EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

EJ Escola Superior de Aviação Civil


EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil

Com uma visão de oferecer ao mercado uma formação cada vez mais qualificada, a EJ concebeu, em 2016, a EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil, sendo devidamente autorizada pelo MEC - Ministério da Educação, no primeiro semestre de 2018, a ministrar o Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves.

Com professores e instrutores de voo altamente qualificados, a faculdade tem o objetivo de suprir, com uma formação cada vez mais sólida, aviadores para as grandes companhias aéreas nacionais e internacionais, que cada dia se tornam mais exigentes com a qualidade dos profissionais que contrata.

Com tudo em um só lugar, o aluno não perde tempo com deslocamentos entre a faculdade e a escola de voo, podendo se concentrar nos estudos e voos com muito mais dedicação.


Sobre o curso

O curso de graduação possui 4 semestres de duração (2 anos), com carga horária total de 1760 horas. Envolve as matérias técnicas da aviação e outras complementares e de gestão, que garantem uma formação completa ao aluno. Clique aqui para ver detalhadamente o conteúdo programático do curso.

As aulas são ministradas na modalidade presencial, de segunda às sextas-feiras, das 19:10h às 22:40h, no Campus da EJ em Itápolis, interior de São Paulo.

É importante destacar que o Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves é a formação acadêmica do piloto, não englobando a formação prática, que inclui horas de voo em aeronaves e em simuladores.

Portanto, para que o aluno possa concluir sua formação e obter a diplomação de ensino superior, é necessário que conclua os cursos práticos de Piloto Privado e Comercial/IFR, em escolas de aviação conveniadas à EJ Faculdade.


Formação Acadêmica e Formação Prática

A grade curricular do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves foi desenvolvida e dividida especialmente de modo que possibilite ao aluno realizar seu treinamento prático dentro de 2 anos, sem prejudicar a formação acadêmica.

A cada semestre, o aluno obterá a preparação necessária para realização do treinamento prático. Abaixo seguem as orientações para que, ao término do período de 2 anos, o aluno obtenha a formação completa:

Primeiro Semestre do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves:

O primeiro semestre do curso superior abrangerá todas as matérias referentes ao curso de Piloto Privado de Avião. Nesta etapa, o aluno já deverá ser portador do exame médico (CMA) de 2ª. Classe.

Ao término do semestre, o aluno estará apto a realizar a prova da ANAC de Piloto Privado de Avião, para início do treinamento prático durante o período de férias, ou mesmo paralelamente ao segundo semestre.

Treinamento Prático de Piloto Privado:
- Requisitos: estar aprovado na prova da ANAC e possuir CMA de 2ª. Classe;
- Total de 46 horas de voo.

Segundo Semestre do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves:

O segundo semestre do curso superior abrangerá todas as matérias referentes ao curso de Piloto Comercial/IFR de Avião. Ao término, o aluno estará apto a realizar a prova teórica da ANAC de PC/IFR.

É recomendado que ao final do segundo semestre, o aluno já tenha concluído o curso prático de Piloto Privado.

Terceiro e Quarto Semestres do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves:

Serão lecionadas desde matérias técnicas, complementares e de gestão, além do trabalho de conclusão de curso. Durante estes semestres, o aluno, uma vez aprovado na prova da ANAC, deverá realizar o curso prático de Piloto Comercial/IFR.

Treinamento Prático de Piloto Comercial/IFR:
- Requisitos: Ser portador da licença de Piloto Privado e possuir CMA de 1ª Classe;
- Dividido em 150 horas de voo, sendo que as horas de Piloto Privado estão inclusas;
- Deste total de horas, é obrigatório:
a) 70 horas de voo visual, local e rota;
b) 5 horas de voo noturno;
c) 25 horas de voo por instrumento;
d) 40 horas em Simulador IFR.

Importante destacar que a diplomação e colação de grau dependerá da conclusão prática e acadêmica. Caso o aluno não conclua os cursos práticos dentro dos 2 anos, terá ainda um prazo de 5 (cinco) anos após a conclusão do curso superior, para apresentar a EJ Faculdade.

Para obter mais informações e detalhes sobre o custo dos treinamento práticos, entre em contato pelo whatsapp como a equipe comercial da EJ, clicando aqui, ou ainda pelo telefone (16) 3263-9160.


