EJ - Escola de Aviação Civil


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Mecânico de aviões: EJ dará bolsas de estudo 100% gratuitas


A EJ - Escola de Aviação Civil está com inscrições abertas para o Projeto Mecânico EJ, um programa que visa recrutar e formar jovens talentos para atuarem no mercado de manutenção em aeronaves. Com a alta demanda e a carência de profissionais capacitados em todo o território nacional, o projeto surge como uma grande oportunidade para jovens promissores que desejam imergir no mundo da aviação e desenvolver múltiplos talentos da formação pessoal, profissional e humana.

Para ingressar no mercado de trabalho, a EJ oferece aos alunos destaques a oportunidade de estágio/trabalho em parceria com a EJ Manutenção de Aeronaves, empresa do grupo EJ referência no setor de manutenção. Essa experiência pode ser um marco inicial na profissão, além de contar como período de experiência para a avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Não perca essa chance de se especializar na área da manutenção em aeronaves e garantir um futuro promissor na aviação civil. Conheça as condições:

Objetivo do programa
O principal objetivo do Projeto Mecânico EJ é recrutar e formar jovens diferenciados para o mercado de trabalho em manutenção em aeronaves, atualmente com alta demanda e carência de profissionais capacitados em todo território nacional.

É a oportunidade de jovens promissores, imergirem no mercado da manutenção em aeronaves, desenvolvendo múltiplas facetas de formação pessoal, profissional e humana:
- Ensino profissionalizante;
- Imersão no mundo da aviação;
- Ambiente propício para prática;
- Possibilidade de inserção no mercado de trabalho de manutenção aeronáutica;
- Inovação de mercado;
- Acesso a ferramentas e técnicas mais atuais da área;

Público alvo
Jovens entre 16 e 27 anos com capacidade de aprender e abertos a novos desafios.

Fases do processo seletivo
Avaliação teórica:
Prova com 30 questões de nível médio, envolvendo:
- 10 questões de Língua Portuguesa;
- 10 questões de Matemática;
- 10 questões de Física;
- 1 redação.

Entrevista
Os alunos aprovados na avaliação teórico, passarão por entrevista e avaliação disciplinar e de conduta.

Requisitos
- Idade entre 16 e 27 anos;
- Estar cursando 3° ano ensino médio ou Ensino Médio Completo;
- Ter disponibilidade para cursar presencialmente o curso inicial na unidade EJ Escola de Aeronáutica - Itápolis – SP, no período noturno

Início das aulas
11/09/2023

Dias de semana
- Das 19h00 às 22h00
- Esporadicamente aos sábados das 09h00 às 12h00 horas

Cessão de bolsas de estudo
Os candidatos, ainda terão a possibilidade de cessão de bolsas de estudos em nossa instituição. A EJ vai te ajudar financeiramente nesse processo de formação profissional.

A cessão será de acordo com as notas avaliadas nos processos de seleção, podendo chegar a 100% do valor da mensalidade, se dispondo da seguinte forma:
- Bolsas de 100% do valor da matrícula para alunos com desempenho entre 80 e 100%.
- Bolsas de 50% de desconto do valor da mensalidade para alunos com desempenho entre 60 e 80%.

Para alunos com desempenho entre 50 e 60%: poderão efetivar sua inscrição, porém sem descontos no valor da mensalidade. (Esses alunos poderão no decorrer do curso, a depender do desempenho pessoal, ganharem descontos progressivos).

A cessão de Bolsas de estudo estará ainda sujeita ao desempenho dos alunos durante o curso, tendo de apresentar notas e frequência superiores a 85% para continuidade na cessão do desconto concedido via bolsa de estudos.

Sobre o curso
O curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA) na EJ tem o objetivo de formar profissionais capazes de identificar e aplicar manutenção corretiva e preventiva em aeronaves, tornando-os profissionais aptos a atuar em qualquer empresa que preste serviços de manutenção aeronáutica em aviões e helicópteros.
Este curso divide-se em duas etapas: a primeira é o Módulo Básico, obrigatório para todos que desejam se tornar um mecânico de aeronaves.

Módulo Básico (Teórico 590 hs) – 12 meses
É o primeiro passo para o aluno que deseja se tornar um profissional na área. Este módulo básico é composto por matérias que se distribuem pelas três áreas curriculares: área básica, área técnica e área complementar.

Ao término desse módulo, o aluno poderá escolher entre uma das especialidades de treinamento que a EJ oferece: Habilitação Célula – CEL ou Habilitação Grupo Motopropulsor – GMP.

* Mínimo para aprovação – nota 07.
* Índice de aprovação por presença – 75% de frequência.
* Alunos com concessão de bolsa de estudos deverão apresentar índices de nota e frequência superiores a 85% para manter os descontos aplicados à mensalidade.

Se especialize na EJ
Ao final do módulo básico, a EJ ainda oferece os cursos de especialização em GMP – Grupo motopropulsor e célula, onde os alunos poderão se aprofundar ainda mais em áreas específicas da manutenção de aeronaves, ambos com duração de 1 ano cada.

