EJ - Escola de Aviação Civil


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Ex-instrutora da EJ em vídeo da Embraer: 'uma mensagem para as pilotas de hoje e de amanhã'

Fabiola a bordo do Embraer 190-E2


 Fabiola Castro, ex instrutora da EJ, contratada em dezembro pela Embraer, está participando de uma odisseia global a bordo do protótipo do Embraer 190-E2, que é uma das maiores novidades da empresa e um grande salto tecnológico dos aviões regionais da companhia. A companhia produziu um fantástico vídeo onde Fabiola é protagonista, onde ela passa uma mensagem “para as pilotas de hoje e de amanhã”. Assista. Em baixo do vídeo, a história de Fabiola, que publicamos quando ela foi contratada.






Texto publicado em Publicado em 27/12/2017

Fabíola Castro, instrutora da EJ, é contratada pela Embraer. Lá ela terá a possibilidade de grandes missões

Fabíola Castro, 32, foi contratada pela Embraer pouco mais de três meses após iniciar sua atuação como instrutora de voo da EJ. Na escola ela voou os Cessnas 152 e já estava iniciando instruções de voo por instrumentos nos Cessnas 172 Glass Cockpit. Na função ela voou 177,60 horas, ganhando assim, mais experiência, a qual já foi o suficiente para voos maiores. “Um aprendizado inigualável, acho que não dava para pular essa etapa”, diz.

“Gostava muito de ser instrutora, fazia com muito amor, entrava e saia super empolgada dos voos”, diz Fabíola. Ela fez parte da iniciativa da EJ de aumentar a presença feminina na aviação, quando contratou recentemente seis instrutoras simultaneamente. 

Com esta ação afirmativa, que a escola pretende manter como política institucional, a EJ, conta com quase 10% de instrutoras, aproximando-se aos números mulheres tripulantes de aviões aos países mais avançados do mundo neste quesito, a Suécia, com 8,6% e a Finlândia com 12%. 

Na Embraer, empresa que representa orgulho nacional, e que é terceira maior fabricante de aviões do mundo, atrás apenas das gigantes Boeing, norte americana, e Airbus, européia, Fabíola inicia seus cursos para ser copiloto dos aviões regionais da fabricante brasileira: os E-Jets, sucesso comercial em todo o mundo com mais de 1,4 mil unidades vendidas.

Além dos E-Jets da primeira geração, que operam no mundo todo, Fabíola fará já o curso dos E-Jets E2, de segunda geração, que ainda está em fases de testes e logo deve entrar em operação, com a primeira entrega em 2018. A nova geração da família E-Jets proporcionará mais economia e já tem mais de duzentas aeronaves encomendadas.

A primeira lembrança sobre a paixão por aviões da Fabíola vem da infância, quando seu irmão ganhou uma caixa de carrinhos de ferro e vieram dois aviõezinhos. “Ele só queria os carros e me deu os aviõezinhos”, lembra Fabíola, de Apucarana, Paraná. Ela gostou tanto que brincava mais com eles do que com as bonecas. 

Aos 16 anos, seu pai, incentivador da ideia, levou um recorte de jornal de um concurso da AFA, Academia da Força Aérea, “acabei não entrando, mas fiquei bem colocada”. diz. Com a vontade adiada, Fabiola foi fazer faculdade e formou-se em Turismo na FECEA (Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana). E Logo começou a trabalhar na área.

O pai ainda mantinha a ideia de tornar sua filha aviadora e um dia a convidou para passear no Aeroclube de Londrina. “Vamos só passar por aqui pra ver como é?” perguntou Luciano. “Fui só ver e já saí matriculada”, diverte-se. Luciano sempre voava convidado por um amigo aviador da família, explica Fabíola sobre o entusiasmo do pai.

“Trabalhando para pagar o curso, demorei um ano para fazer o PP”, relembra. Depois de habilitada Piloto Privado no Aeroclube de Londrina, Fabíola traçou outros rumos. “Trabalhei em um Coffee Shop no Canadá, e voltei para fazer o PCA”, afirma. “Fiquei três anos sem voar, aí juntei dinheiro para fazer o restante dos cursos na EJ”.

Sobre o pai ser piloto? “Ele sempre teve vontade, mas fez o reflexo na filha de seu gosto”, diz Fabíola. ”Ele queria que alguém fizesse, mas meus irmãos não toparam”, complementa. A mãe, Silvia, foi mais gradual sobre o gosto da filha, “ela não gostava no começo, mas agora apoia”, e no começo perguntou: “como você vai fazer para ter filhos?” conta. O estalo da mudança foi quando, antes de ser instrutora de voo, Fabiola foi por um tempo copiloto na aviação executiva: “Quando estava no primeiro voo no jato, ela ouviu o avião passar sobre nossa casa, que fica na pena do vento da 10 de Apucarana, e chorou de emoção”, relembra.

