Notícias
As instrutoras Polyane, Luciana, Loren, Fabíola, Maria Vitória e Jéssica
Seis novas mulheres iniciam nos quadros de instrutores de voo da EJ Escola de Aeronáutica, três iniciaram na Base Itápolis e mais três na Base Jundiaí. As contratações fazem parte de uma política institucionalizada da escola para o aumento da presença feminina entre instrutores. A Escola conta agora com o total de sete instrutoras de voo. Além das seis contratadas agora, que já estão ministrando aulas práticas de voo nos cursos de Piloto Privado e Comercial, a EJ contava apenas com Juliana Fraschetti, que é instrutora de Upset Recovery e Acrobacias aéreas, depois que Mirelli Rinaldi, que atuou por dois anos como instrutora, foi contratada recentemente pela Avianca para o cargo de copiloto.
Com 7 mulheres em um total de 75, a EJ conta agora com 9,33% de instrutoras. Número entre a Suécia e a Finlândia, países do mundo mais avançados em questões de emancipação feminina, com 8,6% e 12%, respectivamente. Os dois países nórdicos são os recordistas mundiais na presença de mulheres entre tripulantes.
As estatísticas da EJ são quase cinco vezes maiores que a média de aviadoras no Brasil, que segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é de apenas 2% atuando como pilotos de linha aérea, o que é a metade da média global, de 5,44%. Nos Estados Unidos, as mulheres representam 5,1% dos tripulantes das empresas aéreas, e o percentual de mulheres pilotos no México é semelhante ao do Brasil, com 2,3%.
Ainda, segundo a ANAC, a participação das mulheres na aviação tem apresentado uma leve melhora nos últimos anos. Em 2014, elas foram responsáveis por 4,5% das licenças de piloto privado, que é a habilitação inicial de um piloto. Em 2015, o percentual subiu para 5%. A EJ Escola de Aeronáutica já estava acima da média nacional nesse percentual, e hoje conta com 9% de alunas matriculadas em aulas práticas. “As mulheres começam os cursos, mas um número menor chega ao nível profissional e é nisso que o projeto acredita, dando o exemplo, estando na vanguarda”, conta Josué Andrade, diretor da EJ. “As mulheres são dedicadas, detalhistas, fazem um excelente trabalho e com muita segurança, e muitos alunos homens preferem voar com elas”, conta Renan Rocha, coordenador da base Jundiaí da EJ.
Preconceito
Para chegar neste ponto profissional de serem instrutoras, todas precisaram superar algum tipo de machismo, muitas vezes sutis, inclusive de outras mulheres, exatamente pelo pensamento machista que está presente na sociedade como um todo. “Eu estava comprando passagem de avião, e alguém perguntou por que os voos internacionais só decolam no começo da manhã ou a noite, e eu respondi que era por causa da temperatura e densidade do ar, que era melhor nessas condições, porque voos internacionais decolam sempre com peso e tanque cheio. A mulher me perguntou: como eu sabia? E eu disse que era piloto, ela não acreditou”, conta Jessica Colantonio, uma das seis novas instrutoras contratadas.
Conheça os perfis:
Fabíola de Castro
Jessica Colantonio
Polyane de Almeida
Luciana Torturella
Maria Vitória
Loren França
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
A Universidade Anhembi Morumbi é uma das instituições mais reconhecidas do país na formação de profissionais da aviação. Sua graduação em Ciências Aeronáuticas consolidou-se como referência, oferecendo uma base teórica robusta, visão contemporânea do setor e forte integração com o mercado. A Anhembi tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento acadêmico da aviação brasileira, formando pilotos, gestores e profissionais preparados para atuar em diferentes frentes da indústria aérea. A EJ Escola de Aviação Civil, fundada em 1999, é hoje a maior escola de aviação da América Latina, com mais de 10 mil pilotos formados, frota extensa, bases completas e um padrão de treinamento que se tornou referência nacional em segurança, disciplina e qualidade operacional. Nesse cenário, EJ e Anhembi Morumbi iniciam um novo capítulo. A EJ passa a ser oficialmente o Centro de Treinamento da Universidade Anhembi Morumbi para a realização das horas de voo, unindo a formação teórica universitária com a formação prática. Com a parceria, os alunos da Anhembi ganharão um centro de treinamento prático oficial na base Americana, além de projetos voltados ao incentivo dos alunos na áerea da aviação. A experiência prática passa a refletir o mesmo nível de excelência oferecido em sala de aula, criando uma trajetória formativa mais coesa, completa e alinhada às exigências das companhias aéreas. Para o setor, essa união representa um avanço significativo. Duas grandes forças da aviação agora caminham juntas, fortalecendo o mercado e abrindo novas oportunidades para a próxima geração de pilotos. A parceria marca um grande passo para o futuro da aviação: mais qualidade, mais estrutura e mais caminhos para quem deseja chegar ao comando.
O mercado da aviação brasileira vive um momento de forte expansão, com as principais companhias aéreas anunciando centenas de contratações e novos planos de crescimento. Para quem sonha em seguir carreira como piloto, instrutor ou profissional técnico, o cenário é de otimismo e confirma que a aviação continua sendo uma das profissões mais promissoras do país. Gol, LATAM e Azul anunciam grandes contratações As três maiores companhias aéreas do Brasil estão ampliando suas equipes e abrindo espaço para novos profissionais: -Gol Linhas Aéreas: pretende contratar um piloto por dia até o fim de 2025, impulsionada pela maior expansão de malha aérea de sua história. -LATAM Brasil: abriu quase 900 vagas no país, sendo 738 para comissários e 157 para copilotos, dentro de um plano de investimento e fortalecimento da operação. -Azul Linhas Aéreas: anunciou 186 novas vagas para pilotos e copilotos. 160 na Azul e 26 na Azul Conecta — em preparação para um novo ciclo de crescimento até 2026.Essas contratações em ritmo acelerado mostram um movimento de expansão real, e não apenas uma reposição de quadro. Um mercado em retomada e crescimento sustentável Após os anos de retração causados pela pandemia, a aviação brasileira entrou em um novo ciclo de prosperidade. O aumento do número de voos, a recuperação do turismo e a chegada de novas aeronaves às frotas corporativas estão gerando demanda constante por pilotos qualificados. As companhias reforçam que os planos de expansão estão ligados ao crescimento do transporte aéreo no país e à necessidade de profissionais bem formados para sustentar essa nova fase. Oportunidades para quem está se formando piloto O aumento da demanda significa mais oportunidades para novos pilotos ingressarem no mercado. Com a expansão das malhas e o crescimento das frotas, surge a necessidade de profissionais bem treinados, com formação completa, habilitação IFR, multimotor e proficiência em inglês. A EJ Escola, que há mais de 25 anos forma pilotos para o mercado nacional e internacional, reforça que esse é o momento ideal para investir na formação. Cursos teóricos e práticos, programas de estágio e a graduação em Pilotagem Profissional de Aeronaves oferecem uma base sólida para quem quer estar pronto quando as oportunidades aparecerem. O futuro de quem escolhe voar Mais do que uma retomada, o que se observa é uma tendência de crescimento contínuo. A aviação está em alta, e os números comprovam: o céu segue aberto para quem busca uma carreira com propósito, tecnologia e oportunidades reais de ascensão. Aviação em alta — e a EJ pronta para formar os profissionais que vão voar ainda mais alto.
O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
Copyright 2015 - EJ Escola de Aeronáutica Civil
Todos Direitos reservados
Website desenvolvido por Tmax
Telefone : +55 (16) 3600-7310