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Desafio e oportunidade: imprensa relata escassez de pilotos no cenário aeronáutico

Simulador de Airbus A320 da EJ.


Recentemente, em julho de 2023, a Folha de S. Paulo, um dos maiores jornais do país, publicou uma reportagem relatando um cenário de escassez de pilotos: "Falta de pilotos preocupa países e deve afetar o Brasil nos próximos anos".

No início, eles afirmam que o mercado aéreo internacional vive um cenário de falta de pilotos, especialmente em países como Estados Unidos, Turquia e Qatar. "Para resolver o problema, empresas destes países estão recrutando mais funcionários em lugares como o Brasil. Com isso, profissionais do setor avaliam que a falta de pilotos por aqui se torne mais forte daqui a um ou dois anos".

O repórter da Folha, Rafael Balago, ouviu o presidente do SNA - Sindicato Nacional dos Aeronautas, Henrique Hacklaender. "Para ir trabalhar nos EUA, um dos requisitos é uma carta de que o piloto é filiado a uma entidade de classe. Antes da pandemia, assinava quatro cartas dessas por mês. Hoje eu assino umas dez por semana", afirmou.

Nos Estados Unidos, surgiu uma consideração adicional: os pilotos são obrigados a se aposentar aos 65 anos. Dado que a Covid-19 representa um risco maior para os indivíduos mais velhos, diversas companhias aéreas ofereceram aposentadoria antecipada para aqueles com mais de 60 anos. Com a retomada do mercado aéreo, muitos optaram por não retornar. Em resposta a essa situação, o governo americano flexibilizou algumas das regulamentações aplicáveis aos pilotos e buscou simplificar a entrada de profissionais estrangeiros.

O que tem atraído brasileiros é a remuneração. "Se formos converter, o salário de um piloto no Brasil começa em cerca de US$ 2.000 dólares e vai até US$ 10 mil. Lá fora, o salário inicial já começa na casa de US$ 8.000 a US$ 10 mil", explicou Hacklaender.

Em uma segunda reportagem em um grande meio de comunicação, no jornal O Globo, mais recente, de dezembro de 2023, o assunto retornou: "Pilotos de malas prontas: com salários de até R$ 97 mil, demanda internacional atrai brasileiros".

"A abertura das fronteiras dos EUA para esses profissionais acontece após muitos pilotos se aposentarem enquanto a demanda por voos crescia aceleradamente no pós-pandemia. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), as aéreas americanas tiveram um aumento de tráfego de 18,9% só em setembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. No mundo, a alta foi de 30,1%", afirma a reportagem.

Nesta reportagem, o presidente da SNA foi novamente consultado. "Há estudos de órgãos internacionais que informam que haverá falta de pilotos (no Brasil) em dez anos. Se nada for feito vamos passar por uma recessão de profissionais", afirmou.

A crise está atingindo também a europa, em dezembro o UOL reportou: "Uma dezena de aviões da Air France não pode decolar por falta de pilotos".

"Depois da Covid-19, o número de voos transatlânticos aumentou muito mais do que o previsto", explica a reportagem.

Cenário para a formação
"A Azul recentemente anunciou a contratação de 200 copilotos. Ainda não temos o cenário de falta de pilotos por aqui, mas quando novos pilotos suprem as necessidades internas e também a falta de pilotos lá de fora, a tendência é a subida rápida na carreira", afirma Josué Andrade, diretor da EJ.

A recomendação é para os candidatos irem se preparando: "O tempo entre iniciar o curso de piloto privado até ter as horas suficientes para entrar como copiloto de linha aérea, raramente é menos de uns três ou quatro anos", explica Andrade, salientando que após o curso de piloto comercial o piloto precisa conquistar horas de voo no mercado da aviação de pequeno porte ou como instrutor de voo. "Quem quer aproveitar a onda positiva dos próximos anos, é melhor não parar com os estudos e a busca de oportunidades".

"Essa realidade abre uma janela de oportunidade única para todos os aspirantes a pilotos", concluiu.

Publicado em 30/01/2024


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    Mural Informativo


  • De Aluno EJ a Copiloto na Azul Linhas Aéreas: conheça a trajetória de Leonardo Bassi

