EJ - Escola de Aviação Civil


Aeronaves

Tupi


Aeronave ideal para desenvolver habilidades em voos por instrumentos

O Tupi é uma aeronave de fabricação nacional, de asa baixa, de fácil pilotagem e com excelente desempenho no treinamento de pilotos. Comporta até quatro ocupantes, devidamente equipada para a realização tanto de voos visuais como por instrumentos.


Ficha técnica

Assentos 4
Motor 1 Lycoming
Potência 180 hp
Comprimento 7,25m
Envergadura 10.67m
Altura 2,24m
Peso máximo de decolagem 1.157Kg
Velocidade de Cruzeiro 100kt (185km/h)
Velocidade máxima 125kt (232km/h)
Combustível 289,3L

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Aluno agenda voo pela internet.
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como ele facilita a vida do aluno piloto

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    Mural Informativo


  • Vem aí Itápolis Air Show 2015.

    O Aeroclube de Itápolis e a EJ Escola de Aeronáutica convidam você, sua família e seus amigos para o “Itápolis Air Show 2015”, nos dias 05 e 06 de setembro no Aeroclube de Itápolis.

    O evento contará com shows de Acrobacias Aéreas, Aeromodelismo, Moto Show (ProTork Alto Giro) e Voos Panorâmicos de Avião, Planador e Balão.

    O Ingresso por dia custará 10,00 reais, estudantes pagam meia entrada. Até 12 anos e acima de 60 anos terão entrada franca.

    Horários: Dia 05 de setembro (sábado) das 09 às 18 horas e no dia 06 (domingo) das 14 às 18hs.

    Maiores informações pelo telefone (16) 3262-1024 ou pelo e-mail info@aci.com.br.

    Traga sua família e amigos e venha se divertir.

  • Garanta sua vaga para o Curso Manobras de Confiança.

    Devido ao sucesso, a EJ divulga as novas datas para o curso de manobras de Confiança:

    03/08 – últimas vagas
    17/08 – abertas as inscrições
    31/08 – abertas as inscrições
    14/09 – abertas as inscrições

    Esse curso tem como objetivo agregar conhecimentos e habilidades técnicas para a formação de bons Pilotos.

    Após criteriosa análise curricular dos profissionais envolvidos e um detalhado planejamento para a formatação de um curso que agregasse conhecimento, segurança e habilidades técnicas aos pilotos; em busca de aperfeiçoamento profissional.

    Ministrado por Ex-integrantes da Academia da Forca Aérea com larga experiência na formação de Pilotos em voos acrobáticos, o curso de Manobras de Confiança desenvolve no piloto a capacidade de responder rápida e precisamente à mudanças abruptas de atitude de voo, além de preparar fisiologicamente o piloto, evitando a desorientação no caso de situações adversas. As manobras realizadas neste treinamento estão totalmente de acordo com o manual da aeronave.

    Aeronave utilizada: Cessna-152 AEROBAT
    Pré-requisitos: Licença de Piloto Privado
    Treinamento Prático: O curso é dividido em 8 missões/voos de 40 minutos de duração. As horas de voo poderão ser lançadas nos cursos de piloto comercial ou como experiência.

    Para mais informações mande um e-mail para nossa equipe de atendimento, contato@ej.com.br, ou através dos telefones:

    Itápolis - SP 16 3263.9160
    Jundiaí - SP 11 4815.2325
    São Paulo - SP 11 3459.5233

    Voe mais alto.

  • Dois ex-AFA implantam curso de Manobras de Confiança

    Rubens Fernandes, ex-chefe de instrução da AFA e Ricardo Crespo, ex-piloto da Esquadrilha da Fumaça lideram a implantação na EJ.

