EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

Perguntas frequentes

O Cessna 152 é recomendado para o início do treinamento


Leia as dúvidas mais comuns de nossos clientes

  • A Escola: Como é a instrução de voo na EJ?

    A EJ dispõe de mais de 40 instrutores totalmente capacitados, e como a padronização é fundamental, a escola fornece aos alunos manuais exclusivos, para cada curso e aeronave. Acompanhando os manuais, aluno e o instrutor garantem um treinamento contínuo e padronizado.

  • A Escola: Como faço para agendar meus voos?

    O agendamento deverá ser feito com um dia de antecedência e poderá ser feito com o Coordenador de Voo de cada unidade. Agendamento também poderá ser feito pelo sistema Flight Center.

  • A Escola: Como faço para chegar na EJ?

    Clique no link, preencha sua localização e destino para traçar a rota: mapa

  • A Escola: Como faço para realizar meus voos?

    Todos os voos são realizados com um agendamento antecipado. O aluno deverá se apresentar com uma hora de antecedência, para que o avião seja preparado e o Briefing seja realizado.

  • A Escola: E como os aviões são mantidos em perfeito estado?

    Para que os aviões estejam sempre operacionais, disponíveis para o treinamento dos alunos, a EJ dispõe de manutenção própria especializada, realizando reparos rápidos e eficientes, oferecendo aos alunos maior segurança e disponibilidade de aeronaves.

  • A Escola: E onde eu encontro a EJ?

    A EJ disponibiliza duas unidades de operação para melhor atender a todos seus alunos. Uma em Itápolis, localizada no interior de São Paulo, e outra em Jundiaí, próxima à capital paulista. As duas dispõem de recursos similares no que se refere a aviões, simuladores e instrutores, apresentando-se como alternativas que os alunos podem escolher de acordo com a sua conveniência.

  • A Escola: E quando eu terei meu acesso ao Flight Center?

    No ato da matrícula, um cadastro on-line será preenchido, automaticamente será criado um Login e Senha para que a liberação do acesso seja imediata.

  • A Escola: E se aparecer alguma dúvida relativa ao meu treinamento?

    Os instrutores acompanham de perto todas as etapas do voo, proporcionando um treinamento de segurança e maior confiança ao aluno. E caso alguma dúvida apareça, sempre terá um instrutor por perto para resolver seus eventuais problemas.

  • A Escola: O que é o sistema Flight Center?

    É um sistema exclusivo, totalmente informatizado, onde são registradas todas as informações referentes a cada aluno. Por meio de um Login, o aluno pode acessar os seus dados: voos realizados, horas de voo acumuladas, avaliações e recomendações dos instrutores, entre outras facilidades. Esse sistema também permite que a escola avalie a evolução de cada aluno e possa ajudá-los a atingir mais rapidamente o nível de excelência desejado.

  • A Escola: Precisarei me alojar na escola, como devo proceder?

    Na própria Secretaria da escola serão fornecidas todas as informações relativas ao alojamento. Com a disponibilidade de alojamento os alunos não se preocupam em ter um gasto muito alto com hotel ou aluguel de uma casa, já que maioria fica na escola apenas o tempo necessário para a conclusão de seu curso.

  • A Escola: Quais são os cursos que eu posso realizar na EJ?

    Na EJ você tem a disponibilidade de realizar os seguintes treinamentos:
    - Piloto Privado de Avião (PPA) - Teórico e prático
    - Piloto Comercial de Avião (PCA) - Teórico e prático
    - Voo em aeronaves multimotoras (MLTE)
    - Voo por instrumentos (IFR)
    - Instrutor de Voo de Avião (INVA) - Teórico e prático
    - Piloto Agrícola (PAGR)
    - Jet Trainer (Airbus A320 ou Boeing 737NG)
    - Revalidação de habilitações.
    - Inglês técnico para pilotos.
    - Familiarização Garmim 1000.

  • A Escola: Quais são os recursos da unidade Itápolis?

