EJ - Escola de Aviação Civil


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''Entrei na aviação, estou super feliz de ter mudado'', diz Thatiane


Formada em Administração, com pós-graduação em controladoria e finanças. Ela foi colaboradora de grandes empresas onde tinha bons salários e estabilidade. Thatiane Santos, aos 30 anos, decidiu que não era de números, fórmulas e tabelas de Excel que gostava. “Se fosse dinheiro eu teria continuado na área financeira, que pagava muito bem. Eu estava com uma carreia feita”, afirma.

A primeira vez que pensou na possibilidade de ser tornar comissária foi quando Thatiane começou a dar aulas de inglês para um amigo comissário de uma grande empresa área nacional. “Eu sei que tem muitas histórias assim que são bonitas, bem bonitas, que as pessoas nascem com isso, não nasci com esse sonho”, afirma.

Logo ela se matriculou em um curso de comissária em uma escola de São Paulo, isso há 3 anos atrás. Seu pai havia financiado todos seus estudos na UNISA - Universidade Santo Amaro, e ela tinha receio de algum tipo de reprovação. Durante o curso que tinha duração de alguns meses, Thatiane começou a enviar currículos para empresas aéreas internacionais. Para sua surpresa, foi chamada para uma entrevista e logo contratada pela Etihad Airways, empresa aérea dos Emirados Árabes. Isso ocorreu mesmo antes de terminar o curso, porque nos Emirados não há a necessidade de habilitação de agência reguladora, mas sim, apenas treinamento interno. “Fui fazer uma dessas seleções e acabei passando”, diverte-se.

Por um ano trabalhou na Etihad morando no oriente médio. Por questões culturais de adaptação e outras necessidades, decidiu voltar. “Voltei por motivos mais familiares e queria ficar próximo da minha mãe que não estava muito bem de saúde”. Entretanto, novamente no Brasil, voltar para a área financeira não era seu objetivo. “Tenho um amigo meu que faz um curso de piloto na EJ, e ele comentou comigo que eu conseguia fazer o curso em um mês”, afirma.

Matriculou-se na EJ e logo após o final do curso, em novembro do ano passado, foi aprovada na ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. No início de fevereiro deste ano, recebeu o convite de Azul Linhas Aéreas para uma seleção. Tathiane já está voando nas aeronaves azuis, no final do treinamento interno prático. “Tô muito contente de ter tido a oportunidade que a EJ deu de colocar nosso currículo praticamente na mão dos selecionadores, isso me agradou muito. Isso é muito bom para quem está tentando entrar no mercado”, conta Tathiane que foi aprovada na ANAC logo de primeira.

O contraste sobre trabalhar com financeiro e trabalhar em uma companhia aérea a agrada. “Não lidar com uma só equipe, uma só pessoa, não gosto muito de ficar presa, isso é o que fez eu gostar muito da aviação, e óbvio, conhecer os lugares”, diz.

Dicas para quem está começando? “Uma coisa importante, que muita gente acaba não dando muita prioridade, foi o fato de eu ter tido o inglês, o inglês abriu portas em todas as empresas que eu estive. Hoje o comissário tem que ter o inglês, não é só passar na prova da ANAC e pronto, é necessário”.

“Só agora descobri o que eu quero ser quando crescer”, resume Tathiane sobre sua experiência.

Publicado em 30/04/2018


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  • Sua família o incentivou a ser piloto mesmo após uma tragédia aeronáutica, agora ele foi contratado pela Copa Airlines

