EJ - Escola de Aviação Civil


Quero ser Piloto

Orientação Profissional

Enviado por PAULO, SANTO ANDRÉ

QUERIA SABER SOBRE INFORMAÇÕES REFERENTE À CARREIRA PARA LINHA AÉREA.

26/01/2011

Resposta

Prezado Paulo,

-A formação profissional desde o curso de piloto privado até comercial, demora em media dois anos sem interrupções, em alguns casos tivemos alunos formados em um ano e meio.

-A sequência de cursos de piloto para se tornar um profissional é a seguinte:
1.- Realizar exame médico para pilotos em clínicas especializadas, através de carta de apresentação da escola;
2. -Piloto privado teórico, duração 45 dias em regime intensivo ou 4 meses no modo tradicional;
3. -Piloto privado prático, duração de 40 dias com uma carga de 44 horas de voos;
4. -Piloto comercial/IFR teórico, duração de 45 dias em regime intensivo ou 4 meses no modo tradicional;
5. -Piloto comercial/IFR prático, duração de seis meses com uma carga de 110 horas de voos e 45 em simulador.

-Após formado piloto comercial e voos por instrumentos(IFR), os recem formados, geralmente conseguem empregos em aeronaves de pequeno porte na aviação geral, táxi aéreo, aviação executiva, instrutor de voo, etc..., até conseguirem adquirir experiência suficiente para prosseguir na carreira da aviação comercial.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por João pedro pacheco, campinas

É uma curiosidade que eu tenho ! Qual o momento certo de recolher os flaps após a decolagem, em aeronaves de grande porte ?

25/01/2011

Resposta

Caro João Pedro,

Todas as aeronaves de grande porte decolam com flaps para aumentar a sustentação, o recolhimento inicia após atigirem 1000 pés de altura para aumentar a velocidade.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Edimilson, Salvador

Qual a diferença em fazer o curso completo da EJ ou fazer o curso de Ciencias Aeronáuticas. O Que seria mais fácil para ser piloto de uma companhia aérea.

12/01/2011

Resposta

Prezado Salvador,

O piloto profissional sem a formação em Ciências Aeronáuticas, é um profissional normal com menor conhecimento acadêmico do sisema da aviação civil , na parte prática não altera em nada. Hoje as empresas preferem pilotos com nível superior em qualquer área, não necessariamente no ramo aeronáutico.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Roberto Ramos, são paulo

Para o mercado de trabalho, e para as grandes companhias o que vale mais, o piloto formado em uma faculdade ex: ( anhembi morumbi ) ou formado em uma escola de aviação ex: (ej, eacon, ewm )? desde já agradeço a atenção!

11/01/2011

Resposta

Prezado Roberto,

Para formação profissional de piloto em nível superior de Ciências Aeronáuticas ou Aviação Civil, o aluno deverá cumprir a parte acadêmica na Universidade ou Faculdade e paralelamente realizar os cursos teóricos e práticos em uma escola de aviação homologada. Algumas universidades possuem homologação da parte teórica.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Cilene Machado Laus, Dom Pedrto

Boa noite gostaria de saber ,se esse mercado esta aberto para mulheres,e qual o primeiro curso que devo fazer. Obrigado pela atençao .

11/01/2011

Resposta

Prezada Cilene,

Na aviação brasileira, existe muitas mulheres voando em companhias comerciais, inclusive muitas delas como comandantes. A EJ formou várias mulheres pilotos e atualmente tem aumentado muito a procura de meninas para aprender pilotar aviões. O primeiro curso que deverá fazer é o piloto privado.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Augusto , Pelotas

Eu tenho 16 anos e gostaria de ser um piloto, queria saber o que devo fazer, atualmente curso tecnico integrado com ensino medio em eletrônica.

11/01/2011

Resposta

Caro Augusto,

O início ideal para começar estudar para piloto de avião, é 17 anos e meio, assim que completar 18 anos, poderá começar voar as horas do curso de piloto privado.

-A sequência de cursos de piloto para se tornar um profissional é a seguinte:

1. Realizar exame médico para pilotos em clínicas especializadas, através de carta de apresentação da escola;
2. -Piloto privado teórico, duração 45 dias em regime intensivo ou 4 meses no modo tradicional;
3. -Piloto privado prático, duração de 40 dias com uma carga de 44 horas de voos;
4. -Piloto comercial/IFR teórico, duração de 45 dias em regime intensivo ou 4 meses no modo tradicional;
5. -Piloto comercial/IFR prático, duração de seis meses com uma carga de 110 horas de voos e 45 em simulador.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por cicero antonio, ibiuna - sp

Boa tarde srs. Tenho hoje 42 anos, e somente agora tenho condições (?) de pagar um curso. Como essa escola é a que me transmite maior confiança, gostaria de saber se uma pessoa da minha idade consegue colocação no mercado de trabalho, e se consegue, em que tipo de empresas ?

10/01/2011

Resposta

Prezado Cícero,

-A aviação passa por um momento histórico de grande desenvolvimento, antigamente a idade acima de 30 anos era considerado velho para aviação comercial, hoje com o crescimento acelerado no setor, as empresas contratam pilotos até 45 anos com experiência entre 500 e 1000 horas de voos.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Julio Maia, Itápolis

Gostaria de saber o que devo fazer para ser piloto de companhias aéreas ? Quais são As etapas.

08/01/2011

Resposta

Caro Júlio,

Para ser piloto de linha aérea, deverá concluir o curso de piloto privado, piloto comercial, falar inglês intermediário e participar das seleções das empresas aéreas.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por MARCELO FLORIANO DE REZENDE, LAVRAS MG

Tenho 37 anos, com minha idade tenho boas chances com PC começando do zero? Obrigado desde já, Marcelo

08/01/2011

Resposta

Caro Marcelo,

Voce tem boas chances no mercado da aviação de táxi aéreo, se concluir sua formação antes do 40 anos.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Luiz Carlos, Boa Vista

Vocês tem avião que pousa na água, pois quando criança vir isso aqui na minha cidade, e desde então fiquei apaixonado por esse tipo de aeronave, e gostaria de saber se na sua escola existe aula prática para esse tipo de aeronave.

07/01/2011

Resposta

Caro Luiz,

A EJ não possui este curso para operar  aeronave anfíbia, sugiro consultar o site da ANAC para saber que escolas são homologadas.

Respondido por Josué de Andrade
Anteriores

Utilize este formulário para fazer perguntas sobre orientação profissional.



Clique e veja nossa Agenda



Tenho interesse e quero reservar/receber informações

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097