EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

Pilotar aviões é para mim?


Entendendo os primeiros passos

Antes de respondermos essa pergunta, precisamos fazer outra pergunta para você. Ser um piloto de avião sempre foi seu sonho?
Se a resposta para essa segunda pergunta é sim, podemos dizer que pilotar aviões é para você.
Existem dois perfils distintos para quem sonha em ser piloto:


Perfil 1

Quer que o seu sonho de voar seja sua
profissão. Deseja ser piloto comercial.
Ama voar.

Perfil 2

Já tem sua profissão e quer ter
a aviação como lazer e hobby.
Ama voar.


Curso de Piloto Privado

Tanto quem deseja ser um profissional da aviação, como para quem deseja voar por hobby, o curso de Piloto Privado é o primeiro passo. Neste curso você aprende a pilotar aviões monomotores em condições visuais. E começa a voar solo, sem o auxílio de instrutores, ainda no decorrer do curso.


Como se tornar piloto de avião em seis passos:

01

Exame médico e aulas teóricas

Fazer exame médico e comprar seus livros. Você pode fazer a prova da ANAC sem um curso teórico homologado e estudando por conta. Mas a EJ oferece um curso intensivo de 40 dias, para quem tem vontade de agilizar. O pré-requisito é ter 18 anos de idade e ensino médio completo.

02

Primeiras aulas

Com a aprovação na ANAC dos seus conhecimentos teóricos, você pode iniciar as aulas práticas. Recomendamos o Cessna 152, a aeronave mais popular do mundo para se ter aulas de voo. No início, logo no primeiro voo, você começa a aprender alguns procedimentos de segurança e a voar reto e nivelado!

03

Aprendizado

As primeiras horas, você aprende a controlar o avião em voo: curvas, subidas, descidas e voos planados, além disso, todos os procedimentos de segurança de cada momento do voo. E na metade do curso, começa aproximar para pouso, pousar e decolar, junto com o instrutor.

04

Seu primeiro voo solo!

É um voo curto próximo ao aeroporto de origem. Este momento é marcante e é o auge do curso, além disso, é o momento que fica marcado na memória de todos os aviadores pelo resto da vida e absolutamente importante para sua formação.

05

Navegações

Você volta a voar com o instrutor para aprender mais e mais, repassa detalhes e deixa sempre fresco na memória todos os procedimentos. E começa a navegar, ir de um aeroporto para outro, usando desde mapa e bússola, até recursos mais avançados, como o GPS. Você pode voar o Cessna 172 se desejar.

06

Navegações solo!

Você, no fim do seu curso de PP, começa a fazer pequenas navegações sozinho. É importante para o piloto, criar e ter auto-confiança. É obrigatório na nossa escola o aluno voar pelo menos 10h solo no curso que tem no seu total, 46h de voo. Variando um pouco de aluno para aluno.


Perfil 1

Quer que seu sonho de voar
seja sua profissão.

Agora é hora de se especializar. Seguir em frente para quem deseja ser um profissional. O primeiro passo é iniciar o Curso de Piloto Comercial e outras especializações, como o voo em aeronaves multimotoras e o IFR (Instrument Flight Rules), que é o voo de aeronaves por instrumento, essencial na aviação comercial. Conheça a página com todos os nossos cursos

Cursos

Perfil 2

Já tem sua profissão e quer levar
a aviação como lazer e hobby.

Você agora é um aviador. Seu sonho é mais fácil do que imaginava. Agora você está habilitado para voar aviões monomotores em condições visuais de meteorologia. A EJ aluga para você as aeronaves em que você fez o curso para que continue voando. As horas de voo que você fizer, além de tudo, serão válidas para o curso de piloto comercial, onde o piloto precisa de cerca de 100 horas após o curso de PP para se formar. Isso é bom para que se um dia lhe der vontade de mudar de profissão. Assim você tem, além de tudo, uma carta na manga. Claro, que para se formar PC, você precisará de outra prova teórica, outro exame médico, e outras especializações. Mas boa parte do próprio curso de PC são os voos visuais em comando. A mesma experiência que você adquire voando pelo prazer de voar.


Perguntas Frequentes

  • Existem diferenças no curso de PP para quem deseja voar por hobby ou para quem deseja ser profissional?

    Não. O curso é o mesmo, tanto para um, quanto para outro. Claro que por ser um curso personalizado, onde cada aluno faz seu voo com seu instrutor, existe um respeito ao tempo de aprendizado de cada um. Mas o rigor das exigências, tanto para quem deseja seguir na profissão como para quem deseja voar por hobby, é o mesmo.

  • Fora o rigor das operações de voo em si, como é o agendamento das aulas?

    Neste caso entra, sim, uma diferença, o respeito ao tempo que cada aluno pode se dedicar. Normalmente os que pretendem ser profissionais tem maior possibilidade de se dedicarem integralmente e os que aprendem a voar por hobby, voa mais aos fins de semana.
    Exemplos: você pode fazer a parte prática de seu curso completo de PP em um mês, em casos de férias de trabalho, ou fazer o agendamento apenas para voos aos fins de semana.
    Na EJ os alunos montam a sua escala de voos através de um sistema on-line. Onde eles tem a possibilidade de escolher qual o prefixo da aeronave que quer voar, o instrutor de voo, a data e hora de suas decolagens. Ou seja, você pode fazer seu curso em um mês ou em até 6 meses, dependendo de sua preferência. Não recomendamos que seja mais espaçado que isso. Claro que se você quiser fazer o curso compacto, em um mês, voando praticamente todos os dias, você terá mais dificuldade para escolher o mesmo instrutor de voo, por exemplo.

