Curso de Acrobacia Aérea de Precisão | Cursos para Piloto | EJ - Escola de Aviação Civil

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Cursos

Acrobacia Aérea de Precisão


A acrobacia aérea de precisão, além de ser uma técnica de pilotagem, é um método de voo e de aprendizado. É o mais seguro tipo de acrobacia aérea que pode ser praticada. Ela é indicada tanto para quem deseja aprender a acrobacia com apenas objetivo de melhoria da segurança de voo, tanto para quem deseja praticá-la como esporte ou hobby.


Segurança

Existe uma altitude mínima de segurança. O foco não é emoção ou adrenalina, mas sim a busca pela perfeição na execução de cada uma das manobras. Um voo de uma sequência acrobática assemelha-se mais a um jogo de xadrez aéreo do que a uma corrida.


Desenvolvimento da consciência situacional

Os alunos aprendem acrobacia com foco na precisão: ângulos, posições da aeronave e velocidades de rotações. Além de aprender posicionamento no box.


Box acrobático

Existe um catálogo de manobras que são executadas, como looping, oito cubano, parafusos, humpt bump, e tunôs. O voo de treinamento é direcionado para dentro do box acrobático, que é uma área delimitada, virtual, de 1km de altura, largura e profundidade. A altitude mínima de segurança de saída de cada uma das manobras é de pelo menos 1500 pés.


Diferenças para um Upset Recovery

Tanto em um curso de acrobacia como em um de Upset Recovery, você aprende a executar, por exemplo, parafusos. Nos dois você desenvolve consciência situacional, melhora seu entendimento de aerodinâmica, a entrar e retirar a aeronave de um parafuso. O curso de acrobacia substitui o Upset Recovery e vai além, dá ênfase às proas e ângulos.


Aeronave homologada

O Super Decathlon é homologado e as horas se encaixam dentro do curso de PCA. É voltado também a pilotos já formados que desejam aprender as técnicas acrobáticas por melhoria da segurança de voo ou para quem deseja praticar a acrobacia como hobby.


Experiência

O mínimo é a licença de Piloto Privado e exame médico válido. Não é necessário ter a experiência em aviões convencionais para se fazer o curso.


Você pode

Após as seis horas de voo, o aluno estará apto a executar, pelo menos, uma sequência acrobática da categoria Primary do IAC - International Aerobatic Club, dentro dos limites do box.


Próximo passo

Continuar treinando, aperfeiçoar seu voo, e participar de competições.


Matérias

- O manual da aeronave, seu desempenho e limites
- Looping
- Tunô no eixo de um tempo, dois e quatro
- Curvas de competição
- Subidas e descidas de 45 graus.
- Hammerhead
- Meio oito cubano
- Meio cubano reverso
- Immelmann
- Voo no dorso sustentado
- Parafusos de uma volta, volta e um quarto e volta e meia
- O box acrobático e posicionamento
- Introdução à regras da acrobacia de precisão
- Gerenciamento de energia


Treinamento prático

6 horas de voo


Aeronave utilizada

- Super Decathlon

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Faculdade EJ: realize seu sonho de voar

Vídeo


    Mural Informativo


  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

  • EJ inclui terceira aeronave revitalizada em seu plano de modernização da frota

    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051