    A EJ Itápolis oferece a seus alunos:
    - 2 Simuladores MFD X-Plane, um dos mais modernos modelos, disponibilizado para o treinamento IFR.
    - Salas de aulas amplas, com ar-condicionado, computador, projetor, e outros recursos didáticos.
    - Alojamento: quartos com 4 camas, armário, roupa de cama, área para estudos com internet wireless.
    - Sala de Operações que oferece apoio aos alunos no solo e em voo, proporcionando maior segurança.
    - Salas de Briefing e De-Brienfing modernas, oferecendo um melhor aproveitamento em todos os voos.
    - CBT - Computer Basic Training: esta sala dispõe de computadores e programas especialmente voltados para o treinamento dos alunos, tornando o aprendizado ainda mais rápido e efetivo.
    - Aérea de lazer a disposição dos alunos, com churrasqueira, piscina e quadra poliesportiva.
    - Além de todos esses recursos, a EJ Itápolis ainda tem Estacionamento e um Restaurante/Lanchonete nas dependências da escola.

  • A Escola: Quais são os recursos da unidade Jundiaí?

    A EJ Jundiaí oferece a seus alunos:
    - Simulador MFD X-Plane, um dos mais modernos modelos, disponibilizado para o treinamento IFR.
    - Simulador G1000, que atende as novas exigências da ANAC, validando até 20 horas seu treinamento IFR.
    - Simulador do Airbus A 320, uma exclusividade da EJ utilizado no curso de Transição a Jato (Jet Trainer).
    - Simulador do Boeing 737 NG, moderno simulador utilizado no curso de Transição a Jato (Jet Trainer).
    - Sala de aula ampla, com ar-condicionado, computador, projetor, e outros recursos didáticos.
    - Sala de Operações que oferece apoio aos alunos no solo e em voo, proporcionando maior segurança.
    - Salas de Briefing e De-Brienfing modernas, oferecendo um melhor aproveitamento em todos os voos.
    - Além de todos esses recursos, a EJ Jundiaí ainda tem Estacionamento e Snack bar para maior comodidade dos alunos.

  • A Escola: Quando eu chegar na EJ, onde preciso ir?

    Assim que chegar na escola, em qualquer uma das duas bases, dirija-se até a Secretaria da escola, ali será encaminhado até o departamento que corresponda a sua necessidade.

  • A Escola: Segurança é levada a sério na EJ?

    Este tema é, e sempre será de extrema importância na aviação. Portanto, os alunos são instruídos a manter um alto padrão de segurança, como exemplo, realizando sempre a Inspeção Pré-voo.

  • A Escola: Terei disponibilidade de aeronave no horário que eu escolher?

    A apesar do grande número de alunos geralmente presentes na escola, a EJ dispõe de mais de 50 aeronaves, portanto, indisponibilidade de aeronaves é um problema que o aluno não enfrentará.

  • EJ Training: As horas de voo do curso EJ TRAINING eu vou realizar em qual avião?

    Vários aviões são utilizados de acordo com as características do voo.
    - Cessna ou Tupi: horas visuais.
    - Simulador de Voo MFD X-Plane: horas de adaptação em voo por instrumentos (IFR).
    - Tupi, Cessna 172 G1000 ou Corisco Turbo: horas de voo por instrumentos (IFR).
    - Sêneca II: horas de voo em aeronaves multimotoras.

  • EJ Training: Como funciona o EJ TRAINING?

    Após a conclusão do Curso Teórico de PC e aprovação na banca da ANAC, o piloto iniciará o treinamento prático dividido nas seguintes fases:
    - Fase I: Treinamento prático de piloto comercial visual
    - Fase II: Simulador IFR
    - Fase III: Treinamento de vôos por instrumentos
    - Fase IV: Treinamento em aeronaves multimotoras (opcional).

  • EJ Training: Quais são os requisitos para me tornar seguir no treinamento EJ TRAINING?

    Para o curso o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador da Licença de Piloto Privado.
    - Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe.
    - Estar cursando ou já ter concluído o curso de Piloto Comercial Teórico.

  • EJ Training: Quero meu curso mais rápido, com preço acessível e com qualidade. Isso existe?

    Claro que sim, o EJ Training é a sua melhor opção.
    O EJ TRAINING foi desenvolvido para formação profissional a partir da licença de Piloto Privado. O desenvolvimento do piloto inicia-se no treinamento visual local e navegação para adquirir experiência em comando. Na fase avançada do treinamento é utilizado o simulador IFR e aeronaves equipadas para voos por instrumentos, monomotoras e multimotoras. Além de habilitar o piloto na categoria Piloto Comercial MLTE IFR, também é opcional realizar após o Ej Training o curso do Jet Training, que dará noções de aeronaves a jato com ênfase para piloto de linha aérea.

