EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Conheça as diferenças entre o C152 e o Aerobat

Cessna 152 Aerobat


O Cessna 152 (C152) é uma aeronave de fabricação norte americana que comporta dois passageiros, e é utilizado em suma para treinamento de voo. Na EJ Escola de Aviação, é a aeronave ideal para fazer seu curso de piloto privado, piloto comercial e instrutor de voo.  

Sua produção iniciou-se em 1977, sendo os primeiros entregues a partir de 1978, comouma modernização do já muito usado Cessna 150. O 152 foi criado para competir com o novo Beechcraft Skipper e o Piper Tomahawk, quando ambos foram lançados no mesmo ano. No entanto, no mesmo ano, a Cessna fez o lançamento de uma versão acrobática, o Cessna 152 Aerobat (A152).

A fuselagem dos 152 é construída inteiramente em metal, porém, alguns componentes como as pontas das asas e carenagens eram feitos de fibra de vidro. Mas o que muda então? O A152 é certificado para +6, -3 “g”, ao contrário do irmão que suporta +4,4, e -1,76 “g”.

Ao todo foram produzidos mais de 7.500 exemplares, sendo que destes apenas cerca de 1.400 eram acrobáticos.

O Aerobat

Projetado para ministrar a maestria em voos acrobáticos, o Aerobat exige dos pilotos mais habilidade e agilidade de comandos que voos cotidianos, produzindo maior conhecimento sobre as capacidades da sua aeronave e explorando seus próprios potenciais e limites. O NEEA-EJ, Núcleo de Ensinos e Estudos Avançados da EJ, através dos cursos de Upset Recoverye Acrobacia Clássica permite ao aluno lidar com segurança as diferentes atitudes e configurações que as manobras exigem, tornando o piloto mais hábil e ágil.

Apesar das cerca de 18 modificações entre os modelos, a principal vantagem de fazer seu curso no Aerobat é a semelhança com o Cessna 152, tornando o ensino mais proveitoso. No Aerobat, os implementos começam no berço do motor, especialmente modificado para suportar a maior força “g”, além das mudanças nas nervuras que são cerca de 25% maiores.

A espessura da asa também é levemente diferente, além de mudanças extras na fuselagem que incluem mais elementos estruturais. Na cabine, o piloto encontrará poucas diferenças, restringindo-se mais aos cintos que são por padrão de 4 pontos, além da claraboia (ou skylight windows), e as portas ejetáveis. Nos Aerobats da EJ Escola de Aviação, o aluno ainda se depara com uma bomba de fumaça, equipamento usado nas apresentações da Esquadrilha EJ.

Uma última curiosidade fica por conta dos suportes da asa, que equipam também o Cessna 182, um modelo mais robusto da companhia. Apesar de todas as modificações estruturais, a aeronave sofreu com apenas 7,2kgs de acréscimo ao seu peso base.

E aí? Se interessou? Venha voar o C152 Aerobat na EJ.

Voe mais alto.


Publicado em 04/05/2019


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • Lista dos Aprovados para o Curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves

    Abaixo segue o resultado do processo seletivo, realizado no dia 14/06/2019:1º Igor Calcagno Vaz Vellasco Pereira Aprovado 2º Igor Faliza Sampaio de Sousa Aprovado Aprovado 3º Alessandro Pereira Rosado Aprovado 4º João Matheus Marques Villalba Aprovado 5º Bruno Bernal Aprovado 6º João Paulo Castanheira Aprovado 7º Kim Rocha Camps Aprovado 8º Tâmata Renata Tezoto Aprovado 9º Gustavo Braga Bassoto de Andrade Aprovado 10º Gustavo Diniz Alves Santos Aprovado 11º Giovanne Takano Aprovado 12º Alex Matheus Batista da Silva Aprovado 13º Victor Weslen Dos Santos Aprovado 14º Lucas Henrique Pinto Aprovado 15º Luis Felipe de Andrade Dias Aprovado 16º Guilherme Lopes Amaral Aprovado 17º Thiago Chefer Koch da Cunha Aprovado* Os candidatos que foram reprovados no vestibular não aparecem nesta lista.* Aos aprovados, fiquem atentos, pois as matrículas serão realizadas entre os dias 24 a 28 de junho de 2019 conforme instruções no edital.

  • Faculdade EJ: informativo sobre resultado do vestibular

    Prezado(s) Alunos,A EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil agradece por sua participação na primeira chamada do vestibular do segundo semestre de 2019 do curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves, ocorrido no dia 14 de julho de 2019, às 13:30h no Campus da EJ em ItápolisO resultado da primeira chamada será divulgado em 24 de junho de 2019, segundo edital.Os resultados estarão disponíveis no site da EJ ( https://www.ej.com.br ) e Faculdade EJ ( https://www.ej.edu.br ).Voe mais alto.

  • Faculdade EJ: segunda chamada para o vestibular do 2º Semestre 2019

    A EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil informa que a segunda chamada do vestibular do segundo semestre de 2019 do curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves, acontecerá no dia 14 de julho de 2019, às 13:30h no Campus da EJ em Itápolis.O edital e as inscrições para prestar o processo seletivo estarão disponíveis a partir de 01 de julho através do site: www.ej.edu.br/vestibular O resultado da primeira chamada será divulgado em 24 de junho de 2019, segundo edital.Sobre o curso:O curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves da EJ tem duração e dois anos, sendo reconhecido pelo MEC, e pela Agência Nacional de Aviação Civil. Dentro dos quatro semestres, o estudante pode ver todas as matérias de piloto privado, piloto comercial, além de matérias ligadas a segurança de voo que permitem uma formação mais completa.A principal vantagem de estudar na Faculdade EJ é a oportunidade de voar logo no primeiro semestre, desde modelos básicos como o Cessna 152, passando por aviões com painéis Glass Cockpit para ensino das últimas tecnologias de aeronaves, como RNAV, chegando até a bi-motores. Além disso na EJ você voa solo de verdade, desde o piloto privado.Sem a perda de tempo no deslocamento entre a faculdade e escola de pilotagem, o ensino na Faculdade EJ torna-se muito mais proveitoso, afinal o aluno poderá voar no Campus Itápolis durante o dia, e estudar durante a noite na faculdade.Hoje dentro dos processos seletivos de companhias aéreas, a formação em um curso superior é um forte diferencial, que permite em alguns casos inclusive possuir uma menor experiência prática. A qualidade de ensino da EJ é reconhecida por grandes empresas aéreas, já tendo formado milhares de pilotos que hoje atuam no mercado nacional e internacional. Isso é sinônimo de confiança na formação de futuros profissionais.Um piloto profissional da EJ tem como diferencial a sua padronização, além do treinamento de recuperação de atitudes anormais que é recomendado pelo FAA, agência reguladora de aviação nos Estados Unidos, e pela ANAC no Brasil.Fora isso, a EJ é a única escola no Brasil certificada com os padrões internacionais ISO, que designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade. A função é promover a normalização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. O reflexo é a garantia de um padrão de serviços e melhoria contínua da qualidade.Para maiores informações entre em contato como nosso Departamento Comercial pelo e-mail contato@ej.com.br, ou pelo telefone 16 3263-9160.Voe mais alto.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Campo Verde - MT 55 66-3419-1510