EJ - Escola de Aviação Civil


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Perguntas frequentes

O Cessna 152 é recomendado para o início do treinamento


Leia as dúvidas mais comuns de nossos clientes

  • 01 - Primeiro passo: Curso de Piloto Privado de Avião.

    - Requisitos iniciais: possuir 18 anos de idade e 2º grau completo.

  • 02 - CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe.

    - Solicitar a alguma Escola ou Aeroclube homologado pela ANAC a carta de apresentação para realização do exame médico de segunda classe (tipo de exame necessário para Piloto Privado), também chamado de CCF – Certificado de Capacidade Física.

  • 03 - Aonde realizar os exames para conseguir o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe?

    - O exame médico pode ser realizado tanto nos hospitais da aeronáutica ou em clínicas particulares que forem credenciadas pela ANAC para realização dos exames. Solicitar endereços dos hospitais e clínicas pelo contato@ej.com.br

  • 04 - Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de segunda classe?

    - A validade do CMA de segunda classe é de 5 anos.

  • 05 - Com o CMA em mãos, já posso iniciar minhas aulas de voos?

    - Com o CMA em mãos, você poderá dar início ao curso de Piloto Privado de Avião teórico, e até mesmo dar início aos voos, com a restrição que só poderá pilotar aviões acompanhado de instrutores.

  • 06 - Qual o tempo de duração do curso teórico de piloto privado de avião?

    - A carga horária do curso para piloto privado Teórico é de aproximadamente 280 horas/aula, dividias em 6 semanas em regime intensivo na EJ Escola de Aeronáutica. Existem cursos em outras escolas no regime extensivo que pode durar até 8 meses, dependendo da carga horária semanal.

  • 07 - Qual a frequência e matérias ministradas no curso de piloto privado de avião?

    - O curso para piloto teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
    - A Aviação Civil;
    - Combate ao fogo em aeronave;
    - Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;
    - Medicina de Aviação;
    - Meteorologia;
    - Navegação;
    - Palestra "O piloto privado - avião";
    - Regulamentação da Aviação Civil;
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo;
    - Segurança de voo;
    - Teoria de voo.

  • 08 - Após a conclusão do curso de Piloto Privado Teórico, qual o próximo passo?

    - É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 250,00.

  • 09 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

    Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:
    Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;

    Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;

    Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;

    Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;

    Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;

    Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;

    Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;

    Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;

    Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;

    Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;

    Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;

    Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;

    São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

  • 10 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Piloto Privado?

    - O exame da ANAC possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
        - Conhecimentos técnicos da aeronave;
        - Meteorologia;
        - Navegação;
        - Regulamentos de tráfego aéreo;
        - Teoria de voo.

  • 11 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

    - O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso de Piloto Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
    - Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

  • 12 - Treinamento Prático do Piloto Privado.

    - Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento para conclusão.
    - O Treinamento Prático é composto de 46 horas de voo (Programa EJ), sendo que 10 destas horas serão realizadas em voo solo (5 horas) e em navegações (5 horas). A quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico dos alunos.

  • 13 - Em quais aeronaves posso realizar meu treinamento prático de PP?

    - A EJ Escola de Aviação utilizada a aeronave Cessna-152 para o treinamento inicial de PP. Trata-se de uma aeronave de 2 lugares, segura, simples e fácil de operar.
    - Ainda no PP você voará o Cessna-172/G1000 ou o Tupi para as horas em noturno. 
    - Apesar de ser mais recomendado que o aluno inicie seus voos na aeronave Cessna-152, também pode optar por realizar todo o seu curso de Piloto Privado no Cessna-172/G1000 ou o Tupi. Tratam-se de aeronaves de 4 lugares, também simples de operar, porém com custo maior. 

  • 14 - Voo de avaliação para obtenção da licença PPA.

    - Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião (PPR).
    - Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

  • 15 - O que me permite a Licença de Piloto Privado?

    - Com a habilitação de Piloto Privado em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões Monomotoras em condições visuais, porém somente desportivamente ou em aeronave particular. Não poderá exercer nenhuma função remunerada.
    - Para que o aluno dê continuidade na carreira, deverá realizar o curso de Piloto Comercial de Avião.

  • 16 - Segundo Passo: Curso de Piloto Comercial

    - Requisitos iniciais: possuir a licença de Piloto Privado de Avião e 2º grau completo;

  • 17 - Certificado Médico Aeronáutico de Primeira Classe.