    Em 1995, próximo de Brusque, Santa Catarina, um acidente em um Cessna Caravan da Brasil Central, companhia aérea regional da TAM, tirou a vida de Claudio, tio de Edmilson. Ele tinha apenas um ano de idade e guarda quase nenhuma lembrança do único aviador da família e sabe das histórias apenas pelo que a família conta. A tragédia com Claudio não foi o suficiente para eliminar a paixão do patriarca da família, seu Hélio, que sempre foi entusiasta da aviação. “Acredito que tinha sonho de se tornar piloto”, relembra sobre o avô que levava uma vida tranquila de instrumentista de equipamentos eletrônicos, em Curitiba, cidade onde cresceu Edmilson Campos, 24 anos, instrutor da EJ recentemente contratado para ser copiloto de Boeing 737 da Copa Airlines, empresa aérea com sede no Panamá. Levado pelo avô, desde cedo começou a frequentar o Aeroclube do Paraná, em Curitiba. “Sempre quis brinquedos relacionados a avião, fazia desenhos relacionados a aviação, tinha um hobby de aeromodelo, então isso sempre fez parte”, relembra. O incentivo de Hélio pela aviação espalhou-se para todos, a mãe de Edmilson, Magda, fez o curso de comissária, mas preferiu atuar como advogada e o pai, também Edmilson, fez o curso superior de Mecânico de Manutenção Aeronáutica na UTP -Universidade Tuiuti do Paraná, onde trabalha hoje como prefeito da Universidade, a mesma faculdade onde Edmilson Campos, logo após completar o ensino médio, matriculou-se no curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves. Enquanto estudava na Tuiuti, Campos iniciou seus voos práticos do curso de piloto privado no Aeroclube do Paraná e terminou na Aerocon Escola de Aviação, também na mesma cidade. Em 2013, depois de dois anos de estudo, finalizada a faculdade e já com as aprovações das provas da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, procurou uma escola onde tivesse mais oportunidades e que pudesse fazer os cursos de piloto comercial e de instrutor de voo com mais agilidade, devido a prazos de vencimentos exigidos pela agência reguladora. Menos de um ano depois já estava com as habilitações profissionais na mão e buscou uma oportunidade de trabalhar em operações terrestres na EJ, onde atuou por pouco mais de um ano, sendo seu primeiro emprego, enquanto aguardava a oportunidade na fila para ser instrutor de voo prático. “Ali puxei avião e abasteci num calor de 40 graus. Foi um momento importante na minha vida, me fez mostrar que nem tudo chega de mão beijada, pra ver que realmente não é uma coisa tão fácil. Você tem que dar o suor”, afirma. Logo foi contratado para ser instrutor, onde voou por quase três anos e acumulou 1300 horas em diversos modelos de aeronaves da EJ, experiência o suficiente para ser contratado para ser copiloto de uma grande empresa aérea. “Muitas experiências que não havia passado como aluno passei como instrutor, muitos momentos muito bons, muitas navegações boas, até cheguei a ir de Corisco Turbo para Recife, o que foi uma ótima bagagem”, afirma Campos enquanto se prepara para suas primeiras instruções de simulador em Miami, EUA, pois o centro de treinamento companhia na Cidade do Panamá estava lotado devido a muitas contratações recentes e crescimento da empresa. Dicas para quem está começando? “Nunca desista do seu sonho, não deixe que uma barreira que é para os outros se torne uma barreira para você. Se dedique, estude, voe, porque na vida quanto mais se vive mais se aprende, e na aviação quanto mais se aprende mais se vive. Se tiverem a oportunidade de se tornarem instrutores, tornem-se, porque assim irão ver que a instrução te faz um novo piloto, um piloto mais seguro”. A Copa, que já conta com diversos ex-instrutores da EJ operando suas aeronaves, voa para toda a América do Sul, Central e do Norte, e entre os destinos, opera para um dos aeroportos mais importantes do mundo, o John F. Kennedy, em Nova York, EUA. “Mal vejo a hora de operar em JFK, deve ser uma experiência única”, conta. Bem, você levou pra frente a aviação que o seu tio Claudio gostava… “tenho recordações de certificados e adesivos da aviação dele que guardo comigo até hoje”, diz Edmilson. A EJ agradece a Edmilson Campos pelo tempo dedicado ao ensino e deseja um “pouso manteiga” em sua primeira operação de 737 no JFK.

  • Conheça os destinos para quem navega solo no curso de PP a partir da unidade Itápolis

