EJ - Escola de Aviação Civil


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Diretor da EJ Escola de Aviação, conta como acompanha o desenvolvimento dos alunos, mesmo voando mais de 4 mil horas por mês.


 O Diretor da EJ Escola de Aviação, Comandante Josué de Andrade, responde com simplicidade a forma em que comanda o setor operacional de desenvolvimento de pilotos.

Qual a media de horas voadas na EJ por mês?
Em 2011 voamos em media 3.800 horas/mês somando as duas unidades de Itápolis e Jundiaí, neste ano aumentou consideravelmente chegando no primeiro semestre a 4.400 horas/mês.

Quais os motivos que levaram este aumento de horas voadas?
Houve uma procura maior, além de incorporarmos mais  5 aeronaves na frota e melhorar o sistema de apontamento de voos.

Quais aeronaves foram incorporadas na frota?
foram quatro Cessnas 172 G1000 para treinamento nos cursos de piloto comercial e voos por instrumentos e um Cessna 152.

Como é feito o agendamento de voos?
Os alunos tem acesso ao nosso sistema operacional Flight Center onde conseguem escolher o horário e instrutor que desejam voar, em seguida a equipe da escala de voos analisa a solicitação e valida conforme a disponibilidade.

A EJ consegue atender  as solicitações com esta demanda de voos?
Na verdade, fazemos o possível para atender as solicitações, mas nem sempre é possível devido algumas alterações que poderão ocorrer no período.

Que tipo de alterações ocorrem que não consegue atender o aluno?
Meteorologia, instrutor indisponível, manutenção da aeronave,  coisas deste tipo.

Já aconteceu casos de não atendimento por estar com a escala lotada?
Sim, aconteceu e acontece, mas trabalhamos para evitar "overbooking" ficamos por exemplo, 40 dias sem vender horas para o curso de Piloto Privado na Unidade de Jundiaí, sabemos da nossa capacidade de atendimento.

Como a EJ acompanha o desenvolvimento dos alunos? 
Todos os dias analisamos as fichas de voos e os gráficos de desenvolvimento  de cada aluno, o sistema é on line e permite que em qualquer lugar podemos acompanhar diariamente as fichas de voos e discutirmos os casos que exigem maior atenção nas reuniões de instrução.

Os alunos conseguem cumprir o programa de instrução dentro do previsto?
Nossos programas possuem uma quantidade maior de horas do que as exigidas no RBAC 61, portanto, trabalhamos com folga para garantir a segurança e qualidade.

Os alunos do curso de piloto privado realmente voam as horas solos?
Sim, essa é a marca registrada da EJ, alunos tem que voar solo para se sentirem seguros e capazes, alunos que não evoluem para o voo solo, preferimos não formar para evitar problemas futuros.

Com quantas horas o aluno realiza seu primeiro voo solo?
Com 17 horas de instrução estará apto para o primeiro voo solo, isso contando com bom aproveitamento das horas.

O que quer dizer, bom aproveitamento das horas?
É a utilização total da hora em instrução, isso geralmente acontece na unidade de Itápolis, já em Jundiaí, na maioria das vezes não conseguimos o aproveitamento total, pelo motivo da área de instrução ficar mais distante, aeródromo congestionado ocupando parte do tempo para decolagem,  espera para pouso, não autorização de manobras sobre a pista, etc...

Mesmo assim, os alunos da EJ conseguem solar com 18 horas?
Na unidade de Itápolis 98% dos alunos não precisam de horas extras para conclusão do curso e solam com 18 horas de voo. Em Jundiaí, infelizmente não conseguimos este feito, nossa média é solar com 25 horas, mas estamos trabalhando firme para diminuir esta média. 

O que a EJ está fazendo para melhorar esta média?
Na fase Pré solo, tomamos o cuidado de não variar mais que três instrutores por aluno, apesar da padronização, a variação de instrutores prejudica o desenvolvimento do aluno, também pedimos aos alunos manterem as aulas constantes nesta fase, evitarem períodos acima de uma semana sem voar.

Quais ferramentas a EJ utiliza para medir satisfação e melhorar os serviços?
A EJ utiliza pesquisas, canais de contatos através do site, reportes pelo sistema Flight Center e ouvindo pessoalmente as críticas, reclamações e sugestões dos nossos clientes.

O Sistema de atendimento destes canais são rápidos e realmente resolvem as solicitações?
Sim, nossa equipe está estruturada para atender dentro de 12 horas e dar solução.

Quais as novidades da EJ para o segundo semestre de 2012?

Iremos lançar a franquia EJ em outubro deste ano e pretendemos abrir pelo menos cinco unidades franqueadas no Brasil nos próximos anos. Estamos montando um centro de manutenção de aeronaves em Itápolis para atender aeronaves de clientes e desenvolver novos mecânicos, também iremos aumentar a frota com mais dois Senecas e seis Cessnas 152.


Publicado em 29/07/2012


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

  • EJ inclui terceira aeronave revitalizada em seu plano de modernização da frota

    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051