EJ - Escola de Aviação Civil


Aeronaves

Tupi


Aeronave ideal para desenvolver habilidades em voos por instrumentos

O Tupi é uma aeronave de fabricação nacional, de asa baixa, de fácil pilotagem e com excelente desempenho no treinamento de pilotos. Comporta até quatro ocupantes, devidamente equipada para a realização tanto de voos visuais como por instrumentos.


Ficha técnica

Assentos 4
Motor 1 Lycoming
Potência 180 hp
Comprimento 7,25m
Envergadura 10.67m
Altura 2,24m
Peso máximo de decolagem 1.157Kg
Velocidade de Cruzeiro 100kt (185km/h)
Velocidade máxima 125kt (232km/h)
Combustível 289,3L

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Aluno agenda voo pela internet.
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como ele facilita a vida do aluno piloto

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    Mural Informativo


  • Acrobacia aérea: é a vez das mulheres

    Aos 29 anos, ela vai vai participar do Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, que acontece em Pirassununga (SP), até domingo, 24. “O impossível é só uma etapa”, afirma a piloto, que integra a equipe da EJ Escola de Aeronáutica.

    "Por que não eu"? Foi com essa pergunta que Juliana Fraschetti interrompia a conversa entre Newton, seu pai, e Daniel, seu irmão. Newton estava sugerindo que Daniel deveria aprender a pilotar aviões. Era uma conversa de oportunidade, pois os irmãos moravam próximos ao Aeroclube de Bauru e viam sempre aviões decolando e pousando.

    Juliana, que é natural de Jaú, havia se mudado para Bauru para cursar Veterinária. Formou-se, mas não quis seguir profissão. Daniel resolveu não levar adiante a ideia de voar. O irmão não aprendeu a pilotar, mas Juliana seguiu em frente com apoio de toda a família.

    De modo diferente da maioria dos aviadores, a história da Juliana com o ato de voar não é um sonho de infância ou alguma influência de algum amigo aviador. "Não tive ninguém da família na aviação, nunca enxerguei que isso poderia ser uma profissão", conta Juliana.

    "Sempre gostei muito de pilotagem. Andava de kart, batia recordes de pista. Sempre tive um 'negócio' com pilotagem.", conta Juliana, que afirma ter aprendido a voar pelo desafio. E ela começou voando com helicópteros, onde brevetou-se desde o Piloto Privado até o curso de Instrutor de Voo.

    Mas foi por acrobacias que ela se apaixonou. E seu instrutor de helicóptero, ao ser questionado, disse que isso só poderia ser feito aeronaves de asas fixas. Foi quando ela se matriculou na EJ Escola de Aeronáutica e fez todos os cursos. Para Juliana os voos foram um pouco reduzidos em relação a quantidade de horas necessárias para as habilitações, devido sua formação prévia em helicópteros. Ela fez Piloto Privado, Comercial, IFR e INVA (de Instrutor de Voo) na EJ e logo partiu para o curso de acrobacias.

    Hoje Juliana voa o RV-7, que é o avião da frota da EJ para acrobacias de competição. Sobre a preferência entre avião e helicóptero, para voar, Juliana define: "Eu prefiro helicóptero ao avião, mas prefiro acrobacia ao helicóptero", comenta, entusiasmada.

    Juliana Fraschetti tem 29 anos. Ela foi selecionada entre os alunos da EJ para ser a número 1 do time de Acrobacias de Competição, que vai participar do Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, que acontece em Pirassununga, na AFA, Academia da Força Aérea, a partir desta sexta-feira e vai até domingo (24).

    FAIXA PRETA

    E mesmo antes de se aventurar pilotando pelos ares e em terra com pequenas corridas de kart, ela tornou-se faixa preta em karatê e taekwondo, onde coleciona medalhas, inclusive, diversas de ouro. Juliana foi Campeã Paulista de Karatê e Bicampeã Paulista de Tawekwondo. obre a relação entre artes marciais e os voos acrobáticos Juliana faz um paralelo: "O primeiro fator é psicológico e disciplina de treinamento, somado ao objetivo de querer competir".

    Entre os diversos ensinamentos que as artes marciais lhe passaram, ela enumera: "disciplina, respeito e comprometimento são os principais", diz.

