EJ - Escola de Aviação Civil


Quero ser Piloto

Orientação Profissional

Enviado por Paulo Henrique Dutra, São Paulo

Tenho 18 anos e tem um sonho de voar e queria ser um piloto profissional por onde começar qual curso devo fazer qual o valor total para forma um profissional .

05/01/2011

Resposta

Caro Paulo,,

Para se tornar um piloto comercial, voce deverá:

-Fazer o exame médico de segunda classe;
-Fazer o curso teórico de piloto privado;
-Voar 44 horas para requerer a licença de PPA;

Após estar habilitado piloto privado, voce deverá:

-Fazer o exame médico de primeira classe;
-Fazer o curso teórico de piloto comercial/instrumentos;
-Voar mais 110 horas para completar as 150 horas exigidas para requerer a licença de PCA.

A partir daí, estará apto para o mercado de trabalho como aeronauta.
Os valores dependerá da aeronave que escolher na sua formação. Estamos a sua disposição para formá-lo um bom profissional.   

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Alysson Froeming Corsi, Maringá, PR

é muito dificil a prova da anac, do piloto privado? quantos mais ou menos vou gastar de livros, etc, do PP?

05/01/2011

Resposta

Caro Alysson,

A prova da ANAC não é difícil, tem que estar bem preparado. O jogo de apostilas está por volta de 400 reais e o curso teórico de 40 dias intensivos 2800 reais. Estamos a disposição.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Rodrigo de Souza Avelar, Belo Horizonte, MG

Gostaria apenas de parabenizar a EJ e toda a equipe pela excelente estrutura, qualidade de ensino e rápido retorno e eficiência na solução de problemas! Isto é o que se espera de qualquer instituição e/ou empresa de ponta! Estas e outras características que me deram condições de terminar e checar o meu PP prático em apenas 30 dias entre os meses Novembro e Dezembro de 2010, na unidade de Itápolis-SP. Para quem busca agilidade com qualidade, profissionalismo e, acima de tudo segurança, indico a EJ. Vale a pena o investimento! Mais uma vez obrigado e nos vemos novamente durante 2011 no PC/IFR/MLTE/INVA. Abraços, Rodrigo Avelar.

05/01/2011

Resposta

Olá Rodrigo,

Nós que agradecemos a confiança em nosso trabalho, aguardamos voce por aqui na formação de Piloto Comercial e Instrutor de Voo. Abraços.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por jairo almeida, cajamar

Boa noite CMTE gostaria de saber qt tempo leva o curso de pp ..suponhamos que após o termino do curso e possivel exercer a função como piloto na aréa ou precisa ter o pc ..agradeço a atenção

05/01/2011

Resposta

Prezado jairo,

O curso de piloto privado leva 45 dias para teoria e 40 dias para a prática de voo, com a licença de PPA, voce somente poderá realizar voos não remunerados.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Marcio Fenilli, São Paulo

Comandante sou aluno da EJ, atualmente estou fazendo as minhas horas de PP EJ Jundiaí sou de São Paulo e passo boa parte dos meus finais de semana ai na EJ, como fica o meu caso com essa nova proposta da Anac, pois sempre quis ser INVA ai mesmo da EJ optando por toda a formação prática nos padrões da escola, posso optar pela formação tradicional PP, PC e INVA? Minha graduação como Administrador de Empresa pode me ajudar futuramente na carreira de piloto? Off: Só não optei pela formação teórica da EJ, devido ao fato de morar em SP e ter que trabalhar para custear a minha formação. Os cursos teóricos eu estou fazendo no Aeroclube de São Paulo, e tive muito boas referencias da EJ por aqui.

