EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

Perguntas frequentes

O Cessna 152 é recomendado para o início do treinamento


Leia as dúvidas mais comuns de nossos clientes

  • A Escola: Como é a instrução de voo na EJ?

    A EJ dispõe de mais de 40 instrutores totalmente capacitados, e como a padronização é fundamental, a escola fornece aos alunos manuais exclusivos, para cada curso e aeronave. Acompanhando os manuais, aluno e o instrutor garantem um treinamento contínuo e padronizado.

  • A Escola: Como faço para agendar meus voos?

    O agendamento deverá ser feito com um dia de antecedência e poderá ser feito com o Coordenador de Voo de cada unidade. Agendamento também poderá ser feito pelo sistema Flight Center.

  • A Escola: Como faço para chegar na EJ?

    Clique no link, preencha sua localização e destino para traçar a rota: mapa

  • A Escola: Como faço para realizar meus voos?

    Todos os voos são realizados com um agendamento antecipado. O aluno deverá se apresentar com uma hora de antecedência, para que o avião seja preparado e o Briefing seja realizado.

  • A Escola: E como os aviões são mantidos em perfeito estado?

    Para que os aviões estejam sempre operacionais, disponíveis para o treinamento dos alunos, a EJ dispõe de manutenção própria especializada, realizando reparos rápidos e eficientes, oferecendo aos alunos maior segurança e disponibilidade de aeronaves.

  • A Escola: E onde eu encontro a EJ?

    A EJ disponibiliza duas unidades de operação para melhor atender a todos seus alunos. Uma em Itápolis, localizada no interior de São Paulo, e outra em Jundiaí, próxima à capital paulista. As duas dispõem de recursos similares no que se refere a aviões, simuladores e instrutores, apresentando-se como alternativas que os alunos podem escolher de acordo com a sua conveniência.

  • A Escola: E quando eu terei meu acesso ao Flight Center?

    No ato da matrícula, um cadastro on-line será preenchido, automaticamente será criado um Login e Senha para que a liberação do acesso seja imediata.

  • A Escola: E se aparecer alguma dúvida relativa ao meu treinamento?

    Os instrutores acompanham de perto todas as etapas do voo, proporcionando um treinamento de segurança e maior confiança ao aluno. E caso alguma dúvida apareça, sempre terá um instrutor por perto para resolver seus eventuais problemas.

  • A Escola: O que é o sistema Flight Center?

    É um sistema exclusivo, totalmente informatizado, onde são registradas todas as informações referentes a cada aluno. Por meio de um Login, o aluno pode acessar os seus dados: voos realizados, horas de voo acumuladas, avaliações e recomendações dos instrutores, entre outras facilidades. Esse sistema também permite que a escola avalie a evolução de cada aluno e possa ajudá-los a atingir mais rapidamente o nível de excelência desejado.

  • A Escola: Precisarei me alojar na escola, como devo proceder?

    Na própria Secretaria da escola serão fornecidas todas as informações relativas ao alojamento. Com a disponibilidade de alojamento os alunos não se preocupam em ter um gasto muito alto com hotel ou aluguel de uma casa, já que maioria fica na escola apenas o tempo necessário para a conclusão de seu curso.

  • A Escola: Quais são os cursos que eu posso realizar na EJ?

    Na EJ você tem a disponibilidade de realizar os seguintes treinamentos:
    - Piloto Privado de Avião (PPA) - Teórico e prático
    - Piloto Comercial de Avião (PCA) - Teórico e prático
    - Voo em aeronaves multimotoras (MLTE)
    - Voo por instrumentos (IFR)
    - Instrutor de Voo de Avião (INVA) - Teórico e prático
    - Piloto Agrícola (PAGR)
    - Jet Trainer (Airbus A320 ou Boeing 737NG)
    - Revalidação de habilitações.
    - Inglês técnico para pilotos.
    - Familiarização Garmim 1000.

