EJ - Escola de Aviação Civil


Quero ser Piloto

Orientação Profissional

Enviado por Valdecir, Osvaldo Cruz

Olá. Ter 34 anos é tarde para iniciar o curso de Piloto Privado??? Gostaria de iniciar carreira para chegar a Piloto Agricola. As horas de voo das aulas de Piloto Privado e Comercial valem na soma do total mínimo para fazer o curso de Piloto Agricola???

01/01/2011

Resposta

Olá Valdecir,

Sua idade não impede em ser um piloto agrícola, as horas de piloto privado e piloto comercial somam para a experiência mínima de 370 horas para realizar o curso de piloto agrícola. A diferença das horas entre o PCA 150 horas até as 370 (220 horas) voce pode realizar trabalhando em aeronaves particulares ou instrutor de voo. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por alison tavares, canudos ba

quanto messes para termina o curso de piloto privado

31/12/2010

Resposta

Prezado Alisson,

O curso teórico de piloto privado são 40 dias e a parte prática mais 40 dias, totalizando dois meses e meio se tudo fluir bem. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Rodrigo Battista, Osasco

Olá Comandante. Tenho apenas 17 anos e estou para iniciar a teorica de piloto privado. Gostaria de saber se após o curso e o pratico com 40 horas o que mais preciso pra começar a trabalhar, no caso sem o curso de PC ? E com quantas horas de Vôo necessarios para começar atrabalhar ?

31/12/2010

Resposta

Caro Rodrigo,

Para exercer função remunerada como piloto de avião, voce precisa possuir a licença de piloto comercial. Esta licença é após o curso de piloto privado e necessita de 150 horas em treinamento para cumprir o currículo.  

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Maurício Neves Fraga, Rosário do Sul-RS

Olá comandante,meu sonho é me tornar um piloto comercial e gostaria de saber se na sua opiniao o curso de piloto é muito dificil

30/12/2010

Resposta

Caro Maurício,

Aqui na EJ nada é difícil, estamos aqui para ensinar voar e torná-lo profissional. Estamos a disposição.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Alexandre Magno, Natal/RN

Boa Tarde, CMTE ! No mês de Março completarei 32 anos de idade e pretendo ser piloto de linha aérea. Iniciando a partir do curso de piloto privado. Minha pergunta é: Com essa idade terei chances de quando concluir os cursos necessários conseguir seguir carreira em alguma empresa aérea ?

29/12/2010

Resposta

Caro Alexandre,

O mercado aeronáutico está muito aquecido e irá precisar de muitos  pilotos nos próximos 5 anos, voce tem grande chance de ser um piloto de linha aérea.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Pablo, Paraiso do Tocantins

Depois do curso teorico de piloto comercial feito, posso contabilizar minha horas de voo em avião particular ou só em avioes de aeroclube?

29/12/2010

Resposta

Caro Pablo,

Voce pode realizar suas horas em escolas de aviação seguindo o programa de treinamento homologado de 110 horas ou voar em aeronave particular até completar 200 horas de experiência.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por joaquim rogério da cunha júnior, ribeirão branco sp

tenho 40 anos sou técnico em eletrônica e eletrotécnico, fator idade é impedimento, penso em começar a fazer ciências aeronauticas quando terminar vou ter 44 anos, ha algum caminho mais rápido, penso k com nível desse curso terei mais oportunidades na carreira isso procede?

28/12/2010

Resposta

Prezado Joaquim,

Na sua idade, eu recomendo voce fazer o inverso, primeiro a formação profissional que irá proporcionar um emprego, depois conciliar o trabalho com a faculdade.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Pedro Monteiro Lima Filho , Porto Velho

Gostaria de saber qtas aulas pratica pode se fazer por dia ???

28/12/2010

Resposta

Caro Pedro,

dependendo da fase no curso, voce pode voar até quatro horas por dia, na EJ por exemplo, nós formamos um piloto privado prático em 30 dias.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Micael , São Paulo

Olá senhores! Gostaria de saber se após checar PC/IFR, é necessário fazer o curso de MLTE para voar aeronaves TIPO, como a família King Air 90 e 200. Também gostaria de saber se após conseguir estas carteiras, o piloto pode voar a aeronave Cessna C208B Caravan, pois a ANARC exige MNTE para operá-la, porém por se tratar de um avião monomotor turbohelice, há a necessidade de fazer um curso específico desta aeronave. Se eu estiver certo, pergunto-lhes se a EJ oferece o curso Ground destes aviões e/ou outros cursos para voar aparelhos TIPO. Um forte abraço. Muito obrigado !

26/12/2010

Resposta

Prezado Micael,

Para voar aeronaves(Tipo) como o King Air, voce precisa fazer o curso específico da aeronave, mas não necessita da habilitação MLTE. O Caravan não é necessário fazer o curso específico por não ser (tTpo), porém, qualquer aeronave que está registrada em Taxi Aérea, independente do tamanho, o piloto tem que fazer o curso da aeronave como se fosse na categoria (Tipo). 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Pedro, Lisboa

Boa tarde comandantes administradores da EJ. Tenho 37 anos e acabei agora o curso ATPL(a) frozen em Portugal. Sou Portugues mas com muitos familiares no Brasil, acho que o proximo passo para ingressar numa carreira de piloto comercial passa pelo Brasil. se fosse possivel gostaria de receber o vosso conselho sobre qual o curso que deveria frequentar na vossa escola para assim ingressar mais rapido no mercado de trabalho do vosso pais. Obrigado

25/12/2010

Resposta

Caro Pedro,

Voce deverá fazer a convalidação das suas licenças no Brasil, é só fazer o exame médico de primeira classe, uma prova na ANAC, realizar voos de adaptação as regras de voo do Brasil e o cheque prático.  

Respondido por Josué de Andrade
Anteriores

Utilize este formulário para fazer perguntas sobre orientação profissional.


* seu e-mail não será publicado * em alguns casos, a resposta será dada diretamente no e-mail

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157