EJ - Escola de Aviação Civil


Time EJ de Competições Aéreas

Você pode ser um piloto patrocinado EJ

Uma escola para pilotos profissionais


Todos os alunos da EJ poderão ser patrocinados, por mérito, e fazerem parte do time EJ de competições aéreas

Você pode ser um patrocinado da EJ nos Campeonatos Brasileiros de Acrobacias Aéreas.

A participação do time de Acrobacia Aérea tem doi objetivos: difundir a cultura da acrobacia aérea, que tem a função de melhoria na habilidade e segurança dos pilotos, e a função de formar um time de excelência nas competições de acrobacia de precisão.

O programa de formação do time é baseada em dois aspectos, a fidelidade do cliente EJ e o mérito dos aviadores.


Programa de pontos

Piloto Privado Teórico

5 Pontos

Piloto Privado Prático

12 Pontos

Piloto Comercial Teórico

4 Pontos

Piloto Comercial Prático

17 Pontos

Multimotor

7 Pontos

IFR

5 Pontos

INVA Teórico

4 Pontos

INVA Prático

10 Pontos

Piloto Agrícola

18 Pontos

Navegação com Novas Tecnologias

3 Pontos

Operação de Aeronaves Convencionais

3 Pontos

Introdução ao Voo a Vela

3 Pontos

Manobras de Confiança

4 Pontos

Treinamento G-1000

4 Pontos

Jet Training

7 Pontos

Performance Based Navigation

5 Pontos

Aeronaves a Jato de Grande Porte - Teórico

5 Pontos

Inglês Técnico

4 Pontos

RVSM

4 Pontos

Proficiência Linguística

4 Pontos


* Cada ponto equivale a porcentagem de desconto no Curso de Acrobacia Aérea que consiste em 10 horas de voo na aeronave Super Decathion

* A soma máxima da pontuação passa de 100% de desconto. A EJ escolheu fazer assim porque nem todos os alunos fazem todos os cursos. Ex.: Quem pretende fazer o curso de Piloto Agrícola geralmente não faz o Multimotor. E o desconto máximo é, obviamente, 100%.

* Alguns cursos podem ser feitos dentro de outros cursos, e os pontos acumulam. Ex.: O curso de Manobras de confiança pode ser feito dentro do curso de Piloto comercial.

* Para fazer o curso de Acrobacia é obrigatório ter experiência em avião convencional.


Sobre a seleção dos patrocinados:

Anualmente, pouco antes do Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, será feito um campeonato interno onde cada aluno formado na EJ no curso de Acrobacias Aéreas, poderá participar com o mesmo desconto baseado nos pontos, que inclue:

Campeonato interno com o desconto de pontos

Duas Seções de 30 minutos de treinamento no box acrobático

Dois voos da competição de definição avaliados pelos juízes

* Cada um formado no curso de acrobacia da EJ poderá participas dois anos seguidos da seleção de patrocinados usando os descontos


Quantidade de selecionados

Competição entre 5 e 10 pilotos

5 selecionados

entre 11 e 29 pilotos

10 selecionados

30 ou mais pilotos

15 selecionados


Os melhores ranqueados ganham

Um emblema de metal de Piloto competidor do time EJ

Inscrição do Campeonato Brasileiro

Hospedagem e Alimentação durante a competição

Camisetas e bonés

2 horas de voo de treinamento

Horas de voo na competição


Perguntas frequentes


  • Em qual unidade EJ é oferecido o curso de Acrobacia?

    Apenas na Unidade Itápolis, porque apenas lá existe um box acrobático ao lado da pista de pouso. O Box é regulamentado pelas autoridades aeronáuticas do país através de um NOTAM. (Notice to Air Men).

  • Como funcionam os campeonatos?

    Os campeonatos de Acrobacia funcionam dentro de um box acrobático, onde juízes, a partir do chão, observam a sequência que o piloto está executando. O foco é a precisão das manobras. O box acrobático é uma marcação no chão e tem 1000 metros cúbicos. Ou seja. 1 km de largura, um km de comprimento e 1km de profundidade. As regras são do IAC (International Aerobatic Club).

  • Participar de campeonatos é seguro?

