EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

Pilotar aviões é para mim?


Entendendo os primeiros passos

Antes de respondermos essa pergunta, precisamos fazer outra pergunta para você. Ser um piloto de avião sempre foi seu sonho?
Se a resposta para essa segunda pergunta é sim, podemos dizer que pilotar aviões é para você.
Existem dois perfils distintos para quem sonha em ser piloto:


Perfil 1

Quer que o seu sonho de voar seja sua
profissão. Deseja ser piloto comercial.
Ama voar.

Perfil 2

Já tem sua profissão e quer ter
a aviação como lazer e hobby.
Ama voar.


Curso de Piloto Privado

Tanto quem deseja ser um profissional da aviação, como para quem deseja voar por hobby, o curso de Piloto Privado é o primeiro passo. Neste curso você aprende a pilotar aviões monomotores em condições visuais. E começa a voar solo, sem o auxílio de instrutores, ainda no decorrer do curso.


Como se tornar piloto de avião em seis passos:

01

Exame médico e aulas teóricas

Fazer exame médico e comprar seus livros. Você pode fazer a prova da ANAC sem um curso teórico homologado e estudando por conta. Mas a EJ oferece um curso intensivo de 40 dias, para quem tem vontade de agilizar. O pré-requisito é ter 18 anos de idade e ensino médio completo.

02

Primeiras aulas

Com a aprovação na ANAC dos seus conhecimentos teóricos, você pode iniciar as aulas práticas. Recomendamos o Cessna 152, a aeronave mais popular do mundo para se ter aulas de voo. No início, logo no primeiro voo, você começa a aprender alguns procedimentos de segurança e a voar reto e nivelado!

03

Aprendizado

As primeiras horas, você aprende a controlar o avião em voo: curvas, subidas, descidas e voos planados, além disso, todos os procedimentos de segurança de cada momento do voo. E na metade do curso, começa aproximar para pouso, pousar e decolar, junto com o instrutor.

04

Seu primeiro voo solo!

É um voo curto próximo ao aeroporto de origem. Este momento é marcante e é o auge do curso, além disso, é o momento que fica marcado na memória de todos os aviadores pelo resto da vida e absolutamente importante para sua formação.

05

Navegações

Você volta a voar com o instrutor para aprender mais e mais, repassa detalhes e deixa sempre fresco na memória todos os procedimentos. E começa a navegar, ir de um aeroporto para outro, usando desde mapa e bússola, até recursos mais avançados, como o GPS. Você pode voar o Cessna 172 se desejar.

06

Navegações solo!

Você, no fim do seu curso de PP, começa a fazer pequenas navegações sozinho. É importante para o piloto, criar e ter auto-confiança. É obrigatório na nossa escola o aluno voar pelo menos 10h solo no curso que tem no seu total, 46h de voo. Variando um pouco de aluno para aluno.


Perfil 1

Quer que seu sonho de voar
seja sua profissão.

Agora é hora de se especializar. Seguir em frente para quem deseja ser um profissional. O primeiro passo é iniciar o Curso de Piloto Comercial e outras especializações, como o voo em aeronaves multimotoras e o IFR (Instrument Flight Rules), que é o voo de aeronaves por instrumento, essencial na aviação comercial. Conheça a página com todos os nossos cursos

Cursos

Perfil 2

Já tem sua profissão e quer levar
a aviação como lazer e hobby.

Você agora é um aviador. Seu sonho é mais fácil do que imaginava. Agora você está habilitado para voar aviões monomotores em condições visuais de meteorologia. A EJ aluga para você as aeronaves em que você fez o curso para que continue voando. As horas de voo que você fizer, além de tudo, serão válidas para o curso de piloto comercial, onde o piloto precisa de cerca de 100 horas após o curso de PP para se formar. Isso é bom para que se um dia lhe der vontade de mudar de profissão. Assim você tem, além de tudo, uma carta na manga. Claro, que para se formar PC, você precisará de outra prova teórica, outro exame médico, e outras especializações. Mas boa parte do próprio curso de PC são os voos visuais em comando. A mesma experiência que você adquire voando pelo prazer de voar.


Perguntas Frequentes

  • Existem diferenças no curso de PP para quem deseja voar por hobby ou para quem deseja ser profissional?

