EJ - Escola de Aviação Civil


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EJ contrata nove instrutores de voo

Da esquerda para direita: Arsieri, Joyce, Karen, Prado, Próspero, Bernardes, Gisloti, Giusti e Roncada.


 A EJ Escola de Aviação contratou recentemente nove instrutores de voo para completar o quadro da unidade Campus Itápolis. Com a retomada comercial das companhias aéreas nacionais e internacionais, a EJ prevê ainda mais contratações ao longo do ano de 2019. “Com a tendência de crescimento, muitos de nossos instrutores estão sendo contratados por companhias aéreas, abrindo espaço para novos acumularem suas horas de voo”, diz Josué Andrade, diretor da EJ.

Todos os novos instrutores contratados realizaram seu treinamento na EJ. Conheça a história de cada um:

Luciano Arsieri

Natural de Itápolis-SP, teve a oportunidade de crescer vendo as aeronaves da EJ Escola de Aviação sobrevoando a cidade e com isso nasceu essa paixão por voar. "Além disso minha irmã era comissária de voo e me inspirou para ter o primeiro contato com a aviação", conta, "e voei na TAM por 7 anos como Comissário onde obtive grandes experiências profissionais e pessoais". Arsieri também possui habilitação de Instrutor de Voo de Helicópteros." Isso é só o início, meu objetivo é conseguir ingressar em uma empresa aérea e continuar fazendo o que mais amo, Voar!" Ainda diz:“Se você tem um sonho corra atrás, sempre mantendo o foco e persistência, pode ter certeza se fizer isso um dia seu sonho se realizará.”

Matheus Bertolini do Prado

Matheus tem 23, é natural de Novo Horizonte - SP. “Assim que terminei o ensino médio iniciei as aulas de piloto privado, para que logo cedo conseguisse atingir meus objetivos e conquistar meu sonho”. Logo após o cheque de piloto privado iniciou os cursos de piloto comercial e instrutor de voo”, diz. Matheus tem como objetivo ser comandante de linha aérea, fazendo carreira e atingindo seus objetivos de se tornar comandante.

Leonardo Garcia Próspero

O paulista de 20 anos, é Graduado em Aviação Civil pela Universidade Anhembi Morumbi, e conquistou sua primeira habilitação, a de piloto privado, no Aeroclube de Itápolis. "Ainda no terceiro colegial, com 17 anos, comecei algumas horas de voo e logo em seguida, o teórico do PP, dando continuidade com 18 anos, o curso de Piloto Comercial e Instrutor de voo." diz. "A paixão pela aviação vem desde pequeno, quando ainda criança pude entrar no cockpit de um Boeing 767, dando um amor incondicional por essas aves de metal", afirma. O objetivo de Próspero é ingressar em uma linha aérea, fazendo uma carreira e buscar voos mais altos, sempre.

Joyce Escobar Gonzaga

Aos 23, a instrutora natural de Goiânia é graduada em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). "Iniciei meus voos juntamente com a graduação onde voava nas férias, e terminei a graduação juntamente com meu curso de piloto comercial, e logo já iniciei o curso de instrutora." O sonho da goianense começou logo quando voou pela primeira vez em um Boeing 737 da Gol, relata." Aos 14 anos em uma viagem com a família, onde a partir dali me apaixonei cada vez mais pela aviação. Meu maior objetivo é ingressar na linha aérea e buscar a carreira internacional."

Karen Cristiane Gardini

Karen tem 33 anos, é natural de São Caetano do Sul-SP. Em 2007 terminou sua graduação de Bacharel em Turismo pela UNIBERO em São Paulo e atuou na área de hotelaria até 2008. Na aviação conquistou sua primeira habilitação, a de piloto privado, em 2010 no Aeroclube de Itápolis. “Ingressei em 2009 na Azul Linhas Aéreas como Agente de Aeroporto e na época nasceu a vontade de me tornar piloto de linha aérea”, diz. “Com este objetivo em mente em 2010 fiz seleção na Emirates e entrei como comissária para angariar fundos para pagar os cursos de Piloto Comercial, IFR, MLTE e INVA”, afirma. “Em 2016 retornei para o Brasil tirei todas as carteiras e meu objetivo é ingressar em uma linha aérea como Copiloto e no futuro como Comandante”.

