EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

O que fizemos em 2020 e o que esperar de 2021


Em 2020 houve uma queda na procura por voos em todo o mundo. A pandemia de COVID-19 foi a causa. Já no fim do ano, com uso de máscaras e outras precauções, parte dos voos começavam a retomar. Agora, com o processo de vacinação se iniciando no mundo todo, a tendência é esse processo se acelerar.

Na EJ, mesmo não sendo uma empresa de transporte aéreo, onde o risco é menor devido aos aviões serem apenas para instrução, também houve uma queda: voou apenas 20 horas mil em 2020. “Seguindo as recomendações sanitárias, paramos quase todos os voos por alguns momentos, mas alguns não pararam em momento nenhum, como os recheques de pilotos agrícolas”, diz Josué Andrade, diretor da EJ.

Oportunidade de repensar manuais e processos
Muitos ex-intrutores da EJ já seguiam suas carreiras como aviadores em grandes empresas aéreas. Com a redução dos voos na aviação regular, boa parte deles ficou de licença ou com grandes folgas. Neste momento a EJ aproveitou essa mão de obra especializada para evoluir nos procedimentos internos. “Eles estavam nas companhias aéreas e puderam trazer suas experiências e últimas percepções do mercado para os procedimentos internos”, afirma Edmir Gonçalves, diretor da EJ.

“Uma revisão geral em todos os nossos manuais, tanto na questão de qualidade de ensino, como na evolução do que é sempre a preocupação principal da aviação, a segurança, foi importante”, complementou.

Novas aulas EAD
A EJ montou um estúdio de gravação em sua base Itápolis e repensou toda a qualidade das aulas em vídeo. Ex-instrutores que voavam em linhas aéreas, em conjunto com os instrutores atuais, já gravaram mais de 300 horas de aulas, boa parte delas já editadas e na plataforma EAD da escola.

“A gente fez uma linha de produção. Conseguimos colocar o foco em regravar tudo com as melhores tecnologias atuais, tanto de imagem, quanto de som. Além disso, os conteúdos foram melhorados. Acredito que a evolução do EAD devido a pandemia vai ficar para sempre.”, afirma Josué Andrade.

“Nesse momento que parou tudo, nós buscamos esses profissionais e trouxemos para dentro do estúdio.
Inglês, ground school. CRM, RVSM, PBN, curso de comissário… Fizemos tudo que podia somar”, complementou.

Nova Unidade Americana-SP
A unidade Americana, cidade próxima a Campinas, já está em pleno funcionamento, mas devido aos voos de formação não terem retomado ainda em sua capacidade total, sua operação ainda não atingiu a capacidade máxima. “A ideia é ser mais uma opção para os aviadores. É é uma área de voo menos burocrática e os alunos podem aproveitar mais suas horas de voo”, afirma Gonçalves.

“Vamos ver como ficam as recomendações sanitárias, mas a ideia é fazer uma pequena inauguração formal, respeitando distanciamento social, no fim de janeiro”, diz Josué Andrade.

Melhorias na frota
Com a demanda de voos retraída, alguns aviões puderam ser retirados da frota de voos do dia a dia. “Os aviões sempre estiveram em estado de excelência na manutenção, mas com menos voos, os próprios mecânicos sugeriram trabalhar em outros pontos, como melhorias em estofamento, acabamento interno e novas ideias de pinturas”, afirma Josué Andrade.

EJ Taxi Aéreo
Uma empresa do grupo que fortaleceu em 2020 foi a EJ Taxi Aéreo. “Melhorou em todos os seus aspectos. Muitos voos foram necessários até para que poucas pessoas viajassem por vez, seguindo as recomendações gerais”, afirma Josué.

Além disso, houve nova formação de pilotos para o Taxi e sistematização mais consistente, maximizando o uso das aeronaves. “Com tudo informatizado, os procedimentos melhoraram, minimizando possíveis atrasos nas operações e reduzindo os preços”, complementou.

Simulador A320 na EJ-ESAC - Escola Superior de Aviação Civil
O simulador de Airbus A-320 foi modernizado e transferido para a Faculdade EJ, assim integrando no curso as noções de gerenciamento de cabine, entre outras necessidades do mercado. “Nossa proposta, desde o início, foi fazer mais do que o exigido pelo MEC (Ministério da Educação), e agora melhoramos mais o curso, colocando partes integrantes da formação de um piloto de linha aérea direto na faculdade. Gerenciamento de cabine, juntamente com um inglês reforçado, é essencial para a formação de um bom aviador”, diz Josué.

O que esperar de 2021?
Com os avanços na vacinação e tratamentos em estudo, é muito provável que os voos voltem a algo próximo ao normal já no segundo semestre. “As aulas em EAD, gravadas ou ao vivo, se tornarão parte integrante do ensino, como apoio, mas quando falamos em aviação, nada supera as aulas com os alunos sentindo o cheiro de gasolina e querosene”, afirma Andrade.

Publicado em 07/01/2021


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • GOL AEROAULAS | Diário a Bordo com Gustavo Souza | EP. 01 O Primeiro Voo

    Acompanhe a segunda temporada das #Aeroaulas com o futuro piloto Gustavo. No primeiro episódio, ele vivenciou o desafio na aula prática pilotando um avião pela primeira vez! Confira essa e outras emoções ao longo da websérie Diário a Bordo. Quer saber como essa história começou? Assista aqui.Conheça e subscreva no Canal do Youtube da Gol Linhas Aéreas Inteligentes

  • PROJETO PILOT TRAINEE - Programa de estágio EJ.

    Mais uma vez o grupo EJ abre suas portas aos seus clientes, dessa vez com um intuito que vem de encontro ao nosso principal objetivo de FORMAR PILOTOS DE QUALIDADE. Pensando nisso a EJ Escola de Aviação Civil e a EJ Faculdade, apresentam o programa de estágio Pilot Trainee. O principal objetivo do programa de estágio da EJ é recrutar e desenvolver mentes diferenciadas e com notável capacidade de desenvolvimento futuro na aviação. É a oportunidade de jovens ainda sem experiência profissional, imergirem no mundo da aviação, desenvolvendo múltiplas facetas de desenvolvimento pessoal, profissional e humano: - Liderança. - Capacidade de comunicação. - Criatividade. - Flexibilidade. - Capacidade de solução de problemas. - Proatividade. - Habilidade para trabalhar em equipe. É a real oportunidade de desenvolver talentos e habilidades criativas, de gestão e operacionais dentro do ambiente da aviação civil. O programa conta com 160 horas de estágio remunerado, distribuído em 2 meses, onde o aluno será inserido dentro do ambiente organizacional da maior escola de aviação da América Latina, podendo entender cada etapa da organização para formação de nossos alunos. O programa bimestral inicia hoje a sua primeira etapa, com seus primeiros 10 estagiários distribuídos nas bases operacionais EJ, sendo 5 oportunidades na base Itápolis-SP, 3 na base Jundiaí-SP, 1 em Americana-SP e 1 em Campo Verde-MT. Voe mais alto!  

  • Vídeo: entenda como é o curso de Jet Training

    Veja o vídeo sobre o Jet Training EJ. Conheça nosso simulador do Airbus A320.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 3419-4157