  • Instrutor de Voo: Após o PCA, qual a próxima etapa?

    Você poderá realizar treinamento para Instrutor de Vôo ou ainda voar em aviões de pequeno porte, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira.

  • Instrutor de Vôo: As horas de vôo do curso de INVA eu vou realizar em qual avião?

    O mais indicado para este curso é o Cessna 152, o Tupi ou o Corisco Turbo.

  • Instrutor de Voo: Como é a etapa teórica do curso de Instrutor de Voo?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido em 10 matérias:
    - Relações Interpessoais
    - Recursos Audiovisuais
    - Instrutor e a Comunicação
    - Fichas de Vôo
    - Briefing e Debriefing
    - Medicina Aeroespacial
    - Direitos Aeronáuticos
    - Segurança de Vôo
    - Sistema de Aviação Civil
    - Processo Ensino – Aprendizagem

  • Instrutor de Voo: Como faço para me tornar um Instrutor de Voo (INVA)?

    O curso de Instrutor de Voo trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de INVA permite, ainda, que o piloto atue como Instrutor em escolas de aviação civil, como a EJ. Este curso também é dividido em etapa teórica e prática.

  • Instrutor de Voo: E a fase Prática de INVA? Como funciona?

    O curso está dividido em 27 horas de voo, sendo:
    - 04 horas de adaptação
    - 17,5 horas de preparação
    - 04 horas de navegação
    - 1,5 de voo de cheque com examinador credenciado pela ANAC.

  • Instrutor de Voo: O que eu ganho com o curso de Instrutor de Voo?

    Experiência! Fundamental para quem deseja seguir mais além na aviação, podendo optar por voar na Linha Aérea Comercial, Executiva ou até mesmo na Aviação Agrícola.

  • Instrutor de Voo: Quais são os requisitos para me tornar Instrutor de Voo?

    Para o curso de Instrutor de Voo o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador da Licença de Piloto Comercial.
    - Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe.

  • Jet Training: O que é o Jet Training?

    Esse treinamento visa fornecer conhecimentos sobre aeronaves a reação, sistemas EFIS, navegação inercial, manuseio dos computadores de bordo (FMS), peso e balanceamento, performance, gerenciamento de cabine, "Crew coordination" e áreas de responsabilidades dos pilotos. O aluno ainda tem a vantagem de poder escolher um dos 2 simuladores da EJ, o Airbus A320 ou Boeing 737NG, optando pela aeronave que mais lhe agrade.

  • Piloto Agrícola: As horas de voo do curso de PAGR eu vou realizar em qual avião?

    São utilizadas 3 aeronaves no curso de piloto agrícola.
    - Citabria: usado no treinamento inicial, para adaptação em aeronaves convencionais/agrícolas.
    - Pawnee: utilizada no treinamento intermediário.
    - Ipanema: por ser largamente empregada na aviação agrícola, esta aeronave é utilizada na etapa avançada. Estes aviões são equipados com GPS, instrumento que auxilia a balizar o vôo durante os trabalhos de pulverização.

  • Piloto Agrícola: Como é a etapa teórica do curso de Piloto Agrícola?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido nas seguintes matérias:
    - Aspectos Históricos
    - Aspectos Econômicos e Estatísticos
    - Segurança de Vôo e Prevenção de Acidentes
    - Legislação Aeronáutica
    - Legislação do Ministério da Agricultura e do Abastecimento
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo
    - Produção Agropecuária
    - Aeronaves Agrícolas
    - Tecnologia de Aplicação Aeroagrícola
    - Planejamento Operacional
    - Medicina de Aviação
    - Primeiros Socorros
    - Toxilogia
    - Usos especiais da Aviação Agrícola

  • Piloto Agrícola: Como é o curso Piloto Agrícola (PAGR) na EJ?

    Ser um piloto agrícola requer grande habilidade e conhecimentos específicos. A EJ foi pioneira na instrução de piloto agrícola. Seu curso utiliza os aviões Citabria para treinamento básico; Pawnee, para treinamento intermediário e Ipanema, para treinamento avançado. Todos são equipados com GPS e, na retaguarda, a EJ conta com uma equipe de instrutores do mais alto gabarito.

