EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Lugar de mulher é pilotando… um Boeing

De Mari com os Cessnas da Esquadrilha EJ


Maria Vitória De Mari, 27, de Curitiba, é uma das instrutoras da EJ recentemente contratadas para voar Boeing 737 na Gol Linhas Aéreas. Ela finalizou sua última entrevista de seu processo de admissão na companhia.

Na EJ, atuou como instrutora de voo por um ano e meio e somou 680 horas de voo no total. Ministrou aulas práticas de voo visual nos Cessnas 152 e de voos por instrumentos nos Cessna 172 G1000, com painéis Glass Cockpit. Também ministrou cerca de 100 horas de instrução em simuladores de voo.

Sua trajetória na aviação começou bem cedo. “Eu tenho um desenho de quando tinha 5 anos, era para fazer uma historinha, não sabia escrever, desenhei um avião na capa, um avião a jato, e escrevi avião a gato”. diverte-se Maria Vitória sobre suas primeiras memórias de seu gosto por aviões. Seu pai, Mario, engenheiro civil, era amigo do piloto de acrobacias Fernando Paes de Barros, o qual deu a Mari a primeira dica para que se tornasse aviadora, quando ainda criança: “Você vai ter que aprender inglês”, disse.

Como em diversas outras pessoas, Maria Vitória ficou em dúvida se poderia seguir ou não a profissão e foi fazer uma faculdade em outra área. Iniciou no curso de administração de empresas na Universidade Positivo, em Curitiba. “Quando deu seis meses, queria largar”, afirma. A reação da família não foi boa com a ideia da desistência e Vitória prosseguiu com o curso.

Um dia, visitando a mãe que morava perto do aeroporto de Congonhas, ao reparar no olho da filha vendo os aviões pousando e decolando, Denise, que trabalha no ramo de hotelaria, provocou: “Como você é idiota. Por que você não faz logo esse curso de avião?”

Enquanto estudava administração de empresas já trabalhava na área de logística da Bosch, ela seguiu a sugestão da mãe e começou uma segunda faculdade simultânea, de Ciências Aeronáuticas, na Universidade de Tuiuti. Ao mesmo tempo fazia o curso prático de piloto privado em uma escola no Paraná.

Finalizadas as faculdades, com apoio dos pais, pediu demissão de uma promissora carreira na Bosch e, em busca de melhores oportunidades na carreira, se dirigiu à EJ. Logo começou a trabalhar na coordenação de voos e a dar aulas de inglês enquanto concluía os cursos de piloto comercial e de instrutor de voo.

Depois de um tempo na fila de espera para se tornar instrutora, foi contratada. “Eu amei ser instrutora, eu acho que isso é uma experiência que todo mundo tinha que passar, porque você desenvolve muito o lado de lidar com pessoas e você aprende muito ensinando, então foi uma experiência muito válida. E acho que o mais legal é você saber que está fazendo a diferença no sonho de outra pessoa”, explica orgulhosa.

Você já sentiu preconceito por ser mulher no meio da aviação? “Diretamente não. A gente escuta comentários por terceiros, geralmente. No meu caso sempre foi assim. Mas eu sempre tive confiança em mim, no meu treinamento e acho que sempre conquistei respeito dos meus alunos”.

Após os treinamentos nos simuladores, ela terminará suas instruções em rota, já com passageiros, para assumir o cargo de copilota plena da empresa. “Espero que eu consiga construir uma carreira tão brilhante quanto eu sempre sonhei. Voar o Boeing para mim vai ser um desafio, então agora eu tenho que lembrar em manter a cabeça no lugar. É só o começo de uma nova etapa”, conclui.

Como será o primeiro voo com Denise, sua incentivadora? "Falta bastante ainda, tem que estudar e fazer pra merecer, mas vai ser bem especial”.

A EJ agradece Mari pelo tempo desempenhado no ensino e deseja sucesso, além de lindos voos em céus de brigadeiro.