Pedro Henrique Bernardes Silva Ferreira

Pedro tem 21 anos, nasceu em Iturama, no triângulo mineiro, estudou em uma escola pública. "Minha paixão pela aviação começou aos 5 anos de idade em São José do Rio Preto, quando fui pela primeira vez a um aeroporto, e desde pequeno, sempre falei para a minha família que ser um piloto", relata. "Mas infelizmente naquela época era muito complicado, minha família não tinha condições". Quando fez seus 18 anos, todo o esforço foi para se formar e conseguir suas carteiras. Pedro almeja chegar ao cargo de comandante de uma linha aérea.

Rafael Gisloti


Aos 28, Rafael é natural de Mogi Guaçu-SP, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Ilha Solteira e Pós-graduado em Gestão de Manutenção de Aeronaves pela Estácio. Teve seu primeiro contato com a aviação foi como estagiário da LATAM MRO em São Carlos-SP, unidade de manutenção da LATAM Airlines. Antes mesmo de ser checado piloto comercial, já era funcionário da escola como instrutor teórico dos cursos de mecânico de manutenção aeronáutica. “A EJ sempre se mostrou disposta a oferecer oportunidades para crescer como profissional na aviação”, afirma. “Quando pequeno sonhava em ser piloto, mas a falta de pessoas próximas a área e de recursos financeiros me fizeram esquecer do antigo sonho. Depois que trabalhei na LATAM, vi que o desejo de criança não podia ser deixado para trás”, conta. “Meu objetivo na aviação é conquistar reconhecimento como piloto e trabalhar como comandante de aviação executiva.”

Daniel Fernandes Giusti

Daniel, 31, é natural de São Paulo-SP. Filho de aviador militar da aeronáutica, nasceu no HASP, viveu toda a infância e adolescência em vilas militares. "Não tive outra alternativa a não ser me apaixonar pela aviação desde muito pequeno", relembra. "À época de criança, quando morava no ninho das águias em Pirassununga e, escondido, aproximava-se da cabeceira para assistir os pousos e descolagens da esquadrilha da fumaça em treinamento". Em 2011 tirou sua primeira carteira na aviação, a de piloto privado de helicóptero dando sequência no PCH e INVH. Procurou sempre saber mais sobre a aviação e foi assim que conheceu a EJ. Hoje, após muito estudo e dedicação, pertence ao grande time de instrutores da maior escola aeronáutica da América latina dando seu primeiro real e grande passo ao futuro promissor na linha aérea.

Weslei Roncada Gonçalves

Weslei tem 21, é natural de Itápolis-SP. Atualmente cursa Comércio Exterior na UNIFRAN e teve seu primeiro contato com aviação no Aeroclube de Itápolis, local que tinha costume de visitar com sua mãe quando pequeno. Formado desde o Piloto Privado até o Piloto Comercial e Instrutor de Voo, afirma: "Trabalhei em operações de voo e instrução teórica na antes de ser instrutor prático". Weslei tem como objetivo se tornar comandante de uma companhia aérea.

Na EJ os instrutores começam dando aulas nos Cessna 152, mesma aeronave que fizeram a maior parte de sua formação. Depois, com o acúmulo de experiência, eles seguem para novas liberações, e níveis de instrução. Isso envolve horas noturnas, voos por instrumento e até mesmo aeronaves multi-motoras como o Piper Sêneca.

Desejamos boas vindas ao novos contratados.

Voe mais alto.

