EJ - Escola de Aviação Civil


Cursos

Confira nossa agenda de cursos

Comissário de Voo - Intensivo

O Curso de Comissário de Voo é dividido em teoria e treinamento prático de sobrevivência na selva, distribuídos em 4 semanas, com aulas de segunda a sexta das 8h30 às 18:10 (intervalo entre 12h40 às 14h00). Aos sábados as aulas acontecem apenas no período da manhã.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC, bem como estará apto a se candidatar a uma vaga de emprego em Cia Aérea.
Este curso é realizado exclusivamente na unidade de São Paulo.

  Início Fim
04ª Turma - 2018 - Jundiaí 16/10/2018 16/11/2018
8ª Turma - 2018 - São Paulo 13/11/2018 14/12/2018


Comissário de Voo Semi-Intensivo (noturno)

O Curso de Comissário de Voo semi-intensivo é dividido em teoria e treinamento prático de sobrevivência na selva, distribuído em 12 semanas, com aulas de segunda a sexta das 19h00 às 23h10.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC, bem como estará apto a se candidatar a uma vaga de emprego em Cia Aérea.
Este curso é realizado na Unidade de Itápolis.

  Início Fim
05ª Turma - 2018 - São Paulo 15/10/2018 20/12/2018
05ª Turma - 2018 - Itápolis 15/10/2018 20/12/2018


Inglês Técnico Preparatório para a prova ICAO

Ester curso é ministrado 100% em inglês por professores nativos com larga experiência na área, e tem por objetivo preparar o piloto para realizar o exame de proficiência linguistica da ANAC.

Duração de 5 dias com aulas de segunda a sexta das 8h30 às 16h30. Carga horária de 35h.
Este curso é realizado exclusivamente na Unidade de São Paulo.

  Início Fim
32ª Turma - 2018 - São Paulo 24/09/2018 28/09/2018
33ª Turma - 2018 - São Paulo 01/10/2018 05/10/2018
34ª Turma - 2018 - São Paulo 08/10/2018 12/10/2018
35ª Turma - 2018 - São Paulo 15/10/2018 19/10/2018
36ª Turma - 2018 - São Paulo 22/10/2018 26/10/2018
37ª Turma - 2018 - São Paulo 29/10/2018 02/11/2018


INVA - Instrutor de Voo de Avião Intensivo

O Curso de Instrutor de Voo intensivo é distribuído em 2 semanas, com aulas de segunda a sábado das 8h30 às 18h10, com intervalo entre 12h40 às 14h00.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis, Jundiaí e São Paulo.

  Início Fim
05ª Turma - 2018 - Itápolis 09/10/2018 22/10/2018
03ª Turma - 2018 - São Paulo 06/11/2018 19/11/2018
06ª Turma - 2018 - Itápolis 04/12/2018 17/12/2018


Jet Training - Airbus A320

O Curso de Jet Training é composto por 32h de teoria em sala de aula e 20h de treinamento em simulador - divididas em 5 sessões de 4h.
O término do curso varia de acordo com a quantidade de alunos. A data exata de término será informada com uma semana de antecedência do início do curso ou assim que o limite de alunos por turma for atingido.

Este curso é realizado exclusivamente na Unidade de São Paulo.

  Início Fim
09ª Turma - 2018 - São Paulo 10/10/2018 26/10/2018
10ª Turma - 2018 - São Paulo 05/11/2018 21/11/2018
11ª Turma - 2018 - São Paulo 03/12/2018 18/12/2018


MMA - Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Módulo Básico

O Curso de MMA - Módulo Básico é distribuído em 24 semanas, com aulas de segunda a sexta das 19h00 às 22h10.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis e São Paulo.

  Início Fim
02ª Turma - 2018 - São Paulo 08/10/2018 07/03/2019


PCA - Piloto Comercial de Avião Teórico (Intensivo)

O Curso de PCA Teórico intensivo é distribuído em 7 semanas, com aulas de segunda a sábado das 8h30 às 18h10, com intervalo entre 12h40 às 14h00.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis, Jundiaí,  São Paulo e Campo Verde.

  Início Fim
05ª Turma - 2018 - Jundiaí 16/10/2018 14/12/2018
06ª Turma - 2018 - Itápolis 16/10/2018 06/12/2018
06ª Turma - 2018 - São Paulo 30/10/2018 20/12/2018


PPA - Piloto Privado de Avião Teórico (Intensivo)

O Curso de PPA Teórico intensivo é distribuído em 6 semanas, com aulas de segunda a sábado das 8h30 às 18h10, com intervalo entre 12h40 às 14h00.
Durante o curso podem haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
Este curso é realizado nas Unidades de Itápolis, Jundiaí, São Paulo e Campo Verde.

  Início Fim
05ª Turma - 2018 - Jundiaí 16/10/2018 04/12/2018
06ª Turma - 2018 - Itápolis 16/10/2018 29/11/2018
06ª Turma - 2018 - São Paulo 06/11/2018 20/12/2018



Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • Vídeo: entrevistamos ex-instrutores da EJ

     Assista ao vídeo do encontro de ex-instrutores da EJ, que ocorreu na unidade Jundiaí da escola.

