EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

Pilotar aviões é para mim?


Entendendo os primeiros passos

Antes de respondermos essa pergunta, precisamos fazer outra pergunta para você. Ser um piloto de avião sempre foi seu sonho?
Se a resposta para essa segunda pergunta é sim, podemos dizer que pilotar aviões é para você.
Existem dois perfils distintos para quem sonha em ser piloto:


Perfil 1

Quer que o seu sonho de voar seja sua
profissão. Deseja ser piloto comercial.
Ama voar.

Perfil 2

Já tem sua profissão e quer ter
a aviação como lazer e hobby.
Ama voar.


Curso de Piloto Privado

Tanto quem deseja ser um profissional da aviação, como para quem deseja voar por hobby, o curso de Piloto Privado é o primeiro passo. Neste curso você aprende a pilotar aviões monomotores em condições visuais. E começa a voar solo, sem o auxílio de instrutores, ainda no decorrer do curso.


Como se tornar piloto de avião em seis passos:

01

Exame médico e aulas teóricas

Fazer exame médico e comprar seus livros. Você pode fazer a prova da ANAC sem um curso teórico homologado e estudando por conta. Mas a EJ oferece um curso intensivo de 40 dias, para quem tem vontade de agilizar. O pré-requisito é ter 18 anos de idade e ensino médio completo.

02

Primeiras aulas

Com a aprovação na ANAC dos seus conhecimentos teóricos, você pode iniciar as aulas práticas. Recomendamos o Cessna 152, a aeronave mais popular do mundo para se ter aulas de voo. No início, logo no primeiro voo, você começa a aprender alguns procedimentos de segurança e a voar reto e nivelado!

03

Aprendizado

As primeiras horas, você aprende a controlar o avião em voo: curvas, subidas, descidas e voos planados, além disso, todos os procedimentos de segurança de cada momento do voo. E na metade do curso, começa aproximar para pouso, pousar e decolar, junto com o instrutor.

04

Seu primeiro voo solo!

É um voo curto próximo ao aeroporto de origem. Este momento é marcante e é o auge do curso, além disso, é o momento que fica marcado na memória de todos os aviadores pelo resto da vida e absolutamente importante para sua formação.

05

Navegações

Você volta a voar com o instrutor para aprender mais e mais, repassa detalhes e deixa sempre fresco na memória todos os procedimentos. E começa a navegar, ir de um aeroporto para outro, usando desde mapa e bússola, até recursos mais avançados, como o GPS. Você pode voar o Cessna 172 se desejar.

06

Navegações solo!

Você, no fim do seu curso de PP, começa a fazer pequenas navegações sozinho. É importante para o piloto, criar e ter auto-confiança. É obrigatório na nossa escola o aluno voar pelo menos 10h solo no curso que tem no seu total, 46h de voo. Variando um pouco de aluno para aluno.


Perfil 1

Quer que seu sonho de voar
seja sua profissão.

Agora é hora de se especializar. Seguir em frente para quem deseja ser um profissional. O primeiro passo é iniciar o Curso de Piloto Comercial e outras especializações, como o voo em aeronaves multimotoras e o IFR (Instrument Flight Rules), que é o voo de aeronaves por instrumento, essencial na aviação comercial. Conheça a página com todos os nossos cursos

Cursos

Perfil 2

Já tem sua profissão e quer levar
a aviação como lazer e hobby.

Você agora é um aviador. Seu sonho é mais fácil do que imaginava. Agora você está habilitado para voar aviões monomotores em condições visuais de meteorologia. A EJ aluga para você as aeronaves em que você fez o curso para que continue voando. As horas de voo que você fizer, além de tudo, serão válidas para o curso de piloto comercial, onde o piloto precisa de cerca de 100 horas após o curso de PP para se formar. Isso é bom para que se um dia lhe der vontade de mudar de profissão. Assim você tem, além de tudo, uma carta na manga. Claro, que para se formar PC, você precisará de outra prova teórica, outro exame médico, e outras especializações. Mas boa parte do próprio curso de PC são os voos visuais em comando. A mesma experiência que você adquire voando pelo prazer de voar.


Perguntas Frequentes

  • Existem diferenças no curso de PP para quem deseja voar por hobby ou para quem deseja ser profissional?

