EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Em cinco anos EJ aumenta presença feminina em 136% e já passa do triplo da média nacional

Maria Julia, Paula e Renata, que deram depoimentos para a mat?ria.


Em um total de 121 alunos formados nos cursos de Piloto Comercial na EJ em 2017, 11 foram mulheres, representando 9,09% do total. Este número indica um crescimento de 136% em 5 anos. Em 2012, entre 202 alunos, a EJ formou apenas 4,2% de mulheres pilotos comerciais, habilitação necessária para quem deseja voar profissionalmente. “Tem sido um crescimento gradativo, em 2015, mulheres representaram 6,4% e em 2016, foram 7,8%, e agora este número expressivo, para comemorar”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.

A porcentagem de 9,09% da EJ é pouco mais de três vezes superior à média brasileira de mulheres com esta habilitação, que é de 2.78%, segundo números recentes divulgados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). “EJ está hoje com percentual semelhantes aos países mais avançados do mundo em questões de emancipação feminina, como Suécia e Finlândia, com 8,6% e 12%, respectivamente, e acredito que temos como avançar ainda mais”, diz Anderson Silva, diretor administrativo da Unidade Itápolis da EJ.

“Este avanço de pensamento não ocorre apenas aqui conosco. As companhias aéreas brasileiras tem contratado mais mulheres e dado mais atenção para o combate ao machismo na aviação. Fazem bem, mulheres são muito cuidadosas e criteriosas ao voar”, diz Josué Andrade, diretor da EJ. “Pelo que eu vejo na aviação comercial o preconceito está diminuindo muito à medida que as mulheres vão ganhando espaço e mostrando que têm a mesma competência dos homens, uma vez que pilotar é resultado de dedicação, determinação e estudo, e isso não depende de gênero. Eu vejo que a aviação está cada vez mais aberta a nós e isso me deixa muito feliz e motivada”, afirma Renata Oliveira, 22, aluna do curso de piloto comercial.

O aumento de mulheres voando faz parte de uma política institucional da escola de incentivo à mulheres em posto de comando de aeronaves. Hoje a EJ conta com seis instrutoras de voo nos cursos regulares, e uma delas, instrutora de acrobacia aérea. “É uma grande motivação às alunas e futuras alunas, inclusive. Cada vez mais vemos mais mulheres se matriculando e começando a voar, e isso significa que em breve esse número de pilotos mulheres voando profissionalmente vai aumentar bastante”, afirma Renata. “Eu vejo como uma grande quebra de barreiras que estamos passando a cada ano. Hoje quando ando pela EJ vejo sempre alunas novas pra entrar nessa luta com a gente”, complementa Paula Brufato, 22, aluna do curso de instrutor de voo.

Vencendo barreiras
“A situação mais marcante machista que passei foi no meu primeiro dia de teórico de PC. Na apresentação um garoto sentou ao meu lado e rindo me disse: ‘pra mim lugar de mulher é pilotando fogão’, relata Paula Brufato. “Logo no início, antes de encontrar a EJ, eu liguei em outra escola para saber sobre valores e etc e de cara me passaram o valor do curso de comissária. Expliquei que na realidade eu estava interessada no curso de piloto privado”, complementa Maria Julia Guerra Ribeiro, 19, aluna do curso de piloto comercial. “Na maioria das vezes quando me perguntam o que eu faço muitas pessoas ainda se ‘chocam’, tanto homens quanto mulheres. Acredito que o nosso papel na aviação, e não só nessa área mas em varias outras, é o de mostrar que nós temos capacidade suficiente para fazermos o que quisermos”, complementa.

“Eu acho que todas as aviadoras são guerreiras, já por terem escolhido uma profissão predominantemente masculina. A maioria das pessoas ainda nem sabem que existem pilotos mulheres. Isso afasta muitas meninas de correrem atrás do sonho de serem pilotos”, afirma Renata Oliveira. “Acredito que um papel importante das mulheres na aviação, dentre vários, é dar motivação para as demais, mostrando - na prática - que elas podem ser o que elas quiserem, independente de ainda ser uma profissão com poucas mulheres. Além disso, todas estão mostrando muito bem que são capazes de dominar um avião tanto quanto qualquer homem”, finaliza.

Publicado em 07/03/2018


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • EJ comemorou 25 anos com grande festa em Jundiaí

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil celebrou seus 25 anos com uma grande festa no aeroporto de Jundiaí, na unidade da escola na cidade, no sábado, 27 de abril de 2024. O evento foi repleto de emoção e momentos memoráveis, destacando o marco significativo da empresa no setor de aviação civil na América Latina.Um dos pontos altos da festa foi a incorporação oficial do Tecnam P92 Echo MkII à frota da escola. A EJ já possui uma unidade da aeronave em operação, com a segunda chegando diretamente da fábrica no próximo mês. O Tecnam P92 Echo MkII é uma aeronave reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, ela oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-se uma excelente escolha para treinamento de pilotos. A escola recentemente assinou uma intenção de compra para 30 aeronaves deste modelo, reforçando seu compromisso com a modernização da frota e a excelência na formação de pilotos.Josué Andrade, diretor da EJ, comentou sobre a incorporação do novo avião: "Estamos muitos satisfeitos com este novo modelo de avião. Os alunos desde o início terão voos com paineis glass cockpit". Com esta aquisição, a EJ busca proporcionar uma experiência de treinamento mais moderna e alinhada com as tendências da indústria aeronáutica.Além das novidades na frota, a festa contou com apresentações acrobáticas emocionantes, que animaram os mais de 1000 convidados presentes. As acrobacias foram realizadas com duas aeronaves North American T-6, da Segunda Guerra Mundial, pilotadas por Monica Edo e Beto Bazaia. O evento também teve apresentações com a aeronave Extra 300, pilotada por Denis Schwarzenbeck, Cessna Aerobat, pilotado por Filipe Rafaeli, Decathlon, pilotado por Beto Bazaia, Super Decathlon, pilotado por Filipe Rafaeli, One Design e o planador Jantar, pilotado por Gunar Armin. (confira os vídeos no instagram da EJ)O clima foi de celebração e entusiasmo, com a comunidade da aviação reunida para celebrar um quarto de século de excelência da EJ. A combinação de tecnologia avançada, expertise na formação de pilotos e apresentações emocionantes marcou um dia inesquecível para todos os presentes. A EJ continua sua jornada como a maior escola de aviação civil da América Latina, preparando seus alunos para um futuro promissor na aviação.Veja galeria de fotos aqui.