Publicado em 30/04/2019


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • Lista dos Aprovados para o Curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves

    Abaixo segue o resultado do processo seletivo, realizado no dia 14/06/2019:1º Igor Calcagno Vaz Vellasco Pereira Aprovado 2º Igor Faliza Sampaio de Sousa Aprovado Aprovado 3º Alessandro Pereira Rosado Aprovado 4º João Matheus Marques Villalba Aprovado 5º Bruno Bernal Aprovado 6º João Paulo Castanheira Aprovado 7º Kim Rocha Camps Aprovado 8º Tâmata Renata Tezoto Aprovado 9º Gustavo Braga Bassoto de Andrade Aprovado 10º Gustavo Diniz Alves Santos Aprovado 11º Giovanne Takano Aprovado 12º Alex Matheus Batista da Silva Aprovado 13º Victor Weslen Dos Santos Aprovado 14º Lucas Henrique Pinto Aprovado 15º Luis Felipe de Andrade Dias Aprovado 16º Guilherme Lopes Amaral Aprovado 17º Thiago Chefer Koch da Cunha Aprovado* Os candidatos que foram reprovados no vestibular não aparecem nesta lista.* Aos aprovados, fiquem atentos, pois as matrículas serão realizadas entre os dias 24 a 28 de junho de 2019 conforme instruções no edital.

  • Faculdade EJ: informativo sobre resultado do vestibular

    Prezado(s) Alunos,A EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil agradece por sua participação na primeira chamada do vestibular do segundo semestre de 2019 do curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves, ocorrido no dia 14 de julho de 2019, às 13:30h no Campus da EJ em ItápolisO resultado da primeira chamada será divulgado em 24 de junho de 2019, segundo edital.Os resultados estarão disponíveis no site da EJ ( https://www.ej.com.br ) e Faculdade EJ ( https://www.ej.edu.br ).Voe mais alto.

  • Faculdade EJ: segunda chamada para o vestibular do 2º Semestre 2019

    A EJ Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil informa que a segunda chamada do vestibular do segundo semestre de 2019 do curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves, acontecerá no dia 14 de julho de 2019, às 13:30h no Campus da EJ em Itápolis.O edital e as inscrições para prestar o processo seletivo estarão disponíveis a partir de 01 de julho através do site: www.ej.edu.br/vestibular O resultado da primeira chamada será divulgado em 24 de junho de 2019, segundo edital.Sobre o curso:O curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves da EJ tem duração e dois anos, sendo reconhecido pelo MEC, e pela Agência Nacional de Aviação Civil. Dentro dos quatro semestres, o estudante pode ver todas as matérias de piloto privado, piloto comercial, além de matérias ligadas a segurança de voo que permitem uma formação mais completa.A principal vantagem de estudar na Faculdade EJ é a oportunidade de voar logo no primeiro semestre, desde modelos básicos como o Cessna 152, passando por aviões com painéis Glass Cockpit para ensino das últimas tecnologias de aeronaves, como RNAV, chegando até a bi-motores. Além disso na EJ você voa solo de verdade, desde o piloto privado.Sem a perda de tempo no deslocamento entre a faculdade e escola de pilotagem, o ensino na Faculdade EJ torna-se muito mais proveitoso, afinal o aluno poderá voar no Campus Itápolis durante o dia, e estudar durante a noite na faculdade.Hoje dentro dos processos seletivos de companhias aéreas, a formação em um curso superior é um forte diferencial, que permite em alguns casos inclusive possuir uma menor experiência prática. A qualidade de ensino da EJ é reconhecida por grandes empresas aéreas, já tendo formado milhares de pilotos que hoje atuam no mercado nacional e internacional. Isso é sinônimo de confiança na formação de futuros profissionais.Um piloto profissional da EJ tem como diferencial a sua padronização, além do treinamento de recuperação de atitudes anormais que é recomendado pelo FAA, agência reguladora de aviação nos Estados Unidos, e pela ANAC no Brasil.Fora isso, a EJ é a única escola no Brasil certificada com os padrões internacionais ISO, que designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade. A função é promover a normalização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. O reflexo é a garantia de um padrão de serviços e melhoria contínua da qualidade.Para maiores informações entre em contato como nosso Departamento Comercial pelo e-mail contato@ej.com.br, ou pelo telefone 16 3263-9160.Voe mais alto.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Campo Verde - MT 55 66-3419-1510