicina Aeroespacial - (21) 2101-7148;
    EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar - (32) 3339-4102;
    PAMA LAGOA SANTA - Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa - (31) 3689-3385;
    AFA - Academia da Força Aérea - (19) 3565-7151;
    HASP - Hospital de Aeronáutica de São Paulo - (11) 2224-7100;
    EEAR - Escola de Especialistas da Aeronáutica - (12) 3123-1271;
    BACG - Base Aérea de Campo Grande - (67) 3368-3270;
    CINDACTA II - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - (41) 3251-5295;
    HFAB - Hospital Força Aérea de Brasília - (61) 3365-2000;
    BAPV - Base Aérea de Porto Velho - (69) 3225-2255;
    HAMN - Hospital de Aeronáutica de Manaus - (92) 3623-4214.

    - Alguns médicos credenciados estão emitindo o CMA de 1º Classe, para isso deverá consultar o médico de sua preferência.

  • 19 - Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de primeira classe?

    - A validade do CMA de primeira classe é de 1 ano.

  • 20 - Qual a frequência e matérias ministradas no Curso de Piloto Comercial Teórico?

    - O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
    - Aerodinâmica e Teoria de Voo;
    - A Aviação Civil;
    - Conhecimentos Técnicos (motores à reação);
    - Física;
    - Inglês;
    - Instrução Aeromédica;
    - Matemática;
    - Meteorologia;
    - Navegação Aérea (IFR);
    - O Piloto Comercial de Avião;
    - Regulamentação da Aviação Civil;
    - Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR);
    - Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita;
    - Segurança de Voo; e
    - Teoria de Voo.

  • 21 - Qual o tempo de duração do curso de piloto comercial teórico?

    - A carga horária do curso Teórico é de aproximadamente 330 horas/aula, dividias em 7 semanas em regime intensivo na EJ Escola de Aviação. Existem cursos em outras escolas no regime extensivo que pode durar até 8 meses, dependendo da carga horária semanal.

  • 22 - Após a conclusão do Curso de Piloto Comercial Teórico, qual o próximo passo?

    - É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 250,00 aproximadamente.

  • 23 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

    Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:

    Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;

    Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;

    Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;

    Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;

    Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;

    Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;

    Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;

    Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;

    Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;

    Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;

    Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;

    Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;

    São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

  • 24 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Piloto Comercial?

    O exame da ANAC possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
    - Conhecimentos técnicos da aeronave;
    - Meteorologia;
    - Navegação;
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo;
    - Teoria de Voo.

  • 25 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

    - O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
    - Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

  • 26 - Treinamento Prático de Piloto Comercial.

    - Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento.

  • 27 - Em quais aeronaves posso realizar meu treinamento prático de PCA?

    - A EJ Escola de Aviação utilizada as seguintes aviões para treinamento de PCA:
        - Cessna-152;
        - Cessna-172/G1000;
        - Simulador IFR AATD;
        - Seneca II ou III (caso opte por treinamento em aeronaves multimotores).


  • 28 - Habilitação para voo por instrumento.

    - O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado. O treinamento teórico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico.
    - Durante esta etapa o aluno também realizará o treinamento em simuladores de voo.

  • 29 - Treinamento em aeronaves multimotores.

    - O curso para piloto de Multimotores (MLTE) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar dentro das licenças do Curso de Piloto Privado ou Curso de Piloto Comercial. O treinamento é somente prático e permite ao piloto trabalhar em alguma companhia aérea..

  • 30 - Voo de avaliação para obtenção da licença PCA.

     - Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião (PPR).
    - Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

  • 31 - O que me permite a Licença de Piloto Comercial?

     - Com a habilitação de Piloto Comercial em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões monomotores e dependendo das licenças obtidas durante o curso poderá voar em condições meteorológica adversas e ainda em aeronaves multimotores.
    - Com esta habilitação poderá exercer funções remunerada.
    - Caso o aluno não tenha acesso ao mercado de trabalho poderá realizar o curso de INVA (Instrutor de voo) treinamento também feito pela EJ.

  • 32 - Terceiro Passo (opcional): Curso de Instrutor de Voo.

    - O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de Instrutor de Voo permite, ainda, que o piloto de avião atue como instrutor em escolas de aviação civil.

  • 33 - Qual a frequência e matérias ministrads no Curso de Instrutor de Voo Teórico?

     - O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
        - Relações Interpessoais;
        - O Instrutor e a Comunicação;
        - Processo Ensino - Aprendizagem;
        - A Avaliação e a Crítica;
        - Recursos Audiovisuais;
        - Teoria de Voo;
        - Instrução Aeromédica;
        - Noções de Direito Aeronáutico;
        - Segurança de Voo;
        - A Aviação Civil.


