EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Diretor da EJ Escola de Aviação, conta como acompanha o desenvolvimento dos alunos, mesmo voando mais de 4 mil horas por mês.


 O Diretor da EJ Escola de Aviação, Comandante Josué de Andrade, responde com simplicidade a forma em que comanda o setor operacional de desenvolvimento de pilotos.

Qual a media de horas voadas na EJ por mês?
Em 2011 voamos em media 3.800 horas/mês somando as duas unidades de Itápolis e Jundiaí, neste ano aumentou consideravelmente chegando no primeiro semestre a 4.400 horas/mês.

Quais os motivos que levaram este aumento de horas voadas?
Houve uma procura maior, além de incorporarmos mais  5 aeronaves na frota e melhorar o sistema de apontamento de voos.

Quais aeronaves foram incorporadas na frota?
foram quatro Cessnas 172 G1000 para treinamento nos cursos de piloto comercial e voos por instrumentos e um Cessna 152.

Como é feito o agendamento de voos?
Os alunos tem acesso ao nosso sistema operacional Flight Center onde conseguem escolher o horário e instrutor que desejam voar, em seguida a equipe da escala de voos analisa a solicitação e valida conforme a disponibilidade.

A EJ consegue atender  as solicitações com esta demanda de voos?
Na verdade, fazemos o possível para atender as solicitações, mas nem sempre é possível devido algumas alterações que poderão ocorrer no período.

Que tipo de alterações ocorrem que não consegue atender o aluno?
Meteorologia, instrutor indisponível, manutenção da aeronave,  coisas deste tipo.

Já aconteceu casos de não atendimento por estar com a escala lotada?
Sim, aconteceu e acontece, mas trabalhamos para evitar "overbooking" ficamos por exemplo, 40 dias sem vender horas para o curso de Piloto Privado na Unidade de Jundiaí, sabemos da nossa capacidade de atendimento.

Como a EJ acompanha o desenvolvimento dos alunos? 
Todos os dias analisamos as fichas de voos e os gráficos de desenvolvimento  de cada aluno, o sistema é on line e permite que em qualquer lugar podemos acompanhar diariamente as fichas de voos e discutirmos os casos que exigem maior atenção nas reuniões de instrução.

Os alunos conseguem cumprir o programa de instrução dentro do previsto?
Nossos programas possuem uma quantidade maior de horas do que as exigidas no RBAC 61, portanto, trabalhamos com folga para garantir a segurança e qualidade.

Os alunos do curso de piloto privado realmente voam as horas solos?
Sim, essa é a marca registrada da EJ, alunos tem que voar solo para se sentirem seguros e capazes, alunos que não evoluem para o voo solo, preferimos não formar para evitar problemas futuros.

Com quantas horas o aluno realiza seu primeiro voo solo?
Com 17 horas de instrução estará apto para o primeiro voo solo, isso contando com bom aproveitamento das horas.

O que quer dizer, bom aproveitamento das horas?
É a utilização total da hora em instrução, isso geralmente acontece na unidade de Itápolis, já em Jundiaí, na maioria das vezes não conseguimos o aproveitamento total, pelo motivo da área de instrução ficar mais distante, aeródromo congestionado ocupando parte do tempo para decolagem,  espera para pouso, não autorização de manobras sobre a pista, etc...

Mesmo assim, os alunos da EJ conseguem solar com 18 horas?
Na unidade de Itápolis 98% dos alunos não precisam de horas extras para conclusão do curso e solam com 18 horas de voo. Em Jundiaí, infelizmente não conseguimos este feito, nossa média é solar com 25 horas, mas estamos trabalhando firme para diminuir esta média. 

O que a EJ está fazendo para melhorar esta média?
Na fase Pré solo, tomamos o cuidado de não variar mais que três instrutores por aluno, apesar da padronização, a variação de instrutores prejudica o desenvolvimento do aluno, também pedimos aos alunos manterem as aulas constantes nesta fase, evitarem períodos acima de uma semana sem voar.

Quais ferramentas a EJ utiliza para medir satisfação e melhorar os serviços?
A EJ utiliza pesquisas, canais de contatos através do site, reportes pelo sistema Flight Center e ouvindo pessoalmente as críticas, reclamações e sugestões dos nossos clientes.

O Sistema de atendimento destes canais são rápidos e realmente resolvem as solicitações?
Sim, nossa equipe está estruturada para atender dentro de 12 horas e dar solução.

Quais as novidades da EJ para o segundo semestre de 2012?