    Em sua carreira como lutadora, da qual Juliana participa ativamente desde os cinco anos de idade, a acrobata áérea passou por desafios e dificuldades. Em relação aos momentos difíceis, Juliana lembra facilmente de uma frase: "o impossível é só uma etapa".

    Mas ela precisou vencer um certo machismo que existe na aviação. "Existe sim, mas eu não estou nem aí", diz. "Quando o voo é bom, acham que é um homem. Nunca é a mulher. Isso é nítido", explica.

    O instrutor de competição de Juliana Fraschetti é Marcos Geraldi, que esconde o jogo sobre o que espera do campeonato que começa amanhã, sexta-feira, 22. "A expectativa é que ela faça uma demonstração segura e profissional". "Eu nunca acho que a pessoa vai ganhar ou vai perder, isso pra mim é irrelevante. Como instrutor quero deixar a pessoa preparada, treinada corretamente e tranqüila para competir - e que faça o dever de casa".

    O objetivo de Juliana é seguir carreira na acrobacia aérea: "Quero chegar na Red Bull Air Race", sonha Juliana. Afinal, “o impossível é só uma etapa”.

  • A EJ tem tradição na formação de Pilotos Agrícolas - PAGA

    Estão abertas as inscrições para o próximo curso de Piloto Agrícola, que terá início no dia 09 de agosto e vai até 09 de setembro de 2016.

    Ser um piloto de avião agrícola requer grande habilidade e conhecimentos específicos. A EJ Escola de Aviação foi pioneira no curso de piloto agrícola com o uso de FGPS, hoje, amplamente utilizado na aviação agrícola. Seu curso utiliza os aviões Citabria para treinamento básico; Pawnee e Ipanema, para treinamento avançado. Todos são equipados com DGPS e, na retaguarda, a EJ Escola de Aviação conta com uma equipe de instrutores do mais alto gabarito.

    A EJ é a única escola no Brasil que possui aviões acrobáticos, como os Citabrias, para o treinamento inicial do curso, e neles, o aluno aprende estol avançado, diversos tipos de estol de alta velocidade e parafusos. E assim o aluno termina seu curso mais qualificado e sabendo evitar as perigosas perdas de sustentação nos balões agrícolas.

    Nosso treinamento utiliza os modernos equipamentos de DGPS e fluxômetro, ferramentas hoje indispensáveis para qualquer operador e empresa que se propõe a prestar serviços com qualidade e transparência aos produtores.

    O aluno pode optar para formação em duas modalidades, sendo, a de menor custo utilizando somente o Pawnee na fase avançada ou nos Ipanemas 201A e 202 com custo adicional. Contamos também com o Citabria para treinamento básico/DGPS.

    Os candidatos devem apresentar experiência mínima de 370 horas comprovadas para formação no Pawnee e 800 horas para formação no Ipanema, dentre elas pelo menos 100 horas em aeronaves convencionais. Além da comprovação de horas, os candidatos serão avaliados na prática antes de iniciarem o curso.

    As exigências acima se fazem necessárias para proteger a vida dos pilotos e o patrimônio dos operadores agrícolas. Todos sabemos a importância da segurança e a responsabilidade da escola formadora; para isso, oferecemos também o curso preparatório para pilotos agrícolas na aeronave Citabria. Este treinamento serve para adaptação, agilidade, tomada de decisão e introdução do uso do DGPS. Todo treinamento é dirigido com ênfase na operação agrícola.

    Para maior comodidade de nossos alunos contamos com alojamentos, sala de aula, restaurante, sala de estudo e televisão, tudo em um só local.

    Mais informações sobre o curso de Piloto Agrícola mande um e-mail para contato@ej.com.br ou ligue:

    Itápolis-SP - 16 3263 9160
    Jundiaí -SP - 11 4815 2325
    São Paulo-SP - 11 3459 5233
    Campo Verde - 66 3419 4157

    Whatsapp: 11 95203 9968

    Voe mais alto.

  • Mais um instrutor EJ contratado por uma companhia aérea.

    A EJ anuncia a contratação de mais um de nossos instrutores pela Avianca, trata-se do Instrutor Rogério Rodrigo de Souza, 30 anos, da cidade de Jundiaí/SP. Conheça um pouco de sua história:

    "Meu sonho de ser piloto de avião me acompanha desde que era menino, lembro que apontava às aeronaves e ficava imaginando como, quais forças faziam aquele objeto imenso manter voo, e este interesse sempre me acompanhou, mas a vida nos leva a caminhos que muitas vezes nos deixam distantes de nossos sonhos.

