EJ - Escola de Aviação Civil


Cursos

Acrobacia Aérea de Precisão


A acrobacia aérea de precisão, além de ser uma técnica de pilotagem, é um método de voo e de aprendizado. É o mais seguro tipo de acrobacia aérea que pode ser praticada. Ela é indicada tanto para quem deseja aprender a acrobacia com apenas objetivo de melhoria da segurança de voo, tanto para quem deseja praticá-la como esporte ou hobby.


Segurança

Existe uma altitude mínima de segurança. O foco não é emoção ou adrenalina, mas sim a busca pela perfeição na execução de cada uma das manobras. Um voo de uma sequência acrobática assemelha-se mais a um jogo de xadrez aéreo do que a uma corrida.


Desenvolvimento da consciência situacional

Os alunos aprendem acrobacia com foco na precisão: ângulos, posições da aeronave e velocidades de rotações. Além de aprender posicionamento no box.


Box acrobático

Existe um catálogo de manobras que são executadas, como looping, oito cubano, parafusos, humpt bump, e tunôs. O voo de treinamento é direcionado para dentro do box acrobático, que é uma área delimitada, virtual, de 1km de altura, largura e profundidade. A altitude mínima de segurança de saída de cada uma das manobras é de pelo menos 1500 pés.


Diferenças para um Upset Recovery

Tanto em um curso de acrobacia como em um de Upset Recovery, você aprende a executar, por exemplo, parafusos. Nos dois você desenvolve consciência situacional, melhora seu entendimento de aerodinâmica, a entrar e retirar a aeronave de um parafuso. O curso de acrobacia substitui o Upset Recovery e vai além, dá ênfase às proas e ângulos.


Aeronave homologada

O Super Decathlon é homologado e as horas se encaixam dentro do curso de PCA. É voltado também a pilotos já formados que desejam aprender as técnicas acrobáticas por melhoria da segurança de voo ou para quem deseja praticar a acrobacia como hobby.


Instrutores

- Juliana Fraschetti - Campeã Brasileira de Acrobacia Aérea, Categoria Primary, 2017
- Pedro Anunciação - Vice-Campeão Brasileiro de Acrobacia Aérea, Categoria Primary, 2017


Experiência

O mínimo é a licença de Piloto Privado e exame médico válido. Não é necessário ter a experiência em aviões convencionais para se fazer o curso.


Você pode

Após as seis horas de voo, o aluno estará apto a executar, pelo menos, uma sequência acrobática da categoria Primary do IAC - International Aerobatic Club, dentro dos limites do box.


Próximo passo

Continuar treinando, aperfeiçoar seu voo, e participar de competições.


Matérias

- O manual da aeronave, seu desempenho e limites
- Looping
- Tunô no eixo de um tempo, dois e quatro
- Curvas de competição
- Subidas e descidas de 45 graus.
- Hammerhead
- Meio oito cubano
- Meio cubano reverso
- Immelmann
- Voo no dorso sustentado
- Parafusos de uma volta, volta e um quarto e volta e meia
- O box acrobático e posicionamento
- Introdução à regras da acrobacia de precisão
- Gerenciamento de energia


Treinamento prático

6 horas de voo


Aeronave utilizada

- Super Decathlon

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  • Vestibular: Leia o edital da EJ Escola Superior de Aviação Civil

