EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Divulgadas as sequencias acrobáticas do I Troféu Alberto Bertelli


 A competição de acrobacia e festa aviatória acontecerá no Aeroclube de Itápolis, entre os dias 8, 9 e 10 de setembro/16

O Aeroclube de Itápolis divulga hoje as sequencias acrobáticas que serão voadas pelos competidores que participarão do Primeiro Troféu Alberto Bertelli de acrobacia aérea, que será sediado no Aeroclube de Itápolis, agora em setembro.

As competições terão quatro categorias, sendo três de precisão e uma categoria estilo livre. As de precisão são a Acrobacia Tradicional, a Super Esporte e a Elite. E a estilo livre se chamará Categoria Bertelli.

O Campeonato tem sequencias acrobáticas próprias, o que é inédito no país, e é uma adaptação para a realidade brasileira de pilotos competidores e equipamentos que existem no país.

A categoria de entrada, a Acrobacia Tradicional, é um pouco mais avançada que que Primary, desenhada nos EUA pelo IAC, Internacional Aerobatic Club, e implantado em diversos países. A grande novidade, e um pedido da comunidade nacional de competidores, foi a inclusão do parafuso, que normalmente só aparece a nas categorias superiores.

A categoria Super Esporte é um pouco mais avançada que a categoria Sportsman do IAC, e foi desenhada para ser voada, no mínimo, com os aviões RV (4, 6 e 7), Decathlon de 150hp e CAP-10, aeronaves muito usadas pelos competidores Brasileiros, sem forçar as aeronaves e sem prejuízos de ponto por possíveis faltas de energia.

A categoria Elite foi desenhada de modo que será possível ser voada, no mínimo, com o Christen Eagle, sem grandes prejuízos frente a aviões com mais potência de motor.

"Vale lembrar que no Brasil, temos tanto Christen Eagle e Super Decathlons públicos, pertencentes a aeroclubes e associações, o que faz o campeonato ser mais democrático e faz os pilotos explorarem ao máximo o evelope desses aviões", conta Lucas Delcaro, diretor de prova do Troféu Alberto Bertelli. "O Aeroclube de Erechim, por exemplo, tem formado diversos pilotos e eles estão ativos com o Christen Eagle vermelho deles e participando bastante de competições, completa.

Concepção das sequencias
A concepção das sequencias ficou a cargo de Balila Anunciação, natural de Poços de Caldas, piloto agrícola e competidor da Categoria Primary no último campeonato CBA - Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas, que ocorreu em julho, na AFA, Academia da Força Aérea.

A concepção da competição e aprovação das sequencias ficaram a cargo de competidores experientes, como Camilo Freitas, de Porto Alegre, que já foi campeão na categoria Intermediária por duas vezes no Campeonato CBA e especialista em Christen Eagle, Leonardo Gutierres, engenheiro de São José dos Campos, e Antônio Carvalho engenheiro e piloto de linha aérea, competidores de Aeronaves RVs e Oswaldo Guerra, piloto agrícola de Alegrete e Filipe Rafaeli, designer grafico de Atibaia, competidores de Aeronaves Decathlon e Super Decathlon.

E a concepção visa trazer mais competitividade pro campeonato: "o numero de competidores por categoria é maior, e o desafio de voar a sequencia tambem é maior", diz Balila Anunciação.


Fomento ao Esporte
O campeonato é um fomento ao esporte, uma iniciativa do Aeroclube de Itápolis com Patrocínio da EJ Escola de Aviação Civil. Tem como objetivo de incentivar a prática do esporte com segurança e para criar uma base sólida de aviadores acrobatas de precisão. "Além de tudo, a acrobacia de competição tem muita disciplina e é o tipo de acrobacia mais segura que existe, pois envolve muita técnica e os voos são dentro do box acrobático", diz Josué Andrade, presidente do Aeroclube de Itápolis e diretor da EJ Escola de Aviação.

Bertelli
Alberto Bertelli nasceu no dia 3 de outubro de 1914 numa fazenda no município de São Roque em São Paulo, mudando-se cinco anos mais tarde para a capital. Alberto Bertelli foi a última figura legendária da aviação brasileira, o último representante da aviação romântica. Foi um dos maiores acrobatas Brasileiros de todos os tempos e um dos maiores incentivadores da acrobacia no Brasil. Ele fez mais de duas mil apresentações e faleceu de causas naturais no início da década de 80.


Faça o Dowload das sequencias:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/1582183/sequencias-bertelli.zip

Publicado em 27/07/2016


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • EJ comemorou 25 anos com grande festa em Jundiaí