    Não. O curso é o mesmo, tanto para um, quanto para outro. Claro que por ser um curso personalizado, onde cada aluno faz seu voo com seu instrutor, existe um respeito ao tempo de aprendizado de cada um. Mas o rigor das exigências, tanto para quem deseja seguir na profissão como para quem deseja voar por hobby, é o mesmo.

  • Fora o rigor das operações de voo em si, como é o agendamento das aulas?

    Neste caso entra, sim, uma diferença, o respeito ao tempo que cada aluno pode se dedicar. Normalmente os que pretendem ser profissionais tem maior possibilidade de se dedicarem integralmente e os que aprendem a voar por hobby, voa mais aos fins de semana.
    Exemplos: você pode fazer a parte prática de seu curso completo de PP em um mês, em casos de férias de trabalho, ou fazer o agendamento apenas para voos aos fins de semana.
    Na EJ os alunos montam a sua escala de voos através de um sistema on-line. Onde eles tem a possibilidade de escolher qual o prefixo da aeronave que quer voar, o instrutor de voo, a data e hora de suas decolagens. Ou seja, você pode fazer seu curso em um mês ou em até 6 meses, dependendo de sua preferência. Não recomendamos que seja mais espaçado que isso. Claro que se você quiser fazer o curso compacto, em um mês, voando praticamente todos os dias, você terá mais dificuldade para escolher o mesmo instrutor de voo, por exemplo.

  • O exame médico, como é?

    Você tem duas formas de fazer o exame médico de Segunda Classe, que é o exigido para o curso de PP, a primeira forma é fazê-lo nos hospitais da aeronáutica, como o HASP em São Paulo, no Campo de Marte, a outra é em médicos credenciados pela ANAC, que existem em diversas cidades.

  • O exame é rigoroso?

    Um pouco, mas nada extremamente exigente. Não precisa ser um maratonista para ser aprovado. Basicamente só são reprovados pessoas com doenças graves e crônicas. Você quer ser piloto privado de avião, não astronauta da NASA.

  • Posso fazer o curso de PP em qual tipo de Aeronave?

    Recomendamos o Cessna 152. É uma aeronave mais barata para o aprendizado inicial. Mas também recomendamos voar outros aviões de nossa frota, como o Cessna 172. Este é muito bacana quando estiver próximo de completar o curso e estiver em suas navegações, porque além de tudo você já aprende a navegar com os recursos do Glass Cockpit, onde todas as informações de voo ficam dispostas em telas de LCD no painel do avião, como nos grandes aviões comerciais.

  • Qual o método de pagamento das horas de voo?

    Você pode pagar em até 10 vezes cada um de nossos cursos, no cartão de crédito.

  • Tenho mais dúvidas, o que faço?

    Mande uma mensagem para nós através da aba contato ou faça-nos uma visita em uma de nossas unidades, conheça a nossa estrutura, os aviões, converse com nossos instrutores e outros alunos.
    Lembre-se, voar não é difícil nem muito distante.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

Ver Video


    Mural Informativo


  • Airline Pilot Interview novo curso da EJ

     A EJ acaba de lançar mais um curso para auxiliar os pilotos a chegarem a tão sonhada aviação comercial.

    Com o objetivo de desenvolver as habilidades psicológicas, melhorar a confiança e preparar o candidato para a seleção de empresas aéreas, o Airline Pilot Interview nasce como uma ferramenta de apoio para alcançar o sucesso.

    O curso será ministrado por profissionais com grande experiência em entrevistas técnicas e psicológicas e em processos seletivos na área da aviação, e o foco principal é fazer com que os pilotos consigam trabalhar o desenvolvimento das suas variadas capacidades pessoais, podendo assim alcançar de maneira mais rápida seus objetivos profissionais.

    Os objetivos do Airline Pilot Interview são:

    - Analisar o desenvolvimento alcançado ao longo da carreira do piloto;
    - Ampliar a consciência e o campo de visão a respeito de si mesmo, a curto, médio e a longo prazo;
    - Elevar a segurança pessoal;
    - Identificar e eliminar bloqueios;
    - Aumento da autoestima e da autoconfiança.

    No decorrer do curso serão realizadas várias atividades em grupo, em que os participantes terão a oportunidade de vivenciar situações, além de obter feedback sobre seu desempenho.

