EJ - Escola de Aviação Civil


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Com mercado aquecido, EJ Jundiaí contrata mais quatro instrutores, saiba quem são


 A unidade Jundiaí da EJ contratou quatro novos instrutores de voo para integrarem seus quadros. As admissões ocorrem após a recente divulgação pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, de um crescimento de 3,2% de tráfego aéreo de passageiros no Brasil no ano de 2017. Estes profissionais entram para suprir o aumento de demanda devido a melhora econômica e para substituir os instrutores da EJ que foram contratados por companhias aéreas. “As notícias da aviação são boas e estamos começando o ano com bastante movimentação, e as previsões das empresas aéreas são bastante otimistas para 2018”, diz Edmir Gonçalves, diretor da EJ.

Conheça os perfis:
Victor Bernardo, 24 anos, é natural de São Caetano do Sul e fez todos os cursos na EJ Jundiaí. Sua primeira memória de contato com a aviação foi em uma visita onde acompanhava seu pai à TAM Executiva, localizada no aeroporto de Jundiaí. “Ao ver os jatos executivos veio meu encantamento e me despertou um sonho”, conta. Logo em seguida Victor, já com a ideia de ser piloto na cabeça, seguiu para a EJ Jundiaí para buscar informações sobre a atividade. Na unidade ele fez todos os seus cursos. Victor, quando estava iniciando suas horas de piloto comercial já encaixou-se como estagiário de operações da EJ, trabalho que compreende em organização burocrática de documentos de aviões e pastas de alunos, além de organização de aeronaves em solo, onde trabalhou por dois anos. Ambições? “Meu grande objetivo é ingressar em uma companhia área e pilotar um grande avião cargueiro. Sentir que tenho em minhas mãos o controle da aeronave”, afirma.

Yann Benincasa, 24, é natural de Salto/SP. Fez o teórico do curso de piloto privado na EDAPA, em Campinas, e iniciou a parte prática na EJ onde posteriormente fez todos os outros cursos, teóricos e práticos, até concluir o curso de INVA - Instrutor de Voo de avião. “Não tenho ninguém da família na área porém sempre foi minha paixão”, afirma. Desde novo Yann buscava ler livros sobre o tema e assistir filmes dedicados à aviação. “Um filme que me marcou foi o ‘One six right’ que fala da aviação geral nos EUA”, diz. Ele está animado com esta nova etapa em sua carreira. “Agradar o seu patrão ou cliente só fazendo o que gosta, voar”, resume.

Victor Lima, 25, é natural de Jundiaí. Fez todos os cursos teóricos e práticos na EJ. É graduado em Aviação Civil pela Universidade Anhembi Morumbi. Quando iniciou, ele não possuía nenhum parente, ou amigos na aviação. “Mas por algum motivo qualquer coisa sobre aviação me interessava”, diz. Seus primeiros contatos com aviões foram em viagens com a família. “Voar era mais interessante que o próprio destino, e sempre que entrava em um avião era como se tivesse em casa, sabia muitas coisas sobre eles e algumas histórias, mas não entendia muito sobre a profissão, e nem sabia se seria tão fácil ou difícil, mas sabia que queria voar”, relembra. “Desde então, continuo aprendendo e passando o que sei pra quem também sonha voar”.

André Rossato, 28, é natural de Palotina, Paraná, cidade polo da agroindústria, no oeste do estado. Fez todos os cursos, do piloto privado ao INVA - Instrutor de voo de avião, na EJ Jundiaí. Suas primeiras memórias de seu gosto por aviões vem da infância. “Eu observava a operação de pousos e decolagens de aviões agrícolas que voavam próximos a minha casa. Ali nascia uma admiração e fascínio por aeronaves que se mantém até hoje”, conta. Rossato possui parentes tanto na aviação, tanto na civil como na militar. “Os tenho como exemplo de profissionalismo”, afirma. “A oportunidade de você conhecer a aviação através de amigos ou parentes antes de ser um profissional na área facilita bastante você compreender os desafios da profissão e encontrar um norte que você deve seguir”.

Evolução do instrutor
De um modo geral, nas primeiras 150 horas de instrução, o INVA ministra voo visual diurno para PP (Piloto Privado) e PC (Piloto Comercial) nos Cessnas 152 e normalmente já passa a ministrar aulas em simulador. Após essas horas iniciais o instrutor pode ser liberado para ministrar instrução noturna nos Cessnas 172 e Embraer Tupi. Com experiência no Cessna 172 e Tupi, e pelo menos 70 horas de instrução em simulador, o instrutor é liberado para ministrar aulas IFR - voo por instrumentos.

