Notícias
O Diretor da EJ Escola de Aviação, Comandante Josué de Andrade, responde com simplicidade a forma em que comanda o setor operacional de desenvolvimento de pilotos.
Qual a media de horas voadas na EJ por mês?
Em 2011 voamos em media 3.800 horas/mês somando as duas unidades de Itápolis e Jundiaí, neste ano aumentou consideravelmente chegando no primeiro semestre a 4.400 horas/mês.
Quais os motivos que levaram este aumento de horas voadas?
Houve uma procura maior, além de incorporarmos mais 5 aeronaves na frota e melhorar o sistema de apontamento de voos.
Quais aeronaves foram incorporadas na frota?
foram quatro Cessnas 172 G1000 para treinamento nos cursos de piloto comercial e voos por instrumentos e um Cessna 152.
Como é feito o agendamento de voos?
Os alunos tem acesso ao nosso sistema operacional Flight Center onde conseguem escolher o horário e instrutor que desejam voar, em seguida a equipe da escala de voos analisa a solicitação e valida conforme a disponibilidade.
A EJ consegue atender as solicitações com esta demanda de voos?
Na verdade, fazemos o possível para atender as solicitações, mas nem sempre é possível devido algumas alterações que poderão ocorrer no período.
Que tipo de alterações ocorrem que não consegue atender o aluno?
Meteorologia, instrutor indisponível, manutenção da aeronave, coisas deste tipo.
Já aconteceu casos de não atendimento por estar com a escala lotada?
Sim, aconteceu e acontece, mas trabalhamos para evitar "overbooking" ficamos por exemplo, 40 dias sem vender horas para o curso de Piloto Privado na Unidade de Jundiaí, sabemos da nossa capacidade de atendimento.
Como a EJ acompanha o desenvolvimento dos alunos?
Todos os dias analisamos as fichas de voos e os gráficos de desenvolvimento de cada aluno, o sistema é on line e permite que em qualquer lugar podemos acompanhar diariamente as fichas de voos e discutirmos os casos que exigem maior atenção nas reuniões de instrução.
Os alunos conseguem cumprir o programa de instrução dentro do previsto?
Nossos programas possuem uma quantidade maior de horas do que as exigidas no RBAC 61, portanto, trabalhamos com folga para garantir a segurança e qualidade.
Os alunos do curso de piloto privado realmente voam as horas solos?
Sim, essa é a marca registrada da EJ, alunos tem que voar solo para se sentirem seguros e capazes, alunos que não evoluem para o voo solo, preferimos não formar para evitar problemas futuros.
Com quantas horas o aluno realiza seu primeiro voo solo?
Com 17 horas de instrução estará apto para o primeiro voo solo, isso contando com bom aproveitamento das horas.
O que quer dizer, bom aproveitamento das horas?
É a utilização total da hora em instrução, isso geralmente acontece na unidade de Itápolis, já em Jundiaí, na maioria das vezes não conseguimos o aproveitamento total, pelo motivo da área de instrução ficar mais distante, aeródromo congestionado ocupando parte do tempo para decolagem, espera para pouso, não autorização de manobras sobre a pista, etc...
Mesmo assim, os alunos da EJ conseguem solar com 18 horas?
Na unidade de Itápolis 98% dos alunos não precisam de horas extras para conclusão do curso e solam com 18 horas de voo. Em Jundiaí, infelizmente não conseguimos este feito, nossa média é solar com 25 horas, mas estamos trabalhando firme para diminuir esta média.
O que a EJ está fazendo para melhorar esta média?
Na fase Pré solo, tomamos o cuidado de não variar mais que três instrutores por aluno, apesar da padronização, a variação de instrutores prejudica o desenvolvimento do aluno, também pedimos aos alunos manterem as aulas constantes nesta fase, evitarem períodos acima de uma semana sem voar.
Quais ferramentas a EJ utiliza para medir satisfação e melhorar os serviços?
A EJ utiliza pesquisas, canais de contatos através do site, reportes pelo sistema Flight Center e ouvindo pessoalmente as críticas, reclamações e sugestões dos nossos clientes.
O Sistema de atendimento destes canais são rápidos e realmente resolvem as solicitações?
Sim, nossa equipe está estruturada para atender dentro de 12 horas e dar solução.
Quais as novidades da EJ para o segundo semestre de 2012?
