EJ - Escola de Aviação Civil


Cursos

Confira nossa agenda de cursos

Airline Pilot Interview

O objetivo deste treinamento é desenvolver confiança e preparar o piloto para seleção em empresas aéreas. 

Duração de 2 dias com aulas das 9h00 às 17h00. Carga horária de 12h.
Este curso é realizado exclusivamente na Unidade de São Paulo.

  Início Fim
05ª Turma - 2018 - São Paulo 23/06/2018 24/06/2018
06ª Turma - 2018 - São Paulo 21/07/2018 22/07/2018


Comissário de Voo - Intensivo

O Curso de Comissário de Voo é dividido em teoria e treinamento prático de sobrevivência na selva, distribuídos em 4 semanas, com aulas de segunda a sexta das 8h30 às 18:10 (intervalo entre 12h40 às 14h00). Aos sábados as aulas acontecem apenas no período da manhã.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC, bem como estará apto a se candidatar a uma vaga de emprego em Cia Aérea.
Este curso é realizado exclusivamente na unidade de São Paulo.

  Início Fim
06ª Turma - 2018 - São Paulo 12/06/2018 13/07/2018
07ª Turma - 2018 - São Paulo 03/07/2018 01/08/2018


Comissário de Voo Semi-Intensivo (noturno)

O Curso de Comissário de Voo semi-intensivo é dividido em teoria e treinamento prático de sobrevivência na selva, distribuído em 12 semanas, com aulas de segunda a sexta das 19h00 às 23h10.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC, bem como estará apto a se candidatar a uma vaga de emprego em Cia Aérea.
Este curso é realizado na Unidade de Itápolis.

  Início Fim
03ª Turma - 2018 - Itápolis 18/06/2018 23/08/2018
03ª Turma - 2018 - São Paulo 04/06/2018 09/08/2018
04ª Turma - 2018 - Itápolis 13/08/2018 18/10/2018
05ª Turma - 2018 - Itápolis 15/10/2018 20/12/2018


Inglês Técnico Preparatório para a prova ICAO

Ester curso é ministrado 100% em inglês por professores nativos com larga experiência na área, e tem por objetivo preparar o piloto para realizar o exame de proficiência linguistica da ANAC.

Duração de 5 dias com aulas de segunda a sexta das 8h30 às 16h30. Carga horária de 35h.
Este curso é realizado exclusivamente na Unidade de São Paulo.

  Início Fim
18ª Turma - 2018 - São Paulo 28/05/2018 01/06/2018
19ª Turma - 2018 - São Paulo 28/05/2018 01/06/2018
20ª Turma - 2018 - São Paulo 04/06/2018 08/06/2018
21ª Turma - 2018 - São Paulo 11/06/2018 15/06/2018
22ª Turma - 2018 - São Paulo 18/06/2018 22/06/2018
23ª Turma - 2018 - São Paulo 25/06/2018 29/06/2018


INVA - Instrutor de Voo de Avião Intensivo

O Curso de Instrutor de Voo intensivo é distribuído em 2 semanas, com aulas de segunda a sábado das 8h30 às 18h10, com intervalo entre 12h40 às 14h00.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis, Jundiaí e São Paulo.

  Início Fim
03ª Turma - 2018 - Itápolis 05/06/2018 18/06/2018
02ª Turma - 2018 - São Paulo 10/07/2018 23/07/2018
04ª Turma - 2018 - Itápolis 07/08/2018 20/08/2018
05ª Turma - 2018 - Itápolis 09/10/2018 22/10/2018
06ª Turma - 2018 - Itápolis 04/12/2018 17/12/2018


INVA - Instrutor de Voo de Avião Semi-Intensivo (noturno)

O Curso de Instrutor de Voo semi-intensivo é distribuído em 4 semanas, com aulas de segunda a sexta das 19h00 às 23h10.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado exclusivamente na Unidade de São Paulo.

  Início Fim
02ª Turma - 2018 - São Paulo 12/06/2018 11/07/2018


Jet Training - Airbus A320

O Curso de Jet Training é composto por 32h de teoria em sala de aula e 20h de treinamento em simulador - divididas em 5 sessões de 4h.
O término do curso varia de acordo com a quantidade de alunos. A data exata de término será informada com uma semana de antecedência do início do curso ou assim que o limite de alunos por turma for atingido.

Este curso é realizado exclusivamente na Unidade de São Paulo.

  Início Fim
06ª Turma - 2018 - São Paulo 04/06/2018 22/06/2018
07ª Turma - 2018 - São Paulo 10/07/2018 25/07/2018


MMA - Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Módulo Básico

O Curso de MMA - Módulo Básico é distribuído em 24 semanas, com aulas de segunda a sexta das 19h00 às 22h10.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis e São Paulo.