    Não. O curso é o mesmo, tanto para um, quanto para outro. Claro que por ser um curso personalizado, onde cada aluno faz seu voo com seu instrutor, existe um respeito ao tempo de aprendizado de cada um. Mas o rigor das exigências, tanto para quem deseja seguir na profissão como para quem deseja voar por hobby, é o mesmo.

  • Fora o rigor das operações de voo em si, como é o agendamento das aulas?

    Neste caso entra, sim, uma diferença, o respeito ao tempo que cada aluno pode se dedicar. Normalmente os que pretendem ser profissionais tem maior possibilidade de se dedicarem integralmente e os que aprendem a voar por hobby, voa mais aos fins de semana.
    Exemplos: você pode fazer a parte prática de seu curso completo de PP em um mês, em casos de férias de trabalho, ou fazer o agendamento apenas para voos aos fins de semana.
    Na EJ os alunos montam a sua escala de voos através de um sistema on-line. Onde eles tem a possibilidade de escolher qual o prefixo da aeronave que quer voar, o instrutor de voo, a data e hora de suas decolagens. Ou seja, você pode fazer seu curso em um mês ou em até 6 meses, dependendo de sua preferência. Não recomendamos que seja mais espaçado que isso. Claro que se você quiser fazer o curso compacto, em um mês, voando praticamente todos os dias, você terá mais dificuldade para escolher o mesmo instrutor de voo, por exemplo.

  • O exame médico, como é?

    Você tem duas formas de fazer o exame médico de Segunda Classe, que é o exigido para o curso de PP, a primeira forma é fazê-lo nos hospitais da aeronáutica, como o HASP em São Paulo, no Campo de Marte, a outra é em médicos credenciados pela ANAC, que existem em diversas cidades.

  • O exame é rigoroso?

    Um pouco, mas nada extremamente exigente. Não precisa ser um maratonista para ser aprovado. Basicamente só são reprovados pessoas com doenças graves e crônicas. Você quer ser piloto privado de avião, não astronauta da NASA.

  • Posso fazer o curso de PP em qual tipo de Aeronave?

    Recomendamos o Cessna 152. É uma aeronave mais barata para o aprendizado inicial. Mas também recomendamos voar outros aviões de nossa frota, como o Cessna 172. Este é muito bacana quando estiver próximo de completar o curso e estiver em suas navegações, porque além de tudo você já aprende a navegar com os recursos do Glass Cockpit, onde todas as informações de voo ficam dispostas em telas de LCD no painel do avião, como nos grandes aviões comerciais.

  • Qual o método de pagamento das horas de voo?

    Você pode pagar em até 10 vezes cada um de nossos cursos, no cartão de crédito.

  • Tenho mais dúvidas, o que faço?

    Mande uma mensagem para nós através da aba contato ou faça-nos uma visita em uma de nossas unidades, conheça a nossa estrutura, os aviões, converse com nossos instrutores e outros alunos.
    Lembre-se, voar não é difícil nem muito distante.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

Ver Video


    Mural Informativo


  • EJ São Paulo - Programação dos cursos de janeiro 2017

    A EJ Unidade de São Paulo, apresenta a programação dos cursos para janeiro de 2017, veja qual a melhor data e curso para você e entre em contato com nossa equipe de Atendimento para reservar sua vaga.

    Piloto Privado de Avião - PPA Intensivo  17/01 a 02/03/2017
    O Curso de Piloto Privado Intensivo é distribuído em 6 semanas, com aulas de segunda a sábado das 08:30 às 18:10hs, com intervalo entre 12:40 às 14:00hs.
    Em São Paulo as aulas aos sábados terminam às 12:40hs.
    Durante o curso pode haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

    Piloto Privado de Avião - PPA Noturno  16/01 a 09/05/2017 
    O Curso de Piloto Privado semi-Intensivo é distribuído em 14 semanas, com aulas de segunda a sexta das 19:00 as 23:10.
    Durante o curso pode haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

    Piloto Comercial de Avião - PCA Intensivo 17/01 a 02/03/2017
    O Curso de Piloto Comercial Intensivo é distribuído em 7 semanas, com aulas de segunda a sábado das 08:30 as 18:10, com intervalo entre 12:40h as 14:00h.
    Em São Paulo as aulas aos sábados terminam às 12:40hs.
    Durante o curso pode haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