Iremos lançar a franquia EJ em outubro deste ano e pretendemos abrir pelo menos cinco unidades franqueadas no Brasil nos próximos anos. Estamos montando um centro de manutenção de aeronaves em Itápolis para atender aeronaves de clientes e desenvolver novos mecânicos, também iremos aumentar a frota com mais dois Senecas e seis Cessnas 152.


Publicado em 29/07/2012


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • Lista dos Aprovados para o Curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves

    Abaixo segue o resultado do processo seletivo, realizado no dia 14/06/2019:1º Igor Calcagno Vaz Vellasco Pereira Aprovado 2º Igor Faliza Sampaio de Sousa Aprovado Aprovado 3º Alessandro Pereira Rosado Aprovado 4º João Matheus Marques Villalba Aprovado 5º Bruno Bernal Aprovado 6º João Paulo Castanheira Aprovado 7º Kim Rocha Camps Aprovado 8º Tâmata Renata Tezoto Aprovado 9º Gustavo Braga Bassoto de Andrade Aprovado 10º Gustavo Diniz Alves Santos Aprovado 11º Giovanne Takano Aprovado 12º Alex Matheus Batista da Silva Aprovado 13º Victor Weslen Dos Santos Aprovado 14º Lucas Henrique Pinto Aprovado 15º Luis Felipe de Andrade Dias Aprovado 16º Guilherme Lopes Amaral Aprovado 17º Thiago Chefer Koch da Cunha Aprovado* Os candidatos que foram reprovados no vestibular não aparecem nesta lista.* Aos aprovados, fiquem atentos, pois as matrículas serão realizadas entre os dias 24 a 28 de junho de 2019 conforme instruções no edital.

  • Faculdade EJ: informativo sobre resultado do vestibular

    Prezado(s) Alunos,A EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil agradece por sua participação na primeira chamada do vestibular do segundo semestre de 2019 do curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves, ocorrido no dia 14 de julho de 2019, às 13:30h no Campus da EJ em ItápolisO resultado da primeira chamada será divulgado em 24 de junho de 2019, segundo edital.Os resultados estarão disponíveis no site da EJ ( https://www.ej.com.br ) e Faculdade EJ ( https://www.ej.edu.br ).Voe mais alto.

  • Faculdade EJ: segunda chamada para o vestibular do 2º Semestre 2019

    A EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil informa que a segunda chamada do vestibular do segundo semestre de 2019 do curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves, acontecerá no dia 14 de julho de 2019, às 13:30h no Campus da EJ em Itápolis.O edital e as inscrições para prestar o processo seletivo estarão disponíveis a partir de 01 de julho através do site: www.ej.edu.br/vestibular O resultado da primeira chamada será divulgado em 24 de junho de 2019, segundo edital.Sobre o curso:O curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves da EJ tem duração e dois anos, sendo reconhecido pelo MEC, e pela Agência Nacional de Aviação Civil. Dentro dos quatro semestres, o estudante pode ver todas as matérias de piloto privado, piloto comercial, além de matérias ligadas a segurança de voo que permitem uma formação mais completa.A principal vantagem de estudar na Faculdade EJ é a oportunidade de voar logo no primeiro semestre, desde modelos básicos como o Cessna 152, passando por aviões com painéis Glass Cockpit para ensino das últimas tecnologias de aeronaves, como RNAV, chegando até a bi-motores. Além disso na EJ você voa solo de verdade, desde o piloto privado.Sem a perda de tempo no deslocamento entre a faculdade e escola de pilotagem, o ensino na Faculdade EJ torna-se muito mais proveitoso, afinal o aluno poderá voar no Campus Itápolis durante o dia, e estudar durante a noite na faculdade.Hoje dentro dos processos seletivos de companhias aéreas, a formação em um curso superior é um forte diferencial, que permite em alguns casos inclusive possuir uma menor experiência prática. A qualidade de ensino da EJ é reconhecida por grandes empresas aéreas, já tendo formado milhares de pilotos que hoje atuam no mercado nacional e internacional. Isso é sinônimo de confiança na formação de futuros profissionais.Um piloto profissional da EJ tem como diferencial a sua padronização, além do treinamento de recuperação de atitudes anormais que é recomendado pelo FAA, agência reguladora de aviação nos Estados Unidos, e pela ANAC no Brasil.Fora isso, a EJ é a única escola no Brasil certificada com os padrões internacionais ISO, que designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade. A função é promover a normalização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. O reflexo é a garantia de um padrão de serviços e melhoria contínua da qualidade.Para maiores informações entre em contato como nosso Departamento Comercial pelo e-mail contato@ej.com.br, ou pelo telefone 16 3263-9160.Voe mais alto.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Campo Verde - MT 55 66-3419-1510