EJ - Escola de Aviação Civil


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Você sabe o que é o CRM? Conheça essa ferramenta de segurança de voo.


Escolas de aviação também devem possuir processos organizacionais, além de promover políticas internas, planejamento de cronograma dos seus treinamentos, além de um canal de comunicação entre a diretoria e os instrutores para alocação assertiva de recursos e supervisão. A EJ Escola de Aviação, através do Núcleo de Estudo de Segurança de Voo da EJ (NESV-EJ) busca mitigar os principais fatores contribuintes, estabelecendo um reconhecido padrão de pilotagem além de treinamento recorrente para seus instrutores. Conheça hoje a base do Crew Resouce Managemente (CRM), uma ferramenta essencial nos cockpits e flightdecks, presente inclusive na EJ.


O modelo SHEL


Por ser a falibilidade humana um fato inegável, diversas teorias foram desenvolvidas para explicar as razões dos diferentes tipos de erro, pois alguns deles podem ser causados por simples incompatibilidade física, como letras impressas que podem ser confundidas quando muito pequenas, enquanto outros podem ser causados por complexos fatores psicológicos ou por certos tipos de estressores como fadiga e limites de tempo rígidos.
A necessidade do estudo de fatores humanos na aviação, desencadeou na década de 70, o desenvolvimento do modelo SHEL de Edwards, que depois foi melhorado por Hawkins. O modelo que reflete os quatro elementos, S (Software), H (Hardware), E (Enviroment) e L (Liveware), leva em consideração o contato entre os elementos e produz o suporte para que se possa entender os fatores humanos, e principalmente aumentar a sua importância no meio aeronáutico.


Contexto do CRM


Nos primórdios da aviação, não haviam instrutores de voo. Os primeiros aviadores, como Orville e Wilbur Wright, Octave Chanute, Otto Lilienthal e até Santos Dumont treinaram a si mesmos. Eles eram simultaneamente pilotos e teste e piloto alunos, onde seria inevitável que muitas moentes acontecessem durante o processo de descoberta de como manter um voo controlado.


Aspirantes a pilotagem moderna tem as vantagens das experiências destes pioneiros, além de muitas gerações sucessoras a eles terem deixado sua contribuição ativa da arte ciência do treinamento de voo. No entanto, nem todos os processos de treinamento de voo vieram do campo aeronáutico. Princípios de como seres humanos aprendem novas habilidades, e as desenvolvem, foram aplicados com o tempo no treinamento de pilotos.


Normalmente, treinamento é pensado em conjunto com habilidades técnicas de operar uma aeronave. Estas habilidades podem incluir a leitura de mapas, interpretações meteorológicas, identificação de áreas, além de em determinados voos, executar seus movimentos de forma adequada para realizar uma manobra desejada, dentro das configurações de peso e balanceamento vigentes no voo.


CRM ou NOTECH?


No entanto existem outras habilidades, chamado Crew Resource Management (CRM), embora na Europa ele possa ser denominado (NOTECHS). O CRM inclui habilidades de comunicação entre os membros da equipe de voo, saber como se portar em situações críticas, e manter a consciência situacional.


A necessidade de um treinamento foi identificada nos anos 80, como resultado de estudos e causas de aeronaves civis. CHRISTIAN E MORGAN (1987) analisaram as causas dos acidentes com aeronaves e encontraram alguns fatores humanos contribuintes. Veja alguns deles:


• Preocupação com irregularidades mecânicas menores;
• Liderança e monitoramentos inadequados;
• Falha em delegar tarefas, e atribuir responsabilidades;
• Falha de selecionar prioridades;
• Falha de comunicar intenções e planos;
• Falha na utilização de dados disponíveis;
• Falha em monitorar adequadamente outros tripulantes no cockpit.


No entanto, o artigo seminal sobre o assunto foi desenvolvido por Foushee em 1984, onde o mesmo aplicou as técnicas e terminologias da psicologia social ao ambiente de um cockpit de um porta aviões, que definia o CRM como o uso efetivo de todos os recursos disponíveis, envolvendo pessoas, sistemas, armas, instalações equipamentos e indivíduos ou equipes para realizar com eficiência uma missão ou uma tarefa. 


A evolução do CRM na aviação comercial foi documentada por Helmereich em 1999, visando à minimização do erro humano como fator contribuinte para acidentes e incidentes aeronáuticos, sendo ministrado, a princípio, apenas à tripulação técnica, como parte integrante do Treinamento de Operações de Voo. Na EJ Escola de Aviação, o CRM é parte integrante do treinamento de pilotos, sendo aplicado nos voos de instrução por instrutores e até por alunos. 


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Voe mais alto.

Publicado em 29/05/2019


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

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    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

  • Cronograma EJ Faculdade 2026: formação profissional de pilotos em 2 anos

    A EJ Faculdade, referência nacional na formação de pilotos, acaba de divulgar o cronograma oficial do vestibular 2026 para o curso superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves. Reconhecida por oferecer uma formação completa e alinhada às exigências do mercado, a instituição possibilita que seus alunos alcancem, em apenas dois anos, todas as licenças e habilitações necessárias — desde o Piloto Privado (PP) até o Piloto Comercial (PC), com IFR e Multimotor — além do diploma de nível superior. O curso é voltado para quem deseja construir uma carreira sólida como piloto profissional e reúne teoria e prática em um ambiente totalmente imerso na aviação. A grade inclui, além das disciplinas acadêmicas, treinamento prático nas aeronaves da maior escola de aviação da América Latina e contato constante com profissionais experientes do setor, criando oportunidades reais de networking e inserção no mercado. O Campus EJ, localizado em Itápolis (SP), oferece uma estrutura completa para a formação teórica e prática. São salas de aula equipadas, simuladores de voo, uma ampla frota de aeronaves modernas, além de infraestrutura de apoio com alojamentos, restaurante, cafeteria, área de lazer, quadras esportivas, piscina e lavanderia, garantindo conforto e comodidade para que o aluno possa se dedicar integralmente à sua formação. A EJ Faculdade já foi responsável pelo ingresso de diversos pilotos no mercado de trabalho, muitos deles partindo para companhias aéreas e aviação executiva. Um dos grandes diferenciais está nas oportunidades internas: a escola seleciona os alunos com melhor desempenho para participar de programas de estágio e, em muitos casos, para integrar o quadro de instrutores de voo. Essa é uma porta de entrada valiosa para o primeiro emprego, permitindo ao recém-formado acumular experiência prática e horas de voo que aceleram o ingresso em companhias e operações de maior porte. Cronograma Vestibular EJ 2026 Inscrições: 01/09/2025 a 28/11/2025 (Taxa de inscrição: R$ 50,00)Data do vestibular: 07/12/2025Divulgação do resultado: 09/12/2025Matrículas: 05/01/2026 a 23/01/2026Início do curso: 26/01/2026 Ao longo de sua trajetória, a EJ já formou mais de 10 mil pilotos para dentro e fora do país e mantém o compromisso de oferecer uma formação de alto nível, preparando profissionais prontos para voar mais alto e conquistar espaço no mercado global da aviação. Acesse o site oficial da EJ Faculdade clicando aqui.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051