  • Piloto Agrícola: E a fase Prática de PAGR? Como funciona?

    O curso está dividido em 31 horas de voo, sendo:
    - 12 horas de treinamento básico/DGPS.
    - 19 horas de treinamento avançado.

  • Piloto Agrícola: Existe outro treinamento relacionado a esta área?

    Além de atuar como piloto agrícola, você também pode se especializar no combate a incêndios florestais com a aeronave AirTractor 802, que é mais uma opção que a EJ oferece. Você ainda poderá usar sua experiência para seguir carreira como piloto de linha aérea ou na aviação executiva.

  • Piloto Agrícola: Quais são os requisitos para me tornar Piloto Agrícola?

    - Ser portador da licença de Piloto Comercial.
    - Ter no mínimo 370 horas de voo.

  • Piloto Comercial: Após o PPA, qual a próxima etapa?

    A próxima fase é o curso de Piloto Comercial (PCA). Este curso é o primeiro rumo à profissionalização. A EJ oferece o treinamento teórico e prático que permite ao piloto avançar com segurança em sua carreira. Paralelamente, o piloto pode fazer os cursos de Multimotor (MLTE) e Vôo por Instrumentos (IFR).

  • Piloto Comercial: As horas de voo do curso de PCA eu vou realizar em qual avião?

    Vários aviões são utilizados de acordo com as características do voo.
    - Cessna ou Tupi: horas visuais.
    - Simulador de Vôo MFD X-Plane: horas de adaptação em voo por instrumentos (IFR).
    - Tupi, Cessna 172 G1000 ou Corisco Turbo: horas de voo por instrumentos (IFR).
    - Sêneca II: horas de voo em aeronaves multimotoras.

  • Piloto Comercial: Com o curso de Piloto Comercial eu posso fazer o que?

    Você poderá pilotar aviões monomotores e multimotores em condições visuais e de voo por instrumentos (IFR, para voar sob condições adversas.

  • Piloto Comercial: Como é a etapa teórica do curso de Piloto Comercial?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido em 14 matérias, dando ênfase especial as matérias da prova da ANAC, que são:
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR)
    - Meteorologia
    - Aerodinâmica e Teoria de Vôo de Alta Velocidade
    - Motores a Reação
    - Navegação Aérea (IFR)

  • Piloto Comercial: E a fase Prática de PCA? Como funciona?

    O curso está dividido em 150 horas de voo, sendo que as horas de PPA já estão inclusas:
    - 70 horas de vôo visual, local e rota.
    - 45 horas de vôo em simulador.
    - 35 horas de vôo por instrumentos.
    - 2,5 de vôo de cheque com examinador credenciado pela ANAC.
    * incluso curso IFR

  • Piloto Comercial: O que é o curso de Multimotor (MLTE)?

    No curso de MLTE o piloto estará apto a voar aviões com mais de um motor, realizando um treinamento mais amplo e avançado, com emergências monomotoras entre outras.

  • Piloto Comercial: O que é o curso de Voo por Instrumentos (IFR)?

    No curso de IFR o piloto estará apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo, sem nenhuma outra referência externa.

  • Piloto Comercial: Quais são os requisitos para me tornar Piloto Comercial?

    Para o curso de Piloto Comercial o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 18 anos de idade.
    - 2º Grau completo.
    - Ser portador da Licença de Piloto Privado.
    - Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe.

  • Piloto Privado: As horas de voo do curso de PPA eu vou realizar em qual avião?

    A aeronave mais recomendada para esta etapa da carreira é o Cessna 152, considerada hoje como a melhor aeronave treinadora de pilotos do mundo. As horas noturnas são realizadas com o EMB-712 (Tupi) ou Cessna 172.

  • Piloto Privado: Com o curso de Piloto Privado eu posso fazer o que?

    Pilotar aviões monomotores em condições visuais. Mas o curso de PPA não habilita o piloto a trabalhar profissionalmente. Para que o piloto possa exercer a função, é necessário realizar o curso de Piloto Comercial.

  • Piloto Privado: Como é dividido o curso prático de PPA?