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil celebrou seus 25 anos com uma grande festa no aeroporto de Jundiaí, na unidade da escola na cidade, no sábado, 27 de abril de 2024. O evento foi repleto de emoção e momentos memoráveis, destacando o marco significativo da empresa no setor de aviação civil na América Latina.Um dos pontos altos da festa foi a incorporação oficial do Tecnam P92 Echo MkII à frota da escola. A EJ já possui uma unidade da aeronave em operação, com a segunda chegando diretamente da fábrica no próximo mês. O Tecnam P92 Echo MkII é uma aeronave reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, ela oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-se uma excelente escolha para treinamento de pilotos. A escola recentemente assinou uma intenção de compra para 30 aeronaves deste modelo, reforçando seu compromisso com a modernização da frota e a excelência na formação de pilotos.Josué Andrade, diretor da EJ, comentou sobre a incorporação do novo avião: "Estamos muitos satisfeitos com este novo modelo de avião. Os alunos desde o início terão voos com paineis glass cockpit". Com esta aquisição, a EJ busca proporcionar uma experiência de treinamento mais moderna e alinhada com as tendências da indústria aeronáutica.Além das novidades na frota, a festa contou com apresentações acrobáticas emocionantes, que animaram os mais de 1000 convidados presentes. As acrobacias foram realizadas com duas aeronaves North American T-6, da Segunda Guerra Mundial, pilotadas por Monica Edo e Beto Bazaia. O evento também teve apresentações com a aeronave Extra 300, pilotada por Denis Schwarzenbeck, Cessna Aerobat, pilotado por Filipe Rafaeli, Decathlon, pilotado por Beto Bazaia, Super Decathlon, pilotado por Filipe Rafaeli, One Design e o planador Jantar, pilotado por Gunar Armin. (confira os vídeos no instagram da EJ)O clima foi de celebração e entusiasmo, com a comunidade da aviação reunida para celebrar um quarto de século de excelência da EJ. A combinação de tecnologia avançada, expertise na formação de pilotos e apresentações emocionantes marcou um dia inesquecível para todos os presentes. A EJ continua sua jornada como a maior escola de aviação civil da América Latina, preparando seus alunos para um futuro promissor na aviação.Veja galeria de fotos aqui.

  • EJ firma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII durante a Sun 'n Fun

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil deu um passo significativo em direção ao futuro da formação de pilotos ao assinar uma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, de fabricação italiana. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira, dia 10 de Abril, durante a Sun 'n Fun, renomada feira de aviação que acontece de 9 a 14 de Abril em Lakeland, Florida, no Sul dos Estados Unidos. A assinatura ocorreu no stand da Tecnam, destacando a parceria entre as duas instituições.Antecipando essa intenção de compra, a EJ já tem uma aeronave do modelo em operação, com a segunda a caminho, direto da fábrica e prevista para chegar no próximo mês. Os diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, formalizaram o acordo, ressaltando a importância dessa nova aquisição para a escola. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ. Edmir Gonçalves, diretor da EJ, também destacou as vantagens da aeronave: "O interessante deste avião é a facilidade de pilotagem e uma excelente performance".Durante a feira, Giovanni Pascale, o atual membro da família Pascale na liderança da Tecnam, afirmou que é uma satisfação construir aviões para treinamento. Ele afirmou que em breve quer conhecer o Brasil e visitar a EJ. A família Pascale já está na terceira geração dedicada à construção de aeronaves. Já são 76 anos de história.A aeronave Tecnam P92 Echo MkII é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência de voo superior para os pilotos em formação. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, essa aeronave oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-a ideal para o treinamento de pilotos.Na mesma feira, a Embry-Riddle Aeronautical University, universidade localizada em Daytona Beach, Flórida, também manifestou sua intenção de compra de 20 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, destacando o sucesso do design italiano na América do Sul e do Norte, conforme salientado por Walter Costa, diretor da Tecnam.Quem é a EJA EJ - Escola de Aeronáutica Civil é reconhecida como a maior escola de aviação civil da América Latina, com uma frota de mais de 60 aeronaves e oferecendo todos os cursos profissionalizantes, além de um curso superior de aviação, proporcionando uma formação completa e de alta qualidade aos seus alunos.

  • EJ anuncia curso de piloto aerodesportivo com utilização da nova aeronave Tecnam P92 Echo MkII

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil tem o prazer de anunciar o lançamento de seu mais novo curso, o Curso de Piloto Aerodesportivo, utilizando a avançada aeronave Tecnam P92 Echo MkII. Esta iniciativa vem para atender à crescente demanda por formação de pilotos especializados em voos aerodesportivos e experimental leve.A Tecnam P92 Echo MkII, recentemente incorporada à frota da EJ, não apenas é homologada para cursos tradicionais, como Piloto Privado, Comercial e Instrutor de Voo, mas também recebeu aprovação para a habilitação CPD (Certificado de Piloto Desportivo). Esta certificação permite aos alunos explorarem a comunidade da aviação aerodesportiva em aviões experimentais leves.Este curso inovador atende a dois perfis distintos de alunos:1 - Para quem busca exclusivamente o CPD:Curso simplificado de 30 horas de voo, oferecendo uma introdução eficiente e focada aos princípios essenciais de voos aerodesportivos.Ideal para entusiastas que desejam voar aviões experimentais leves e desfrutar da liberdade que essa categoria proporciona.Conteúdo prático e teórico adaptado para uma aprendizagem eficaz em um curto período.2 - Para Pilotos Privados ou Comerciais:Possibilidade de incorporar a habilitação CPD em apenas 5 horas de voo, complementando suas habilidades existentes.Abre novas oportunidades para pilotos experientes explorarem a emoção e a versatilidade dos voos aerodesportivos.Acelera o processo de certificação, permitindo que pilotos consolidados expandam seu repertório de habilidades de forma eficiente.Vantagens para quem opta pelo Curso de Piloto Aerodesportivo (CPD):Acesso rápido e eficiente: o curso de 30 horas oferece uma introdução concisa para quem deseja se dedicar exclusivamente aos voos aerodesportivos.Foco em experiência prática: o treinamento é intensivo, priorizando experiências práticas para uma aprendizagem mais imersiva.Menor investimento de tempo e recursos: ideal para quem procura uma formação específica e eficiente, otimizando o investimento de tempo e recursos financeiros.Exploração de categorias específicas de aeronaves: prepara os alunos para voar uma variedade de aeronaves experimentais leves, ampliando suas opções no universo aerodesportivo.Com essa iniciativa, a EJ reforça seu compromisso em oferecer cursos inovadores, alinhados às tendências da aviação civil, proporcionando aos alunos uma experiência educacional completa e adaptada às suas aspirações aerodesportivas.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097