EJ - Escola de Aviação Civil


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Aos 33 chutou tudo e foi seguir seu sonho. Agora, aos 42, vai pilotar Boeings 737

Azevedo trabalhando na Cosipa/Usiminas (esquerda) e como instrutor de voo (direita)


Leandro Aredes de Azevedo, todos os dias, acordava bem cedo, tomava um banho, vestia uma calça social, camisa com logo da da empresa, calçava sapatos devidamente engraxados, penteava o cabelo e ajudava seus dois filhos a se arrumarem com o uniforme da escola.

Com todos arrumados, seguia para a cozinha, onde preparava o café e o achocolatado das crianças. Sua esposa cortava os pães para fazer os lanches, que variavam entre presunto, queijo, manteiga e margarina. Na televisão, enquanto tomavam o café da manhã, assistiam as últimas notícias do programa Bom Dia Brasil.

Vinte minutos depois, descia com as crianças para a rua onde aguardava a perua que as levavam para a escola. Logo ele pegava o ônibus fretado que seguia pela Piaçaguera Guarujá.

O ônibus o levava até a siderúrgica da Cosipa/Usiminas, no polo industrial de Cubatão, onde trabalhava há 14 anos, desde quando completou a maioridade. Exatamente 1h30 minutos depois de desligar o despertador, às 7:00 em ponto, entrava no centro de controle operacional, onde trabalhava na programação de processo de fabricação de aço. Seu trabalho envolvia definir os usos dos materiais em cada momento do processo industrial.

Na Cosipa, Azevedo começou como aprendiz júnior. Logo depois foi para operador trainee, foi subindo alguns cargos e já era líder de equipe. Já era certo que em cerca de mais um semestre seria elevado ao cargo de supervisor. A empresa fornecia um bem elaborado plano de carreira. Quando terminasse a faculdade de engenharia de produção, a qual Leandro cursava à noite, na UNIP Santos, teria muito mais avanços e salários melhores. Ele já estava no quinto período.

Nos fins de semana sempre havia um passeio com as crianças na bonita orla da cidade. Não raramente, aos sábados, ia com os amigos e filhos torcer para o Santos, na Vila Belmiro.

Seu apartamento já estava pago. A empresa fornecia um bom plano de saúde para toda a família, estabilidade, e diversos outros benefícios, como clubes de funcionários. Ele tinha planos para, depois de formado e com as promoções que ocorreriam, comprar uma casa maior.

Leandro construía uma vida seguindo um script de comercial de margarina, mas assim como muitos casais que se casam muito jovens, o relacionamento ficou desgastado e desmoronou. Era 2011 e ele tinha 33 anos de idade. “Estava passando por um momento difícil da vida. Meus filhos não estavam morando mais comigo”, relembra.

Com uma nova rotina, sem a convivência diária com filhos, achando tudo monótono, tomou uma atitude drástica, resolveu desmoronar a carreira também e seguir seu sonho: ser piloto de aviões. “Sempre quis, mas a vida leva para outros caminhos, sabe?”, comenta.

Entrou em contato com um primo, comandante da Latam, e pediu uma dica de como começar. “Quando decidi, ele disse para ir pra EJ”. Menos de um mês depois, em janeiro de 2011, estava sentando em uma das salas de aula da EJ Jundiaí. Ali começava o primeiro beabá: o teórico de piloto privado. A família apoiou, mas com certo receio. “Foi sonho. Misturado com coragem de sempre acreditar que ia dar certo”, afirma Azevedo.

Foi uma jogada ousada: investir suas reservas, sem certeza de retorno, nos caros cursos de aviação, e sem emprego. Em pouco menos de um ano e meio, em dedicação integral, já havia concluído o curso de piloto privado e comercial. As reservas acabaram e ele vendeu seu carro. “Meu pai tinha uma cgzinha e me emprestou”, conta. Logo ele fez o curso de INVA (Instrutor de voo), e no fim de 2012 já foi contratado como instrutor para dar aulas teóricas e práticas na unidade Jundiaí. “Entrei de corpo e alma para a aviação, mesmo”, afirma.

Com bom desenvolvimento, logo tornou-se instrutor sênior, dando aulas práticas em todos os modelos da escola, do Cessna 152 até o bimotor Seneca. Em 2015, já com 1400 horas de voo, Azevedo foi para aviação executiva, retornando para o quadro de instrutores da EJ em julho de 2019.