     R E S O L U Ç Ã O N° 001/2018 – CONSU APROVA, AD REFERENDUM DO CONSU, AS NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO E O NÚMERO DE VAGAS A SEREM OFERT ADAS NO CURSO TECNOLÓGICO SUPERIOR DE PILOTAGEM PROFISSIONAL DE AERONAVES - CÂMPUS ITÁPOLIS O Diretor Acadêmico, no uso de suas atribuições estatutárias e considerando as disposições contidas no Artigo 10°, § 14°, do Regimento Geral da EJ FACULDADE DE TECNOLOGIA EM AVIAÇÃO CIVIL, R E S O LV E: Art. 1° Aprovar, ad referendum do CONSU, as normas para a realização do Processo Seletivo e o número de vagas a serem ofertadas nos CURSO TECNOLÓGICO SUPERIOR DE PILOT AGEM PROFISSIONAL DE AERONA VES - CÂMPUS ITÁPOLIS, para os ingressantes no 2o. Semestre de 2018. Art. 2° Fixar a vigência desta Resolução a partir da presente data, revogadas as disposições em contrário. EJ FACULDADE DE TECNOLOGIA EM AVIAÇÃO CIVIL Sala de Sessões do Consu – Conselho Superior. Itápolis, 04 de junho de 2018 Anderson Carlos da Silva DIRETOR ACADÊMICO ANEXO EDITAL N° 01/2018PROCESSO SELETIVO E O NÚMERO DE VAGAS A SEREM OFERTADAS NO CURSO TECNOLÓGICO SUPERIOR DE PILOTAGEM PROFISSIONAL DE AERONAVES CÂMPUS ITÁPOLIS A EJ FACULDADE DE TECNOLOGIA EM AVIAÇÃO CIVIL,em conformidade à Portaria Normativa MEC no. 01 de 03 de janeiro de 2017 e parecer CNE/CES 162/2018, e-MEC 201609064o,torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Junho de 2018, para o preenchimento de 40 (quarenta) vagas no CURSO TECNOLÓGICO SUPERIOR DE PILOTAGEM PROFISSIONAL DE AERONAVES. Ocurso funcionará no período noturno, no Campus da Faculdade, situada na Rua Paraná, no. 450, Aeroporto, Itápolis, Estado de São Paulo. Art. 1°As inscrições estarão abertas no período de 18 de junho a 27 de junho de 2018. No caso de haver vagas remanescentes, após o período de matrículas do 1o Processo, as inscrições serão reabertas no período de 16 a 17 de julho de 2018, num 2o Processo. Art. 2° O primeiro vestibular está marcado para as 09:00 hrs do dia 01de julho de 2018, no Campus da Faculdade, situada na Rua Paraná, no. 450, Aeroporto, cidade de Itápolis, Estado de São Paulo. Em caso de vagas remanescentes, o 2o. Vestibular está marcado para o dia 18de julho de 2018, às 19:30 também no Campus da Faculdade em Itápolis. Art. 3° As vagas do curso de graduação tecnológica ofertadas, sua carga horária, seus respectivos turnos estão previstos conforme: Turno: Noturno?Carga Horária: 1760 horas?Aulas: De Segunda-feira à Sábado?Horário: 19:10 hrs às 22:40 hrs – 08:00 hrs às 11:30 hrs Vagas: 40 vagas noturnas Art. 4°Poderão inscrever-se candidatos que estejam formados no Ensino Médio (ou equivalente) ou que possuam o Certificado de Conclusão deste nível de ensino, obtido pela via regular ou da suplência; Art. 5° Ao se inscrever, o candidato aceita de forma irrestrita as normas e condições estabelecidas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento; Art. 6° No dia da realização do Processo Seletivo o candidato deverá apresentar o original ou cópia de sua Carteira de Identidade; Art. 7° O Processo Seletivo da EJ, em consonância com a legislação vigente, tem por finalidade selecionar candidatos para ingresso no curso de graduação tecnológica da EJ, avaliando o domínio de conhecimento gerais, interpretar fatos e dados e de raciocinar de maneira lógica; Art. 8°Prova de múltiplas escolhas: Será avaliado o uso das disciplinas do ensino médio, através de prova de múltiplas escolha, perfazendo um valor de 10,00 pontos; Art. 9°Resultado do ENEM: O candidato que optar pelo aproveitamento dos resultados do ENEM, terá sua nota final para efeito de classificação, calculada da seguinte forma: Nota Final = {[4x (nota da prova EJ) + 1x (pontuação do ENEM-proporcional a 10,00)]/5}. Os candidatos que não optarem pelo aproveitamento de resultado do ENEM terão como nota final, para efeito de classificação, a própria nota do processo seletivo. Art. 10° O tempo mínimo para realização da prova será de 60 (sessenta) minutos. ART 11°O resultado do Processo Seletivo será publicado no dia de 04 de julho de 2018 – 1o Processo, 19de julho de 2018 – 2o Processo, nas dependências e no site da EJ FACULDADE DE TECNOLOGIA EM AVIAÇÃO CIVIL. Não haverá revisão de resultados. ART 12°A classificação final obedecerá à ordem decrescente de pontos para fins de chamada dos candidatos. Em caso de empate, e a fim de que apenas um candidato ocupe cada uma das posições classificatórias, a posição será ocupada pelo candidato que se autodeclarar, no ato da inscrição e nesta ordem, negro, pardo ou indígena. Persistindo o empate, a posição será ocupada pelo candidato mais idoso. Serão excluídos da classificação os candidatos que não alcançarem, no mínimo, 4,0 (quarto) pontos na prova. ART 13°As matrículas serão realizadas de 09 a 13 de julho de 2018 - 1o Processo; 19 a 20 de julho de 2018 - 2o Processo; na Secretaria da Faculdade, das 13hrs às 22hrs. Serão exigidos os seguintes documentos em duas cópias, sendo que uma das cópias deverá ser autenticada: Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; Prova de quitação do Serviço Militar ou Certificado de Alistamento Militar, se do sexo masculino; Certidão de Nascimento ou Casamento; Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição; Duas fotos 3x4 recentes; CPF; Cédula de Identidade. No ato da apresentação dos documentos o candidato preencherá e assinará, em duas vias, Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. O candidato classificado e regularmente matriculado que solicitar cancelamento de matrícula por motivo de ingresso em outra Instituição de Ensino, ou qualquer outro motivo, será reembolsado em 80% (oitenta por cento) do valor da matricula, devendo o requerimento de cancelamento de matrícula ser protocolizado junto à Secretaria da Faculdade até dois dias úteis antes do início do período letivo. ART 14°Cláusula Condicionante: A EJ FACULDADE DE TECNOLOGIA EM AVIAÇÃO CIVIL, reserva-se o direito de não implantar turmas ou cursos que não totalizarem a quantidade mínima de 20 (vinte) alunos por classe.