  Início Fim
02ª Turma - 2018 - Itápolis 02/07/2018 13/12/2018
02ª Turma - 2018 - São Paulo 03/07/2018 14/12/2018


PAGA - Piloto Agrícola

Além de pilotar avião agrícola, você também pode se especializar no combate a incêndios florestais ou ainda usar sua experiência para seguir carreira como piloto de linha aérea ou na aviação executiva. 

Este curso é realizado exclusivamente na Unidade de Itápolis.

  Início Fim
3ª Turma 2018 - Itápolis 25/06/2018 11/08/2018
4ª Turma 2018 - Itápolis 20/08/2018 06/10/2018
5ª Turma 2018 - Itápolis 15/10/2018 30/11/2018


PCA - Piloto Comercial de Avião Teórico (Intensivo)

O Curso de PCA Teórico intensivo é distribuído em 7 semanas, com aulas de segunda a sábado das 8h30 às 18h10, com intervalo entre 12h40 às 14h00.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis, Jundiaí,  São Paulo e Campo Verde.

  Início Fim
04ª Turma - 2018 - Itápolis 26/06/2018 16/08/2018
04ª Turma - 2018 - São Paulo 03/07/2018 23/08/2018
04ª Turma - 2018 - Campo Verde 03/07/2018 23/08/2018
05ª Turma - 2018 - Itápolis 21/08/2018 11/10/2018
05ª Turma - 2018 - Campo Verde 28/08/2018 18/10/2018
06ª Turma - 2018 - Itápolis 16/10/2018 06/12/2018
06ª Turma - 2018 - Campo Verde 23/10/2018 13/12/2018


PCA - Piloto Comercial de Avião Teórico Semi-Intensivo (noturno)

O Curso de PCA Teórico semi-intensivo é distribuído em 17 semanas, com aulas de segunda a sexta das 19h00 às 23h10.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Jundiaí e São Paulo.

  Início Fim
02ª Turma - 2018 - São Paulo 10/07/2018 19/11/2018


PPA - Piloto Privado de Avião Teórico (Intensivo)

O Curso de PPA Teórico intensivo é distribuído em 6 semanas, com aulas de segunda a sábado das 8h30 às 18h10, com intervalo entre 12h40 às 14h00.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis, Jundiaí, São Paulo e Campo Verde.

  Início Fim
04ª Turma - 2018 - Itápolis 26/06/2018 09/08/2018
04ª Turma - 2018 - São Paulo 03/07/2018 18/08/2018
04ª Turma - 2018 - Campo Verde 04/07/2018 17/08/2018
05ª Turma - 2018 - Itápolis 21/08/2018 04/10/2018
05ª Turma - 2018 - Campo Verde 28/08/2018 11/10/2018
06ª Turma - 2018 - Itápolis 16/10/2018 29/11/2018
06ª Turma - 2018 - Campo Verde 23/10/2018 06/12/2018


PPA - Piloto Privado de Avião Teórico Semi-Intensivo (noturno)

O Curso de PPA Teórico semi-intensivo é distribuído em 14 semanas, com aulas de segunda a sexta das 19h00 às 23h10. 
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis, Jundiaí e São Paulo.

  Início Fim
01ª Turma - 2018 - Itápolis 18/06/2018 08/10/2018
02ª Turma - 2018 - São Paulo 10/07/2018 25/10/2018



Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • Editorial: por uma necessária evolução conceitual na ANAC

