Time EJ de Competições Aéreas
Uma escola para pilotos profissionais
Você pode ser um patrocinado da EJ nos Campeonatos Brasileiros de Acrobacias Aéreas.
A participação do time de Acrobacia Aérea tem doi objetivos: difundir a cultura da acrobacia aérea, que tem a função de melhoria na habilidade e segurança dos pilotos, e a função de formar um time de excelência nas competições de acrobacia de precisão.
O programa de formação do time é baseada em dois aspectos, a fidelidade do cliente EJ e o mérito dos aviadores.
Piloto Privado Teórico
5 Pontos
Piloto Privado Prático
12 Pontos
Piloto Comercial Teórico
4 Pontos
Piloto Comercial Prático
17 Pontos
Multimotor
7 Pontos
IFR
5 Pontos
INVA Teórico
4 Pontos
INVA Prático
10 Pontos
Piloto Agrícola
18 Pontos
Navegação com Novas Tecnologias
3 Pontos
Operação de Aeronaves Convencionais
3 Pontos
Introdução ao Voo a Vela
3 Pontos
Manobras de Confiança
4 Pontos
Treinamento G-1000
4 Pontos
Jet Training
7 Pontos
Performance Based Navigation
5 Pontos
Aeronaves a Jato de Grande Porte - Teórico
5 Pontos
Inglês Técnico
4 Pontos
RVSM
4 Pontos
Proficiência Linguística
4 Pontos
* Cada ponto equivale a porcentagem de desconto no Curso de Acrobacia Aérea que consiste em 10 horas de voo na aeronave Super Decathion
* A soma máxima da pontuação passa de 100% de desconto. A EJ escolheu fazer assim porque nem todos os alunos fazem todos os cursos. Ex.: Quem pretende fazer o curso de Piloto Agrícola geralmente não faz o Multimotor. E o desconto máximo é, obviamente, 100%.
* Alguns cursos podem ser feitos dentro de outros cursos, e os pontos acumulam. Ex.: O curso de Manobras de confiança pode ser feito dentro do curso de Piloto comercial.
* Para fazer o curso de Acrobacia é obrigatório ter experiência em avião convencional.
Anualmente, pouco antes do Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, será feito um campeonato interno onde cada aluno formado na EJ no curso de Acrobacias Aéreas, poderá participar com o mesmo desconto baseado nos pontos, que inclue:
Duas Seções de 30 minutos de treinamento no box acrobático
Dois voos da competição de definição avaliados pelos juízes
* Cada um formado no curso de acrobacia da EJ poderá participas dois anos seguidos da seleção de patrocinados usando os descontos
Competição entre 5 e 10 pilotos
5 selecionados
entre 11 e 29 pilotos
10 selecionados
30 ou mais pilotos
15 selecionados
Um emblema de metal de Piloto competidor do time EJ
Inscrição do Campeonato Brasileiro
Hospedagem e Alimentação durante a competição
Camisetas e bonés
2 horas de voo de treinamento
Horas de voo na competição
Apenas na Unidade Itápolis, porque apenas lá existe um box acrobático ao lado da pista de pouso. O Box é regulamentado pelas autoridades aeronáuticas do país através de um NOTAM. (Notice to Air Men).
Os campeonatos de Acrobacia funcionam dentro de um box acrobático, onde juízes, a partir do chão, observam a sequência que o piloto está executando. O foco é a precisão das manobras. O box acrobático é uma marcação no chão e tem 1000 metros cúbicos. Ou seja. 1 km de largura, um km de comprimento e 1km de profundidade. As regras são do IAC (International Aerobatic Club).
Sim, é. No Brasil existem campeonatos desde os anos 80, nunca houve nenhum acidente durante competições. E durante campeonatos, no mundo todo, o índice de acidentes é baixíssimo. Existe uma grande diferença entre demonstrações, show aéreos e campeonatos. As demonstrações e shows aéreos são muito próximas do chão, onde não há muito espaço para correções em casos de erros dos pilotos ou panes de equipamento. Em campeonatos, e nas categorias que pretende-se formar os pilotos formados pela EJ, a altura mínima é de 1500 pés. Cerca de 450 metros.
