EJ - Escola de Aviação Civil


Quero ser Piloto

Orientação Profissional

Enviado por Gesiel da Silva Guilherme, Juruaia-mg

Olá cmte Josué...td bem? Queria saber de vc, sobre lançamento de hrs de voo na CIV. Tenho um amigo que voa agricola, e o avião é dele msm. E de vez em quando eu trabalho com ele, e faço alguns tranlados com o avião, queria saber se esses tranlados eu posso lançar na CIV...porque o avião apesar de ter categoria específica pra agricola, é mono, convencional e VFR... e me ajudaria demais se pudesse adicionar esses tranlados em minha CIV... obs: minha licença é de PP, e no momento to pretendendo checar o PC e depois o agricola Eu li a resposta que o senhor deu pro CMTE Henrique de Formosa-GO..(que ele poderia pilotar até um boing, desde que esteja em nome de uma pessoa particular) com o agricola tbm é assim? ou não.. Outra coisa... quantas hrs de voo tenho que ter em aeronaves convencionais pra checar o agricola? ou não tem uma quantidade especifica pra isso, pode ser triciculo mesmo?!!! ficaria grato se obtivesse essas respostas... Grato pela atenção CMTE!! Gesiel

08/02/2011

Resposta

Caro Geisel,

Voce pode voar a aeronave do seu amigo e lançar na sua CIV normalmente, desde que não esteja operando agrícola, somente os traslados como voce disse, ficar atento também nas marcações dos voos no diário de bordo da aeronave, a ANAC com certeza irá pedir comprovação destas horas no futuro. Não existe exigência de voos em aeronaves triciclos, é somente recomendável porque irá pilotar aeronave semelhante.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Francisco Mautones Vieira , Santana do Livramento

Qual o momento certo, a retirar minha CCF?, meu curso teórico já esta em andamento... Obrigado

07/02/2011

Resposta

Caro Francisco,

O ideal é realizar os exames antes de iniciar o curso teórico, voce estará mais seguro no investimento da sua carreira.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Thiago dos Santos, Santo André/SP

Cmte queria saber se é aconselhavel eu tirar o CCF 2ª Classe antes de iniciar o teórico do PP pois tenho medo de dar algum problema. Obrigado.

07/02/2011

Resposta

Prezado Thiago,

O exame de segunda classe é essencial antes de iniciar o curso teórico, a ANAC autoriza as escolas iniciarem as aulas teóricas sem o exame, mas não aconselha.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Alexandre, São Joaquim da Barra

Olá queria saber se para ser piloto agricola tem que tirar o pp e o pc ou tem que fazer só o curso ?

06/02/2011

Resposta

Prezado Alexandre, 

   A sequência de cursos de piloto para se tornar um profissional na aviação agrícola é a seguinte:
1. -Realizar exame médico para pilotos em clínicas especializadas, através de carta de apresentação da escola;
2. -Piloto privado teórico, duração 45 dias em regime intensivo ou 4 meses no modo tradicional;
3. -Piloto privado prático, duração de 40 dias com uma carga de 44 horas de voos;
4. -Piloto comercial/IFR teórico, duração de 45 dias em regime intensivo ou 4 meses no modo tradicional;
5. -Piloto comercial prático, duração de seis meses com uma carga de 110 horas de voos.

-Após formado piloto comercial, os recem formados, geralmente conseguem empregos em aeronaves de pequeno porte na aviação geral, táxi aéreo, aviação executiva, instrutor de voo, etc..., até conseguirem adquirir experiência suficiente para prosseguir na carreira da aviação agrícola.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Henrique, Formosa -GO

olá comandante...minha pergunta é o seguinte....gostaria de saber se todos os pcs são obrigados a fazer IFR e quais os tipos de aeronaves posso pilotar com a habilitação de PP...por exemplo...pretendo comprar uma aeronave para 6 ou 8 pessoas..quais os tipos de aeronaves q posso pilotar com como PP ou se sou obrigado a fazer PC....pretendo apenas voar Visual....entende...ñ queria fazer IFR pois a ANAC costuma fazer muitas axigências para pc IFR.......resumindo...gostaria de saber q tipo de aeronave posso pilotar como PP se é apenas mono motor ou multi tbm posso.? até que tipo de aeronave posso pilotar como PP e que tipo posso pilotar como PC sem fazer o curso de IFR ...desde já obrigado pela atenção....

03/02/2011

Resposta

Prezado Henrique,

Com a licença de piloto privado, voce pode voar até um Boeing, desde que seja particular. A habilitação de multimotor e agregada a sua licença de piloto privado somente com uma prova na ANAC e treinamento de 15 horas visuais, não necessariamente o PCA teórico.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Marcio, Cristais Paulista

Boa tarde, Estou checando o PP e gostaria de saber se posso continuar voando sem ter o PC teórico, para nao perder tempo e ir acumulando mais horas de voo, para checar o PC mais rápido. Obrigado Marco

31/01/2011

Resposta

Caro Márcio,

Com a licença de PPA e o exame médico de primeira classe, voce poderá realizar todo seu treinamento de PCA/IFR antes de ser aprovado na prova ANAC de PCA teórico. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Alessandro Klein Fogaça, Porto Alegre-RS

Sou piloto agrícola já desde 1994 gostaria de me aperfeiçoar em comdate a incêndios florestais vcs tem algum curso específico ao combate a incêndio? Anac 780866 PC/PAGR/MULT/IFR.

30/01/2011

Resposta

Prezado Alessandro,

O curso de combate a incêndios na verdade não existe, geralmente tem palestras em Botucatu sobre este tipo de operação com pilotos que possuem experiência sobre esta atividade. Os pilotos geralmente procuram empresas que prestam este tipo de serviço para realizar o treinamento. 

 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Gabriel, Juiz de Fora

Olá Josué, Minha dúvida é sobre o IDIOMA, gostaria de saber se existem PLA aqui no Brasil, que falam apenas español, e que fazem voos internacionais, pois os dois idiomas mais falado no mundo inteiro são: o English e o Español. Quero saber, pelo fato de haver o teste ICAO, para ver o nível de ingles do piloto para ralizar voos internacionais, e nunca ouvi falar do mesmo teste para o espanhol. Grato Pela Atenção, Gabriel Nascimento.

28/01/2011

Resposta

Caro Gabriel,

Na aviação, somente a língua inglesa habilita pilotos para voos voos internacionais em países signatários da ICAO, todo piloto brasileiro que deseja voar internacional, deverá realizar o teste de proficiência linguística padrão ICAO nas unidades autorizadas pela ANAC.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Matheus Ribeiro, Parnaíba-PI

Cmte,gostaria de saber se no caso da contagem das horas do PC contabilizar uma parte voando em aeronaves particulares e realizar o restante em uma escola poderia ocorrer? Grato pela atenção.

27/01/2011

Resposta

Prezado Matheus,

Voce pode voar aeronaves particulares somando tambem as voadas em escolas homologadas, porém, a experiência exigida para o voo de cheque PCA será 200 horas e não 150 horas, como são exigidas nas escolas.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Alexsander Matheus, Belem PB

E obrigatorio ter o curso de piloto privado para ingressar no curso de piloto comercial

27/01/2011

Resposta

Caro Alexsander,

O curso de piloto privado é exigência para iniciar o curso de piloto comercial.

Respondido por Josué de Andrade
Anteriores

Utilize este formulário para fazer perguntas sobre orientação profissional.



Clique e veja nossa Agenda



Tenho interesse e quero reservar/receber informações

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097

WhatsApp