  • A Escola: Quais são os recursos da unidade Itápolis?

    A EJ Itápolis oferece a seus alunos:
    - 2 Simuladores MFD X-Plane, um dos mais modernos modelos, disponibilizado para o treinamento IFR.
    - Salas de aulas amplas, com ar-condicionado, computador, projetor, e outros recursos didáticos.
    - Alojamento: quartos com 4 camas, armário, roupa de cama, área para estudos com internet wireless.
    - Sala de Operações que oferece apoio aos alunos no solo e em voo, proporcionando maior segurança.
    - Salas de Briefing e De-Brienfing modernas, oferecendo um melhor aproveitamento em todos os voos.
    - CBT - Computer Basic Training: esta sala dispõe de computadores e programas especialmente voltados para o treinamento dos alunos, tornando o aprendizado ainda mais rápido e efetivo.
    - Aérea de lazer a disposição dos alunos, com churrasqueira, piscina e quadra poliesportiva.
    - Além de todos esses recursos, a EJ Itápolis ainda tem Estacionamento e um Restaurante/Lanchonete nas dependências da escola.

  • A Escola: Quais são os recursos da unidade Jundiaí?

    A EJ Jundiaí oferece a seus alunos:
    - Simulador MFD X-Plane, um dos mais modernos modelos, disponibilizado para o treinamento IFR.
    - Simulador G1000, que atende as novas exigências da ANAC, validando até 20 horas seu treinamento IFR.
    - Simulador do Airbus A 320, uma exclusividade da EJ utilizado no curso de Transição a Jato (Jet Trainer).
    - Simulador do Boeing 737 NG, moderno simulador utilizado no curso de Transição a Jato (Jet Trainer).
    - Sala de aula ampla, com ar-condicionado, computador, projetor, e outros recursos didáticos.
    - Sala de Operações que oferece apoio aos alunos no solo e em voo, proporcionando maior segurança.
    - Salas de Briefing e De-Brienfing modernas, oferecendo um melhor aproveitamento em todos os voos.
    - Além de todos esses recursos, a EJ Jundiaí ainda tem Estacionamento e Snack bar para maior comodidade dos alunos.

  • A Escola: Quando eu chegar na EJ, onde preciso ir?

    Assim que chegar na escola, em qualquer uma das duas bases, dirija-se até a Secretaria da escola, ali será encaminhado até o departamento que corresponda a sua necessidade.

  • A Escola: Segurança é levada a sério na EJ?

    Este tema é, e sempre será de extrema importância na aviação. Portanto, os alunos são instruídos a manter um alto padrão de segurança, como exemplo, realizando sempre a Inspeção Pré-voo.

  • A Escola: Terei disponibilidade de aeronave no horário que eu escolher?

    A apesar do grande número de alunos geralmente presentes na escola, a EJ dispõe de mais de 50 aeronaves, portanto, indisponibilidade de aeronaves é um problema que o aluno não enfrentará.

  • EJ Training: As horas de voo do curso EJ TRAINING eu vou realizar em qual avião?

    Vários aviões são utilizados de acordo com as características do voo.
    - Cessna ou Tupi: horas visuais.
    - Simulador de Voo MFD X-Plane: horas de adaptação em voo por instrumentos (IFR).
    - Tupi, Cessna 172 G1000 ou Corisco Turbo: horas de voo por instrumentos (IFR).
    - Sêneca II: horas de voo em aeronaves multimotoras.

  • EJ Training: Como funciona o EJ TRAINING?

    Após a conclusão do Curso Teórico de PC e aprovação na banca da ANAC, o piloto iniciará o treinamento prático dividido nas seguintes fases:
    - Fase I: Treinamento prático de piloto comercial visual
    - Fase II: Simulador IFR
    - Fase III: Treinamento de vôos por instrumentos
    - Fase IV: Treinamento em aeronaves multimotoras (opcional).

  • EJ Training: Quais são os requisitos para me tornar seguir no treinamento EJ TRAINING?

