EJ - Escola de Aviação Civil


Quem Somos

Pilotar aviões é para mim?


Entendendo os primeiros passos

Antes de respondermos essa pergunta, precisamos fazer outra pergunta para você. Ser um piloto de avião sempre foi seu sonho?
Se a resposta para essa segunda pergunta é sim, podemos dizer que pilotar aviões é para você.
Existem dois perfils distintos para quem sonha em ser piloto:


Perfil 1

Quer que o seu sonho de voar seja sua
profissão. Deseja ser piloto comercial.
Ama voar.

Perfil 2

Já tem sua profissão e quer ter
a aviação como lazer e hobby.
Ama voar.


Curso de Piloto Privado

Tanto quem deseja ser um profissional da aviação, como para quem deseja voar por hobby, o curso de Piloto Privado é o primeiro passo. Neste curso você aprende a pilotar aviões monomotores em condições visuais. E começa a voar solo, sem o auxílio de instrutores, ainda no decorrer do curso.


Como se tornar piloto de avião em seis passos:

01

Exame médico e aulas teóricas

Fazer exame médico e comprar seus livros. Você pode fazer a prova da ANAC sem um curso teórico homologado e estudando por conta. Mas a EJ oferece um curso intensivo de 40 dias, para quem tem vontade de agilizar. O pré-requisito é ter 18 anos de idade e ensino médio completo.

02

Primeiras aulas

Com a aprovação na ANAC dos seus conhecimentos teóricos, você pode iniciar as aulas práticas. Recomendamos o Cessna 152, a aeronave mais popular do mundo para se ter aulas de voo. No início, logo no primeiro voo, você começa a aprender alguns procedimentos de segurança e a voar reto e nivelado!

03

Aprendizado

As primeiras horas, você aprende a controlar o avião em voo: curvas, subidas, descidas e voos planados, além disso, todos os procedimentos de segurança de cada momento do voo. E na metade do curso, começa aproximar para pouso, pousar e decolar, junto com o instrutor.

04

Seu primeiro voo solo!

É um voo curto próximo ao aeroporto de origem. Este momento é marcante e é o auge do curso, além disso, é o momento que fica marcado na memória de todos os aviadores pelo resto da vida e absolutamente importante para sua formação.

05

Navegações

Você volta a voar com o instrutor para aprender mais e mais, repassa detalhes e deixa sempre fresco na memória todos os procedimentos. E começa a navegar, ir de um aeroporto para outro, usando desde mapa e bússola, até recursos mais avançados, como o GPS. Você pode voar o Cessna 172 se desejar.

06

Navegações solo!

Você, no fim do seu curso de PP, começa a fazer pequenas navegações sozinho. É importante para o piloto, criar e ter auto-confiança. É obrigatório na nossa escola o aluno voar pelo menos 10h solo no curso que tem no seu total, 46h de voo. Variando um pouco de aluno para aluno.


Perfil 1

Quer que seu sonho de voar
seja sua profissão.

Agora é hora de se especializar. Seguir em frente para quem deseja ser um profissional. O primeiro passo é iniciar o Curso de Piloto Comercial e outras especializações, como o voo em aeronaves multimotoras e o IFR (Instrument Flight Rules), que é o voo de aeronaves por instrumento, essencial na aviação comercial. Conheça a página com todos os nossos cursos

Cursos

Perfil 2

Já tem sua profissão e quer levar
a aviação como lazer e hobby.

Você agora é um aviador. Seu sonho é mais fácil do que imaginava. Agora você está habilitado para voar aviões monomotores em condições visuais de meteorologia. A EJ aluga para você as aeronaves em que você fez o curso para que continue voando. As horas de voo que você fizer, além de tudo, serão válidas para o curso de piloto comercial, onde o piloto precisa de cerca de 100 horas após o curso de PP para se formar. Isso é bom para que se um dia lhe der vontade de mudar de profissão. Assim você tem, além de tudo, uma carta na manga. Claro, que para se formar PC, você precisará de outra prova teórica, outro exame médico, e outras especializações. Mas boa parte do próprio curso de PC são os voos visuais em comando. A mesma experiência que você adquire voando pelo prazer de voar.