  • 34 - Qual o tempo de duração do curso de instrutor de voo teórico?

     - A carga horária do curso Teórico é de aproximadamente 80 horas/aula, dividias em 15 dias em regime intensivo na EJ Escola de Aeronáutica.

  • 35 - Após a conclusão do Curso de Instrutor de Voo Teórico, qual o próximo passo?

     - É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 50,00 aproximadamente.

  • 36 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

     Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:

    Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;

    Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;

    Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;

    Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;

    Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;

    Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;

    Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;

    Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;

    Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;

    Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;

    Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;

    Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;

    São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

  • 37 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Instrutor de Voo?

    O exame da ANAC possui 20 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
        - Relações Interpessoais;
        - O Instrutor e a Comunicação;
        - Processo Ensino - Aprendizagem;
        - A Avaliação e a Crítica;
        - Recursos Audiovisuais;
        - Teoria de Voo;
        - Instrução Aeromédica;
        - Noções de Direito Aeronáutico;
        - Segurança de Voo;
        - A Aviação Civil.

  • 38 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

     - O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
    - Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

  • 39 - Treinamento Prático de Instrutor de Voo.

     - Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento.

  • 40 - Em qual aeronave posso realizar meu treinamento prático de INVA?

     - A EJ Escola de Aviação utilizada o Cessna-152 para treinamento de INVA.

  • 41 - Voo de avaliação para obtenção da licença INVA.

    - Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Instrutor de voo (INVA).
    - Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

  • 42 - O que me permite a Licença de Instrutor de Voo?

     - Esse curso habilita o piloto comercial a exercer a função de instrutor de voo em escolas de aviação civil.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

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    Mural Informativo


  • Instrutores de voo da EJ se preparam com o Curso de Cartas Jeppesen

    Na última terça-feira (08) os instrutores de voo da Unidade de Jundiaí realizaram o curso de Cartas Jeppesen.

    Sempre alinhados com as exigências do mercado de trabalho, nossos instrutores se dedicaram a este importante tema, atualmente requisitado nas seleções das Cias Aéreas. É mais um passo dado rumo ao sonho de se tornar Piloto de Linha Aérea.

    Esse curso tem como objetivo apresentar ao piloto uma metodologia de interpretação das cartas, demonstrando o uso prático desses materiais e as suas principais fontes de consulta. Com carga horária de 8 horas, o treinamento é distribuído em 4 módulos, sendo:

    Módulo 1: Cartas de Solo
    Módulo 2: SID - Cartas de saída por instrumentos
    Módulo 3: Cartas de rota
    Módulo 4: IAC/STAR - Cartas de chegada e aproximação por instrumentos

    Para realizá-lo, o piloto deve possuir a habilitação IFR ou pelo menos estar em fase avançada do treinamento IFR.

    O curso é oferecido na Unidade de São Paulo, ao lado do Aeroporto de Congonhas.

    Contato: 11 3459 5233
    WhatsApp: 11 94159 2768

    Voe mais alto.

  • EJ fecha parceria com ATT e ABRAPAC e oferece descontos aos associados

    A EJ São Paulo fechou uma parceria com a Associação de Tripulantes da Tam e Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil.

    Os associados agora têm desconto de 15% sobre qualquer curso oferecido pela EJ São Paulo. Localizada na Rua Baronesa de Bela Vista, nº 360 - ao lado do Aeroporto de Congonhas, a Unidade oferece os seguintes cursos teóricos:

    Formação inicial
    - Piloto Privado de Avião
    - Piloto Comercial de Avião
    - Instrutor de Voo de Avião
    - Comissário de Voo
    - Mecânico de Manutenção de Aeronaves

    Extracurriculares
    - Jet Training
    - Inglês Técnico preparatório para a prova ICAO
    - Airline Pilot Interview
    - CRM
    - Performance de Aeronave a Jato

    Para obter os descontos, que inclusive são concedidos aos filhos e cônjuges, basta o associado apresentar a sua carteirinha ou documento que demonstre o vínculo.

    Faça-nos uma visita ou então entre em contato com nossa equipe de atendimento:

    E-mail: contato@ej.com.br
    Fone: (11) 3459 5233
    WhatsApp: (11)  94159 2768

    Voe mais alto.

  • EJ manda equipe para o Campeonato Nacional de Acrobacias Aéreas CBA

     A EJ Escola de Aeronáutica Civil está enviando três competidores para o Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, que ocorrerá entre os dias 3 e 5 de agosto, na Base da Força Aérea Brasileira em Pirassununga, interior de São Paulo. A competição é organizada pela CBA, Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas e pelos militares da Esquadrilha da Fumaça.