    Quando o estol acontece? Como identificar que o estol está prestes a acontecer? Como se retira o avião de um parafuso? E de uma atitude irregular? O Curso de Manobras de Confiança, iniciativa pioneira no Brasil, oferecido pela EJ Escola de Aviação, desenvolve todas essas habilidades e conhecimentos. O curso tem por objetivo elevar o grau de confiança dos instrutores e alunos, otimizando, consequentemente, o nível de atenção durante os voos, principalmente diante de possíveis situações inadvertidas ou indesejáveis. Como resultado, os padrões de Segurança de Voo passam para um patamar acima dos já diferenciados e elevados padrões estabelecidos pela EJ.

    Para a implantação do curso, a EJ chamou dois ex pilotos da AFA: Ricardo Crespo, que foi membro do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), tendo realizado 276 demonstrações oficiais, das quais, 22 em 8 países, e que antes foi instrutor de voo com Especialização na Academia da Força Aérea, tendo atuado na formação básica e avançada de pilotos militares, com uma experiência de 3100 horas de voo de instrução, e Rubens Fernandes, que já foi Chefe da Divisão de Instrução de Voo na AFA, Academia da Força Aérea e Líder de Esquadrão de Instrução de T-25 e de T-27, com 3500 horas de voo de instrução. Ambos possuem o curso do Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, e atuaram como oficiais de segurança de voo.

    A FAA, órgão equivalente a ANAC nos EUA, exige esse curso para seus instrutores de voo nos EUA. O curso não é obrigatório no Brasil, mas a EJ recomenda para todos os seus alunos e ex-alunos. É muito válido, inclusive, como um complemento para quem tem apenas o curso de Piloto Privado, não só para Pilotos Comerciais e Instrutores de voo.

    Todas as aulas são ministradas no Cessna 152 Aerobat, que é o Cessna 152 com limites estruturais homologados para acrobacias aéreas e parafusos.

    O curso de Manobras de confiança não é um curso de Acrobacias Aéreas, ele usa os conhecimentos adquiridos e difundidos na acrobacia para elevar substancialmente a segurança de voo para os profissionais e futuros profissionais. "Este treinamento é uma das melhores ferramentas para a prevenção de acidentes na aviação", diz Ricardo Crespo, ex-piloto da Esquadrilha da Fumaça. 

    Além da habilidade e refinamento da pilotagem, o curso aborda outros aspectos: "melhora a disciplina operacional, o condicionamento das respostas motoras, o conhecimento e experiência prática para explorar o envelope de voo da aeronave, além de maior percepção, reflexo e visualização espacial", diz Fernandes.

    O curso é dividido em 8 missões/voos de 40 minutos de duração. As horas de voo poderão ser lançadas nos cursos de piloto comercial ou como experiência.

    O objetivo geral da EJ é melhorar ainda mais a segurança de voo. Segundo as estatísticas do site BoldMethod, 13,7% dos acidentes aeronáuticos na aviação geral nos EUA estão relacionados a estol/parafuso, e é aí que este treinamento entra. "Queremos melhorar a consciência situacional dos aviadores e a prevenir isso", diz Crespo.

    A EJ já tem 18 alunos para as três primeiras turmas, entre alunos e instrutores de voo da própria EJ. "A ideia é transformar esse conhecimento em uma cultura na EJ, para todos os instrutores e alunos. Nós queremos oferecer cada vez mais segurança e um currículo cada vez mais diferenciado, isso melhora, além de tudo, as possibilidades profissionais de nossos alunos", diz Josué Andrade, diretor da EJ.

    "Por enquanto esse treinamento é obrigatório nos EUA para instrutores de voo de lá. No Brasil não é obrigatório nem para instrutor, mas na EJ, nós adiantaremos. Todos os nossos instrutores, e os novos que entrarem, terão esses cursos, como um regulamento interno da EJ, indo além do regulamento oficial brasileiro", complementa Andrade.

    Nos EUA, a FAA, e no Brasil, a Anac, recomendam esse treinamento para todos os pilotos, e a EJ, já a partir de 2016, por ter a facilidade de aeronaves e instrutores, tornará, além de opcional hoje, obrigatório para todos os formandos em Piloto Comercial. "E em algum momento no futuro, obrigatório também para Pilotos Privados", entusiasma-se Josué Andrade.


    Confira a agenda de cursos

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157