    Estar no comando das grandes aeronaves e exercer a profissão que sonhou desde pequeno é com certeza o objetivo da maioria dos estudantes de aviação. Esse sonho não foi diferente para Leonardo Azevedo Bassi, um exemplo perfeito de que com esforço, dedicação e uma formação sólida, uma paixão de criança pode se transformar na realização de um sonho. Formado como Piloto Privado em 2016, aos 19 anos, Leonardo construiu uma jornada completa de formação dentro da EJ Escola de aviação, fato que abriu portas para que também pudesse compor o quadro de instrutores de voo da escola e atuar como professor da EJ Faculdade, focada no ensino superior de pilotagem profissional de aeronaves. "Tive a oportunidade de fazer meus cursos de PP e PC pela EJ por ser muito bem indicada e por oferecer uma estrutura excelente. Em agosto de 2020, apareceu uma oportunidade para professor universitário da faculdade EJ, e consegui ser contratado. Comecei como professor de Teoria de Voo e Meteorologia Aeronáutica, e, alguns semestres depois, também lecionei Fraseologia Aeronáutica e Performance/Peso e Balanceamento. Surgiu a oportunidade de gravar o curso de PC EAD também. Em janeiro de 2021, tive a maravilhosa notícia de que seria contratado como instrutor da empresa, e, a partir disso, pude crescer a cada dia. Comecei na instrução para PP e PC, e em outubro de 2021, iniciei o CFI na empresa para dar instrução IFR e em simulador, algo que sempre gostei muito. Em 2022, me tornei instrutor avaliador da EJ, e continuei até julho de 2023 voando pela empresa. Foram três anos dando instrução prática de voo e ministrando aulas na faculdade EJ. Consegui acumular aproximadamente 1.800 horas de voo, muitas amizades e a experiência de me tornar um aviador melhor. Tenho certeza de que a experiência adquirida como instrutor de voo da EJ me ajudou muito durante a seleção da empresa aérea e a conseguir o tão sonhado emprego." Além de sua jornada na EJ, Leonardo também compartilhou como tem sido sua experiência na companhia aérea."Posso confirmar que ser copiloto de uma grande empresa aérea brasileira e voar uma máquina tão incrível como o Airbus 320/321 é um sonho de criança realizado. Você tem a oportunidade de operar em aeroportos do Brasil inteiro e fora também, aplicar o CRM com diferentes tripulações, conhecer lugares incríveis e ter o merecido descanso. Sinto-me muito feliz e realizado em estar onde estou, e com certeza a EJ fez parte da minha história e me ajudou muito a chegar até aqui. Só tenho a agradecer." Muito mais do que um excelente aluno e profissional, Bassi foi um dos grandes nomes que passaram pela nossa escola de aviação. Sua disposição, caráter e ensinamentos deixados impactarão nas próximas gerações de pilotos aqui formados. A EJ sente-se orgulhosa de fazer parte dessa trajetória e espera continuar formando pilotos que, assim como Leonardo, alcancem seus sonhos e voem cada vez mais alto.

  • EJ em Campo Verde ganhará pista asfaltada e com balizamento

    Buscando expandir suas operações e infraestrutura, a EJ - Escola de Aeronáutica Civil almeja dar vida um projeto significativo na sua base em Campo Verde, no Mato Grosso. Inaugurada em 2015, essa unidade foi criada com o objetivo de tornar o ensino da EJ mais acessível a diferentes regiões do Brasil, mantendo o elevado padrão de qualidade que caracteriza a escola. Agora, em conjunto com um plano idealizado pela prefeitura local, será dado início ao projeto de asfaltamento e balizamento da pista do aeródromo de Campo Verde. As obras, com previsão de início em agosto de 2024 e conclusão em janeiro de 2025, visam preparar a pista para receber aeronaves de maior porte e permitir operações em condições não visuais (IFR). Com essa modernização, a base de Campo Verde poderá oferecer treinamentos de voos noturnos, consolidando-se como mais um polo de excelência na formação de pilotos, fornecido pela EJ. "Este projeto simboliza não apenas a evolução da nossa escola, mas também o crescimento de Campo Verde como um importante centro regional de aviação", destacou Josué Andrade, diretor da EJ. A modernização do aeródromo trará benefícios tanto para os alunos da EJ quanto para o desenvolvimento da cidade. Essa iniciativa reforça o compromisso da EJ com a modernização de sua infraestrutura, visando sempre oferecer a melhor formação aos seus alunos e acompanhar as demandas crescentes do setor de aviação. Conheça mais sobre nossa base em Campo Verde clicando aqui.

  • 2º Tecnam é incorporado na frota EJ

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil celebra a chegada da sua segunda aeronave Tecnam P92 Echo MkII, reforçando a sua frota com o que há de mais moderno e eficiente na aviação civil. A nova aquisição faz parte do plano de expansão e modernização da frota, que visa proporcionar aos alunos uma formação de alta qualidade, utilizando aeronaves equipadas com a mais recente tecnologia disponível no mercado. A assinatura da intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII ocorreu durante a Sun 'n Fun, uma das mais prestigiadas feiras de aviação do mundo, realizada em Lakeland, Flórida. O acordo, formalizado pelos diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, marca um passo significativo para a instituição, que já possui uma aeronave do modelo em operação e agora dá sequência ao projeto com a chegada da segunda unidade. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", destacou Josué Andrade. Edmir Gonçalves complementou ressaltando a facilidade de pilotagem e excelente performance da aeronave. A aeronave Tecnam P92 Echo MkII, fabricada na Itália, é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, ela oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, ideal para o treinamento de pilotos. Com essa nova adição, a EJ reforça seu compromisso com a excelência na formação de seus alunos, oferecendo uma experiência de voo superior desde os primeiros voos. A EJ - Escola de Aeronáutica Civil, maior escola de aviação civil da América Latina, conta agora com mais uma Tecnam P92 Echo MkII em sua frota, reforçando seu compromisso em oferecer uma formação completa e de alta qualidade. Com uma frota de mais de 60 aeronaves, a EJ oferece todos os cursos profissionalizantes e um curso superior de aviação, consolidando-se como referência na educação aeronáutica no continente. Venha voar com a EJ e experimente a excelência na formação de pilotos. Clique aqui para saber mais

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18