Habilitação Célula (CEL) (Teórico 690 hs + aulas práticas) – 18 meses
Permite que o mecânico trabalhe na estrutura de aviões e helicópteros em geral. Além da fuselagem das aeronaves, essa habilitação permite que o mecânico trabalhe com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumáticos e hidráulicos.

Habilitação Grupo Motopropulsor (GMP) (Teórico 700 hs + aulas práticas) – 18 meses
Permite que o mecânico trabalhe com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), com todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores.

* Mínimo para aprovação – nota 07.
* Índice de aprovação por presença – 75% de frequência.
* Alunos com concessão de bolsa de estudos deverão apresentar índices de nota e frequência superiores a 85% para manter os descontos aplicados à mensalidade

Trabalhe na EJ
A EJ ainda oferece aos alunos a possibilidade de entrada no mercado de trabalho. É através da EJ Manutenção de Aeronaves, empresa do grupo EJ referência no setor de manutenção, que vai oferecer aos alunos que se destacam a oportunidade de estágio/trabalho, que poderá ser um marco inicial na profissão, além de contar como experiência para a avaliação ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.

Ao final do primeiro semestre do módulo básico, os alunos que tiverem os melhores desempenhos nas disciplinas e atividades propostas, além do perfil disciplinar, terão a oportunidade de uma vaga de trabalho.

Vestibulinho
Avaliação Teórica - 27/08/2023 - 13h30
A prova será presencial, na Sede da EJ, no aeroporto de Itápolis.
Início das Aulas - 11/09/2023

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Publicado em 17/07/2023


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    Mural Informativo


  • EJ firma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII durante a Sun 'n Fun

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil deu um passo significativo em direção ao futuro da formação de pilotos ao assinar uma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, de fabricação italiana. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira, dia 10 de Abril, durante a Sun 'n Fun, renomada feira de aviação que acontece de 9 a 14 de Abril em Lakeland, Florida, no Sul dos Estados Unidos. A assinatura ocorreu no stand da Tecnam, destacando a parceria entre as duas instituições.Antecipando essa intenção de compra, a EJ já tem uma aeronave do modelo em operação, com a segunda a caminho, direto da fábrica e prevista para chegar no próximo mês. Os diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, formalizaram o acordo, ressaltando a importância dessa nova aquisição para a escola. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ. Edmir Gonçalves, diretor da EJ, também destacou as vantagens da aeronave: "O interessante deste avião é a facilidade de pilotagem e uma excelente performance".Durante a feira, Giovanni Pascale, o atual membro da família Pascale na liderança da Tecnam, afirmou que é uma satisfação construir aviões para treinamento. Ele afirmou que em breve quer conhecer o Brasil e visitar a EJ. A família Pascale já está na terceira geração dedicada à construção de aeronaves. Já são 76 anos de história.A aeronave Tecnam P92 Echo MkII é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência de voo superior para os pilotos em formação. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, essa aeronave oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-a ideal para o treinamento de pilotos.Na mesma feira, a Embry-Riddle Aeronautical University, universidade localizada em Daytona Beach, Flórida, também manifestou sua intenção de compra de 20 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, destacando o sucesso do design italiano na América do Sul e do Norte, conforme salientado por Walter Costa, diretor da Tecnam.Quem é a EJA EJ - Escola de Aeronáutica Civil é reconhecida como a maior escola de aviação civil da América Latina, com uma frota de mais de 60 aeronaves e oferecendo todos os cursos profissionalizantes, além de um curso superior de aviação, proporcionando uma formação completa e de alta qualidade aos seus alunos.

  • EJ anuncia curso de piloto aerodesportivo com utilização da nova aeronave Tecnam P92 Echo MkII

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil tem o prazer de anunciar o lançamento de seu mais novo curso, o Curso de Piloto Aerodesportivo, utilizando a avançada aeronave Tecnam P92 Echo MkII. Esta iniciativa vem para atender à crescente demanda por formação de pilotos especializados em voos aerodesportivos e experimental leve.A Tecnam P92 Echo MkII, recentemente incorporada à frota da EJ, não apenas é homologada para cursos tradicionais, como Piloto Privado, Comercial e Instrutor de Voo, mas também recebeu aprovação para a habilitação CPD (Certificado de Piloto Desportivo). Esta certificação permite aos alunos explorarem a comunidade da aviação aerodesportiva em aviões experimentais leves.Este curso inovador atende a dois perfis distintos de alunos:1 - Para quem busca exclusivamente o CPD:Curso simplificado de 30 horas de voo, oferecendo uma introdução eficiente e focada aos princípios essenciais de voos aerodesportivos.Ideal para entusiastas que desejam voar aviões experimentais leves e desfrutar da liberdade que essa categoria proporciona.Conteúdo prático e teórico adaptado para uma aprendizagem eficaz em um curto período.2 - Para Pilotos Privados ou Comerciais:Possibilidade de incorporar a habilitação CPD em apenas 5 horas de voo, complementando suas habilidades existentes.Abre novas oportunidades para pilotos experientes explorarem a emoção e a versatilidade dos voos aerodesportivos.Acelera o processo de certificação, permitindo que pilotos consolidados expandam seu repertório de habilidades de forma eficiente.Vantagens para quem opta pelo Curso de Piloto Aerodesportivo (CPD):Acesso rápido e eficiente: o curso de 30 horas oferece uma introdução concisa para quem deseja se dedicar exclusivamente aos voos aerodesportivos.Foco em experiência prática: o treinamento é intensivo, priorizando experiências práticas para uma aprendizagem mais imersiva.Menor investimento de tempo e recursos: ideal para quem procura uma formação específica e eficiente, otimizando o investimento de tempo e recursos financeiros.Exploração de categorias específicas de aeronaves: prepara os alunos para voar uma variedade de aeronaves experimentais leves, ampliando suas opções no universo aerodesportivo.Com essa iniciativa, a EJ reforça seu compromisso em oferecer cursos inovadores, alinhados às tendências da aviação civil, proporcionando aos alunos uma experiência educacional completa e adaptada às suas aspirações aerodesportivas.