    Piloto Comercial de Avião - PCA Noturno 17/01 a 09/03/2017
    O Curso de Piloto Comercial semi-Intensivo é distribuído em 17 semanas, com aulas de segunda a sexta das 19:00 as 23:10.
    Durante o curso pode haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

    Performance de Aeronaves a Jato de Grande Porte -23/01 a 25/01/2017
    Trata-se de um curso de 3 dias, todo teórico onde serão abordados assuntos referente a performance de aeronaves de grande porte em diversas situações, como por exemplo: Operação em pista contaminada, Restrição do reversores, Restrição de freios, Restrição de motor e tudo que envolve a administração do voo relacionado ao desempenho de performance.

    Comissário de Voo - CMS Intensivo 11/01 a 13/02/2107
    O Curso de Comissário de Voo Intensivo é divido em teoria e treinamento prático, distribuídos em 04 semanas, com aulas de segunda à sábado das 08:30 as 18:10hs e intervalo entre 12:40 às 14:00hs. Em São Paulo as aulas aos sábados terminam às 12:40hs.
    Durante o curso pode haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

    Comissário de Voo - CMS Noturno 23/01 a 14/03/2017
    O Curso de Comissário de Voo semi-intensivo é divido em teoria e parte prática, distribuído em 12 semanas, com aulas de segunda a sexta das 19:00 as 23:10. Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.
    Durante o curso pode haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

    Curso de Corporate Resource Management - CRM 28/01 a 29/01/2017 
    Curso que tem como objetivo apresentar conceitos essenciais para diminuir a incidência de falhas humanas e na melhora do processo de tomada de decisão.

    Curso Preparatório Inglês ICAO 09/01 a 13/01/2017  e 23/01 a 27/01/2017 e 30/01 a 03/02/2017
    Curso ministrado 100% em Inglês por professor nativo com vasta experiência na área, é voltado para pilotos que já possuem nível avançado na língua estrangeira e querem se preparar para a prova ICAO. Duração de 5 dias com aulas de Segunda à Sexta das 08:30 às 16:30hs.

    Instrutor de Voo de Avião Intensivo - INVA 11/01 a 25/01/2017
    O Curso de Instrutor de Voo Intensivo é distribuído em 2 semanas, com aulas de segunda a sábado das 08:30 às 18:10hs, com intervalo entre 12:40h às 14:00h.
    Em São Paulo as aulas aos sábados terminam às 12:40hs. Durante o curso pode haver algumas alterações no cronograma ocasionando assim uma pequena mudança na data de término.

    Instrutor de Voo de Avião - INVA Noturno 23/01 a 20/02/2017
    O Curso de Instrutor de Voo Semi-Intensivo é distribuído em 4 semanas, com aulas de segunda a sexta das 19:00 as 23:10. Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão que validará a participação no Exame ANAC.

    Jet Training - 26/01 a 11/02/2017
    O treinamento visa fornecer conhecimentos sobre aeronaves a Jato, composto por 30 hs/a em sala de aula e 20hs em Simulador, divididas em 5 sessões de 4hs.
    O término do curso varia com a quantidade de alunos. A data exata será informada com uma semana de antecedência do curso, ou assim que a capacidade máxima por turma for atingida.

    Mecânico de Manutenção Aeronáutica - MMA 09/01 a 23/06/2017
    Este curso divide-se em duas etapas, a primeira é o Módulo Básico, obrigatório para todos que desejam se tornar um mecânico de aeronaves e após concluí-lo, poderá escolher entre os módulos Célula (CEL), Grupo Motopropulsor (GMP) ou Avionicos.


