EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Ex-instrutora da EJ em vídeo da Embraer: 'uma mensagem para as pilotas de hoje e de amanhã'

Fabiola a bordo do Embraer 190-E2


 Fabiola Castro, ex instrutora da EJ, contratada em dezembro pela Embraer, está participando de uma odisseia global a bordo do protótipo do Embraer 190-E2, que é uma das maiores novidades da empresa e um grande salto tecnológico dos aviões regionais da companhia. A companhia produziu um fantástico vídeo onde Fabiola é protagonista, onde ela passa uma mensagem “para as pilotas de hoje e de amanhã”. Assista. Em baixo do vídeo, a história de Fabiola, que publicamos quando ela foi contratada.






Texto publicado em Publicado em 27/12/2017

Fabíola Castro, instrutora da EJ, é contratada pela Embraer. Lá ela terá a possibilidade de grandes missões

Fabíola Castro, 32, foi contratada pela Embraer pouco mais de três meses após iniciar sua atuação como instrutora de voo da EJ. Na escola ela voou os Cessnas 152 e já estava iniciando instruções de voo por instrumentos nos Cessnas 172 Glass Cockpit. Na função ela voou 177,60 horas, ganhando assim, mais experiência, a qual já foi o suficiente para voos maiores. “Um aprendizado inigualável, acho que não dava para pular essa etapa”, diz.

“Gostava muito de ser instrutora, fazia com muito amor, entrava e saia super empolgada dos voos”, diz Fabíola. Ela fez parte da iniciativa da EJ de aumentar a presença feminina na aviação, quando contratou recentemente seis instrutoras simultaneamente. 

Com esta ação afirmativa, que a escola pretende manter como política institucional, a EJ, conta com quase 10% de instrutoras, aproximando-se aos números mulheres tripulantes de aviões aos países mais avançados do mundo neste quesito, a Suécia, com 8,6% e a Finlândia com 12%. 

Na Embraer, empresa que representa orgulho nacional, e que é terceira maior fabricante de aviões do mundo, atrás apenas das gigantes Boeing, norte americana, e Airbus, européia, Fabíola inicia seus cursos para ser copiloto dos aviões regionais da fabricante brasileira: os E-Jets, sucesso comercial em todo o mundo com mais de 1,4 mil unidades vendidas.

Além dos E-Jets da primeira geração, que operam no mundo todo, Fabíola fará já o curso dos E-Jets E2, de segunda geração, que ainda está em fases de testes e logo deve entrar em operação, com a primeira entrega em 2018. A nova geração da família E-Jets proporcionará mais economia e já tem mais de duzentas aeronaves encomendadas.

A primeira lembrança sobre a paixão por aviões da Fabíola vem da infância, quando seu irmão ganhou uma caixa de carrinhos de ferro e vieram dois aviõezinhos. “Ele só queria os carros e me deu os aviõezinhos”, lembra Fabíola, de Apucarana, Paraná. Ela gostou tanto que brincava mais com eles do que com as bonecas. 

Aos 16 anos, seu pai, incentivador da ideia, levou um recorte de jornal de um concurso da AFA, Academia da Força Aérea, “acabei não entrando, mas fiquei bem colocada”. diz. Com a vontade adiada, Fabiola foi fazer faculdade e formou-se em Turismo na FECEA (Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana). E Logo começou a trabalhar na área.

O pai ainda mantinha a ideia de tornar sua filha aviadora e um dia a convidou para passear no Aeroclube de Londrina. “Vamos só passar por aqui pra ver como é?” perguntou Luciano. “Fui só ver e já saí matriculada”, diverte-se. Luciano sempre voava convidado por um amigo aviador da família, explica Fabíola sobre o entusiasmo do pai.

“Trabalhando para pagar o curso, demorei um ano para fazer o PP”, relembra. Depois de habilitada Piloto Privado no Aeroclube de Londrina, Fabíola traçou outros rumos. “Trabalhei em um Coffee Shop no Canadá, e voltei para fazer o PCA”, afirma. “Fiquei três anos sem voar, aí juntei dinheiro para fazer o restante dos cursos na EJ”.