    - Solicitar a alguma Escola ou Aeroclube homologado pela ANAC a carta de apresentação para realização do exame médico de primeira classe (tipo de exame necessário para Piloto Comercial), também chamado de CCF – Certificado de Capacidade Física.

  • 18 - Onde realizo os exames para conseguir o CCF de primeira classe?

     - O exame médico de Primeira Classe só pode ser realizado nos hospitais da aeronáutica abaixo:
    HABE - Hospital de Aeronáutica de Belém - (91) 3215-6500;
    HACO - Hospital de Aeronáutica de Canoas - (51) 3472-1621;
    HARF - Hospital de Aeronáutica de Recife - (81) 3461-7800;
    BANT - Base Aérea de Natal - (84) 4008-7100;
    BAFZ - Base Aérea de Fortaleza - (85) 3216-3043;
    BASV - Base Aérea de Salvador - (71) 3377-8330;
    CEMAL - Centro de Medicina Aeroespacial - (21) 2101-7148;
    EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar - (32) 3339-4102;
    PAMA LAGOA SANTA - Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa - (31) 3689-3385;
    AFA - Academia da Força Aérea - (19) 3565-7151;
    HASP - Hospital de Aeronáutica de São Paulo - (11) 2224-7100;
    EEAR - Escola de Especialistas da Aeronáutica - (12) 3123-1271;
    BACG - Base Aérea de Campo Grande - (67) 3368-3270;
    CINDACTA II - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - (41) 3251-5295;
    HFAB - Hospital Força Aérea de Brasília - (61) 3365-2000;
    BAPV - Base Aérea de Porto Velho - (69) 3225-2255;
    HAMN - Hospital de Aeronáutica de Manaus - (92) 3623-4214.

    - Alguns médicos credenciados estão emitindo o CMA de 1º Classe, para isso deverá consultar o médico de sua preferência.

  • 19 - Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de primeira classe?

    - A validade do CMA de primeira classe é de 1 ano.

  • 20 - Qual a frequência e matérias ministradas no Curso de Piloto Comercial Teórico?

    - O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
    - Aerodinâmica e Teoria de Voo;
    - A Aviação Civil;
    - Conhecimentos Técnicos (motores à reação);
    - Física;
    - Inglês;
    - Instrução Aeromédica;
    - Matemática;
    - Meteorologia;
    - Navegação Aérea (IFR);
    - O Piloto Comercial de Avião;
    - Regulamentação da Aviação Civil;
    - Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR);
    - Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita;
    - Segurança de Voo; e
    - Teoria de Voo.

  • 21 - Qual o tempo de duração do curso de piloto comercial teórico?

    - A carga horária do curso Teórico é de aproximadamente 330 horas/aula, dividias em 7 semanas em regime intensivo na EJ Escola de Aviação. Existem cursos em outras escolas no regime extensivo que pode durar até 8 meses, dependendo da carga horária semanal.

  • 22 - Após a conclusão do Curso de Piloto Comercial Teórico, qual o próximo passo?

    - É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 250,00 aproximadamente.

  • 23 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

    Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:

    Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;

    Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;

    Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;

    Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;

    Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;

    Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;

    Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;

    Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;

    Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;

    Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;

    Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;

    Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;

    São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

  • 24 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Piloto Comercial?

    O exame da ANAC possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
    - Conhecimentos técnicos da aeronave;
    - Meteorologia;
    - Navegação;
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo;
    - Teoria de Voo.

  • 25 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

    - O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
    - Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

  • 26 - Treinamento Prático de Piloto Comercial.

    - Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento.

  • 27 - Em quais aeronaves posso realizar meu treinamento prático de PCA?

    - A EJ Escola de Aviação utilizada as seguintes aviões para treinamento de PCA:
        - Cessna-152;
        - Cessna-172/G1000;
        - Simulador IFR AATD;
        - Seneca II ou III (caso opte por treinamento em aeronaves multimotores).


  • 28 - Habilitação para voo por instrumento.

    - O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado. O treinamento teórico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico.
    - Durante esta etapa o aluno também realizará o treinamento em simuladores de voo.

  • 29 - Treinamento em aeronaves multimotores.

    - O curso para piloto de Multimotores (MLTE) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar dentro das licenças do Curso de Piloto Privado ou Curso de Piloto Comercial. O treinamento é somente prático e permite ao piloto trabalhar em alguma companhia aérea..