Infraestrutura

O Campus EJ Itápolis tem toda uma infraestrutura pronta para recebê-lo, com:
- Biblioteca com acervo específico e atualizado;
- Simuladores de voo com softwares avançados e atualizados;
- Infraestrutura de classe (lousas, data shows, móveis etc.);
- Área de convivência (Piscina, salão de festas, quadra poliesportiva restaurante, cantina), entre outros;
- Aeronaves mais moderna do país, com ensino avançado em painéis glass cockpit, onde você aprende, inclusive, procedimentos RNAV, a tecnologia mais avançada do mundo de aproximação por instrumentos.

Para navegar no Website da EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil e saber mais, clique aqui.

www.ej.edu.br

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    Mural Informativo


  • EJ firma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII durante a Sun 'n Fun

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil deu um passo significativo em direção ao futuro da formação de pilotos ao assinar uma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, de fabricação italiana. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira, dia 10 de Abril, durante a Sun 'n Fun, renomada feira de aviação que acontece de 9 a 14 de Abril em Lakeland, Florida, no Sul dos Estados Unidos. A assinatura ocorreu no stand da Tecnam, destacando a parceria entre as duas instituições.Antecipando essa intenção de compra, a EJ já tem uma aeronave do modelo em operação, com a segunda a caminho, direto da fábrica e prevista para chegar no próximo mês. Os diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, formalizaram o acordo, ressaltando a importância dessa nova aquisição para a escola. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ. Edmir Gonçalves, diretor da EJ, também destacou as vantagens da aeronave: "O interessante deste avião é a facilidade de pilotagem e uma excelente performance".Durante a feira, Giovanni Pascale, o atual membro da família Pascale na liderança da Tecnam, afirmou que é uma satisfação construir aviões para treinamento. Ele afirmou que em breve quer conhecer o Brasil e visitar a EJ. A família Pascale já está na terceira geração dedicada à construção de aeronaves. Já são 76 anos de história.A aeronave Tecnam P92 Echo MkII é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência de voo superior para os pilotos em formação. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, essa aeronave oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-a ideal para o treinamento de pilotos.Na mesma feira, a Embry-Riddle Aeronautical University, universidade localizada em Daytona Beach, Flórida, também manifestou sua intenção de compra de 20 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, destacando o sucesso do design italiano na América do Sul e do Norte, conforme salientado por Walter Costa, diretor da Tecnam.Quem é a EJA EJ - Escola de Aeronáutica Civil é reconhecida como a maior escola de aviação civil da América Latina, com uma frota de mais de 60 aeronaves e oferecendo todos os cursos profissionalizantes, além de um curso superior de aviação, proporcionando uma formação completa e de alta qualidade aos seus alunos.

  • EJ anuncia curso de piloto aerodesportivo com utilização da nova aeronave Tecnam P92 Echo MkII

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil tem o prazer de anunciar o lançamento de seu mais novo curso, o Curso de Piloto Aerodesportivo, utilizando a avançada aeronave Tecnam P92 Echo MkII. Esta iniciativa vem para atender à crescente demanda por formação de pilotos especializados em voos aerodesportivos e experimental leve.A Tecnam P92 Echo MkII, recentemente incorporada à frota da EJ, não apenas é homologada para cursos tradicionais, como Piloto Privado, Comercial e Instrutor de Voo, mas também recebeu aprovação para a habilitação CPD (Certificado de Piloto Desportivo). Esta certificação permite aos alunos explorarem a comunidade da aviação aerodesportiva em aviões experimentais leves.Este curso inovador atende a dois perfis distintos de alunos:1 - Para quem busca exclusivamente o CPD:Curso simplificado de 30 horas de voo, oferecendo uma introdução eficiente e focada aos princípios essenciais de voos aerodesportivos.Ideal para entusiastas que desejam voar aviões experimentais leves e desfrutar da liberdade que essa categoria proporciona.Conteúdo prático e teórico adaptado para uma aprendizagem eficaz em um curto período.2 - Para Pilotos Privados ou Comerciais:Possibilidade de incorporar a habilitação CPD em apenas 5 horas de voo, complementando suas habilidades existentes.Abre novas oportunidades para pilotos experientes explorarem a emoção e a versatilidade dos voos aerodesportivos.Acelera o processo de certificação, permitindo que pilotos consolidados expandam seu repertório de habilidades de forma eficiente.Vantagens para quem opta pelo Curso de Piloto Aerodesportivo (CPD):Acesso rápido e eficiente: o curso de 30 horas oferece uma introdução concisa para quem deseja se dedicar exclusivamente aos voos aerodesportivos.Foco em experiência prática: o treinamento é intensivo, priorizando experiências práticas para uma aprendizagem mais imersiva.Menor investimento de tempo e recursos: ideal para quem procura uma formação específica e eficiente, otimizando o investimento de tempo e recursos financeiros.Exploração de categorias específicas de aeronaves: prepara os alunos para voar uma variedade de aeronaves experimentais leves, ampliando suas opções no universo aerodesportivo.Com essa iniciativa, a EJ reforça seu compromisso em oferecer cursos inovadores, alinhados às tendências da aviação civil, proporcionando aos alunos uma experiência educacional completa e adaptada às suas aspirações aerodesportivas.