Sobre o pai ser piloto? “Ele sempre teve vontade, mas fez o reflexo na filha de seu gosto”, diz Fabíola. ”Ele queria que alguém fizesse, mas meus irmãos não toparam”, complementa. A mãe, Silvia, foi mais gradual sobre o gosto da filha, “ela não gostava no começo, mas agora apoia”, e no começo perguntou: “como você vai fazer para ter filhos?” conta. O estalo da mudança foi quando, antes de ser instrutora de voo, Fabiola foi por um tempo copiloto na aviação executiva: “Quando estava no primeiro voo no jato, ela ouviu o avião passar sobre nossa casa, que fica na pena do vento da 10 de Apucarana, e chorou de emoção”, relembra.

Além de traslados de entrega de aeronaves novas e demonstrações, Fabíola vislumbra, dentro da Embraer, uma grande possibilidade: ser a primeira mulher piloto de testes na empresa. “Acho seria bem minha cara”, afirma.

A EJ deseja boa sorte, sucesso, e sempre, grandes missões.




Publicado em 23/08/2018


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • EJ comemorou 25 anos com grande festa em Jundiaí

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil celebrou seus 25 anos com uma grande festa no aeroporto de Jundiaí, na unidade da escola na cidade, no sábado, 27 de abril de 2024. O evento foi repleto de emoção e momentos memoráveis, destacando o marco significativo da empresa no setor de aviação civil na América Latina.Um dos pontos altos da festa foi a incorporação oficial do Tecnam P92 Echo MkII à frota da escola. A EJ já possui uma unidade da aeronave em operação, com a segunda chegando diretamente da fábrica no próximo mês. O Tecnam P92 Echo MkII é uma aeronave reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, ela oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-se uma excelente escolha para treinamento de pilotos. A escola recentemente assinou uma intenção de compra para 30 aeronaves deste modelo, reforçando seu compromisso com a modernização da frota e a excelência na formação de pilotos.Josué Andrade, diretor da EJ, comentou sobre a incorporação do novo avião: "Estamos muitos satisfeitos com este novo modelo de avião. Os alunos desde o início terão voos com paineis glass cockpit". Com esta aquisição, a EJ busca proporcionar uma experiência de treinamento mais moderna e alinhada com as tendências da indústria aeronáutica.Além das novidades na frota, a festa contou com apresentações acrobáticas emocionantes, que animaram os mais de 1000 convidados presentes. As acrobacias foram realizadas com duas aeronaves North American T-6, da Segunda Guerra Mundial, pilotadas por Monica Edo e Beto Bazaia. O evento também teve apresentações com a aeronave Extra 300, pilotada por Denis Schwarzenbeck, Cessna Aerobat, pilotado por Filipe Rafaeli, Decathlon, pilotado por Beto Bazaia, Super Decathlon, pilotado por Filipe Rafaeli, One Design e o planador Jantar, pilotado por Gunar Armin. (confira os vídeos no instagram da EJ)O clima foi de celebração e entusiasmo, com a comunidade da aviação reunida para celebrar um quarto de século de excelência da EJ. A combinação de tecnologia avançada, expertise na formação de pilotos e apresentações emocionantes marcou um dia inesquecível para todos os presentes. A EJ continua sua jornada como a maior escola de aviação civil da América Latina, preparando seus alunos para um futuro promissor na aviação.Veja galeria de fotos aqui.