Perguntas Frequentes

  • Existem diferenças no curso de PP para quem deseja voar por hobby ou para quem deseja ser profissional?

    Não. O curso é o mesmo, tanto para um, quanto para outro. Claro que por ser um curso personalizado, onde cada aluno faz seu voo com seu instrutor, existe um respeito ao tempo de aprendizado de cada um. Mas o rigor das exigências, tanto para quem deseja seguir na profissão como para quem deseja voar por hobby, é o mesmo.

  • Fora o rigor das operações de voo em si, como é o agendamento das aulas?

    Neste caso entra, sim, uma diferença, o respeito ao tempo que cada aluno pode se dedicar. Normalmente os que pretendem ser profissionais tem maior possibilidade de se dedicarem integralmente e os que aprendem a voar por hobby, voa mais aos fins de semana.
    Exemplos: você pode fazer a parte prática de seu curso completo de PP em um mês, em casos de férias de trabalho, ou fazer o agendamento apenas para voos aos fins de semana.
    Na EJ os alunos montam a sua escala de voos através de um sistema on-line. Onde eles tem a possibilidade de escolher qual o prefixo da aeronave que quer voar, o instrutor de voo, a data e hora de suas decolagens. Ou seja, você pode fazer seu curso em um mês ou em até 6 meses, dependendo de sua preferência. Não recomendamos que seja mais espaçado que isso. Claro que se você quiser fazer o curso compacto, em um mês, voando praticamente todos os dias, você terá mais dificuldade para escolher o mesmo instrutor de voo, por exemplo.

  • O exame médico, como é?

    Você tem duas formas de fazer o exame médico de Segunda Classe, que é o exigido para o curso de PP, a primeira forma é fazê-lo nos hospitais da aeronáutica, como o HASP em São Paulo, no Campo de Marte, a outra é em médicos credenciados pela ANAC, que existem em diversas cidades.

  • O exame é rigoroso?

    Um pouco, mas nada extremamente exigente. Não precisa ser um maratonista para ser aprovado. Basicamente só são reprovados pessoas com doenças graves e crônicas. Você quer ser piloto privado de avião, não astronauta da NASA.

  • Posso fazer o curso de PP em qual tipo de Aeronave?

    Recomendamos o Cessna 152. É uma aeronave mais barata para o aprendizado inicial. Mas também recomendamos voar outros aviões de nossa frota, como o Cessna 172. Este é muito bacana quando estiver próximo de completar o curso e estiver em suas navegações, porque além de tudo você já aprende a navegar com os recursos do Glass Cockpit, onde todas as informações de voo ficam dispostas em telas de LCD no painel do avião, como nos grandes aviões comerciais.

  • Qual o método de pagamento das horas de voo?

    Você pode pagar em até 10 vezes cada um de nossos cursos, no cartão de crédito.

  • Tenho mais dúvidas, o que faço?

    Mande uma mensagem para nós através da aba contato ou faça-nos uma visita em uma de nossas unidades, conheça a nossa estrutura, os aviões, converse com nossos instrutores e outros alunos.
    Lembre-se, voar não é difícil nem muito distante.


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

Ver Video


    Mural Informativo


  • Itápolis Airshow 2022 será em outubro. Conheça as atrações.