    Central de Atendimento EJ São Paulo  11 3459-5233 ou contato@ej.com.br ou ainda WhatsApp 1195203-9968 com Thaline

  • EJ Escola de Aviação apresenta bons resultados em 2016

    O ano de 2016 começou e terminou bem para a EJ Escola de Aviação. Vindo na contramão da recessão econômica que atingiu vários setores da economia, a EJ se manteve equilibrada e não foi prejudicada pela crise atual. O cenário foi bastante positivo para a EJ, entre as conquistas se destacam:

    • Criação da Esquadrilha EJ

    • Consolidação das duas unidades novas, em São Paulo (SP) e Campo Verde (MT)

    • Manteve o rendimento operacional da escola

    • 8 instrutores da EJ foram contratados pelas companhias aéreas ou aviação executiva

    • Deu entrada junto ao Ministério da Educação (MEC) na Faculdade EJ

    • Lançou o Curso de Piloto Comercial/IFR à distância (EAD)

    • Aumentou seu patrimônio com a compra de duas Aeronaves Seneca e uma Aeronave RV7

    • Manteve a certificação do ISO 9001 (2011-2016) – (Continuação de bons resultados)

    • Crescimento das horas de voo em Campo Verde (MT): 2015: 275 horas
    Até novembro de 2016: 1550 horas

    • Dos cursos principais de SP: Aumento de 45 alunos em 2015 para 200 alunos em 2016, sem contar com os cursos extracurriculares

    • Formou 535 alunos em cursos práticos e 564 alunos em cursos teóricos (levando em consideração os cursos homologados pela ANAC)

    • Voou aproximadamente 38.500 horas em 2016

    • Atualmente as 4 bases empregam 200 funcionários entre setor administrativo, instrutores de voo e mecânicos



    Expectativas

    Já as expectativas da EJ Escola de Aviação para 2017 é dar início à Faculdade EJ em Itápolis e incentivar o crescimento das bases novas, localizadas em São Paulo (SP) e Campo Verde (MT).

    A EJ deseja a todos Feliz Natal e Boas Festas. Que em 2017 todos nós tenhamos saúde para voar cada vez mais alto.


  • Mais um instrutor da EJ contratado por uma Cia Aérea

     A EJ anuncia a contratação de mais um de nossos instrutores por uma importante companhia aérea. Trata-se do instrutor Arthur de Senne Ranzini, 39 anos, da cidade de Franca/SP. Conheça um pouco de sua história:

    "Comecei a gostar da aviação desde pequeno... Em 1996, quando eu tinha 20 anos, concluí o curso de piloto privado pelo Aeroclube de Franca. Naquela época, a cidade de Itápolis já era uma referência na formação aeronáutica da região e a EJ começava a se formar.

    Em 1998 me graduei em Ciência da Computação, fui contratado por uma importante empresa internacional de tecnologia e acabei sendo enviado ao exterior a trabalho. Durante este período, ganhei boa experiência com TI, gestão de projetos, outras culturas e idiomas.

    Mas em 2007, decidi continuar meu treinamento no setor de aviação e escolhi a EJ de Jundiaí para a realização dos cursos de PC/IFR/MLTE e INVA. Desde os meus primeiros voos na EJ, percebi que o treinamento era bastante diferenciado e profissional e naquele momento eu já estava decidido sobre a carreira que pretendia seguir. Após o término do treinamento, fui convidado pela escola a me tornar instrutor de voo.

    Durante quatro anos como instrutor, pude adquirir experiência em diversos tipos de aeronaves e alcancei as horas requeridas para ingressar em uma grande companhia aérea. Durante esta magnífica experiência como instrutor, aprendi muito tecnicamente e profissionalmente, mas o mais importante, tive excelentes experiências e fiz muitas amizades, que ficarão guardadas por toda a vida dentro do meu coração.

    Agradeço imensamente à todas as pessoas da EJ, alunos e funcionários, corpo diretivo, etc., que sempre me ajudaram durante todos os momentos.” disse Ranzini.

    Devido ao nome e a qualidade do treinamento que a EJ oferece, quando o aluno se torna um piloto profissional, é reconhecido pelo mercado de trabalho como um piloto seguro e preparado para qualquer empresa aérea, principalmente se o candidato possuir experiência como instrutor de voo.

    Nós agradecemos por ter escolhido a EJ e desejamos muito sucesso em sua nova etapa profissional.

    Para saber mais sobre o curso de Instrutor EJ, mande um e-mail para nossa equipe de atendimento, contato@ej.com.br ou ligue:

    Itápolis - SP - 16 3263 9160
    Jundiaí - SP - 11 4815 2325
    São Paulo - SP - 11 3459 5233
    Campo Verde - MT - 66 3419 4157

    Whatsapp: 11 95203 9968

    Voe mais alto.

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157