  • EJ firma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII durante a Sun 'n Fun

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil deu um passo significativo em direção ao futuro da formação de pilotos ao assinar uma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, de fabricação italiana. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira, dia 10 de Abril, durante a Sun 'n Fun, renomada feira de aviação que acontece de 9 a 14 de Abril em Lakeland, Florida, no Sul dos Estados Unidos. A assinatura ocorreu no stand da Tecnam, destacando a parceria entre as duas instituições.Antecipando essa intenção de compra, a EJ já tem uma aeronave do modelo em operação, com a segunda a caminho, direto da fábrica e prevista para chegar no próximo mês. Os diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, formalizaram o acordo, ressaltando a importância dessa nova aquisição para a escola. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ. Edmir Gonçalves, diretor da EJ, também destacou as vantagens da aeronave: "O interessante deste avião é a facilidade de pilotagem e uma excelente performance".Durante a feira, Giovanni Pascale, o atual membro da família Pascale na liderança da Tecnam, afirmou que é uma satisfação construir aviões para treinamento. Ele afirmou que em breve quer conhecer o Brasil e visitar a EJ. A família Pascale já está na terceira geração dedicada à construção de aeronaves. Já são 76 anos de história.A aeronave Tecnam P92 Echo MkII é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência de voo superior para os pilotos em formação. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, essa aeronave oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-a ideal para o treinamento de pilotos.Na mesma feira, a Embry-Riddle Aeronautical University, universidade localizada em Daytona Beach, Flórida, também manifestou sua intenção de compra de 20 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, destacando o sucesso do design italiano na América do Sul e do Norte, conforme salientado por Walter Costa, diretor da Tecnam.Quem é a EJA EJ - Escola de Aeronáutica Civil é reconhecida como a maior escola de aviação civil da América Latina, com uma frota de mais de 60 aeronaves e oferecendo todos os cursos profissionalizantes, além de um curso superior de aviação, proporcionando uma formação completa e de alta qualidade aos seus alunos.

  • EJ anuncia curso de piloto aerodesportivo com utilização da nova aeronave Tecnam P92 Echo MkII

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil tem o prazer de anunciar o lançamento de seu mais novo curso, o Curso de Piloto Aerodesportivo, utilizando a avançada aeronave Tecnam P92 Echo MkII. Esta iniciativa vem para atender à crescente demanda por formação de pilotos especializados em voos aerodesportivos e experimental leve.A Tecnam P92 Echo MkII, recentemente incorporada à frota da EJ, não apenas é homologada para cursos tradicionais, como Piloto Privado, Comercial e Instrutor de Voo, mas também recebeu aprovação para a habilitação CPD (Certificado de Piloto Desportivo). Esta certificação permite aos alunos explorarem a comunidade da aviação aerodesportiva em aviões experimentais leves.Este curso inovador atende a dois perfis distintos de alunos:1 - Para quem busca exclusivamente o CPD:Curso simplificado de 30 horas de voo, oferecendo uma introdução eficiente e focada aos princípios essenciais de voos aerodesportivos.Ideal para entusiastas que desejam voar aviões experimentais leves e desfrutar da liberdade que essa categoria proporciona.Conteúdo prático e teórico adaptado para uma aprendizagem eficaz em um curto período.2 - Para Pilotos Privados ou Comerciais:Possibilidade de incorporar a habilitação CPD em apenas 5 horas de voo, complementando suas habilidades existentes.Abre novas oportunidades para pilotos experientes explorarem a emoção e a versatilidade dos voos aerodesportivos.Acelera o processo de certificação, permitindo que pilotos consolidados expandam seu repertório de habilidades de forma eficiente.Vantagens para quem opta pelo Curso de Piloto Aerodesportivo (CPD):Acesso rápido e eficiente: o curso de 30 horas oferece uma introdução concisa para quem deseja se dedicar exclusivamente aos voos aerodesportivos.Foco em experiência prática: o treinamento é intensivo, priorizando experiências práticas para uma aprendizagem mais imersiva.Menor investimento de tempo e recursos: ideal para quem procura uma formação específica e eficiente, otimizando o investimento de tempo e recursos financeiros.Exploração de categorias específicas de aeronaves: prepara os alunos para voar uma variedade de aeronaves experimentais leves, ampliando suas opções no universo aerodesportivo.Com essa iniciativa, a EJ reforça seu compromisso em oferecer cursos inovadores, alinhados às tendências da aviação civil, proporcionando aos alunos uma experiência educacional completa e adaptada às suas aspirações aerodesportivas.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097