    Para os alunos da Unidade Itápolis da EJ, dois destinos são os mais comuns para quem navega solo no curso de Piloto Privado: Lins e Araraquara. Os destinos não são desconhecidos dos alunos quando partem para essas navegações, antes eles executam a rota com instrutor a bordo. “Uma vez que ele navegou duplo, avaliamos a preparação e desempenho do aluno, assim como sua confiança pra coordenar com órgãos de controle e navegação por contato. Estando tudo certo, é só o aluno se atentar à rota, aos estimados e ao gerenciamento do voo em si”, afirma Loren França, instrutora de voo da EJ Itápolis. No curso de piloto privado, entre as 46 horas de voo, o aluno, entre voos locais e navegações, voa 10 horas sozinho. Confira as dicas de alunos que executaram navegações solo para os destinos: Lins Dimensões (m) 1700 x 30 Distância de Itápolis: 93km “O aeroporto de Lins, apesar de ser uma construção pequena, tem uma pista muito bem pavimentada e grande, dando mais segurança em pousar nela. Quando aproximando da cidade, você precisa de atenção pois o aeroporto não fica tão visível de cara, ele se ‘camufla’ com a cidade, Mas é um aeroporto bom com poucas dificuldades para pouso. Não costuma ventar muito lá, isso ajuda bastante na aproximação”, explica Luis Fernando Farias, 21, natural de Niterói-RJ, que conta com 193 horas de voo, todos os cursos finalizados e aguarda na fila EJ para iniciar na atividade de instrutor de voo. “Um bom planejamento ajuda o aluno a não se perder na hora da navegação, então é importante checar todos os dados do aeroporto como abastecimento (se necessário), elevação do aeródromo controles e além disso checar a meteorologia”. Araraquara Dimensões (m) 1800 x 30 Distância de Itápolis: 76km “Araraquara é bem diferente do que um aluno iniciante da base Itápolis está acostumado. Você sai da zona de conforto. É o mais distante de Itápolis que podemos ir (no curso de piloto privado) então você tem que ficar muito atento na navegação solo. Às vezes tem que coordenar com dois órgãos de controle, então é bom estudar fraseologia também pra não se atrapalhar”, afirma Sarah Viana. 24, natural São Roque-SP, aluna do curso de piloto comercial com 110 horas de voo. Outros destinos comuns No caso de alunos já cursando o Piloto Comercial, outros destinos para navegação solo são incentivados, apenas cumprindo que o aluno deve previamente fazer a navegação desejada acompanhado de um instrutor. Alguns exemplos: Franca, Ribeirão Preto, Jundiaí, Bauru, São José do Rio Preto, entre outros. Uso de GPS Na EJ o aluno aprende a navegar usando os recursos como bússola e mapa, a base da navegação aérea. Normalmente os alunos possuem celulares com GPS e aplicativos de navegação aérea, o que é permitido pela EJ. “O ideal é o aluno usar apenas como backup ou no caso de sentir alguma insegurança em sua navegação apenas, porque é necessário treinar a base da navegação, com bússola e mapa”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.

  • Instrutores EJ fizeram dobradinha no campeonato brasileiro de acrobacias

    Pedro Anunciação e Juliana Fraschetti conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, no campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, que ocorreu na AFA - Academia da Força Aérea, em Pirassununga, entre os dias 12 e 14 de Julho/18. Os dois são instrutores do curso de acrobacia aérea da EJ e dão aulas no Super Decathlon da escola. Eles participaram da Categoria Sportsman, a mais competitiva do Brasil. Ao todo, a competição contou com nove competidores na categoria. No ano passado os dois competiram na categoria Primary, a categoria de entrada, no Campeonato Brasileiro, onde Juliana conquistou o título de Campeã brasileira e Pedro vice. Agora houve uma inversão de posições. Com a conquista no ano passado, Juliana foi a primeira mulher em 72 anos a ser campeã de acrobacias no país, sendo a anterior, a pioneira Joana Castilho, que venceu uma competição na década de 40. Pedro voou o modelo Super Decathlon e Juliana o biplano Pitts S-2C, ambos de fabricação norteamericana. Como funcionam as competições Os campeonatos de Acrobacia tem julgamento técnico, onde todos os pilotos executam suas sequencias. Os juízes ficam no solo e contam pontos por ângulos das manobras, rotações, linhas e proas. A competição foi organizada pela CBA - Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas. O box acrobático é uma caixa virtual com 1 km de altura, de largura e de profundidade onde os pilotos executam suas manobras seguindo o Código Aresti, padrão da FAI - Féderation Aéronatique Internationale, que é o método de catalogar e julgar as figuras acrobáticas, introduzido no primeiro campeonato mundial, em 1960, na Checoslováquia, inaugurando a era moderna da acrobacia aérea, de precisão. A EJ, com muito orgulho, parabeniza a dupla de instrutores. Resultados Pedro Anunciação (EJ) - 86,23% Juliana Fraschetti (EJ) - 84,73% Abdul Pollmann (Paraná) - 80,70% William Rambo (Mato Grosso)- 80,58% Skzypek (Rio Grande do Sul) - 79,60% João Fernandes (Rio de Janeiro) - 78.13% Paulo Tomasetto (Rio Grande do Sul) - 77,39% Thiago Sabino (São Paulo) - 70,28%

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510