Existem três tipos: a acrobacia aérea de show aéreo, que não é o foco da formação EJ, a acrobacia aérea clássica e a de competição. Que são as duas acrobacias que desenvolvem as habilidades do piloto.
A acrobacia de competição vem da acrobacia clássica. As duas formam aviadores seguros. E a de competição tem outras preocupações como a estética de quem vê do solo. Por exemplo: na acrobacia de competição, em um looping, o foco é que ele seja o mais redondo possível, para que ganhe mais notas. Ou seja, a acrobacia de competição põe o foco nas regras que geram as notas dos competidores. As duas são seguras de maneira igual e as duas trazem o mesmo resultado do ponto de vista de segurança, consciência situacional e produz habilidade nos pilotos.
Sim. Os nossos instrutores dão essa oportunidade aos alunos. Também pode-se voar simplesmente pelo prazer de voar sem o objetivo de competir.
O seu máximo, é ganhar 10 horas do curso. 1 hora de treinamento no primeiro ano. Mais aproximadamente 40 minutos de dois Voos de competição do campeonato interno, mais duas horas de treinamento para o campeonato, mais aproximadamente 40 minutos de dois Voos do campeonato nacional. Mais 1 hora do campeonato interno do ano seguinte, mais 40 minutos. Mais duas horas para o campeonato, mais 40 minutos de Voos em campeonatos. Totalizando 18,8h, aproximadamente.
Sim. Mas os voos do campeonato interno serão cobrados o valor cheio. Ou seja, partindo do princípio que você foi selecionado nas duas vezes que participou do campeonato interno, você pagou 10 + 1 + 0,7 + 1 + 0,7 e ganhou 5,4 hs de Voo.
Faculdade EJ: realize seu sonho de voar
Vídeo
Mural Informativo
Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.
A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.
A EJ Faculdade, referência nacional na formação de pilotos, acaba de divulgar o cronograma oficial do vestibular 2026 para o curso superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves. Reconhecida por oferecer uma formação completa e alinhada às exigências do mercado, a instituição possibilita que seus alunos alcancem, em apenas dois anos, todas as licenças e habilitações necessárias — desde o Piloto Privado (PP) até o Piloto Comercial (PC), com IFR e Multimotor — além do diploma de nível superior. O curso é voltado para quem deseja construir uma carreira sólida como piloto profissional e reúne teoria e prática em um ambiente totalmente imerso na aviação. A grade inclui, além das disciplinas acadêmicas, treinamento prático nas aeronaves da maior escola de aviação da América Latina e contato constante com profissionais experientes do setor, criando oportunidades reais de networking e inserção no mercado. O Campus EJ, localizado em Itápolis (SP), oferece uma estrutura completa para a formação teórica e prática. São salas de aula equipadas, simuladores de voo, uma ampla frota de aeronaves modernas, além de infraestrutura de apoio com alojamentos, restaurante, cafeteria, área de lazer, quadras esportivas, piscina e lavanderia, garantindo conforto e comodidade para que o aluno possa se dedicar integralmente à sua formação. A EJ Faculdade já foi responsável pelo ingresso de diversos pilotos no mercado de trabalho, muitos deles partindo para companhias aéreas e aviação executiva. Um dos grandes diferenciais está nas oportunidades internas: a escola seleciona os alunos com melhor desempenho para participar de programas de estágio e, em muitos casos, para integrar o quadro de instrutores de voo. Essa é uma porta de entrada valiosa para o primeiro emprego, permitindo ao recém-formado acumular experiência prática e horas de voo que aceleram o ingresso em companhias e operações de maior porte. Cronograma Vestibular EJ 2026 Inscrições: 01/09/2025 a 28/11/2025 (Taxa de inscrição: R$ 50,00)Data do vestibular: 07/12/2025Divulgação do resultado: 09/12/2025Matrículas: 05/01/2026 a 23/01/2026Início do curso: 26/01/2026 Ao longo de sua trajetória, a EJ já formou mais de 10 mil pilotos para dentro e fora do país e mantém o compromisso de oferecer uma formação de alto nível, preparando profissionais prontos para voar mais alto e conquistar espaço no mercado global da aviação. Acesse o site oficial da EJ Faculdade clicando aqui.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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