    Aos 17 anos, fiz meu primeiro voo como aluno no aeroclube de Bragança, em 1 ano voei apenas 8 horas, lembro que eu trabalhava como ajudante de produção numa pequena empresa em Vinhedo SP, ganhava apenas R$320,00 e desembolsava quase todo este valor para fazer estas horas, foram muitas idas e vindas, frustrações e angústias, então simplesmente desisti, lembro que pensei, ”esta é uma brincadeira para ricos”.

    Abandonei o sonho, a duras penas fiz um curso técnico que me direcionou profissionalmente, trabalhei quase 6 anos em laboratório, durante este período consegui ingressar em uma faculdade pública e graduei-me, porém, aquele sonho que outrora me fascinava, recomeçava a surgir como uma luzinha fraca, voltava-me a ideia de tentar novamente, então pensei que não deveria frustrar-me de não ter tentando, mas sim tentando, para valorizar meu esforço.

    Numa bela tarde, meu ex-chefe me pede para comparecer na sala dele e disse-me que a empresa acabara de ser vendida, um misto de tristeza e contentamento toma conta de meu pensamento, pois em perderia meu emprego, mas a oportunidade de voltar a levantar voo vem-me e decido, “dedicarei todo meu tempo à aviação”.

    Morava ao lado do aeroporto de Jundiaí, visitei a EJ em meados de 2010 e observando a estrutura e facilidades decidi reiniciar o PPA, logo no fim do ano conclui este treinamento e tive dificuldades em seguir no PCA.

    Busquei alternativas para custear o PCA, meu pai é aposentado e minha mãe atua como ajudante de cozinha, mais uma vez a angústia financeira me assombrava, foi quando conheci o Renan e contei-lhe toda esta história, o qual arrumou-me um emprego dentro da EJ, onde tive a possibilidade de custear os cursos e "graduar-me" como INVA.

    Neste período trabalhei em operações, foram dois anos trabalhando bastante, ajudando internamente e aprendendo muito, conheci muita gente boa, excelentes profissionais, quando em meados de 2013 a fui incentivado pelo Danilo e a Rita convidou-me para lecionar nos cursos teóricos de PPA/PCA e INVA na EJ. No fim de novembro deste mesmo ano tive minha primeira oportunidade prática dentro da EJ sendo contratado como INVA.

    De lá para cá foram muitas alegrias, fiz grandes amigos que certamente me acompanharão para o resto da vida, não me lembro de qualquer problema com qualquer profissional, aluno ou qualquer pessoa que tenha adentrado a EJ, foram quase 2000 horas como INVA, quase 1400 horas como professor teórico, o que me engrandeceu infinitamente nesta profissão.

    E falar da EJ seria como se fosse falar de minha casa, aqui sinto-me em casa, sinto-me entre irmãos, e em alguns casos percebo que tenho alguns paizões aqui, como o Renan, a Rita, Buran entre outros que sempre, de alguma forma me ajudaram.

    Saio da EJ sentindo-me privilegiado, pelo prazer de ter trabalhado numa instituição fenomenal, com grandes profissionais e estrutura sem igual, triste por deixar minha casa, mas infinitamente feliz de saber que tenho a base necessária para prosseguir nesta carreira fantástica, continuarei aprendendo sempre, e sempre que puder voltarei para rever amigos e novos profissionais que tenho a certeza que esta escola continuará formando.

    Deixo meu muito obrigado, estes quase seis anos foram os melhores em minha vida." disse Rogério.

    Devido ao nome e a qualidade do treinamento que a EJ oferece, quando o aluno se torna um piloto profissional, é reconhecido pelo mercado de trabalho como um piloto seguro e preparado para qualquer empresa aérea, principalmente se o candidato possuir experiência como instrutor de voo.

    Nós agradecemos por ter escolhido a EJ e desejamos muito sucesso em sua nova etapa profissional.

    Para saber mais sobre o curso de Instrutor EJ, mande um e-mail para nossa equipe de atendimento, contato@ej.com.br ou ligue:

    Itápolis - SP - 16 3263 9160
    Jundiaí - SP - 11 4815 2325
    São Paulo - SP - 11 3459 5233
    Campo Verde - MT - 66 3419 4157

    Whatsapp: 11 95203 9968

    Voe mais alto.

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157