EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

EJ Escola Superior de Aviação Civil


EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil

Com uma visão de oferecer ao mercado uma formação cada vez mais qualificada, a EJ concebeu, em 2016, a EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil, sendo devidamente autorizada pelo MEC - Ministério da Educação, no primeiro semestre de 2018, a ministrar o Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves.

Com professores e instrutores de voo altamente qualificados, a faculdade tem o objetivo de suprir, com uma formação cada vez mais sólida, aviadores para as grandes companhias aéreas nacionais e internacionais, que cada dia se tornam mais exigentes com a qualidade dos profissionais que contrata.

Com tudo em um só lugar, o aluno não perde tempo com deslocamentos entre a faculdade e a escola de voo, podendo se concentrar nos estudos e voos com muito mais dedicação.


Sobre o curso

O curso de graduação possui 4 semestres de duração (2 anos), com carga horária total de 1760 horas. Envolve as matérias técnicas da aviação e outras complementares e de gestão, que garantem uma formação completa ao aluno. Clique aqui para ver detalhadamente o conteúdo programático do curso.

As aulas são ministradas na modalidade presencial, de segunda às sextas-feiras, das 19:10h às 22:40h, no Campus da EJ em Itápolis, interior de São Paulo.

É importante destacar que o Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves é a formação acadêmica do piloto, não englobando a formação prática, que inclui horas de voo em aeronaves e em simuladores.

Portanto, para que o aluno possa concluir sua formação e obter a diplomação de ensino superior, é necessário que conclua os cursos práticos de Piloto Privado e Comercial/IFR, em escolas de aviação conveniadas à EJ Faculdade.


Formação Acadêmica e Formação Prática

A grade curricular do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves foi desenvolvida e dividida especialmente de modo que possibilite ao aluno realizar seu treinamento prático dentro de 2 anos, sem prejudicar a formação acadêmica.

A cada semestre, o aluno obterá a preparação necessária para realização do treinamento prático. Abaixo seguem as orientações para que, ao término do período de 2 anos, o aluno obtenha a formação completa:

Primeiro Semestre do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves:

O primeiro semestre do curso superior abrangerá todas as matérias referentes ao curso de Piloto Privado de Avião. Nesta etapa, o aluno já deverá ser portador do exame médico (CMA) de 2ª. Classe.

Ao término do semestre, o aluno estará apto a realizar a prova da ANAC de Piloto Privado de Avião, para início do treinamento prático durante o período de férias, ou mesmo paralelamente ao segundo semestre.

Treinamento Prático de Piloto Privado:
- Requisitos: estar aprovado na prova da ANAC e possuir CMA de 2ª. Classe;
- Total de 46 horas de voo.

Segundo Semestre do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves:

O segundo semestre do curso superior abrangerá todas as matérias referentes ao curso de Piloto Comercial/IFR de Avião. Ao término, o aluno estará apto a realizar a prova teórica da ANAC de PC/IFR.

É recomendado que ao final do segundo semestre, o aluno já tenha concluído o curso prático de Piloto Privado.

Terceiro e Quarto Semestres do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves:

Serão lecionadas desde matérias técnicas, complementares e de gestão, além do trabalho de conclusão de curso. Durante estes semestres, o aluno, uma vez aprovado na prova da ANAC, deverá realizar o curso prático de Piloto Comercial/IFR.

Treinamento Prático de Piloto Comercial/IFR:
- Requisitos: Ser portador da licença de Piloto Privado e possuir CMA de 1ª Classe;
- Dividido em 150 horas de voo, sendo que as horas de Piloto Privado estão inclusas;
- Deste total de horas, é obrigatório:
a) 70 horas de voo visual, local e rota;
b) 5 horas de voo noturno;
c) 25 horas de voo por instrumento;
d) 40 horas em Simulador IFR.

Importante destacar que a diplomação e colação de grau dependerá da conclusão prática e acadêmica. Caso o aluno não conclua os cursos práticos dentro dos 2 anos, terá ainda um prazo de 5 (cinco) anos após a conclusão do curso superior, para apresentar a EJ Faculdade.

Para obter mais informações e detalhes sobre o custo dos treinamento práticos, entre em contato pelo whatsapp como a equipe comercial da EJ, clicando aqui, ou ainda pelo telefone (16) 3600-7310 .


Infraestrutura

O Campus EJ Itápolis tem toda uma infraestrutura pronta para recebê-lo, com:
- Biblioteca com acervo específico e atualizado;
- Simuladores de voo com softwares avançados e atualizados;
- Infraestrutura de classe (lousas, data shows, móveis etc.);
- Área de convivência (Piscina, salão de festas, quadra poliesportiva restaurante, cantina), entre outros;
- Aeronaves mais moderna do país, com ensino avançado em painéis glass cockpit, onde você aprende, inclusive, procedimentos RNAV, a tecnologia mais avançada do mundo de aproximação por instrumentos.

Para navegar no Website da EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil e saber mais, clique aqui.

www.ej.edu.br

Vídeo:

Depoimento: Ângelo Moneratt conta sua história

Vídeo


    Mural Informativo


  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

  • EJ inclui terceira aeronave revitalizada em seu plano de modernização da frota

    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051