    Sim, é. No Brasil existem campeonatos desde os anos 80, nunca houve nenhum acidente durante competições. E durante campeonatos, no mundo todo, o índice de acidentes é baixíssimo. Existe uma grande diferença entre demonstrações, show aéreos e campeonatos. As demonstrações e shows aéreos são muito próximas do chão, onde não há muito espaço para correções em casos de erros dos pilotos ou panes de equipamento. Em campeonatos, e nas categorias que pretende-se formar os pilotos formados pela EJ, a altura mínima é de 1500 pés. Cerca de 450 metros.

  • Quais são os tipos de acrobacia que existem?

    Existem três tipos: a acrobacia aérea de show aéreo, que não é o foco da formação EJ, a acrobacia aérea clássica e a de competição. Que são as duas acrobacias que desenvolvem as habilidades do piloto.

  • Qual a diferença da acrobacia clássica e de competição?

    A acrobacia de competição vem da acrobacia clássica. As duas formam aviadores seguros. E a de competição tem outras preocupações como a estética de quem vê do solo. Por exemplo: na acrobacia de competição, em um looping, o foco é que ele seja o mais redondo possível, para que ganhe mais notas. Ou seja, a acrobacia de competição põe o foco nas regras que geram as notas dos competidores. As duas são seguras de maneira igual e as duas trazem o mesmo resultado do ponto de vista de segurança, consciência situacional e produz habilidade nos pilotos.

  • Eu não tenho muito o espírito competidor, mas quero fazer o curso pela experiência e pela acrobacia, posso?

    Sim. Os nossos instrutores dão essa oportunidade aos alunos. Também pode-se voar simplesmente pelo prazer de voar sem o objetivo de competir.

  • Quanto é o máximo que eu posso ganhar?

    O seu máximo, é ganhar 10 horas do curso. 1 hora de treinamento no primeiro ano. Mais aproximadamente 40 minutos de dois Voos de competição do campeonato interno, mais duas horas de treinamento para o campeonato, mais aproximadamente 40 minutos de dois Voos do campeonato nacional. Mais 1 hora do campeonato interno do ano seguinte, mais 40 minutos. Mais duas horas para o campeonato, mais 40 minutos de Voos em campeonatos. Totalizando 18,8h, aproximadamente.

  • Eu não fiz os cursos anteriores ao curso de Acrobacia na EJ, apenas o curso de acrobacia, eu posso ser patrocinado?

    Sim. Mas os voos do campeonato interno serão cobrados o valor cheio. Ou seja, partindo do princípio que você foi selecionado nas duas vezes que participou do campeonato interno, você pagou 10 + 1 + 0,7 + 1 + 0,7 e ganhou 5,4 hs de Voo.

Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

Ver Video


    Mural Informativo


  • Itápolis Airshow 2020 foi transmitido por live, veja vídeo completo

    Dia 30 de agosto ocorreu o Itápolis Airshow 2020. O evento com demonstrações acrobáticas já é um dos mais tradicionais da agenda nacional. Este ano, devido às restrições de saúde pública, foi executado de modo que pudesse ser transmitido por live pelo youtube. “Um show aéreo é um evento de dia inteiro. Este ano compactamos em duas horas todas as apresentações e transmitimos pela internet. Como não podíamos ter aglomerações de pessoas, levamos as acrobacias para as casas dos fãs de aviação”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.O evento contou com boa parte dos maiores pilotos da modalidade do Brasil. As apresentações acrobáticas contemplaram desde as manobras de alto desempenho, como os voos de Gunar Armin, no One Design, de Marcio Oliveira e Richieri, nos Sukhois 26 e 31, e de Beto Bazaia, no Extra-300, até as acrobacias mais clássicas, como as do Planador Grob sob o comando do Bolafly, do NA-T6 com Beto Bazaia, e do Cessna Aerobat e Super Decathlon pilotados por Filipe Rafaeli.O show foi finalizado com uma marcante apresentação da Esquadrilha Fox, composta por ex-militares voando três aeronaves do modelo RV. Durante a transmissão foram solicitadas doações para o Lar São José, entidade de assistência social, em Itápolis, no interior de São Paulo. “Foi um evento muito bacana, como todos os anos. E este foi especial, pois estávamos revertendo doações para as obras sociais”, disse Lucas Delcaro, o Airboss do evento.Próximos anosCom diversas câmeras e mesa de edição ao vivo, a transmissão foi feita em ritmo de cobertura televisiva, com Vadico como narrador. “Foi um sucesso. Não tínhamos experiência em transmissão ao vivo. A equipe funcionou muito bem e foram transmitidas ótimas imagens. O saldo foi positivo”, afirma Andrade. “Não sabemos se ano que vem já poderemos ter público, vamos aguardar o que as autoridades e cientistas vão dizer, mas mesmo se tivermos público, pretendemos, em 2021, transmitir online também”, complementa.Acrobacia como inventivo e como treinamentoA acrobacia aérea possui duas funções. Ela desenvolve a paixão pela aviação e também tem o objetivo de treinamento para segurança de voo. “Acrobacia não é só beleza das manobras. Um piloto treinado, por exemplo, em entrar e sair de parafusos, se torna um piloto mais seguro. Aqui na EJ ensinamos essas manobras em nosso curso de Upset Recovery”, afirma Edmir Gonçalves, diretor da EJ.Veja a transmissão completa