    O curso está dividido em 46 horas de voo, sendo:
    - 29,5 horas duplo comando, das quais 24,5 em vôos locais (2 noturnas) e 5 em navegação.
    - 15 horas solo, das quais 10 em vôos locais e 5 em navegação.
    - 1,5 hora de voo de cheque com examinador credenciado pela ANAC.

  • Piloto Privado: Como funciona a parte Teórica do curso de Piloto Privado (PPA)?

    O curso é realizado por professores capacitados e é dividido em 9 matérias, dando ênfase especial as matérias da prova da ANAC, que são:
    - Regulamentos de Tráfego Aéreo
    - Meteorologia
    - Teoria de Voo
    - Conhecimentos Técnicos
    - Navegação Aérea

  • Piloto Privado: O que eu preciso para ingressar na carreira de Piloto Civil?

    O curso de Piloto Privado (PPA) é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto profissional. O curso total é dividido em duas etapas: teórica e prática. A EJ oferece um curso teórico intensivo com duração de apenas um mês, e ao final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a seguir com o treinamento prático, este com duração aproximada de um mês. No final da etapa prática o candidato realizará um voo de avaliação (Cheque) com um Examinador Credenciado da ANAC.

  • Piloto Privado: Quais são os requisitos para começar como Piloto Privado?

    Para o curso de Piloto Privado o candidato precisa ter os seguintes pré-requisitos:
    - 17 anos de idade (curso teórico).
    - 18 anos de idade (curso prático).
    - 1º Grau completo.
    - Ser portador do Exame Médico de 2ª Classe.

  • Projeto Primeiro Emprego: Após a conclusão dos meus cursos na EJ, como posso adquirir experiência no mercado?

    A EJ abre a oportunidade para os alunos que realizarem desde o PC até o INVA na escola participarem do Projeto Primeiro Emprego. Trata-se de um Programa onde damos a oportunidade do aluno atuar como instrutor na própria escola e assim atingir o objetivo em acumular experiência de voo, para no futuro ter a possibilidade de concorrer ao mercado de trabalho com mais chances.

  • Projeto Primeiro Emprego: Após realizado todos os cursos na EJ, o emprego é garantido?

    A Ej garante 90% da contratação do instrutor, os outros 10% dependem exclusivamente do aluno, de acordo com:
    - desempenho técnico durante o treinamento;
    - avaliação comportamental;
    - aprovação na avaliação psicológica; e
    - aprovação na prática de voo.

  • Projeto Primeiro Emprego: Como faço para participar do Projeto?

    Para participar do projeto o aluno deverá realizar todo o treinamento Ej Training + INVA na EJ e após a conclusão serão realizadas avaliações psicológicas para medir o perfil do instrutor e avaliações práticas de voo. Após aprovado nestes testes, o piloto será contratado pela escola.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

Ver Video


    Mural Informativo


  • Vídeo: entrevistamos ex-instrutores da EJ

     Assista ao vídeo do encontro de ex-instrutores da EJ, que ocorreu na unidade Jundiaí da escola.

  • Membro Honorário: carteirinha lançada

    Foi lançada a Carteirinha de Membro honorário EJ. Foi criado exclusivamente para ex-instrutores da escola, por fazerem parte da história da maior Escola de aviação da América Latina. Vantagens de ser membro honorário: - Desconto de 40% no valor da hora de voo (tabela normal) para recheques; - Prioridade e agilidade nos recheques; - Desconto especial aos alunos indicados pelo Membro honorário EJ; - Com a apresentação do cartão, acesso geral em todas as unidades EJ para visitação, etc.

