EJ - Escola de Aviação Civil


Quero ser Piloto

Orientação Profissional

Enviado por Anderson Andreozi, Uberaba

Comandante, por gentileza estou estudando pra PPA, vou começar as horas práticas. Gostaria de saber quantas horas em AEROCLUBE homolgado necessito pra finalizar com PCA, e se as horas de PPA contam pra PCA? Abraços!! Obrigado!!!

26/02/2011

Resposta

Prezado Anderson,

O curso de PPA é aproximadamente 40 horas de voos, estas horas não são somadas para a formação de PCA que é 110 horas. Os alunos confundem 150 horas para o curso de PCA, que na verdade, somando os dois, chega próximo a este número.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Américo Neves, MAcapá-AP

Estou estudando para PPA e já voei em utraleve ML-450. Preciso me habilitar para voar um Cessna 210 N Centurion II. O Ground School tem que ser feito só nesse modelo ou posso fazer em aeronave da messa classe ou tipo ?. Quais seriam as aeronaves (marca/modelo) ? Posso fazer parte da prática em um cessna 152 e outra parte em um cessna 172 ?

24/02/2011

Resposta

Prezado Américo,

Voce deverá possuir a licença de piloto privado para voar o Cessna 210, esta aeronave é classificada como monomotora terrestre, portanto, não exige curso específico da aeronave. Voce pode voar o Cessna 152 e 172 no curso de PPA.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por wellington, recife

bom dia, para realizar o treinamento de voo ifr, são necessários quantas horas de intrução prática na acft e quantas horas pode abater no simulador. obrigado

17/02/2011

Resposta

Prezado Wellington,

-Treinamento IFR em voo real sob capota- 40 horas no mínimo;
-25 horas realizadas em simulador PCATD, desconta 10 horas de voo real sob capota, ou;
-25 horas realizidas em simulador AATD, desconta 20 horas de voo real sob capota.

A EJ é a única escola que possui simulador AATD no estado de São Paulo.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Heitor Benelli, Ribeirão Preto - SP

Boa tarde CMTE, Recebi o e-mail a respeito da homologação dos simuladores da EJ, gostaria de saber agora o prospecto de treinamento para o IFR na escola, ou seja, seriam 30h simulador ( abate 20h reais ) e quantas horas reias ( IFR / tupi ) o PC tem que ter em CIV para pedir o cheque. Pela atenção, obrigado, Heitor Benelli.

12/02/2011

Resposta

Prezado Heitor,

Nosso programa de treinamento em simulador IFR é de 30 horas, para abater as 20 horas de voos reais, a ANAC exige pelo menos 25 horas em simulador AATD.
O RBHA 61 especifica 40 horas de treinamento real para qualificação IFR, considerando a realização de treinamento em simulador AATD, o mínimo de horas de voos reais, passa a ser 20 horas sob capota.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por André, Brasília

Tinha 30 horas voadas em simulador IFR antes das mudanças de regra de contagem para abatimento nos vôos IFR. Para o meu cheque de IFR será necessário obter todas as 40 horas IFR ou a regra não retroage? O simulador que fiz não aperece na lista dos homologados pela Anac, um ATC 810. Obrigado!

11/02/2011

Resposta

Prezado André,

O simulador ATC 810 a ANAC validava 20 horas até a nova requalificação, as escolas que requalificaram os simuladores terão suas horas válidas a partir da data de publicação, não retroagindo a época do treinamento. Existe duas categorias de simuladores para as escolas de aviação, a PCATD que valida somente 10 horas e a AATD que valida 20 horas. As escolas que não estão na lista de simuladores homologados no site da ANAC, não podem realizar treinamento válido.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Diego, Sorocaba

Ola Cmte. eu posso pilotar avião de taxi aereo como co-piloto tendo apenas o PP checado e com o exame de 1º classe ? se sim essas horas de voo vão contar para meu PC ? Grato

11/02/2011

Resposta

Prezado Diego,

Com a licença de PPA voce não poderá exercer voos profissionalmente, para voar em táxi aéreo o piloto obrigatóriamente deverá possuir contrato de trabalho.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Pedro, Campinas

Olá Comandante, gostaria de saber se posso começar a voar as horas do PC antes de iniciar as aulas teóricas, já sou PP brevetado. Obrigado!

10/02/2011

Resposta

Prezado Pedro,

Voce pode iniciar seus voos de PCA somente com o exame de primeira classe, quando passar na prova teórica da ANAC realiza o voo de cheque.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Roberto, Belo Horizonte

Comandante, sou Piloto Privado, fiz o curso de PC/IFR passei na prova da ANAC e estou concluindo as horas do PC/IFR porém tenho uma duvida, gostaria de saber se faço IFR em uma aeronave bimotora para licença de MLTE ou em uma aeronave mono, pretendo ser INVA para ganhar horas, gasto mais dinheiro agora ou deixo para depois quando acumular mais hora como INVA, grato.

09/02/2011

Resposta

Prezado Roberto,

Eu aconselho voce checar o IFR/MNTE, fazer o INVA, adquirir pelo menos 200 horas como instrutor de voo e depois realizar seu MLTE visual, voce irá aproveitar e aprender muito mais com a experiência de INVA.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Junior, Rio de Janeiro

Boa tarde, Gostaria de saber qual o custo da hora de vôo em um simulador, já que as novas determinações da ANAC, prevem 240 hs no mesmo. E se essas horas terão de ser feitas em escolas de aviação habilitadas ou em centros de treinamento (já que isso também está nessa nova proposta daquele órgão Aeronáutico) das próprias empresas, e as mesmas custearão essas horas?. Grato pela atenção.

09/02/2011

Resposta

Prezado Junior,

As novas propostas da ANAC estão em análise e sem data definida para publicação, desta forma, ainda é cedo para sabermos como será a formação nestas modalidades, por enquanto não sabemos que tipo de simulador será utilizado e se as companhias irão financiar a formação.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Caio Nicácio, Belo Horizonte

Bom dia ! Estou afim de fazer Aeroclube e antes de investi o dinheiro gostaria de tirar algumas duvidas ... Queria saber se é muito dificil a parte teorica e pratica de pilotagem. Se é facil conseguir um emprego como piloto. Pois é muito dinheiro que vou investir, e não quero que isso seja em vão. Desde já agradeço.

09/02/2011

Resposta

Caro Caio,

Na vida tudo se torna possível e fácil quando faz o que gosta, se voce realmente tem vontade de ser piloto profissional, vai em frente que é fácil.

Respondido por Josué de Andrade
Anteriores

Utilize este formulário para fazer perguntas sobre orientação profissional.


* seu e-mail não será publicado * em alguns casos, a resposta será dada diretamente no e-mail

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157