  • Fabrício Luizetti, instrutor chefe da Unidade Campo Verde da EJ, é contratado pela LATAM

    Com menos de dez anos de idade, em Agudos, interior de São Paulo, Fabricio Luizetti, hoje com 31, começou a se interessar por aeromodelismo. Havia um campinho perto de sua casa onde praticantes da modalidade se reuniam e colocavam seus modelos em voo. Sobre a cidade alguns silenciosos planadores que decolavam do Aeroclube de Bauru, apenas 15 km dali, e voavam em círculos procurando térmicas. “Aquilo me fascinava”, relembra. Na adolescência se manteve acompanhando os aeromodelistas agudenses. Aos 18 mudou-se para o Paraná e seguiu com estudos acadêmicos. Formou-se em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, emendou sua segunda graduação, em Comércio Exterior, na CESPAR, também na mesma cidade, e pós graduação em finanças no Instituto Paranaense de ensino. Paralelamente enquanto estudava, achava que podia satisfazer sua vontade de aviação mantendo o hobby com aeromodelos, construindo e voando os pequenos aviões com o grupo de aeromodelistas de Maringá. Formado e bem qualificado, não foi difícil arrumar um bom emprego. Logo começou a trabalhar em um conglomerado de usinas exportadoras de açúcar e etanol. Rapidamente foi subindo de cargos, aumentando seu salário e construindo a tão almejada estabilidade profissional. “Mas eu não estava feliz”, conta Luizetti que pediu demissão depois de dois anos de empresa, aos 25, e mudou-se para a Itália para um ano sabático, onde pode se aprofundar na cultura européia e aprender mais uma língua. Foi também um tempo de reflexão e da volta ao sonho de adolescência: a aviação. Estava decidido a começar uma nova carreira e iniciou um estudo a distância de piloto privado pela Oxford Aviation, escola da Inglaterra. Voltou ao Brasil e passou na prova teórica da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, no curso de piloto privado, e logo já iniciou seus voos na EJ Itápolis, onde concluiu o curso inicial. Na sequência, fez o curso o de piloto comercial e instrutor de voo. Dois anos depois, em 2014, estava formado e entrou na fila para se tornar instrutor da EJ, o que durou um ano. “Nesse tempo aproveitei para fazer o multi, tirar o ICAO, fazer o PLA teórico e voar aviões convencionais”, afirma. “O tempo de espera foi produtivo e necessário para eu me qualificar”. Foi contratado pela EJ Itápolis e iniciou na instrução. Por ter se adaptado à aeronaves convencionais no Aeroclube de Itápolis, foi transferido para a unidade da EJ em Campo Verde, Mato Grosso. Esta unidade que por estar em uma região polo do agronegócio ensina tanto nos cursos piloto privado como comercial, operações nos modelos PA-18, convencionais. É uma preparação para os alunos que desejam atuar na aviação agrícola. Na unidade se tornou chefe de instrução. “Fui ganhando experiência, me aprofundando nos regulamentos ANAC, no SOP da empresa, evoluindo como professor teórico e instrutor de voo, além disso fui melhorando minha capacidade de comunicação, flexibilidade e determinação”, conta Fabrício, que ficou entusiasmado em ser instrutor por influência de sua mãe, Maria Celina, professora de Geografia e História. “Adoro ensinar. Minha mãe é professora e carrego isso como inspiração”, afirma. Na EJ como instrutor atuou por 3 anos, voou 1100 horas em todas as aeronaves da unidade, desde o Pa-18, passando pelos Cessnas 152, Tupi, Corisco e Seneca, em aulas de multimotor. Quando pediu demissão da empresa onde trabalhava e tinha bons salários, seus colegas de trabalho estranharam. “Perceberam que seria uma mudança arriscada, porém positiva. Esse fato até serviu para impulsionar colegas para novos rumos na carreira. Um colega que trabalhava comigo saiu alguns meses depois para fazer um mestrado. Hoje é economista de destaque, professor e colunista de uma importante radio.”, conta Luizetti, enquanto finaliza as aulas teóricas na LATAM, para voar aviões da linha Airbus da empresa. “Um ato de coragem acaba contagiando as pessoas, motivando-as a buscar desafios”, complementa. Dicas para quem está começando? “Dedicação, vontade de estudar, vontade de aprender e humildade. As coisas vão acontecendo aos poucos, e eu acredito que esse tempo tem que ser respeitado e a gente sempre busca evoluir durante essa transição”, afirma. “O estudo do inglês é muito importante se a intenção for aviação comercial. Criar um piloto comercial do zero é mais fácil do que ensinar uma pessoa a falar inglês do zero. Se a intenção for aviação comercial, vale a pena começar estudar inglês antes mesmo de iniciar o curso”. Luizetti segue agora para Dubai, onde inicia os treinamentos em simulador de voo. Em breve volta ao Brasil e inicia seu treinamento em rota, já com passageiros. A EJ deseja boa sorte em sua carreira como aviador de linha aérea.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510