Além de traslados de entrega de aeronaves novas e demonstrações, Fabíola vislumbra, dentro da Embraer, uma grande possibilidade: ser a primeira mulher piloto de testes na empresa. “Acho seria bem minha cara”, afirma.

A EJ deseja boa sorte, sucesso, e sempre, grandes missões.




Publicado em 23/08/2018


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    Mural Informativo


  • EJ firma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII durante a Sun 'n Fun

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil deu um passo significativo em direção ao futuro da formação de pilotos ao assinar uma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, de fabricação italiana. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira, dia 10 de Abril, durante a Sun 'n Fun, renomada feira de aviação que acontece de 9 a 14 de Abril em Lakeland, Florida, no Sul dos Estados Unidos. A assinatura ocorreu no stand da Tecnam, destacando a parceria entre as duas instituições.Antecipando essa intenção de compra, a EJ já tem uma aeronave do modelo em operação, com a segunda a caminho, direto da fábrica e prevista para chegar no próximo mês. Os diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, formalizaram o acordo, ressaltando a importância dessa nova aquisição para a escola. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ. Edmir Gonçalves, diretor da EJ, também destacou as vantagens da aeronave: "O interessante deste avião é a facilidade de pilotagem e uma excelente performance".Durante a feira, Giovanni Pascale, o atual membro da família Pascale na liderança da Tecnam, afirmou que é uma satisfação construir aviões para treinamento. Ele afirmou que em breve quer conhecer o Brasil e visitar a EJ. A família Pascale já está na terceira geração dedicada à construção de aeronaves. Já são 76 anos de história.A aeronave Tecnam P92 Echo MkII é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência de voo superior para os pilotos em formação. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, essa aeronave oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-a ideal para o treinamento de pilotos.Na mesma feira, a Embry-Riddle Aeronautical University, universidade localizada em Daytona Beach, Flórida, também manifestou sua intenção de compra de 20 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, destacando o sucesso do design italiano na América do Sul e do Norte, conforme salientado por Walter Costa, diretor da Tecnam.Quem é a EJA EJ - Escola de Aeronáutica Civil é reconhecida como a maior escola de aviação civil da América Latina, com uma frota de mais de 60 aeronaves e oferecendo todos os cursos profissionalizantes, além de um curso superior de aviação, proporcionando uma formação completa e de alta qualidade aos seus alunos.

  • EJ anuncia curso de piloto aerodesportivo com utilização da nova aeronave Tecnam P92 Echo MkII

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil tem o prazer de anunciar o lançamento de seu mais novo curso, o Curso de Piloto Aerodesportivo, utilizando a avançada aeronave Tecnam P92 Echo MkII. Esta iniciativa vem para atender à crescente demanda por formação de pilotos especializados em voos aerodesportivos e experimental leve.A Tecnam P92 Echo MkII, recentemente incorporada à frota da EJ, não apenas é homologada para cursos tradicionais, como Piloto Privado, Comercial e Instrutor de Voo, mas também recebeu aprovação para a habilitação CPD (Certificado de Piloto Desportivo). Esta certificação permite aos alunos explorarem a comunidade da aviação aerodesportiva em aviões experimentais leves.Este curso inovador atende a dois perfis distintos de alunos:1 - Para quem busca exclusivamente o CPD:Curso simplificado de 30 horas de voo, oferecendo uma introdução eficiente e focada aos princípios essenciais de voos aerodesportivos.Ideal para entusiastas que desejam voar aviões experimentais leves e desfrutar da liberdade que essa categoria proporciona.Conteúdo prático e teórico adaptado para uma aprendizagem eficaz em um curto período.2 - Para Pilotos Privados ou Comerciais:Possibilidade de incorporar a habilitação CPD em apenas 5 horas de voo, complementando suas habilidades existentes.Abre novas oportunidades para pilotos experientes explorarem a emoção e a versatilidade dos voos aerodesportivos.Acelera o processo de certificação, permitindo que pilotos consolidados expandam seu repertório de habilidades de forma eficiente.Vantagens para quem opta pelo Curso de Piloto Aerodesportivo (CPD):Acesso rápido e eficiente: o curso de 30 horas oferece uma introdução concisa para quem deseja se dedicar exclusivamente aos voos aerodesportivos.Foco em experiência prática: o treinamento é intensivo, priorizando experiências práticas para uma aprendizagem mais imersiva.Menor investimento de tempo e recursos: ideal para quem procura uma formação específica e eficiente, otimizando o investimento de tempo e recursos financeiros.Exploração de categorias específicas de aeronaves: prepara os alunos para voar uma variedade de aeronaves experimentais leves, ampliando suas opções no universo aerodesportivo.Com essa iniciativa, a EJ reforça seu compromisso em oferecer cursos inovadores, alinhados às tendências da aviação civil, proporcionando aos alunos uma experiência educacional completa e adaptada às suas aspirações aerodesportivas.