Durante os seis meses que trabalhou na sua segunda passagem pela instrução, priorizou as aulas nos simuladores de voo, focando nas seleções de companhias aéreas. Entre voos práticos e simuladores, ensinou por mais cerca de 200 horas.

Já com mais de 2 mil horas de voo, foi contratado, agora em janeiro, pela Gol. Azevedo está no momento fazendo ground school do Boeing 737-800. Em breve, fará aulas no simulador da companhia para, na sequencia, terminar a instrução de voo prática, já em rota, com passageiros. “Uma emoção muito grande de ver a grandeza da coisa. A ficha cai, depois não cai, fica flutuando. Mas é muita coisa pra estudar, não dá tempo de ficar filosofando”, afirma.

Agora, aos 42, casado novamente, depois de uma mudança total de rumos e ares, começa em breve com uma nova rotina, bem diferente de ir para Cubatão diariamente: voar para o Brasil e América Latina pilotando um grande avião a jato.

Vale a pena sair da zona de conforto para correr atrás de um sonho? “Não me arrependo nem um minuto, cara”.

A EJ agradece a Azevedo pelo tempo dedicado ao ensino e deseja bons voos na Gol!

Publicado em 06/02/2020


Vídeo: tour pelo campus itápolis

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    Mural Informativo


  • Em 2 meses, 7 instrutores EJ entram para a linha aérea e aviação executiva.

    O mercado da aviação vive um momento de retomada e crescimento no Brasil, e os resultados já são visíveis para quem está preparado. Cinco instrutores de voo formados pela EJ acabam de ser contratados por grandes companhias aéreas, enquanto outros dois iniciam carreira na aviação executiva — um reflexo direto do alto nível de formação e da dedicação desses profissionais desde o início de sua jornada. Apenas nos últimos dois meses, entraram para a linha aérea os pilotos Antônio Dari, André Elias, Anderson Tozze, Miguel Silva e Ricardo Henrique Santoro. Já os instrutores Bruno Tapparo e Vinícius Tavares agora fazem parte da aviação executiva, setor que também tem se mostrado cada vez mais aquecido. Segundo dados divulgados pela ANAC, o setor aéreo brasileiro transportou 118 milhões de passageiros em 2024, o segundo melhor desempenho da história. O número representa um crescimento de 14,3% em relação a 2023, com destaque para a recuperação da aviação doméstica e o avanço da aviação executiva, impulsionados por demanda reprimida, maior conectividade e investimentos no setor. (fonte) Com o aumento no número de passageiros e a retomada da malha aérea, as companhias aéreas têm intensificado seus processos de contratação, ampliando suas equipes para atender à demanda crescente por voos. O mesmo movimento é percebido na aviação executiva, que tem se consolidado como uma alternativa eficiente e flexível para deslocamentos corporativos e pessoais. Esse cenário aquece o mercado para pilotos recém-formados e experientes, criando mais oportunidades para quem está pronto para assumir o comando. A formação sólida, alinhada às exigências do setor, se torna um diferencial cada vez mais valorizado pelas empresas aéreas. Na EJ, temos orgulho de ver nossos ex-alunos atingindo grandes objetivos e sendo protagonistas desse crescimento. Todos os profissionais citados iniciaram sua formação na EJ, desde o curso de Piloto Privado até a atuação como instrutores de voo — trajetória que fortalece não só suas carreiras, mas também o compromisso da escola em formar pilotos prontos para os desafios do mercado. Seguimos com a missão de preparar profissionais de excelência, com estrutura, frota moderna e um ambiente que valoriza a segurança, o conhecimento e a paixão por voar. Parabéns a todos por essa conquista. Desejamos muito sucesso e voos cada vez mais altos.

  • Café & Aviação: open day na EJ Jundiaí recebeu centenas de visitantes.