  • Jogou tudo para o ar e foi ser piloto

    Sem parentes na aviação que o incentivasse, e uma família para criar, uma vontade exótica veio em sua cabeça: chutar uma faculdade, duas pós graduações no exterior e bom salário garantido, tudo para o alto. Além de gastar as reservas em cursos de pilotagem de aviões para iniciar em uma nova profissão, começando tudo de novo. “É aquele lance da paixão, que você não olha muito a razão”. Todos os dias, Clovis Martins Costa Filho acordava cedo, ajustava o nó na gravata, dava um beijo na esposa, nos dois filhos bem novinhos, e se dirigia a um conceituado escritório de advocacia, onde era coordenador, em Campinas, sua cidade natal. Isso era em 2011, ele tinha 31 anos e já havia alcançado a tão almejada estabilidade financeira. Além do ótimo posicionamento, tinha boas perspectivas profissionais. Entre as rotinas de processos, de audiências, de cuidar da esposa e brincar com os filhos, sempre que sobrava algum tempinho, pesquisava assuntos de aviação, seu interesse desde a infância. Geralmente terminava vendo vídeos de pousos e decolagens no youtube. “Decisões como essa nunca são fáceis. Na verdade, as pessoas no começo não te levam a sério”, conta Clovis sobre a guinada na profissão que havia conquistado com bastante esforço. Logo quando terminou o ensino médio, incentivado financeiramente pelos pais, começou a estudar direito da PUC - Pontifícia Universidade Católica, de Campinas, para o curso de direito e logo depois de formado foi aprovado na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Buscando melhores colocações no direito, seguiu para Portugal para fazer uma pós graduação na Universidade de Lisboa, em contratos e arbitragem internacional, onde permaneceu estudando por um ano. Para custear sua pós, morava em um apartamento com outros dois estudantes, trabalhou em um McDonalds e fazia horas extras em mais um outro restaurante, como garçom. “Vivi com poucos recursos. Eu não queria envolver meus pais nesta decisão de morar fora do país”, relembra. Logo que voltou de Lisboa, se inscreveu em um programa de bolsas de estudo da Espanha patrocinado pelo Banco Santander e foi um dos selecionados para as duzentas vagas destinadas para América Latina do programa. Morou em Madrid por um ano e fez sua segunda pós na Universidade de Alcalá, onde se especializou em marcas e propriedades intelectuais, ramo também do direito empresarial. Quando voltou de Madrid, casou-se e logo arrumou emprego no departamento jurídico de uma empresa, e pelo seu destaque, foi convidado a trabalhar em um grande escritório, atendendo empresas proeminentes da região. “Tenho grande apreço e respeito pelo direito, em parte ajudou a pagar minha formação”, afirma. Sedento por livros e conhecimento, começou, ainda enquanto atuava como advogado, a estudar por conta para o curso de piloto privado, sem estar em uma escola homologada, não necessário para prestar a prova da ANAC no curso inicial. “Foi uma maneira que encontrei de ver se realmente eu queria aquilo”. Aprovado na agência, matriculou-se no Aeroclube de Campinas, onde fez algumas horas práticas. Conversando com outros alunos e amigos, resolveu trocar de escola. “Se você quiser avançar logo na carreira, melhor ir para a EJ, você vai conseguir voar mais”, falaram. Na EJ terminou seu curso de piloto privado e em menos de dois anos já estava com todos os cursos profissionalizantes finalizados, inclusive o de instrutor de voo. Na época, enquanto estudava aviação, ainda dava algumas consultorias em direito empresarial. Formado, enquanto aguardava na fila a oportunidade para se tornar instrutor de voo prático, começou a dar aulas para os cursos teóricos da EJ, principalmente Regulamentação da Aviação Civil, a área que mais se aproximava de sua especialidade anterior. “Meu alicerce na minha formação pela aviação foi minha esposa”, diz. Depois de um ano apenas ministrando aulas teóricas, iniciou na instrução de voo prática, que é um dos modos para se conseguir experiência e horas de voo para estar apto para atuar em uma grande empresa área. Como instrutor, voou por três anos, onde acumulou aproximadamente 1000 horas nos Cessnas 152, 172 e Tupi, experiência o suficiente para encarar desafios maiores na aviação. Na EJ ensinava voo VRF, IFR, além de dar aulas em simuladores de voo e Garmin 1000. “Meu tempo na instrução foi muito engrandecedor. Me realizei como instrutor. Gostava muito de dar aula, gosto na verdade.”. Depois de 9 anos de aviação, aos 40, Clovis foi contratado para ser copiloto de Airbus A319, 20 e 21, na Latam. Neste momento está fazendo treinamentos em simuladores estáticos, logo começa em simuladores oficiais, e em outubro já deve começar sua instrução em rota, já com passageiros, até se formar, internamente, copiloto pleno. “O sonho da aviação era desde criança, mas achava que não era para mim”, resume sua história. A EJ deseja a Clovis boa sorte em sua carreira, bons voos, e agradece o tempo dedicado ao ensino.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510