    O curso será realizado na unidade da EJ em São Paulo, com duração de 2 dias e carga horária de 12 horas, das 9h às 17h.

    Saiba mais sobre nosso curso e garanta sua vaga através do e-mail contato@ej.com.br ou ligue:

    Itápolis - SP - 16 3263 9160
    Jundiaí - SP - 11 4815 2325
    São Paulo - SP - 11 3459-5233
    Campo Verde - MT - 66 3419-4157


    Voe mais alto.

  • Rafael Carvalho, mais um instrutor da EJ na aviação comercial

    Nesta última semana, mais um instrutor da EJ foi contratado pela Empresa Aérea Avianca. Trata-se do INVA Rafael Luiz Alves de Carvalho, de 33 anos. 

    Rafael teve toda a sua formação na EJ a partir do PC e era instrutor desde 2013, vindo inclusive a se tornar Coordenador de Instrução teórica e prática na EJ. Neste período, acumulou 2.200 horas de voo em todos os equipamentos da EJ, inclusive o Citation Jet. Acompanhe abaixo a narrativa que conta um pouco de sua trajetória:

    "Tive o prazer de ser escolhido pela aviação desde sempre. Comecei meu PP em 2001 no Aeroclube de Santa Catarina, fiz algumas horas mas logo tive que parar por condições financeiras. Deixei a aviação em stand by enquanto trabalhava como representante comercial. Neste tempo consegui adquirir uma casa. Após 9 anos fiquei sabendo do projeto bolsa ANAC logo após terem chamado a primeiro turma, voltei para o PP teórico e comecei a estudar para me preparar para a prova da Bolsa só que infelizmente não abriu outra turma.

    Foi então que minha esposa, mulher que agradecimentos não caberia nesta página, me “autorizou” a vender nossa casa. Como apostamos todas nossas fichas, visitei vários aeroclubes e escolas, porém quando cheguei à EJ foi amor à primeira vista.
    Fui voar em Itápolis onde me tornei instrutor e trabalhei por quase 4 anos. Empresa a qual serei sempre grato, por me dar oportunidade, liberdade e confiança para mostrar meu trabalho.

    Agradeço ao destino por ter me dado a honra de conhece-los, a vida por tornar decisões sábias, a Deus por me dar saúde e a minha família por acreditar. Já a vocês, agradeço cada risada, cada piada. Cada beijo, cada abraço, cada briga, cada conquista, cada arrepiada. Não existe palavra mais correta para o momento que meu sincero obrigado."

    Nós agradecemos por ter escolhido a EJ e desejamos muito sucesso em sua nova etapa profissional.

    Para saber mais sobre o curso de Instrutor EJ, mande um e-mail para nossa equipe de atendimento, contato@ej.com.br ou ligue:

    Itápolis - SP - 16 3263 9160
    Jundiaí - SP - 11 4815 2325
    São Paulo - SP - 11 3459 5233
    Campo Verde - MT - 66 3419 4157

    Whatsapp: 11 95203 9968

    Voe mais alto.

  • Frota de Cessna Aerobat continua crescendo

     O Cessna 150 e 152 são os treinadores mais populares do mundo, foram produzidos mais de 30 mil unidades no mundo. Na EJ a frota de C152 é de 35 aeronaves e a frota da variante acrobática também está aumentando.

    O 152 Aerobat é uma versão acrobática do renomado Cessna 152. Possuindo maior resistência estrutural, suporta até 6G positivos e 3G negativos. A velocidade de manobra também é superior, sendo homologado para diversas acrobacias.

    Um 152 Aerobat pode ser encontrado no Smithsonian National Air and Space Museum, com prefixo N7557L, este Aerobat pertenceu ao piloto William K. Kershner, que treinou mais de 400 estudantes neste avião em recuperação de parafusos.

    Hoje em Itápolis temos 4 aeronaves deste modelo, o PR-EJO, PR-SKU, PR-SKL e o recém chegado PR-HFG. Os aviões estão disponíveis nos cursos de Upset Recovery e Acrobacia e alunos do curso de Piloto Comercial.

    Neste ano mais um Aerobat chegará do USA, completando 5 aeronaves e a previsão é treinar 200 pilotos no curso de acrobacia. Logo o Smithsonian vai pedir um dos nossos aviões para o Museu.

    Voe mais alto.

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157