  • Desafio e oportunidade: imprensa relata escassez de pilotos no cenário aeronáutico

    Recentemente, em julho de 2023, a Folha de S. Paulo, um dos maiores jornais do país, publicou uma reportagem relatando um cenário de escassez de pilotos: "Falta de pilotos preocupa países e deve afetar o Brasil nos próximos anos".No início, eles afirmam que o mercado aéreo internacional vive um cenário de falta de pilotos, especialmente em países como Estados Unidos, Turquia e Qatar. "Para resolver o problema, empresas destes países estão recrutando mais funcionários em lugares como o Brasil. Com isso, profissionais do setor avaliam que a falta de pilotos por aqui se torne mais forte daqui a um ou dois anos".O repórter da Folha, Rafael Balago, ouviu o presidente do SNA - Sindicato Nacional dos Aeronautas, Henrique Hacklaender. "Para ir trabalhar nos EUA, um dos requisitos é uma carta de que o piloto é filiado a uma entidade de classe. Antes da pandemia, assinava quatro cartas dessas por mês. Hoje eu assino umas dez por semana", afirmou.Nos Estados Unidos, surgiu uma consideração adicional: os pilotos são obrigados a se aposentar aos 65 anos. Dado que a Covid-19 representa um risco maior para os indivíduos mais velhos, diversas companhias aéreas ofereceram aposentadoria antecipada para aqueles com mais de 60 anos. Com a retomada do mercado aéreo, muitos optaram por não retornar. Em resposta a essa situação, o governo americano flexibilizou algumas das regulamentações aplicáveis aos pilotos e buscou simplificar a entrada de profissionais estrangeiros.O que tem atraído brasileiros é a remuneração. "Se formos converter, o salário de um piloto no Brasil começa em cerca de US$ 2.000 dólares e vai até US$ 10 mil. Lá fora, o salário inicial já começa na casa de US$ 8.000 a US$ 10 mil", explicou Hacklaender.Em uma segunda reportagem em um grande meio de comunicação, no jornal O Globo, mais recente, de dezembro de 2023, o assunto retornou: "Pilotos de malas prontas: com salários de até R$ 97 mil, demanda internacional atrai brasileiros"."A abertura das fronteiras dos EUA para esses profissionais acontece após muitos pilotos se aposentarem enquanto a demanda por voos crescia aceleradamente no pós-pandemia. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), as aéreas americanas tiveram um aumento de tráfego de 18,9% só em setembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. No mundo, a alta foi de 30,1%", afirma a reportagem.Nesta reportagem, o presidente da SNA foi novamente consultado. "Há estudos de órgãos internacionais que informam que haverá falta de pilotos (no Brasil) em dez anos. Se nada for feito vamos passar por uma recessão de profissionais", afirmou. A crise está atingindo também a europa, em dezembro o UOL reportou: "Uma dezena de aviões da Air France não pode decolar por falta de pilotos"."Depois da Covid-19, o número de voos transatlânticos aumentou muito mais do que o previsto", explica a reportagem.Cenário para a formação"A Azul recentemente anunciou a contratação de 200 copilotos. Ainda não temos o cenário de falta de pilotos por aqui, mas quando novos pilotos suprem as necessidades internas e também a falta de pilotos lá de fora, a tendência é a subida rápida na carreira", afirma Josué Andrade, diretor da EJ.A recomendação é para os candidatos irem se preparando: "O tempo entre iniciar o curso de piloto privado até ter as horas suficientes para entrar como copiloto de linha aérea, raramente é menos de uns três ou quatro anos", explica Andrade, salientando que após o curso de piloto comercial o piloto precisa conquistar horas de voo no mercado da aviação de pequeno porte ou como instrutor de voo. "Quem quer aproveitar a onda positiva dos próximos anos, é melhor não parar com os estudos e a busca de oportunidades"."Essa realidade abre uma janela de oportunidade única para todos os aspirantes a pilotos", concluiu.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097