  • Lista dos Aprovados para o Curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves

    Abaixo segue o resultado do processo seletivo 2º semestre 2020, realizado no dia 19/07/2020 e provas agendadas, em ordem alfabética:  Adeilson Gabriel Lourenço Bezerra - AprovadoAdrielli Andreina de Souza Reversi - AprovadoAlberto De Paula Edwards Neto - AprovadoAlexandre Teixeira Dizarro - AprovadoÂngelo Monnerat Rivas - AprovadoBruno Gonçalves Tapparo - AprovadoErick Ferreira Vieira - AprovadoGabriel Augusto Bartholomeu - AprovadoGabriel Eliziari - AprovadoGabriel Gonçalves da Silveira - AprovadoGiulia Dótele Pandolpho - AprovadoIgor Carlos Lopes Costa - AprovadoJader Tulio Satiro - AprovadoJairo de Carvalho Santos Neto - AprovadoJosé Coimbra Freire Neto - AprovadoJose Henrique de Lima Freitas - AprovadoJuan Carlos Nobre Galloza - AprovadoMatheus Brito Martins - AprovadoNatham Fernandes Rodrigues - AprovadoNathan Vieira Cardozo - AprovadoNedson Rafael Aguiar da Silva - AprovadoNorberto Auzier Vieira Neto - AprovadoOtavio Franco Moraes Neto - AprovadoPedro Paulo Miranda - AprovadoPhilipe César de Oliveira Cardoso - AprovadoRafael de Morais Tinoco - AprovadoRenan Silva Seabra Pinto - AprovadoRodrigo Furlan - AprovadoVictória Beraha de Mello Rodrigues - AprovadoVinicius da SilvaTanaka Nascimento - AprovadoVinicius Frajuca Cunha - AprovadoVitor Nascimento Sá - Aprovado  * Os candidatos que foram reprovados no vestibular não aparecem nesta lista. * Aos aprovados, fiquem atentos, pois as matrículas serão realizadas entre os dias 27/07 a 31/07.*Os documentos exigidos para a matrícula deverão ser enviados para o e-mail da Secretária Acadêmica secretaria.academica@ej.com.br digitalizados no formato PDF.Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;Prova de quitação do Serviço Militar ou Certificado de Alistamento Militar, se do sexo masculino;Certidão de Nascimento ou Casamento;Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição;Duas fotos 3x4 recentes;Cédula de Identidade:CPF.

  • Anote a data: 30 de agosto teremos o Itápolis Airshow 2020. Será por live.

    Organizado pela EJ - Escola de Aeronáutica Civil e pelo Aeroclube de Itápolis, o tradicional Itápolis Airshow já tem data para a edição de 2020. Será em 30 de agosto.Devido a pandemia que ocorre no país, não terá público presente, mas será transmitido por live. Mais próximo da data, tanto a EJ, quanto o Aeroclube, disponibilizará, em suas redes sociais, quais serão as plataformas da transmissão. “Não abriremos para o público. Seguiremos com todos os cuidados recomendados sobre aglomeração de pessoas, mas não podíamos deixar nosso tradicional airshow passar batido. Não será grande, como em ouros anos, mas sim do tamanho para uma transmissão online”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.O show já tem três atrações confirmadas, a Esquadrilha Fox, de Brasília, formada por três aviões do modelo RV, uma apresentação acrobática com um dos Cessnas Aerobat da EJ e o Super Decathlon do Aeroclube de Itápolis.Mais duas atrações estão sendo confirmadas.Data30 de agosto de 2020Início da transmissão: 10h00Previsão de duração: 1h30Links serão disponibilizados mais perto da data (Provavelmente Youtube, Facebook ou Instagram)

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 3419-4157