Publicado em 26/02/2018


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    Mural Informativo


  • EJ comemorou 25 anos com grande festa em Jundiaí

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil celebrou seus 25 anos com uma grande festa no aeroporto de Jundiaí, na unidade da escola na cidade, no sábado, 27 de abril de 2024. O evento foi repleto de emoção e momentos memoráveis, destacando o marco significativo da empresa no setor de aviação civil na América Latina.Um dos pontos altos da festa foi a incorporação oficial do Tecnam P92 Echo MkII à frota da escola. A EJ já possui uma unidade da aeronave em operação, com a segunda chegando diretamente da fábrica no próximo mês. O Tecnam P92 Echo MkII é uma aeronave reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, ela oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-se uma excelente escolha para treinamento de pilotos. A escola recentemente assinou uma intenção de compra para 30 aeronaves deste modelo, reforçando seu compromisso com a modernização da frota e a excelência na formação de pilotos.Josué Andrade, diretor da EJ, comentou sobre a incorporação do novo avião: "Estamos muitos satisfeitos com este novo modelo de avião. Os alunos desde o início terão voos com paineis glass cockpit". Com esta aquisição, a EJ busca proporcionar uma experiência de treinamento mais moderna e alinhada com as tendências da indústria aeronáutica.Além das novidades na frota, a festa contou com apresentações acrobáticas emocionantes, que animaram os mais de 1000 convidados presentes. As acrobacias foram realizadas com duas aeronaves North American T-6, da Segunda Guerra Mundial, pilotadas por Monica Edo e Beto Bazaia. O evento também teve apresentações com a aeronave Extra 300, pilotada por Denis Schwarzenbeck, Cessna Aerobat, pilotado por Filipe Rafaeli, Decathlon, pilotado por Beto Bazaia, Super Decathlon, pilotado por Filipe Rafaeli, One Design e o planador Jantar, pilotado por Gunar Armin. (confira os vídeos no instagram da EJ)O clima foi de celebração e entusiasmo, com a comunidade da aviação reunida para celebrar um quarto de século de excelência da EJ. A combinação de tecnologia avançada, expertise na formação de pilotos e apresentações emocionantes marcou um dia inesquecível para todos os presentes. A EJ continua sua jornada como a maior escola de aviação civil da América Latina, preparando seus alunos para um futuro promissor na aviação.Veja galeria de fotos aqui.

  • EJ firma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII durante a Sun 'n Fun

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil deu um passo significativo em direção ao futuro da formação de pilotos ao assinar uma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, de fabricação italiana. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira, dia 10 de Abril, durante a Sun 'n Fun, renomada feira de aviação que acontece de 9 a 14 de Abril em Lakeland, Florida, no Sul dos Estados Unidos. A assinatura ocorreu no stand da Tecnam, destacando a parceria entre as duas instituições.Antecipando essa intenção de compra, a EJ já tem uma aeronave do modelo em operação, com a segunda a caminho, direto da fábrica e prevista para chegar no próximo mês. Os diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, formalizaram o acordo, ressaltando a importância dessa nova aquisição para a escola. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ. Edmir Gonçalves, diretor da EJ, também destacou as vantagens da aeronave: "O interessante deste avião é a facilidade de pilotagem e uma excelente performance".Durante a feira, Giovanni Pascale, o atual membro da família Pascale na liderança da Tecnam, afirmou que é uma satisfação construir aviões para treinamento. Ele afirmou que em breve quer conhecer o Brasil e visitar a EJ. A família Pascale já está na terceira geração dedicada à construção de aeronaves. Já são 76 anos de história.A aeronave Tecnam P92 Echo MkII é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência de voo superior para os pilotos em formação. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, essa aeronave oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-a ideal para o treinamento de pilotos.Na mesma feira, a Embry-Riddle Aeronautical University, universidade localizada em Daytona Beach, Flórida, também manifestou sua intenção de compra de 20 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, destacando o sucesso do design italiano na América do Sul e do Norte, conforme salientado por Walter Costa, diretor da Tecnam.Quem é a EJA EJ - Escola de Aeronáutica Civil é reconhecida como a maior escola de aviação civil da América Latina, com uma frota de mais de 60 aeronaves e oferecendo todos os cursos profissionalizantes, além de um curso superior de aviação, proporcionando uma formação completa e de alta qualidade aos seus alunos.

  • EJ anuncia curso de piloto aerodesportivo com utilização da nova aeronave Tecnam P92 Echo MkII

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil tem o prazer de anunciar o lançamento de seu mais novo curso, o Curso de Piloto Aerodesportivo, utilizando a avançada aeronave Tecnam P92 Echo MkII. Esta iniciativa vem para atender à crescente demanda por formação de pilotos especializados em voos aerodesportivos e experimental leve.A Tecnam P92 Echo MkII, recentemente incorporada à frota da EJ, não apenas é homologada para cursos tradicionais, como Piloto Privado, Comercial e Instrutor de Voo, mas também recebeu aprovação para a habilitação CPD (Certificado de Piloto Desportivo). Esta certificação permite aos alunos explorarem a comunidade da aviação aerodesportiva em aviões experimentais leves.Este curso inovador atende a dois perfis distintos de alunos:1 - Para quem busca exclusivamente o CPD:Curso simplificado de 30 horas de voo, oferecendo uma introdução eficiente e focada aos princípios essenciais de voos aerodesportivos.Ideal para entusiastas que desejam voar aviões experimentais leves e desfrutar da liberdade que essa categoria proporciona.Conteúdo prático e teórico adaptado para uma aprendizagem eficaz em um curto período.2 - Para Pilotos Privados ou Comerciais:Possibilidade de incorporar a habilitação CPD em apenas 5 horas de voo, complementando suas habilidades existentes.Abre novas oportunidades para pilotos experientes explorarem a emoção e a versatilidade dos voos aerodesportivos.Acelera o processo de certificação, permitindo que pilotos consolidados expandam seu repertório de habilidades de forma eficiente.Vantagens para quem opta pelo Curso de Piloto Aerodesportivo (CPD):Acesso rápido e eficiente: o curso de 30 horas oferece uma introdução concisa para quem deseja se dedicar exclusivamente aos voos aerodesportivos.Foco em experiência prática: o treinamento é intensivo, priorizando experiências práticas para uma aprendizagem mais imersiva.Menor investimento de tempo e recursos: ideal para quem procura uma formação específica e eficiente, otimizando o investimento de tempo e recursos financeiros.Exploração de categorias específicas de aeronaves: prepara os alunos para voar uma variedade de aeronaves experimentais leves, ampliando suas opções no universo aerodesportivo.Com essa iniciativa, a EJ reforça seu compromisso em oferecer cursos inovadores, alinhados às tendências da aviação civil, proporcionando aos alunos uma experiência educacional completa e adaptada às suas aspirações aerodesportivas.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097