EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Curso Piloto Agrícola de Avião

Aeronave Pawnee utilizada na fase avançada do curso.


Com diversas opções existentes no mercado de trabalho da aviação, uma das áreas que muitos pilotos optam em seguir é da aviação agrícola. Para realização do curso o candidato deve ser titular de uma licença de piloto da categoria de aeronave para a qual a habilitação de piloto agrícola é requerida, com a habilitação correspondente à aeronave utilizada para a operação agrícola válida, no caso a habilitação de Monomotor.

Além disso o candidato deve ter completado, com aproveitamento, um curso teórico aprovado pela ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBHA 141 ou RBAC que venha a substituí-lo. O curso teórico é oferecido na EJ Escola de Aeronáutica com as matérias de Aspectos Históricos, Aspectos Econômicos, Segurança de Voo, Prevenção de Acidentes, Legislação Aeronáutica, Legislação do ministério da agricultura e do abastecimento, regulamentos de tráfego aéreo, produção agropecuária e Aeronaves.

Outra exigência para os candidatos é de ter sido aprovado, nos últimos 12 (doze) meses, em exame teórico da ANAC referente à habilitação de piloto agrícola referente à categoria de aeronave requerida, ter concluído, com aproveitamento, um curso prático de piloto agrícola, aprovado pela ANAC, para a categoria de aeronave correspondente à licença na qual será averbada a habilitação.

Segundo o Instrutor Marcelo Valério “ as manobras práticas do curso envolvem aproximações da área de operação, acelerações e desacelerações, deslocamentos com aeronave carregada, passagens de aplicação no eixo e altura estabelecidos, curvas de reversão em aplicação, execução de arremates de aplicação e procedimentos operacionais.

Marcelo ainda informa: “O candidato deve possuir 400 (quatrocentas) horas de voo totais, das quais, no mínimo, 200 (duzentas) horas de voo devem ter sido realizadas na categoria de aeronave para a qual é solicitada a habilitação, sendo, pelo menos, 100 (cem) dessas horas de voo como piloto em comando. Na fase inicial do treinamento o aluno inicia os voo na aeronave Citabria, uma aeronave convencional e biplace. Nessa fase os alunos irão realizar o treinamento de estol avançado e recuperação de parafusos. Após realizar os voos de adaptação de Citabria o aluno realiza voos solo nas aeronaves Pawnne e finaliza o treinamento na aeronave Ipanema, a aeronave mais utilizada atualmente nas empresas de aviação agrícola. No total o aluno realizará 31 horas de voo durante a sua formação.”

Nélio Pessanha , instrutor do curso de Piloto Agrícola afirma que “O treinamento de estol avançado e parafuso adotado pela EJ é muito importante para que o aluno identifique durante um procedimento de balão agrícola ou até mesmo durante o afastamento na aproximação e interceptações com o DGPS um possível estol a baixa altura , o que é muito perigoso. Realizamos esse treinamento em voo alto para que facilite a identificação da ocorrência e assim evitamos esse tipo de acontecimento.

O instrutora Beatriz Sacilotto explica que “durante o curso o sistema de DGPS é ensinado aos alunos e também usado sob uma programação para que o piloto passa monitorar toda a área de aplicação, no curso os alunos aprendem formatos de aplicação como back to back e carrossel, procedimentos muito utilizados atualmente. Os alunos são sempre treinados a operar o avião, mas também em garantir a qualidade da aplicação, por isso todo o nosso treinamento é realizado em uma Áreas com obstáculos para que o aluno possa aprender a lidar com esse tipo de cenário.


Departamento de Instrução de Piloto Agrícola EJ.

Publicado em 07/12/2019


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • II Feira de Cursos e Profissões será na EJ Jundiaí dia 01/02/2020.

    No próximo dia 01/02/2020 das 09:00 às 18:00 horas, ocorrerá na EJ Jundiaí a II Feira de Cursos e Profissões Aeronáuticas. O evento tem como objetivo apresentar o cenário aeronáutico, as possíveis oportunidades e o passo a passo da formação em cada uma das áreas existentes: piloto de aeronaves, comissário de voo e mecânico aeronáutico.O evento ocorre após o sucesso da I Feira de Cursos e Profissões Aeronáuticas, realizado no Campus EJ Itápolis. No dia do evento os participantes poderão acompanhar palestras gratuitas durante todo o dia com profissionais das respectivas áreas. A intenção é motivar e explicar como é a rotina dos profissionais da aviação, além de indicar cursos extracurriculares EJ, custos e planos de carreira.Em conjunto com as palestras, os convidados poderão realizar visitas em salas interativas onde serão apresentados vídeos de operações aeronáuticas e também conhecer e voar em simuladores da EJ. Durante todo o evento os participantes terão contato com pilotos, mecânicos e comissários através de salas temáticas onde os profissionais passarão o dia orientando e mostrando os materiais utilizados durante a sua formação. A equipe de atendimento de vendas, diretoria e instrutores de voo também estarão a disposição.No decorrer do dia também serão realizadas visitas guiadas para conhecer toda a estrutura da EJ Escola de Aviação. É uma oportunidade para os interessados conhecerem as aeronaves, a oficina de manutenção, os simuladores e um pouco mais da operação dos voos.A EJ Jundiaí conta com estacionamento gratuito e sala vip para maior comodidade e conforto de todos os presentes.Para garantir sua vaga nas palestras e apresentações, faça suas reservas com Larissa no telefone da EJ Jundiaí: 11 4815-2325/1984

  • Instrutores de voo EJ, novos contratados.

    A EJ Escola de Aviação contratou novos instrutores de voo para completar o quadro da unidade Campus Itápolis. Na formação básica os pilotos formam-se com cerca de 150 horas de voo e com o aquecimento do mercado as companhias aéreas contratam os futuros aviadores com alguns requisitos mínimos de horas de voo, sendo em média entre 500 a 1000 horas de voo, o que exige que o candidato de alguma forma acumule horas de voo através de outras oportunidades. A missão de iniciar na aviação como instrutor de voo garante aos pilotos ótimas oportunidades para acumular experiência de horas de voo, evoluir nos processos de tomada de decisão, Airmanship e CRM muito exigidos hoje no cenário aeronáutico.Voe mais alto com a EJ!

  • Férias coletivas até dia 6 de janeiro. Entenda o que continua funcionando

    A EJ Escola de Aeronáutica está de férias das aulas durante o fim de ano. Os voos de instrução e aulas teóricas voltam no dia 7 de janeiro de 2020.Nossa central de atendimento continua funcionando em formato de plantão, para tirar dúvidas, esclarecimentos sobre cursos e informações diversas..Outros serviços continuam funcionando, como recheques e outros serviços burocráticos para profissionais de aviação.Para esses qualquer tipo de contato, fale conosco Whatsapp comercial.Whatsapp EJ: (16) 3263-9160Aproveitamos para desejar boas festas a todos e um próspero ano novo.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2015

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Campo Verde - MT 55 66-3419-1510