  • 30 - Voo de avaliação para obtenção da licença PCA.

     - Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião (PPR).
    - Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

  • 31 - O que me permite a Licença de Piloto Comercial?

     - Com a habilitação de Piloto Comercial em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões monomotores e dependendo das licenças obtidas durante o curso poderá voar em condições meteorológica adversas e ainda em aeronaves multimotores.
    - Com esta habilitação poderá exercer funções remunerada.
    - Caso o aluno não tenha acesso ao mercado de trabalho poderá realizar o curso de INVA (Instrutor de voo) treinamento também feito pela EJ.

  • 32 - Terceiro Passo (opcional): Curso de Instrutor de Voo.

    - O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de Instrutor de Voo permite, ainda, que o piloto de avião atue como instrutor em escolas de aviação civil.

  • 33 - Qual a frequência e matérias ministrads no Curso de Instrutor de Voo Teórico?

     - O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
        - Relações Interpessoais;
        - O Instrutor e a Comunicação;
        - Processo Ensino - Aprendizagem;
        - A Avaliação e a Crítica;
        - Recursos Audiovisuais;
        - Teoria de Voo;
        - Instrução Aeromédica;
        - Noções de Direito Aeronáutico;
        - Segurança de Voo;
        - A Aviação Civil.


  • 34 - Qual o tempo de duração do curso de instrutor de voo teórico?

     - A carga horária do curso Teórico é de aproximadamente 80 horas/aula, dividias em 15 dias em regime intensivo na EJ Escola de Aeronáutica.

  • 35 - Após a conclusão do Curso de Instrutor de Voo Teórico, qual o próximo passo?

     - É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 50,00 aproximadamente.

  • 36 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

     Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:

    Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;

    Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;

    Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;

    Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;

    Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;

    Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;

    Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;

    Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;

    Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;

    Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;

    Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;

    Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;

    São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

  • 37 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Instrutor de Voo?

    O exame da ANAC possui 20 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
        - Relações Interpessoais;
        - O Instrutor e a Comunicação;
        - Processo Ensino - Aprendizagem;
        - A Avaliação e a Crítica;
        - Recursos Audiovisuais;
        - Teoria de Voo;
        - Instrução Aeromédica;
        - Noções de Direito Aeronáutico;
        - Segurança de Voo;
        - A Aviação Civil.

  • 38 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

     - O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
    - Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

  • 39 - Treinamento Prático de Instrutor de Voo.

     - Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento.

  • 40 - Em qual aeronave posso realizar meu treinamento prático de INVA?

     - A EJ Escola de Aviação utilizada o Cessna-152 para treinamento de INVA.

  • 41 - Voo de avaliação para obtenção da licença INVA.

    - Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Instrutor de voo (INVA).
    - Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

  • 42 - O que me permite a Licença de Instrutor de Voo?

     - Esse curso habilita o piloto comercial a exercer a função de instrutor de voo em escolas de aviação civil.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

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    Mural Informativo


  • Vídeo: entrevistamos ex-instrutores da EJ

     Assista ao vídeo do encontro de ex-instrutores da EJ, que ocorreu na unidade Jundiaí da escola.

  • Membro Honorário: carteirinha lançada

    Foi lançada a Carteirinha de Membro honorário EJ. Foi criado exclusivamente para ex-instrutores da escola, por fazerem parte da história da maior Escola de aviação da América Latina. Vantagens de ser membro honorário: - Desconto de 40% no valor da hora de voo (tabela normal) para recheques; - Prioridade e agilidade nos recheques; - Desconto especial aos alunos indicados pelo Membro honorário EJ; - Com a apresentação do cartão, acesso geral em todas as unidades EJ para visitação, etc.