    O já tradicional Itápolis Air Show, organizado pela EJ e pelo Aeroclube de Itápolis, tem a data marcada para a edição deste ano: ocorrerá no sábado, dia 1 de outubro de 2022, a partir das 10h da manhã. O evento contará com diversas aeronaves e atrações, desde aviões de alto desempenho, como as aeronaves modelo Extra, até aviões utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, como o T-6, além de acrobacias com planadores. "É aviação para agradar todos os gostos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ.O evento ocorrerá no Aeroporto de Itápolis e não terá restrições de acesso para a população. Será o primeiro aéreo após as altas ondas da pandemia. Nos dois últimos anos, o Itápolis Airshow estava restrito e teve suas transmissões online. Neste ano, o evento não contará com transmissão pelo Youtube. "É muito bom ter os eventos de volta. A vida está voltando ao normal depois de dois anos", afirmou Andrade.Apresentações confirmadas- Richieri - Sukhoi 31- Faco - Cap-10- Yancovitz - Extra 300- Denis - Extra 300- Monica Edo - NA-T6- Bola - Planador Grob- Márcio Oliveira - Sukhoi 26- Esquadrilha FOX - Rvs- Tike/Beto Bazaia - NAT6 - Filipe Rafaeli - Cessna AerobatApresentações ainda não confirmadasA Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, demonstrou interesse em fazer uma demonstração no Itápolis Airshow 2022. Tanto o Aeroclube de Itápolis como a EJ, também interessados em ter a apresentação no evento, estão avaliado toda a questão de infraestrutura necessária. Além deles, outros grandes nomes de acrobacia aérea nacional só poderão confirmar a presença quando mais próximos da data, devido a outros compromissos profissionais, tanto na linha aérea, como na aviação executiva.SpottersEm breve, o Aeroclube de Itápolis abrirá cadastro para que os fotógrafos de aeronaves possam se inscrever para ter acesso privilegiado aos pátios e posições específicas próximas à pista de pouso. Os links para cadastro e briefing obrigatório para os inscritos, serão divulgados nas comunidades específicas.

  • 24-05 Dia do Mecânico Aeronáutico

    No dia 24 de maio é comemorado o dia do Mecânico Aeronáutico, data baseada no calendário estadunidense. Todos sabemos que estes profissionais são os responsáveis para a existência da aviação. Desde os primeiros projetos, dos quais permitiram que o homem deixasse o solo com uma aeronave mais pesada que o ar, até os tempos atuais que tornam a arte de voar cada vez mais segura e acessível. Essa data, foi reconhecida oficialmente nos EUA em 2008, quando o Congresso Americano aprovou uma resolução que trata do dia 24 de maio como o Dia do Mecânico Aeronáutico. Que também é a data nascimento de Charles Taylos, criador do motor quatro cilindros, com 12HP de potência do Wright Flyer, aeronave que em 17 de dezembro de 1903 foi utilizada pelos irmãos Wright. Agradecemos aos nossos mecânicos, que são responsáveis por nossa frota de aeronaves, e permite a formação de nossos aviadores. Priorizando a padronização e segurança de voo. Voe mais alto, voe EJ.

  • Formatura da 4º Turma do curso superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves.

    No último dia 17/12, em Itápolis/SP, realizamos a colação de grau da 4ª Turma do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves da Faculdade EJ. Ao todo, 18 estudantes, de diversas localidades do Brasil, participaram da cerimônia. Embora seja a 4ª turma, em decorrência da Pandemia, essa foi a primeira vez que houve a colação de grau presencial, o que atribuiu um sentido ainda mais especial para o evento.Após a cerimônia, foi servido um delicioso jantar para todos os presentes, ao som de música ao vivo.Sobre a Faculdade EJA EJ é a maior escola de aviação da América Latina. Sua estrutura, que contempla 04 bases, diversos hangares, oficina de manutenção, táxi aéreo, escola com cursos diversos, uma frota com mais de 60 aeronaves e a Faculdade, com o Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves, possibilita ao futuro aeronauta, uma imersão completa em todos os níveis e dimensões da Aviação Civil.A Faculdade EJ está situada em Itápolis, interior de São Paulo. Além do Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves, que pode ser concluído em 02 anos, o aluno pode realizar todo o seu treinamento prático, conjugando os conhecimentos teóricos com as horas de voo. Parabéns e sucesso aos formandos!EJVoe mais alto.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 3419-4157