    Para o curso o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador da Licença de Piloto Privado.
    - Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe.
    - Estar cursando ou já ter concluído o curso de Piloto Comercial Teórico.

  • EJ Training: Quero meu curso mais rápido, com preço acessível e com qualidade. Isso existe?

    Claro que sim, o EJ Training é a sua melhor opção.
    O EJ TRAINING foi desenvolvido para formação profissional a partir da licença de Piloto Privado. O desenvolvimento do piloto inicia-se no treinamento visual local e navegação para adquirir experiência em comando. Na fase avançada do treinamento é utilizado o simulador IFR e aeronaves equipadas para voos por instrumentos, monomotoras e multimotoras. Além de habilitar o piloto na categoria Piloto Comercial MLTE IFR, também é opcional realizar após o Ej Training o curso do Jet Training, que dará noções de aeronaves a jato com ênfase para piloto de linha aérea.

  • Instrutor de Voo: Após o PCA, qual a próxima etapa?

    Você poderá realizar treinamento para Instrutor de Vôo ou ainda voar em aviões de pequeno porte, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira.

  • Instrutor de Vôo: As horas de vôo do curso de INVA eu vou realizar em qual avião?

    O mais indicado para este curso é o Cessna 152, o Tupi ou o Corisco Turbo.

  • Instrutor de Voo: Como é a etapa teórica do curso de Instrutor de Voo?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido em 10 matérias:
    - Relações Interpessoais
    - Recursos Audiovisuais
    - Instrutor e a Comunicação
    - Fichas de Vôo
    - Briefing e Debriefing
    - Medicina Aeroespacial
    - Direitos Aeronáuticos
    - Segurança de Vôo
    - Sistema de Aviação Civil
    - Processo Ensino – Aprendizagem

  • Instrutor de Voo: Como faço para me tornar um Instrutor de Voo (INVA)?

    O curso de Instrutor de Voo trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de INVA permite, ainda, que o piloto atue como Instrutor em escolas de aviação civil, como a EJ. Este curso também é dividido em etapa teórica e prática.

  • Instrutor de Voo: E a fase Prática de INVA? Como funciona?

    O curso está dividido em 27 horas de voo, sendo:
    - 04 horas de adaptação
    - 17,5 horas de preparação
    - 04 horas de navegação
    - 1,5 de voo de cheque com examinador credenciado pela ANAC.

  • Instrutor de Voo: O que eu ganho com o curso de Instrutor de Voo?

    Experiência! Fundamental para quem deseja seguir mais além na aviação, podendo optar por voar na Linha Aérea Comercial, Executiva ou até mesmo na Aviação Agrícola.

  • Instrutor de Voo: Quais são os requisitos para me tornar Instrutor de Voo?

    Para o curso de Instrutor de Voo o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador da Licença de Piloto Comercial.
    - Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe.

  • Jet Training: O que é o Jet Training?

    Esse treinamento visa fornecer conhecimentos sobre aeronaves a reação, sistemas EFIS, navegação inercial, manuseio dos computadores de bordo (FMS), peso e balanceamento, performance, gerenciamento de cabine, "Crew coordination" e áreas de responsabilidades dos pilotos. O aluno ainda tem a vantagem de poder escolher um dos 2 simuladores da EJ, o Airbus A320 ou Boeing 737NG, optando pela aeronave que mais lhe agrade.

  • Piloto Agrícola: As horas de voo do curso de PAGR eu vou realizar em qual avião?

    São utilizadas 3 aeronaves no curso de piloto agrícola.
    - Citabria: usado no treinamento inicial, para adaptação em aeronaves convencionais/agrícolas.
    - Pawnee: utilizada no treinamento intermediário.
    - Ipanema: por ser largamente empregada na aviação agrícola, esta aeronave é utilizada na etapa avançada. Estes aviões são equipados com GPS, instrumento que auxilia a balizar o vôo durante os trabalhos de pulverização.