    Nós não negamos a consistente evolução que tem havido na ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, nos últimos anos. Ultimamente tem sido em avanços relacionadas ao bom uso da tecnologia que a agência tem feito. Isso tem agilizado diversos tipos de processos. A agência também tem frequentemente ouvido os operadores da aviação para desenvolverem todas as regulamentações. Tudo isso é benéfico e tem produzido bons resultados no âmbito geral. O que falta é uma necessária evolução conceitual e de reposicionamento de toda a agência. Muitas vezes sentimos que a ANAC ainda não tem a completa consciência do salto que ela pode dar em influência positiva para o país. Há algum tempo a EJ solicitou que fossem feitas provas em inglês para todas as habilitações que a agência emite: do piloto privado ao mecânico de aeronaves. Isso ainda não foi atendido e não há previsão para que ocorra. E é algo simples de ser feito. Acreditamos que a ANAC ainda não tenha feito isso possivelmente por uma deficiência de compreensão da grandiosidade que há na aviação brasileira, algo que pode ser reflexo da falta de consciência geral de muitos de nós brasileiros, inclusive pilotos, sobre o tema. Entretanto, se há algo que o Brasil pode ser orgulhar, é de sua aviação. Não custa lembrar: temos uma das maiores frotas da aviação geral e de agrícolas do mundo, temos uma das maiores frotas de helicópteros do planeta, o Brasil criou a Embraer, a terceira maior fábrica de aviões do hemisfério, que produz aeronaves com muitas tecnologias que são consideradas superiores à Boeing e Airbus. Durante a segunda Guerra Mundial, os pilotos brasileiros do “Senta a Pua” tiveram um desempenho percentual superior à média da Força Aérea dos EUA. As nossas companhias aéreas são reconhecidas globalmente como excelentes. O país exporta pilotos para empresas do mundo todo por serem reconhecidamente bons. Temos uma esquadrilha militar admirada nos cinco continentes, e voando aviões projetados e fabricados aqui. E finalmente, um brasileiro foi o primeiro a decolar um avião de uma superfície plana. Sim, inventamos o avião. Isso são fatos. Nós brasileiros somos fortes na aviação, e o mundo, ao olhar para a nossa capacidade na área, vê com admiração. A EJ já recebeu e formou dezenas de alunos de Angola, na África, mas neste caso é um país que também fala português. Resultado também do esforço dos países lusófonos em padronizar e aproximar as regras ortográficas para que haja uma maior troca cultural e comercial. Também já recebemos alunos, poucos, da América Central. Bem poucos da América Latina e já recebemos também alunos da Espanha, França e Itália. Entre todos eles, além do esforço de estudo da aviação, também tiveram que se esforçar na língua portuguesa para fazer as provas, ou, por algum motivo, já tinham uma familiaridade com a língua. Por isso pedimos as provas em inglês. Dito isto, podemos afirmar com tranquilidade que o Brasil tem condições de disputar de igual para igual com escolas da Europa e EUA, tanto em qualidade como em preço, principalmente nos mercados da América Latina, África e Ásia. A EJ tem hoje condições de implantar rapidamente turmas para os cursos desde o piloto privado ao comercial e especializações, no teórico e prático, totalmente em inglês, a língua universal da aviação, e conhece outras escolas também podem fazer o mesmo, nos diversos ramos de ensino da área. O povo brasileiro é acolhedor e hospitaleiro, é diferente das dificuldades que encontram os asiáticos, os africanos e os latinos, hoje em dia, nos EUA e Europa. Estrategicamente a nação pode ser aproveitar de maneira mais eficiente de todo esse prestígio aeronáutico, e isso traria, além de divisas e empregos, uma maior projeção e influência para o país.

  • Guilherme Moura, instrutor da EJ Campo Verde, é contratado pela Avianca

    Carioca do Méier, quando criança, duas coisas o faziam vibrar: Tulio Maravilha fazendo gols pelo Botafogo, seu time do coração, e quando aviões passavam sobre sua casa em aproximação para pouso no aeroporto Santos Dumont. “Jogar bola e avião, ia correndo para a janela para ver qual era”, relembra Guilherme Moura, 28 anos, instrutor da EJ recentemente contratado pela Avianca Brasil para ser copiloto de aeronaves da linha Airbus. Sem aviadores na família, com mãe professora e pai advogado, na adolescência o gosto por aviões diversificou: além dos aviões comerciais que passavam sobre sua casa, passou a admirar os aviões de propaganda, que passavam puxando faixa, na praia da Barra da Tijuca, onde frequentava. Com a ideia consolidada, obteve apoio da família tanto emocionalmente como financeiramente. “Não haveria outra profissão a qual pudesse me dedicar com tanto amor e satisfação”, conta Moura, que logo se matriculou e graduou-se em Ciências Aeronáuticas a Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Formado, seguiu para fazer pós-graduação em Segurança da Aviação Civil também na Estácio enquanto fazia os cursos práticos de pilotagem. A partir de 2012 ele fez desde o piloto privado ao INVA - Instrutor de voo de avião, na QNE Escola de Aviação, em Maricá. O aeroporto da cidade na região metropolitana do Rio de Janeiro acabou sendo fechado e Guilherme ficou sem saber onde dar prosseguimento em sua carreira e produzir experiência de voo o suficiente para ser contratado por uma linha aérea. “Todo dia ficava mandando currículos para todas as escolas e taxis aéreos”, relembra. Em um momento também de alta do mercado, foi chamado para uma entrevista no Aeroclube de Itápolis e logo foi contratado, onde atuou por um ano e meio como instrutor de voo nos Aero Boeros e Paulistinhas da instituição. “Tinha bastante gente sendo contratada e bastante gente indo para a EJ”, relembra. Logo ingressou na EJ para atuar na Unidade Campo Verde da escola, no Mato Grosso, também como instrutor de voo. “Foi de grande aprendizado e aperfeiçoamento dos meus conhecimentos como piloto: meteorologia, navegação e conhecer novas regiões e culturas”, afirma Moura que deu aulas teóricas de diversas matérias e chegou a ser o coordenador de cursos para turmas de Piloto Privado e Comercial da unidade, onde atuou por um ano e meio. Sobre o período como instrutor? “Não pode desanimar ninguém mesmo que a pessoa esteja fazendo alguma coisa errada. Tem que ensinar o caminho certo para motivar e dar mais ânimo”, explica. Um conselho aos alunos que continuam seus cursos na EJ? “Se dediquem e trabalhem com ética, entrega e responsabilidade sempre e que não tenham desculpas de deixar algo para depois, ou de esperar que alguém faça alguma coisa por vocês. Não espere alguém te ligar, ou te buscar em casa. Sonhos se realizam. Mas é preciso muita paciência, foco, determinação”. Guilherme está finalizando a primeira fase do treinamento na Avianca, onde estuda em simuladores fixos todo o processo de cabine. Logo mais iniciará o simulador full motion para depois finalizar seu treinamento em rota, já voando com passageiros e um terceiro piloto na cabine, no jump seat por alguns voos. Hora ou outra, após este intenso período de treinamento, ele poderá se dar ao luxo de uma vibração, como as que fazia quando era criança, ao comemorar gols do fogão ou ao correr para a janela para ver os aviões passarem. Fará isso possivelmente quando sobrevoar o Méier, aproximando para pouso no aeroporto Santos Dumont ou Galeão, também ali perto. A EJ agradece ao Guilherme por seu tempo dedicado ao ensino e deseja boa sorte em seu novo passo na carreira.