    Das cinco categorias em que ocorrerão competições, integrantes da equipe EJ vão concorrer em três diferentes. Juliana Fraschetti, instrutora de Acrobacias Aéreas da EJ e que foi o troféu Piloto Revelação no Campeonato Nacional 2016, concorrerá na Categoria Primary. Na Categoria Sportsman concorrerá Filipe Rafaeli, que já foi campeão Brasileiro da categoria quatro vezes, de 2002 a 2005 e é um dos responsáveis pelo marketing da EJ, e na categoria Intermediária, Pedro Tolomei, estreante na categoria, e que foi Campeão na Sportsman em 2016. Tolomei tem feito clínicas de treinamento junto a EJ para ajudar a introduzir o esporte na escola. Juliana Fraschetti e Pedro Tolomei concorrerão com o Pitts S2C, biplano de 285hp e Filipe Rafaeli concorrerá com a aeronave Decathlon, de 150hp.

    Como funcionam as competições
    Os campeonatos de Acrobacia tem julgamento técnico, onde todos os pilotos executam suas sequencias. Os juízes ficam no solo e contam pontos por ângulos das manobras, rotações, linhas e proas. Na categoria Primary e Sportsman são dois voos, e na categoria Intermediária, três. Além dessas três categorias, existem mais duas: a Avançada e a Ilimitada. Elas são separadas por potências dos aviões e complexibilidade das sequências. Um Decathlon consegue voar, sendo competitivo, desde a Primary até a categoria Sportsman e um Pitts S2C voa desde a Primary até a categoria Avançada.

    Para categorias superiores são necessários aviões como o Extra 300/330 ou o Russo Sukhoi 31 ou 26, estes com mais de 300 hp cada. A Low line, ou seja, a altitude mínima que os aviões podem voar durante a competição, tanto na categoria Primary como a Sportsman, é de 1500 pés, e na categoria Intermediária, 1200 pés. Baixando progressivamente até 300 ft na categoria Ilimitada. As categorias mais concorridas nos campeonatos nacionais são a Primary e a Sportsman, na edição de 2016 da competição, tiveram 12 e 17 competidores respectivamente. Mais quatro na Intermediária, dois na avançada e três na Ilimitada.

    Expectativas
    Francis Barros, um dos idealizadores do evento crê em uma competição interessante este ano. “Um campeonato competitivo e com novidades, com presença de mais mulheres”, afirma. Além disso, os organizadores do evento tem investido em uma qualificação maior dos juizes da competição e desta vez está trazendo Marty Flournoy, norteamericano que será um dos Juizes do Campeonato Mundial de Acrobacias. Em anos anteriores, John Gaillard, sul africano que havia sido juiz chefe de Campeonatos Mundiais, foi juiz do Nacional e ajudou a balizar os juizes Brasileiros.

    Acrobacias como ferramenta de aprimoramento e segurança de voo
    A EJ tem investido nos últimos anos na Acrobacia Aérea como mecanismo de aprimoramento da qualidade de voo e segurança, desde a implantação do curso de Upset Recovery, que usa técnicas da acrobacia aérea, como o treinamento de parafusos, por exemplo, para melhorar a qualidade dos pilotos, até o curso de acrobacias aéreas. “É importante saber a acrobacia aérea, pelo menos o Upset Recovery, que não chega a ser um voo acrobático, mas faz algumas manobras com o objetivo de estudo, mas se o aluno gostar do tipo de voo, nós os incentivamos a seguir para a acrobacia de precisão, que é segura e feita com bons limites de altura”, diz Josué Andrade, diretor da EJ. “O próximo passo da EJ é adquirir um avião de acrobacia de precisão, hoje, com os Cessnas Aerobat, ensiamos apenas as acrobacias mais clássicas nele, não podendo ter um voo sustentado no dorso, por exemplo, enquanto isso temos incentivado competidores e já patrocinamos uma competição organizada pelo Aeroclube de Itápolis, o I Troféu Alberto Bertelli, ocorrido em 2016, no Aeroclube, e ano que vem tem mais”, complementa Josué Andrade.

    Entrada
    A entrada no evento é gratuita, e os pilotos e aviões ficarão no Hangar da Esquadrilha da Fumaça, para poder ter acesso como visitante, a CBA solicita que o cadastro no link abaixo seja preenchido. http://acrobacia.org.br/campeonato/inscricao

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157