Publicado em 11/04/2019


Vídeo: tour pelo campus itápolis

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    Mural Informativo


  • Nova parceria: EJ torna-se o centro de treinamento prático oficial da Universidade Anhembi Morumbi

    A Universidade Anhembi Morumbi é uma das instituições mais reconhecidas do país na formação de profissionais da aviação. Sua graduação em Ciências Aeronáuticas consolidou-se como referência, oferecendo uma base teórica robusta, visão contemporânea do setor e forte integração com o mercado. A Anhembi tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento acadêmico da aviação brasileira, formando pilotos, gestores e profissionais preparados para atuar em diferentes frentes da indústria aérea. A EJ Escola de Aviação Civil, fundada em 1999, é hoje a maior escola de aviação da América Latina, com mais de 10 mil pilotos formados, frota extensa, bases completas e um padrão de treinamento que se tornou referência nacional em segurança, disciplina e qualidade operacional. Nesse cenário, EJ e Anhembi Morumbi iniciam um novo capítulo. A EJ passa a ser oficialmente o Centro de Treinamento da Universidade Anhembi Morumbi para a realização das horas de voo, unindo a formação teórica universitária com a formação prática. Com a parceria, os alunos da Anhembi ganharão um centro de treinamento prático oficial na base Americana, além de projetos voltados ao incentivo dos alunos na áerea da aviação. A experiência prática passa a refletir o mesmo nível de excelência oferecido em sala de aula, criando uma trajetória formativa mais coesa, completa e alinhada às exigências das companhias aéreas. Para o setor, essa união representa um avanço significativo. Duas grandes forças da aviação agora caminham juntas, fortalecendo o mercado e abrindo novas oportunidades para a próxima geração de pilotos. A parceria marca um grande passo para o futuro da aviação: mais qualidade, mais estrutura e mais caminhos para quem deseja chegar ao comando.

  • Aviação em alta: mais de mil novas vagas reforçam o aquecimento do setor no Brasil

    O mercado da aviação brasileira vive um momento de forte expansão, com as principais companhias aéreas anunciando centenas de contratações e novos planos de crescimento. Para quem sonha em seguir carreira como piloto, instrutor ou profissional técnico, o cenário é de otimismo e confirma que a aviação continua sendo uma das profissões mais promissoras do país. Gol, LATAM e Azul anunciam grandes contratações As três maiores companhias aéreas do Brasil estão ampliando suas equipes e abrindo espaço para novos profissionais: -Gol Linhas Aéreas: pretende contratar um piloto por dia até o fim de 2025, impulsionada pela maior expansão de malha aérea de sua história. -LATAM Brasil: abriu quase 900 vagas no país, sendo 738 para comissários e 157 para copilotos, dentro de um plano de investimento e fortalecimento da operação. -Azul Linhas Aéreas: anunciou 186 novas vagas para pilotos e copilotos. 160 na Azul e 26 na Azul Conecta — em preparação para um novo ciclo de crescimento até 2026.Essas contratações em ritmo acelerado mostram um movimento de expansão real, e não apenas uma reposição de quadro. Um mercado em retomada e crescimento sustentável Após os anos de retração causados pela pandemia, a aviação brasileira entrou em um novo ciclo de prosperidade. O aumento do número de voos, a recuperação do turismo e a chegada de novas aeronaves às frotas corporativas estão gerando demanda constante por pilotos qualificados. As companhias reforçam que os planos de expansão estão ligados ao crescimento do transporte aéreo no país e à necessidade de profissionais bem formados para sustentar essa nova fase. Oportunidades para quem está se formando piloto O aumento da demanda significa mais oportunidades para novos pilotos ingressarem no mercado. Com a expansão das malhas e o crescimento das frotas, surge a necessidade de profissionais bem treinados, com formação completa, habilitação IFR, multimotor e proficiência em inglês. A EJ Escola, que há mais de 25 anos forma pilotos para o mercado nacional e internacional, reforça que esse é o momento ideal para investir na formação. Cursos teóricos e práticos, programas de estágio e a graduação em Pilotagem Profissional de Aeronaves oferecem uma base sólida para quem quer estar pronto quando as oportunidades aparecerem. O futuro de quem escolhe voar Mais do que uma retomada, o que se observa é uma tendência de crescimento contínuo. A aviação está em alta, e os números comprovam: o céu segue aberto para quem busca uma carreira com propósito, tecnologia e oportunidades reais de ascensão. Aviação em alta — e a EJ pronta para formar os profissionais que vão voar ainda mais alto.  

  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051