  • Conheça as matérias do curso de nível superior da EJ

    A EJ Escola Superior de Aeronáutica oferece o curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves. É um curso de graduação de nível superior já devidamente aprovado pelo MEC - Ministério da Educação. Será realizado no Campus EJ Itápolis, onde também são oferecidos todos os cursos práticos para quem deseja ser tornar piloto profissional. Desde o piloto privado, passando pelo comercial, e especializações como Upset Recovery e Jet Training. A distribuição de aulas foi cuidadosamente formatada para que alunos possam, no decorrer de 2 anos, concluir a formação superior e obter todas as suas carteiras de piloto. 1º Período  Aerodinâmica e Teoria de Voo 1  Meteorologia Aeronáutica 1  Regulamentos de Tráfego Aéreo 1 Navegação Aérea 1 Conhecimentos Técnicos das Aeronaves 1 Fatores Humanos na Aviação Legislação e Sistema de Aviação Civil Língua Portuguesa I Segurança de Voo Matemática para Pilotagem 2º Período  Aerodinâmica e Teoria de Voo 2 Meteorologia Aeronáutica 2 Regulamentos de Tráfego Aéreo 2 Navegação Aérea 2 Conhecimentos Técnicos das Aeronaves 2 Ética, Filosofia e Psicologia na Aviação Direito Aeronáutico Língua Portuguesa II Medicina na Aviação Física para Aeronáutica 3º Período Aerodinâmica e Teoria de Voo 3 Meteorologia Aeronáutica 3 Regulamentos de Tráfego Aéreo 3 Navegação Aérea 3 Conhecimentos Técnicos das Aeronaves 3 Gestão Aplicada à Aviação - (Planej./Org. do Transporte Aéreo) Emergência e Sobrevivência Inglês I 4º Período Performance/Peso e Balanceamento de Aeronaves Projeto de Especificidade Sistemas de Aeronaves Modernas Fraseologia e Tráfego Aéreo Internacional Gerência de Operação e Manutenção Gerencia de Recursos de Equipes (CRM) Técnica de Operação de Jato Inglês II Período do curso - O curso tem duração de 2 anos, dividido em 4 semestres. A primeira turma terá início no dia 30/07/18; - As aulas acontecem de segunda a sexta no período noturno, das 19h10 às 22h40, havendo algumas aulas aos sábados. Processo seletivo - A inscrição para o processo seletivo deve ser realizada até o dia 22/06/18; - O processo seletivo acontecerá no dia 01/07/18 (domingo) às 9h00; - Turma limitada a 40 vagas. Valores - Inscrição processo seletivo: R$ 30,00 (R$ 15,00 se o aluno for utilizar nota do ENEM); - Alunos que realizaram curso na EJ Escola de Aviação, possuem desconto na mensalidade (consulte).

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510