  • Membro Honorário: carteirinha lançada

    Foi lançada a Carteirinha de Membro honorário EJ. Foi criado exclusivamente para ex-instrutores da escola, por fazerem parte da história da maior Escola de aviação da América Latina. Vantagens de ser membro honorário: - Desconto de 40% no valor da hora de voo (tabela normal) para recheques; - Prioridade e agilidade nos recheques; - Desconto especial aos alunos indicados pelo Membro honorário EJ; - Com a apresentação do cartão, acesso geral em todas as unidades EJ para visitação, etc.

  • Jogou tudo para o ar e foi ser piloto

    Sem parentes na aviação que o incentivasse, e uma família para criar, uma vontade exótica veio em sua cabeça: chutar uma faculdade, duas pós graduações no exterior e bom salário garantido, tudo para o alto. Além de gastar as reservas em cursos de pilotagem de aviões para iniciar em uma nova profissão, começando tudo de novo. “É aquele lance da paixão, que você não olha muito a razão”. Todos os dias, Clovis Martins Costa Filho acordava cedo, ajustava o nó na gravata, dava um beijo na esposa, nos dois filhos bem novinhos, e se dirigia a um conceituado escritório de advocacia, onde era coordenador, em Campinas, sua cidade natal. Isso era em 2011, ele tinha 31 anos e já havia alcançado a tão almejada estabilidade financeira. Além do ótimo posicionamento, tinha boas perspectivas profissionais. Entre as rotinas de processos, de audiências, de cuidar da esposa e brincar com os filhos, sempre que sobrava algum tempinho, pesquisava assuntos de aviação, seu interesse desde a infância. Geralmente terminava vendo vídeos de pousos e decolagens no youtube. “Decisões como essa nunca são fáceis. Na verdade, as pessoas no começo não te levam a sério”, conta Clovis sobre a guinada na profissão que havia conquistado com bastante esforço. Logo quando terminou o ensino médio, incentivado financeiramente pelos pais, começou a estudar direito da PUC - Pontifícia Universidade Católica, de Campinas, para o curso de direito e logo depois de formado foi aprovado na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Buscando melhores colocações no direito, seguiu para Portugal para fazer uma pós graduação na Universidade de Lisboa, em contratos e arbitragem internacional, onde permaneceu estudando por um ano. Para custear sua pós, morava em um apartamento com outros dois estudantes, trabalhou em um McDonalds e fazia horas extras em mais um outro restaurante, como garçom. “Vivi com poucos recursos. Eu não queria envolver meus pais nesta decisão de morar fora do país”, relembra. Logo que voltou de Lisboa, se inscreveu em um programa de bolsas de estudo da Espanha patrocinado pelo Banco Santander e foi um dos selecionados para as duzentas vagas destinadas para América Latina do programa. Morou em Madrid por um ano e fez sua segunda pós na Universidade de Alcalá, onde se especializou em marcas e propriedades intelectuais, ramo também do direito empresarial. Quando voltou de Madrid, casou-se e logo arrumou emprego no departamento jurídico de uma empresa, e pelo seu destaque, foi convidado a trabalhar em um grande escritório, atendendo empresas proeminentes da região. “Tenho grande apreço e respeito pelo direito, em parte ajudou a pagar minha formação”, afirma. Sedento por livros e conhecimento, começou, ainda enquanto atuava como advogado, a estudar por conta para o curso de piloto privado, sem estar em uma escola homologada, não necessário para prestar a prova da ANAC no curso inicial. “Foi uma maneira que encontrei de ver se realmente eu queria aquilo”. Aprovado na agência, matriculou-se no Aeroclube de Campinas, onde fez algumas horas práticas. Conversando com outros alunos e amigos, resolveu trocar de escola. “Se você quiser avançar logo na carreira, melhor ir para a EJ, você vai conseguir voar mais”, falaram. Na EJ terminou seu curso de piloto privado e em menos de dois anos já estava com todos os cursos profissionalizantes finalizados, inclusive o de instrutor de voo. Na época, enquanto estudava aviação, ainda dava algumas consultorias em direito empresarial. Formado, enquanto aguardava na fila a oportunidade para se tornar instrutor de voo prático, começou a dar aulas para os cursos teóricos da EJ, principalmente Regulamentação da Aviação Civil, a área que mais se aproximava de sua especialidade anterior. “Meu alicerce na minha formação pela aviação foi minha esposa”, diz. Depois de um ano apenas ministrando aulas teóricas, iniciou na instrução de voo prática, que é um dos modos para se conseguir experiência e horas de voo para estar apto para atuar em uma grande empresa área. Como instrutor, voou por três anos, onde acumulou aproximadamente 1000 horas nos Cessnas 152, 172 e Tupi, experiência o suficiente para encarar desafios maiores na aviação. Na EJ ensinava voo VRF, IFR, além de dar aulas em simuladores de voo e Garmin 1000. “Meu tempo na instrução foi muito engrandecedor. Me realizei como instrutor. Gostava muito de dar aula, gosto na verdade.”. Depois de 9 anos de aviação, aos 40, Clovis foi contratado para ser copiloto de Airbus A319, 20 e 21, na Latam. Neste momento está fazendo treinamentos em simuladores estáticos, logo começa em simuladores oficiais, e em outubro já deve começar sua instrução em rota, já com passageiros, até se formar, internamente, copiloto pleno. “O sonho da aviação era desde criança, mas achava que não era para mim”, resume sua história. A EJ deseja a Clovis boa sorte em sua carreira, bons voos, e agradece o tempo dedicado ao ensino.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510