  • O exame médico, como é?

    Você tem duas formas de fazer o exame médico de Segunda Classe, que é o exigido para o curso de PP, a primeira forma é fazê-lo nos hospitais da aeronáutica, como o HASP em São Paulo, no Campo de Marte, a outra é em médicos credenciados pela ANAC, que existem em diversas cidades.

  • O exame é rigoroso?

    Um pouco, mas nada extremamente exigente. Não precisa ser um maratonista para ser aprovado. Basicamente só são reprovados pessoas com doenças graves e crônicas. Você quer ser piloto privado de avião, não astronauta da NASA.

  • Posso fazer o curso de PP em qual tipo de Aeronave?

    Recomendamos o Cessna 152. É uma aeronave mais barata para o aprendizado inicial. Mas também recomendamos voar outros aviões de nossa frota, como o Cessna 172. Este é muito bacana quando estiver próximo de completar o curso e estiver em suas navegações, porque além de tudo você já aprende a navegar com os recursos do Glass Cockpit, onde todas as informações de voo ficam dispostas em telas de LCD no painel do avião, como nos grandes aviões comerciais.

  • Qual o método de pagamento das horas de voo?

    Você pode pagar em até 10 vezes cada um de nossos cursos, no cartão de crédito.

  • Tenho mais dúvidas, o que faço?

    Mande uma mensagem para nós através da aba contato ou faça-nos uma visita em uma de nossas unidades, conheça a nossa estrutura, os aviões, converse com nossos instrutores e outros alunos.
    Lembre-se, voar não é difícil nem muito distante.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

Ver Video


    Mural Informativo


  • EJ confirma participação na Agrishow 2017

    Nos dias 1 á 5 de maio, a EJ estará na Agrishow 2017, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

    Considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow é vitrine das mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio.

    A EJ levará para a feira um time completo de atendimento e instrutores de voo, que poderão conversar e interagir com o público através de um simulador.

    As informações da feira podem ser encontradas no site www.agrishow.com.br

    Voe mais alto.

  • EJ contrata mais 6 instrutores para a unidade de Jundiaí.

    A EJ Escola de Aviação contrata mais seis novos instrutores para compor seu quadro técnico na base de Jundiaí.

    Todos os candidatos passaram pelo processo seletivo, sendo aprovados em todas as fases e avaliações. Conheça cada um dos novos contratados e onde se formaram:

    Caio Storolli Pedron
    Caio é natural de Araras – SP, tem 24 anos, e realizou todo o seu treinamento na EJ, unidade de Jundiaí.

    Danilo Duarte Coelho
    Danilo é de São Bernardo do Campo - SP, tem 23 anos, e realizou todo o seu treinamento na EJ, unidades de Itápolis e Jundiaí.

    Fábio Luiz Rossi Junior
    Fábio é natural de Santo André – SP, tem 22 anos e realizou todo o seu treinamento na EJ, unidade de Jundiaí.

    Guilherme Henrique Neves
    Guilherme é de Várzea Paulista – SP, tem 23 anos e realizou todo o seu treinamento na EJ, unidades de Itápolis e Jundiaí.

    Lucas Escudero
    Lucas é de São Paulo – SP, tem 23 anos e realizou todo o seu treinamento na EJ, unidade de Jundiaí.

    Marcel Guziloto
    Marcel é de Itatiba – SP, tem 33 anos e realizou todo o seu treinamento na EJ, unidades de Itápolis e Jundiaí.

    Aos novos instrutores, nossas boas vindas.

    Saiba mais sobre nossa estrutura e cursos através do e-mail contato@ej.com.br ou ligue:

    Itápolis-SP - 16 3263 9160
    Jundiaí -SP - 11 4815 2325
    São Paulo-SP - 11 3459-5233
    Campo Verde-MT - 66 3419-4157

    Voe mais alto.

  • Manutenção de proficiência nos simuladores da EJ São Paulo Congonhas

    Um número crescente de alunos procuram a EJ em sua Unidade São Paulo Congonhas para praticar aquilo que já aprenderam durante os treinamentos, mantendo-se assim sempre atualizados e preparados para as oportunidades profissionais.

    É o caso do aluno Marcelo Caio Barbiero, que após ter concluído todo o seu treinamento na EJ agenda regularmente voos no simulador. "Realizando sessões em um simulador homologado me sinto um piloto muito mais bem preparado para as futuras oportunidades no mercado de trabalho, já que nesse ambiente tenho a oportunidade de executar voos IFR num equipamento realista, em qualquer localidade sob condições meteorológicas marginais e ainda, ser observado por um instrutor experiente que me dará um feedback sobre a lição realizada” diz Marcelo.

    "Muitos são alunos que ainda não tiveram oportunidade de estar voando profissionalmente. Existem, ainda, alguns que mesmo estando voando, se inscrevem com frequência. A média de marcação dessas aulas gira em torno de 4 a 8 horas a cada 30 ou 40 dias” comenta o instrutor Hercules Breseghelo, que além de um extenso currículo possui mais de 5 mil horas somente nos simuladores da EJ.

    "Cérebro trabalhando igual cérebro atualizado e decisões mais acertadas” completa o nosso instrutor.

    Voe mais alto.

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157