  • Piloto Agrícola: Como é a etapa teórica do curso de Piloto Agrícola?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido nas seguintes matérias:
    - Aspectos Históricos
    - Aspectos Econômicos e Estatísticos
    - Segurança de Vôo e Prevenção de Acidentes
    - Legislação Aeronáutica
    - Legislação do Ministério da Agricultura e do Abastecimento
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo
    - Produção Agropecuária
    - Aeronaves Agrícolas
    - Tecnologia de Aplicação Aeroagrícola
    - Planejamento Operacional
    - Medicina de Aviação
    - Primeiros Socorros
    - Toxilogia
    - Usos especiais da Aviação Agrícola

  • Piloto Agrícola: Como é o curso Piloto Agrícola (PAGR) na EJ?

    Ser um piloto agrícola requer grande habilidade e conhecimentos específicos. A EJ foi pioneira na instrução de piloto agrícola. Seu curso utiliza os aviões Citabria para treinamento básico; Pawnee, para treinamento intermediário e Ipanema, para treinamento avançado. Todos são equipados com GPS e, na retaguarda, a EJ conta com uma equipe de instrutores do mais alto gabarito.

  • Piloto Agrícola: E a fase Prática de PAGR? Como funciona?

    O curso está dividido em 31 horas de voo, sendo:
    - 12 horas de treinamento básico/DGPS.
    - 19 horas de treinamento avançado.

  • Piloto Agrícola: Existe outro treinamento relacionado a esta área?

    Além de atuar como piloto agrícola, você também pode se especializar no combate a incêndios florestais com a aeronave AirTractor 802, que é mais uma opção que a EJ oferece. Você ainda poderá usar sua experiência para seguir carreira como piloto de linha aérea ou na aviação executiva.

  • Piloto Agrícola: Quais são os requisitos para me tornar Piloto Agrícola?

    - Ser portador da licença de Piloto Comercial.
    - Ter no mínimo 370 horas de voo.

  • Piloto Comercial: Após o PPA, qual a próxima etapa?

    A próxima fase é o curso de Piloto Comercial (PCA). Este curso é o primeiro rumo à profissionalização. A EJ oferece o treinamento teórico e prático que permite ao piloto avançar com segurança em sua carreira. Paralelamente, o piloto pode fazer os cursos de Multimotor (MLTE) e Vôo por Instrumentos (IFR).

  • Piloto Comercial: As horas de voo do curso de PCA eu vou realizar em qual avião?

    Vários aviões são utilizados de acordo com as características do voo.
    - Cessna ou Tupi: horas visuais.
    - Simulador de Vôo MFD X-Plane: horas de adaptação em voo por instrumentos (IFR).
    - Tupi, Cessna 172 G1000 ou Corisco Turbo: horas de voo por instrumentos (IFR).
    - Sêneca II: horas de voo em aeronaves multimotoras.

  • Piloto Comercial: Com o curso de Piloto Comercial eu posso fazer o que?

    Você poderá pilotar aviões monomotores e multimotores em condições visuais e de voo por instrumentos (IFR, para voar sob condições adversas.

  • Piloto Comercial: Como é a etapa teórica do curso de Piloto Comercial?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido em 14 matérias, dando ênfase especial as matérias da prova da ANAC, que são:
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR)
    - Meteorologia
    - Aerodinâmica e Teoria de Vôo de Alta Velocidade
    - Motores a Reação
    - Navegação Aérea (IFR)

  • Piloto Comercial: E a fase Prática de PCA? Como funciona?

    O curso está dividido em 150 horas de voo, sendo que as horas de PPA já estão inclusas:
    - 70 horas de vôo visual, local e rota.
    - 45 horas de vôo em simulador.
    - 35 horas de vôo por instrumentos.
    - 2,5 de vôo de cheque com examinador credenciado pela ANAC.
    * incluso curso IFR

  • Piloto Comercial: O que é o curso de Multimotor (MLTE)?