  • Desafio e oportunidade: imprensa relata escassez de pilotos no cenário aeronáutico

    Recentemente, em julho de 2023, a Folha de S. Paulo, um dos maiores jornais do país, publicou uma reportagem relatando um cenário de escassez de pilotos: "Falta de pilotos preocupa países e deve afetar o Brasil nos próximos anos".No início, eles afirmam que o mercado aéreo internacional vive um cenário de falta de pilotos, especialmente em países como Estados Unidos, Turquia e Qatar. "Para resolver o problema, empresas destes países estão recrutando mais funcionários em lugares como o Brasil. Com isso, profissionais do setor avaliam que a falta de pilotos por aqui se torne mais forte daqui a um ou dois anos".O repórter da Folha, Rafael Balago, ouviu o presidente do SNA - Sindicato Nacional dos Aeronautas, Henrique Hacklaender. "Para ir trabalhar nos EUA, um dos requisitos é uma carta de que o piloto é filiado a uma entidade de classe. Antes da pandemia, assinava quatro cartas dessas por mês. Hoje eu assino umas dez por semana", afirmou.Nos Estados Unidos, surgiu uma consideração adicional: os pilotos são obrigados a se aposentar aos 65 anos. Dado que a Covid-19 representa um risco maior para os indivíduos mais velhos, diversas companhias aéreas ofereceram aposentadoria antecipada para aqueles com mais de 60 anos. Com a retomada do mercado aéreo, muitos optaram por não retornar. Em resposta a essa situação, o governo americano flexibilizou algumas das regulamentações aplicáveis aos pilotos e buscou simplificar a entrada de profissionais estrangeiros.O que tem atraído brasileiros é a remuneração. "Se formos converter, o salário de um piloto no Brasil começa em cerca de US$ 2.000 dólares e vai até US$ 10 mil. Lá fora, o salário inicial já começa na casa de US$ 8.000 a US$ 10 mil", explicou Hacklaender.Em uma segunda reportagem em um grande meio de comunicação, no jornal O Globo, mais recente, de dezembro de 2023, o assunto retornou: "Pilotos de malas prontas: com salários de até R$ 97 mil, demanda internacional atrai brasileiros"."A abertura das fronteiras dos EUA para esses profissionais acontece após muitos pilotos se aposentarem enquanto a demanda por voos crescia aceleradamente no pós-pandemia. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), as aéreas americanas tiveram um aumento de tráfego de 18,9% só em setembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. No mundo, a alta foi de 30,1%", afirma a reportagem.Nesta reportagem, o presidente da SNA foi novamente consultado. "Há estudos de órgãos internacionais que informam que haverá falta de pilotos (no Brasil) em dez anos. Se nada for feito vamos passar por uma recessão de profissionais", afirmou. A crise está atingindo também a europa, em dezembro o UOL reportou: "Uma dezena de aviões da Air France não pode decolar por falta de pilotos"."Depois da Covid-19, o número de voos transatlânticos aumentou muito mais do que o previsto", explica a reportagem.Cenário para a formação"A Azul recentemente anunciou a contratação de 200 copilotos. Ainda não temos o cenário de falta de pilotos por aqui, mas quando novos pilotos suprem as necessidades internas e também a falta de pilotos lá de fora, a tendência é a subida rápida na carreira", afirma Josué Andrade, diretor da EJ.A recomendação é para os candidatos irem se preparando: "O tempo entre iniciar o curso de piloto privado até ter as horas suficientes para entrar como copiloto de linha aérea, raramente é menos de uns três ou quatro anos", explica Andrade, salientando que após o curso de piloto comercial o piloto precisa conquistar horas de voo no mercado da aviação de pequeno porte ou como instrutor de voo. "Quem quer aproveitar a onda positiva dos próximos anos, é melhor não parar com os estudos e a busca de oportunidades"."Essa realidade abre uma janela de oportunidade única para todos os aspirantes a pilotos", concluiu.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

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