  • Jogou tudo para o ar e foi ser piloto

    Sem parentes na aviação que o incentivasse, e uma família para criar, uma vontade exótica veio em sua cabeça: chutar uma faculdade, duas pós graduações no exterior e bom salário garantido, tudo para o alto. Além de gastar as reservas em cursos de pilotagem de aviões para iniciar em uma nova profissão, começando tudo de novo. “É aquele lance da paixão, que você não olha muito a razão”. Todos os dias, Clovis Martins Costa Filho acordava cedo, ajustava o nó na gravata, dava um beijo na esposa, nos dois filhos bem novinhos, e se dirigia a um conceituado escritório de advocacia, onde era coordenador, em Campinas, sua cidade natal. Isso era em 2011, ele tinha 31 anos e já havia alcançado a tão almejada estabilidade financeira. Além do ótimo posicionamento, tinha boas perspectivas profissionais. Entre as rotinas de processos, de audiências, de cuidar da esposa e brincar com os filhos, sempre que sobrava algum tempinho, pesquisava assuntos de aviação, seu interesse desde a infância. Geralmente terminava vendo vídeos de pousos e decolagens no youtube. “Decisões como essa nunca são fáceis. Na verdade, as pessoas no começo não te levam a sério”, conta Clovis sobre a guinada na profissão que havia conquistado com bastante esforço. Logo quando terminou o ensino médio, incentivado financeiramente pelos pais, começou a estudar direito da PUC - Pontifícia Universidade Católica, de Campinas, para o curso de direito e logo depois de formado foi aprovado na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Buscando melhores colocações no direito, seguiu para Portugal para fazer uma pós graduação na Universidade de Lisboa, em contratos e arbitragem internacional, onde permaneceu estudando por um ano. Para custear sua pós, morava em um apartamento com outros dois estudantes, trabalhou em um McDonalds e fazia horas extras em mais um outro restaurante, como garçom. “Vivi com poucos recursos. Eu não queria envolver meus pais nesta decisão de morar fora do país”, relembra. Logo que voltou de Lisboa, se inscreveu em um programa de bolsas de estudo da Espanha patrocinado pelo Banco Santander e foi um dos selecionados para as duzentas vagas destinadas para América Latina do programa. Morou em Madrid por um ano e fez sua segunda pós na Universidade de Alcalá, onde se especializou em marcas e propriedades intelectuais, ramo também do direito empresarial. Quando voltou de Madrid, casou-se e logo arrumou emprego no departamento jurídico de uma empresa, e pelo seu destaque, foi convidado a trabalhar em um grande escritório, atendendo empresas proeminentes da região. “Tenho grande apreço e respeito pelo direito, em parte ajudou a pagar minha formação”, afirma. Sedento por livros e conhecimento, começou, ainda enquanto atuava como advogado, a estudar por conta para o curso de piloto privado, sem estar em uma escola homologada, não necessário para prestar a prova da ANAC no curso inicial. “Foi uma maneira que encontrei de ver se realmente eu queria aquilo”. Aprovado na agência, matriculou-se no Aeroclube de Campinas, onde fez algumas horas práticas. Conversando com outros alunos e amigos, resolveu trocar de escola. “Se você quiser avançar logo na carreira, melhor ir para a EJ, você vai conseguir voar mais”, falaram. Na EJ terminou seu curso de piloto privado e em menos de dois anos já estava com todos os cursos profissionalizantes finalizados, inclusive o de instrutor de voo. Na época, enquanto estudava aviação, ainda dava algumas consultorias em direito empresarial. Formado, enquanto aguardava na fila a oportunidade para se tornar instrutor de voo prático, começou a dar aulas para os cursos teóricos da EJ, principalmente Regulamentação da Aviação Civil, a área que mais se aproximava de sua especialidade anterior. “Meu alicerce na minha formação pela aviação foi minha esposa”, diz. Depois de um ano apenas ministrando aulas teóricas, iniciou na instrução de voo prática, que é um dos modos para se conseguir experiência e horas de voo para estar apto para atuar em uma grande empresa área. Como instrutor, voou por três anos, onde acumulou aproximadamente 1000 horas nos Cessnas 152, 172 e Tupi, experiência o suficiente para encarar desafios maiores na aviação. Na EJ ensinava voo VRF, IFR, além de dar aulas em simuladores de voo e Garmin 1000. “Meu tempo na instrução foi muito engrandecedor. Me realizei como instrutor. Gostava muito de dar aula, gosto na verdade.”. Depois de 9 anos de aviação, aos 40, Clovis foi contratado para ser copiloto de Airbus A319, 20 e 21, na Latam. Neste momento está fazendo treinamentos em simuladores estáticos, logo começa em simuladores oficiais, e em outubro já deve começar sua instrução em rota, já com passageiros, até se formar, internamente, copiloto pleno. “O sonho da aviação era desde criança, mas achava que não era para mim”, resume sua história. A EJ deseja a Clovis boa sorte em sua carreira, bons voos, e agradece o tempo dedicado ao ensino.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510