    No curso de MLTE o piloto estará apto a voar aviões com mais de um motor, realizando um treinamento mais amplo e avançado, com emergências monomotoras entre outras.

  • Piloto Comercial: O que é o curso de Voo por Instrumentos (IFR)?

    No curso de IFR o piloto estará apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo, sem nenhuma outra referência externa.

  • Piloto Comercial: Quais são os requisitos para me tornar Piloto Comercial?

    Para o curso de Piloto Comercial o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador da Licença de Piloto Privado.
    - Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe.

  • Piloto Privado: As horas de voo do curso de PPA eu vou realizar em qual avião?

    A aeronave mais recomendada para esta etapa da carreira é o Cessna 152, considerada hoje como a melhor aeronave treinadora de pilotos do mundo. As horas noturnas são realizadas com o EMB-712 (Tupi) ou Cessna 172.

  • Piloto Privado: Com o curso de Piloto Privado eu posso fazer o que?

    Pilotar aviões monomotores em condições visuais. Mas o curso de PPA não habilita o piloto a trabalhar profissionalmente. Para que o piloto possa exercer a função, é necessário realizar o curso de Piloto Comercial.

  • Piloto Privado: Como é dividido o curso prático de PPA?

    O curso está dividido em 46 horas de voo, sendo:
    - 29,5 horas duplo comando, das quais 24,5 em vôos locais (2 noturnas) e 5 em navegação.
    - 15 horas solo, das quais 10 em vôos locais e 5 em navegação.
    - 1,5 hora de voo de cheque com examinador credenciado pela ANAC.

  • Piloto Privado: Como funciona a parte Teórica do curso de Piloto Privado (PPA)?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido em 9 matérias, dando ênfase especial as matérias da prova da ANAC, que são:
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo
    - Meteorologia
    - Teoria de Voo
    - Conhecimentos Técnicos
    - Navegação Aérea

  • Piloto Privado: O que eu preciso para ingressar na carreira de Piloto Civil?

    O curso de Piloto Privado (PPA) é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto profissional. O curso total é dividido em duas etapas: teórica e prática. A EJ oferece um curso teórico intensivo com duração de apenas um mês, e ao final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a seguir com o treinamento prático, este com duração aproximada de um mês. No final da etapa prática o candidato realizará um voo de avaliação (Cheque) com um Examinador Credenciado da ANAC.

  • Piloto Privado: Quais são os requisitos para começar como Piloto Privado?

    Para o curso de Piloto Privado o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 17 anos de idade (curso teórico).
    - 18 anos de idade (curso prático).
    - 1º Grau completo.
    - Ser portador do Exame Médico de 2ª Classe.

  • Projeto Primeiro Emprego: Após a conclusão dos meus cursos na EJ, como posso adquirir experiência no mercado?

    A EJ abre a oportunidade para os alunos que realizarem desde o PC até o INVA na escola participarem do Projeto Primeiro Emprego. Trata-se de um Programa onde damos a oportunidade do aluno atuar como instrutor na própria escola e assim atingir o objetivo em acumular experiência de voo, para no futuro ter a possibilidade de concorrer ao mercado de trabalho com mais chances.

  • Projeto Primeiro Emprego: Após realizado todos os cursos na EJ, o emprego é garantido?

    A Ej garante 90% da contratação do instrutor, os outros 10% dependem exclusivamente do aluno, de acordo com:
    - desempenho técnico durante o treinamento;
    - avaliação comportamental;
    - aprovação na avaliação psicológica; e
    - aprovação na prática de voo.

  • Projeto Primeiro Emprego: Como faço para participar do Projeto?