Iremos lançar a franquia EJ em outubro deste ano e pretendemos abrir pelo menos cinco unidades franqueadas no Brasil nos próximos anos. Estamos montando um centro de manutenção de aeronaves em Itápolis para atender aeronaves de clientes e desenvolver novos mecânicos, também iremos aumentar a frota com mais dois Senecas e seis Cessnas 152.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
Dando continuidade ao seu plano de modernização e apoio à formação dos futuros pilotos, a EJ acaba de fechar parceria com a NexAtlas, plataforma líder em planejamento de voo digital no Brasil. A ferramenta já é utilizada por milhares de pilotos em todo o país e agora passa a fazer parte do dia a dia dos alunos e instrutores da EJ. A parceria permite que os instrutores da escola tenham acesso gratuito à plataforma para utilização durante os voos de instrução e nos briefings, promovendo mais padronização, agilidade e qualidade na formação. Já os alunos contam com um desconto exclusivo de 50% no plano de assinatura semestral, facilitando o acesso à tecnologia que já é padrão no mercado. A NexAtlas reúne mais de 10 anos de experiência e já contabiliza mais de 3 milhões de planejamentos de voo realizados. A plataforma oferece cartas aeronáuticas atualizadas, planejamento e navegação offline, meteorologia integrada e cálculos automáticos de rota e tempo de voo — tudo em um único ambiente. “A parceria com a NexAtlas reforça o compromisso da EJ com uma formação moderna, conectada à realidade da aviação atual. Nossos alunos já saem preparados para utilizar ferramentas que fazem parte da rotina de qualquer piloto profissional”, destaca a direção da escola. Com essa nova parceria, a EJ segue ampliando os recursos à disposição dos alunos e fortalecendo seu papel como referência nacional na formação de pilotos. Já é aluno EJ e quer usufruir do benefício? Clique aqui.
A EJ concluiu mais uma etapa do seu plano de modernização: todos os diários de bordo das aeronaves da escola agora são digitais. A transição foi feita em parceria com a Plane it, empresa pioneira na digitalização de diários de bordo homologados pela ANAC, e já está totalmente implementada em todas as bases da EJ. Antes da mudança definitiva, os novos diários passaram por um período de testes e adaptação, em que alunos, instrutores e equipe técnica puderam se familiarizar com a plataforma. Com os resultados positivos e a validação operacional, o sistema digital já está oficialmente em uso na escola. A adoção do modelo digital traz uma série de benefícios para a rotina de voo e manutenção, como a minimização de erros, a padronização das informações e a confiabilidade dos registros. A tecnologia da Plane it permite preenchimento rápido e seguro, com validações automáticas e integração com a agenda de manutenção das aeronaves. Além disso, os dados ficam disponíveis em tempo real, facilitando o acompanhamento por parte da coordenação, dos instrutores e dos próprios alunos. Isso representa mais agilidade nos processos, transparência nas informações e maior eficiência na gestão da frota. “A digitalização dos nossos diários de bordo reforça nosso compromisso com a segurança, a organização e a excelência. É uma evolução que acompanha a tecnologia e coloca a EJ, mais uma vez, na vanguarda da formação aeronáutica”, destaca a direção da escola. Com essa iniciativa, a EJ reafirma seu compromisso com a inovação, oferecendo uma formação cada vez mais conectada com as exigências do mercado e com os avanços da aviação moderna.
Dia 30/05/2025, os alunos da EJ Faculdade receberam os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Moraes Barros, em uma visita especial que proporcionou aos jovens um contato direto com o mundo da aviação.Durante a experiência, os estudantes foram recepcionados pelos alunos da EJ participaram de uma apresentação sobre a carreira de piloto, os cursos oferecidos pela EJ e o funcionamento da escola. Eles também puderam conhecer a estrutura da base, visitar salas de aula, simuladores, oficina e até entrar em aeronaves utilizadas na formação prática dos alunos.A atividade faz parte do esforço contínuo da EJ em aproximar a aviação de novos públicos, inspirando futuros profissionais e mostrando que a carreira de piloto está ao alcance de quem sonha alto e se dedica.A visita foi marcada por curiosidade, entusiasmo e muitos registros. A EJ agradece à Escola Moraes Barros pela parceria e reafirma seu compromisso com a educação e o incentivo às novas gerações.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
Copyright 2015 - EJ Escola de Aeronáutica Civil
Todos Direitos reservados
Website desenvolvido por Tmax
Telefone : +55 (16) 3600-7310