  • EJ firma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII durante a Sun 'n Fun

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil deu um passo significativo em direção ao futuro da formação de pilotos ao assinar uma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, de fabricação italiana. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira, dia 10 de Abril, durante a Sun 'n Fun, renomada feira de aviação que acontece de 9 a 14 de Abril em Lakeland, Florida, no Sul dos Estados Unidos. A assinatura ocorreu no stand da Tecnam, destacando a parceria entre as duas instituições.Antecipando essa intenção de compra, a EJ já tem uma aeronave do modelo em operação, com a segunda a caminho, direto da fábrica e prevista para chegar no próximo mês. Os diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, formalizaram o acordo, ressaltando a importância dessa nova aquisição para a escola. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ. Edmir Gonçalves, diretor da EJ, também destacou as vantagens da aeronave: "O interessante deste avião é a facilidade de pilotagem e uma excelente performance".Durante a feira, Giovanni Pascale, o atual membro da família Pascale na liderança da Tecnam, afirmou que é uma satisfação construir aviões para treinamento. Ele afirmou que em breve quer conhecer o Brasil e visitar a EJ. A família Pascale já está na terceira geração dedicada à construção de aeronaves. Já são 76 anos de história.A aeronave Tecnam P92 Echo MkII é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência de voo superior para os pilotos em formação. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, essa aeronave oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-a ideal para o treinamento de pilotos.Na mesma feira, a Embry-Riddle Aeronautical University, universidade localizada em Daytona Beach, Flórida, também manifestou sua intenção de compra de 20 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, destacando o sucesso do design italiano na América do Sul e do Norte, conforme salientado por Walter Costa, diretor da Tecnam.Quem é a EJA EJ - Escola de Aeronáutica Civil é reconhecida como a maior escola de aviação civil da América Latina, com uma frota de mais de 60 aeronaves e oferecendo todos os cursos profissionalizantes, além de um curso superior de aviação, proporcionando uma formação completa e de alta qualidade aos seus alunos.

  • EJ anuncia curso de piloto aerodesportivo com utilização da nova aeronave Tecnam P92 Echo MkII

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil tem o prazer de anunciar o lançamento de seu mais novo curso, o Curso de Piloto Aerodesportivo, utilizando a avançada aeronave Tecnam P92 Echo MkII. Esta iniciativa vem para atender à crescente demanda por formação de pilotos especializados em voos aerodesportivos e experimental leve.A Tecnam P92 Echo MkII, recentemente incorporada à frota da EJ, não apenas é homologada para cursos tradicionais, como Piloto Privado, Comercial e Instrutor de Voo, mas também recebeu aprovação para a habilitação CPD (Certificado de Piloto Desportivo). Esta certificação permite aos alunos explorarem a comunidade da aviação aerodesportiva em aviões experimentais leves.Este curso inovador atende a dois perfis distintos de alunos:1 - Para quem busca exclusivamente o CPD:Curso simplificado de 30 horas de voo, oferecendo uma introdução eficiente e focada aos princípios essenciais de voos aerodesportivos.Ideal para entusiastas que desejam voar aviões experimentais leves e desfrutar da liberdade que essa categoria proporciona.Conteúdo prático e teórico adaptado para uma aprendizagem eficaz em um curto período.2 - Para Pilotos Privados ou Comerciais:Possibilidade de incorporar a habilitação CPD em apenas 5 horas de voo, complementando suas habilidades existentes.Abre novas oportunidades para pilotos experientes explorarem a emoção e a versatilidade dos voos aerodesportivos.Acelera o processo de certificação, permitindo que pilotos consolidados expandam seu repertório de habilidades de forma eficiente.Vantagens para quem opta pelo Curso de Piloto Aerodesportivo (CPD):Acesso rápido e eficiente: o curso de 30 horas oferece uma introdução concisa para quem deseja se dedicar exclusivamente aos voos aerodesportivos.Foco em experiência prática: o treinamento é intensivo, priorizando experiências práticas para uma aprendizagem mais imersiva.Menor investimento de tempo e recursos: ideal para quem procura uma formação específica e eficiente, otimizando o investimento de tempo e recursos financeiros.Exploração de categorias específicas de aeronaves: prepara os alunos para voar uma variedade de aeronaves experimentais leves, ampliando suas opções no universo aerodesportivo.Com essa iniciativa, a EJ reforça seu compromisso em oferecer cursos inovadores, alinhados às tendências da aviação civil, proporcionando aos alunos uma experiência educacional completa e adaptada às suas aspirações aerodesportivas.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097