04/01/2011

Resposta

Prezado Márcio,

Eu sugiro voce continuar com sua formação profissional completa, se formar instrutor e adquirir experiência até chegar numa empresa aérea de primeiro nível, a licença MPL ainda não sabemos se vai ser aprovada e também se as empresas irão adotar. Sua graduação é muito importante e de grande preferência pelas empresas, ajudará muito como experiência acadêmica.
Voce escolheu muito bem a escola para curso teórico, o Aeroclube de São Paulo é uma excelênte escola e os melhores professores estão lá, aprendemos muito com o Time ACSP. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Alan Ribeiro, Belo Horizonte - MG

Olá, Tenho 34 anos e estou interessado em iniciar a carreira na aviação, tenho alguns receios e duvidas: 1 - Tem como ter alguma remuneração como PP? 2 - Existe mercado para pilotos que iniciam com a minha idade? 3 - Observei que vocês tem estrutura para formar um PP e PC em menos tempo em relação as escolas aqui, qual o valor total e em quanto tempo é possível formar em PC com vcs? (dando tudo certo). 4 - Fazendo o teórico em BH, quantas horas diárias e possível voar com vcs? 5 - Quais são os valores da hora de voo, das aeronaves de vcs? Desculpe o testamento e desde já agradeço a atenção abraço Alan

03/01/2011

Resposta

Olá Alan,

Responde suas perguntas:
-A licença de Piloto Privado não permite voos remunerados por ser categoria amador;
-Existe mercado para todas as idades, no seu caso, terá grandes chances na aviação executiva;
-A EJ forma um PPA prático em 30 dias e o PCA/IFR/MLTE por volta de noventa dias(somente a parte prática) considerar mais 100 dias de cursos teóricos para as duas licenças;
-Voce pode voar 4 horas por dia na Unidade de Itápolis ou 2 em Jundiaí;
-Os valores serão passados pelos nossos atendentes no seu email.

Obrigado

 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por charles ramos de oliviera, divinopolis-mg

anac esta com uma proposta no meu ponto de vista bom para carreira para quem quer se torna um piloto profissional tenho 39anos sasbem como fucionara este programa juntos as empresas aerea? tenho plioto privado, estou preste a começar o teorico de piloto comercial, fico grato se puderem me responder

01/01/2011

Resposta

Prezado Charles,

A proposta da ANAC e passar a responsabilidade de formação de pilotos para as empresas aéreas, se for aprovado, a empresa poderá formar um piloto privado em parceria com as escolas, depois completar 240 horas em simuladores de voo na empresa e adquirir o licença MPL. Com a licença MPL o piloto somente poderá voar na empresa que o formou, em caso de demissão, o piloto não poderá exercer a profissão em nenhuma aeronave, somente fará voos de recreio (PPA). Vamos aguardar o resultado da consulta publica do novo RBAC61.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Pablo, Paraiso do Tocantins

as empresas de taxi aero emprengam pilotos só com a parte teorica de pc feita? ou é contra a lei?

01/01/2011

Resposta

Caro Pablo,

As empresas de táxi aéreos somente contratam pilotos  formados.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Igor, Brasilia

Ola CMTE,se eu tirar o Piloto Privado no caso pode arrumar emprego como um co-piloto de aviação executiva? Abraço....

01/01/2011

Resposta

Prezado Igor,

Por enquanto somente pode voar profissionalmente com a licença de Piloto Comercial, a nova licença da ANAC se for aprovada, irá permitir voar profissionalmente, mas com a restrição em trabalhar somente na empresa que o formou, ou seja, se perder o emprego, não poderá trabalhar em outra empresa e nem voar aeronaves particulares remunerado. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Fabio Rebechi, São Paulo

Boa tarde, Tenho um sonho de trabalahr como piloto e quem sabe um dia ser comandante de uma empresa área. Tenho 34 anos, minha saúde é muito boa. É possível voar comercialmente iniciando a carreira com esta idade ou então piloto de empresa de taxi áereo? Minha vizinho tem uma empresa de taxi áereo e disse que pode ajudar. Aguardo considerações sobre este assunto? Grato, Fabio Rebechi

01/01/2011

Resposta

Caro Fábio,

Sua idade não impede em realizar sua profissionalização na aviação, hoje em dia as empresas de táxi aéreos, preferem pilotos mais velhos que ficam bastante tempo na empresa que chegam ao comando. O maior problema na aviação de pequeno porte é encontrar pilotos jovens, todos entram para ganhar experiência e depois deixam as empresas, causando uma rotatividade e gastos elevados. Vejo uma bela oportunidade para os interessados na profissão que estão nesta faixa etária.

Respondido por Josué de Andrade
Anteriores

Utilize este formulário para fazer perguntas sobre orientação profissional.


* seu e-mail não será publicado * em alguns casos, a resposta será dada diretamente no e-mail

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157