    Para participar do projeto o aluno deverá realizar todo o treinamento Ej Training + INVA na EJ e após a conclusão serão realizadas avaliações psicológicas para medir o perfil do instrutor e avaliações práticas de voo. Após aprovado nestes testes, o piloto será contratado pela escola.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

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    Mural Informativo


  • Esquadrilha EJ: dois estados, um final de semana

    A Esquadrilha EJ está se preparando para um final de semana agitado com demonstrações no estado de Minas Gerais e São Paulo. No sábado a apresentação ocorrerá na cidade de Pará de Minas, ao lado da capital mineira, já no domingo em Araras, no interior do estado de São Paulo.

    O Aero Rock na cidade de Pará de Minas acontecerá nos dias 24 e 25. O evento que teve sua primeira edição no ano de 2010 conta com demonstrações aéreas e também shows de rock, como o próprio nome do evento diz, é a sintonia entre a aviação e o rock n’ roll. A apresentação da Esquadrilha EJ será no sábado, dia 24.

    Na cidade de Araras, no interior de São Paulo, acontecerá também nos dias 24 e 25 o Aero Fest, primeira edição do evento que conta com diversas atrações confirmadas. A chegada e o voo da Esquadrilha EJ será no domingo, dia 25, com demonstração agendada para 14:30.

    “O maior desafio é contar com a meteorologia favorável, coisa que não podemos controlar” conta o piloto #2 Ala Direita Marcelo Valério, Operações da Esquadrilha EJ. “Nossa navegação é visual, contamos apenas com os instrumentos básicos na aeronave” conclui.

    Nas duas localidades a Esquadrilha EJ conta com o apoio no solo além da nossa loja com produtos da EJ.

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  • Esquadrilha EJ no Arraiá Aéreo do Astronauta Marcos Pontes

    Neste final de semana, 10 e 11 de junho, a Esquadrilha EJ irá voar para perto de casa. Acontecerá na cidade de Bauru o Arraiá Aéreo, show aéreo que promete ser um das maiores do calendário 2017.

    Bauru está a apenas 35 minutos de voo, com os nossos Cessna 152 Aerobat. Nossa equipe de três pilotos, um mecânico e uma assistente de solo estarão presentes nos dois dias de evento. As demonstração estão agendadas para 17:10 no sábado e 12:30 no domingo.

    O Arraiá Aéreo - Inspirando Gerações é um evento realizado pela Fundação Astronauta Marcos Pontes com apoio da Prefeitura de Bauru.

    A festa traz demonstrações aéreas, exposições de aviões e veículos civis e militares, simuladores de voo e muitas atividades ligadas à ciência e tecnologia, como exposições do universo aeroespacial, oficinas de robótica, engenharia, astronomia e palestras sobre carreiras. Tudo no clima cultural repleto de shows musicais e de tradições das festas juninas.

    Nas suas duas primeiras edições, compareceram 25.000 e 40.000 pessoas. Em 2017, é esperado um público de 50.000 pessoas de toda a região.

    Confira no site as atrações e programação: www.eventoaereo.com.br

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  • Aluno e Instrutor da EJ: Victor Benetti contratado na aviação comercial

    Victor Benetti é natural de Santa Adélia, interior do estado de São Paulo. Iniciou seus cursos na EJ em 2010, após foi contratado como Instrutor de Voo na Unidade Jundiaí e agora despede-se para voar na aviação comercial.

    Seu treinamento foi iniciado na Unidade Itápolis, onde obteve a licença de Piloto Privado. Acompanhou toda a rotina operacional da escola trabalhando em operações, coordenação e escala de voo. Transferido para Jundiaí concluiu o PC, IFR e INVA. Na instrução de voo foi liberado em todos os equipamentos e manteve sua proficiência completando mais de 2 mil horas.

    "Para quem está começando, que fique a ciência de que não será fácil, mas que a recompensa para os que persistirem será muito maior que qualquer sacrifício. Para os que estão no processo seletivo, que permaneçam com o máximo de confiança, pois só cada um sabe o quanto dedicado fora para estar ali com tal oportunidade e isso é com certeza notado pelos os que estão a sua volta" conta Benetti.

    Voe mais alto.

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157