    Na manhã do dia 17 de maio, a EJ recebeu de portas abertas, futuros pilotos em sua base de Jundiaí para um evento especial: o Café & Aviação. O encontro reuniu apaixonados pela aviação, interessados em iniciar a formação como piloto e suas famílias, proporcionando uma experiência completa com conversas, interações, palestras sobre carreira e até mesmo a primeira experiência de voo em uma aeronave de instrução da escola. Um dos pontos altos do evento foram as rodas de conversa com profissionais do setor aéreo. Recebemos com muito prazer um piloto de linha aérea e uma comissária líder da Azul Linhas Aéreas, que compartilharam suas experiências e trajetórias, inspirando quem sonha em seguir esse caminho. Os visitantes também puderam conversar diretamente com instrutores de voo da EJ, esclarecendo dúvidas sobre a formação, as etapas do curso e as oportunidades no mercado. A programação contou ainda com a exposição de aeronaves da escola e da Skyline Táxi Aéreo, além de simuladores de voo, nos quais os visitantes puderam experimentar, de forma interativa, a sensação de pilotar. Para tornar o dia ainda mais especial, a EJ realizou mais de 15 voos de incentivo gratuitos a bordo das modernas aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, proporcionando a muitos o primeiro contato real com os comandos de uma aeronave.O Café & Aviação foi uma oportunidade para conectar sonhos à realidade, reforçando o compromisso da EJ com a formação de excelência e com o crescimento da aviação no Brasil. Fique atento às nossas redes sociais e ao site oficial da EJ para saber sobre as próximas datas. Estaremos sempre de portas abertas para receber futuros pilotos e incentivar a paixão por voar em todo o país. Veja como foi o evento clicando aqui.

  • Plano de modernização: EJ incluirá painel Garmin G3X em 20 aeronaves da frota

    A EJ acaba de dar mais um grande passo visando a formação de alto nível, a revitalização da frota de aeronaves Cessna 152, modelo consagrado e amplamente utilizado na formação de pilotos em todo o mundo. O marco inaugural desse plano foi a entrega do PR-EJD, a primeira aeronave remotorizada e modernizada pela escola, incluindo o Garmin G3X. O projeto, que será executado ao longo de dois anos, prevê a revitalização de 20 aeronaves no total — 10 delas em 2025 e outras 10 em 2026. Cada aeronave passará por um processo completo de atualização, incluindo: -Remotorização, garantindo mais eficiência e confiabilidade operacional;-Atualização de painel, com a incorporação do moderno Garmin G3X, um dos sistemas mais avançados em aviônicos para aviação geral, oferecendo mais precisão, segurança e familiaridade com tecnologias atuais do mercado. -Reforma completa, com renovação do interior das aeronaves para maior conforto. A escolha pelo Cessna 152 como foco do projeto não é por acaso. Trata-se da aeronave de instrução mais aceita no mundo, reconhecida por sua estabilidade, robustez e excelente relação custo-benefício. Na EJ, ela desempenha um papel essencial na formação inicial de pilotos, e agora passa a oferecer ainda mais tecnologia e qualidade. Os alunos já poderão iniciar seus voos com as primeiras aeronaves revitalizadas antes da metade do ano de 2025. Além da grande aceitação da aeronave, a modernização dos Cessna 152 também tem como objetivo alinhar tecnologicamente esse modelo ao restante da frota da EJ, promovendo uma padronização dos recursos disponíveis aos alunos durante sua formação. A escola já conta com Cessna 172 equipados com o painel Garmin G1000 — referência em aviônicos na aviação geral — e com duas aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, recentemente adquiridas, que também trazem recursos modernos e painéis digitais. Com isso, o aluno vivencia uma transição mais fluida entre as diferentes etapas do curso, desenvolvendo desde cedo familiaridade com sistemas embarcados atuais e tecnologias que encontrarão nas aeronaves profissionais ao longo da carreira. Um diferencial fundamental desta iniciativa é que toda a revitalização está sendo realizada pela equipe da EJ Manutenção de Aeronaves, dentro das instalações da própria escola. Isso permite controle total de qualidade e agilidade na entrega, graças à implantação de uma linha de produção própria dedicada ao projeto.Com essa modernização, a EJ reforça seu compromisso com o ensino de alto nível, alinhando seus cursos de piloto às exigências da aviação atual. O objetivo é garantir que os alunos tenham acesso a aeronaves cada vez mais modernas, seguras e tecnicamente atualizadas, refletindo o que encontrarão ao longo de suas carreiras.Mais do que uma atualização técnica, essa ação representa o investimento contínuo da maior escola de aviação da América Latina na excelência operacional e educacional.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051