  • Desafio e oportunidade: imprensa relata escassez de pilotos no cenário aeronáutico

    Recentemente, em julho de 2023, a Folha de S. Paulo, um dos maiores jornais do país, publicou uma reportagem relatando um cenário de escassez de pilotos: "Falta de pilotos preocupa países e deve afetar o Brasil nos próximos anos".No início, eles afirmam que o mercado aéreo internacional vive um cenário de falta de pilotos, especialmente em países como Estados Unidos, Turquia e Qatar. "Para resolver o problema, empresas destes países estão recrutando mais funcionários em lugares como o Brasil. Com isso, profissionais do setor avaliam que a falta de pilotos por aqui se torne mais forte daqui a um ou dois anos".O repórter da Folha, Rafael Balago, ouviu o presidente do SNA - Sindicato Nacional dos Aeronautas, Henrique Hacklaender. "Para ir trabalhar nos EUA, um dos requisitos é uma carta de que o piloto é filiado a uma entidade de classe. Antes da pandemia, assinava quatro cartas dessas por mês. Hoje eu assino umas dez por semana", afirmou.Nos Estados Unidos, surgiu uma consideração adicional: os pilotos são obrigados a se aposentar aos 65 anos. Dado que a Covid-19 representa um risco maior para os indivíduos mais velhos, diversas companhias aéreas ofereceram aposentadoria antecipada para aqueles com mais de 60 anos. Com a retomada do mercado aéreo, muitos optaram por não retornar. Em resposta a essa situação, o governo americano flexibilizou algumas das regulamentações aplicáveis aos pilotos e buscou simplificar a entrada de profissionais estrangeiros.O que tem atraído brasileiros é a remuneração. "Se formos converter, o salário de um piloto no Brasil começa em cerca de US$ 2.000 dólares e vai até US$ 10 mil. Lá fora, o salário inicial já começa na casa de US$ 8.000 a US$ 10 mil", explicou Hacklaender.Em uma segunda reportagem em um grande meio de comunicação, no jornal O Globo, mais recente, de dezembro de 2023, o assunto retornou: "Pilotos de malas prontas: com salários de até R$ 97 mil, demanda internacional atrai brasileiros"."A abertura das fronteiras dos EUA para esses profissionais acontece após muitos pilotos se aposentarem enquanto a demanda por voos crescia aceleradamente no pós-pandemia. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), as aéreas americanas tiveram um aumento de tráfego de 18,9% só em setembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. No mundo, a alta foi de 30,1%", afirma a reportagem.Nesta reportagem, o presidente da SNA foi novamente consultado. "Há estudos de órgãos internacionais que informam que haverá falta de pilotos (no Brasil) em dez anos. Se nada for feito vamos passar por uma recessão de profissionais", afirmou. A crise está atingindo também a europa, em dezembro o UOL reportou: "Uma dezena de aviões da Air France não pode decolar por falta de pilotos"."Depois da Covid-19, o número de voos transatlânticos aumentou muito mais do que o previsto", explica a reportagem.Cenário para a formação"A Azul recentemente anunciou a contratação de 200 copilotos. Ainda não temos o cenário de falta de pilotos por aqui, mas quando novos pilotos suprem as necessidades internas e também a falta de pilotos lá de fora, a tendência é a subida rápida na carreira", afirma Josué Andrade, diretor da EJ.A recomendação é para os candidatos irem se preparando: "O tempo entre iniciar o curso de piloto privado até ter as horas suficientes para entrar como copiloto de linha aérea, raramente é menos de uns três ou quatro anos", explica Andrade, salientando que após o curso de piloto comercial o piloto precisa conquistar horas de voo no mercado da aviação de pequeno porte ou como instrutor de voo. "Quem quer aproveitar a onda positiva dos próximos anos, é melhor não parar com os estudos e a busca de oportunidades"."Essa realidade abre uma janela de oportunidade única para todos os aspirantes a pilotos", concluiu.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097