EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Ele aprendeu a profissão de mecânico na EJ e agora foi contratado pela Embraer

Daniel à esquerda, em trabalho de manutenção de aeronaves na EJ


 “Quem sabe até começar uma engenharia nos próximos anos?”, comenta Daniel Gimenes, 25, sobre sua expectativa de futuro, logo após desligar-se da EJ e iniciar o trabalho de mecânico na Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves do mundo e sinônimo de orgulho nacional.

Nascido em Monte Aprazível, interior de São Paulo, e morando em Itápolis-SP desde os quatro anos de idade, Daniel, filho de uma dona de casa e de um caminhoneiro, antes de trabalhar na oficina mecânica que faz as manutenções das aeronaves da escola, teve diversas profissões: foi empacotador de supermercado, operário de indústria têxtil e trabalhou em uma sorveteria. Em 2012 iniciou o trabalho na EJ, primeiramente no almoxarifado da oficina. “Meu contato com a aviação foi quando entrei na EJ. A paixão começou ali”.

Depois de um ano trabalhando no controle de peças para os mecânicos, começou a se interessar pelo ramo e iniciou o curso teórico na MMair de São Carlos-SP, em célula de aeronaves, aos fins de semana. “Comecei os cursos e pedi transferência de setor”, conta Daniel que logo após fez outra especialização, em grupo motopropulsor, por ensino a distância pela Aero TD.

“No almoxarifado eu tinha bastante contato com os mecânicos, trabalhava sempre com as peças fazendo importação e envio pra revisão, essas coisas. Aí como eu estava numa época em que estava decidindo o que ia fazer da vida em relação a faculdade, me despertou o interesse porque já estando ali dentro as chances seriam maiores”.

Daniel foi um dos motivadores para a EJ lançar o curso de Mecânico de Aeronaves. “O pessoal da minha época, todos tinham que viajar pra fora pra cursar. Meu aprendizado foi o prático mesmo, o dia a dia, na EJ”.

“Em comparação com os cursos que eu fiz, os cursos daqui da EJ deixam os mecânicos muito mais preparados pelo fato de ter a própria oficina. O aluno fica com dúvida na teoria e já vê na prática como funciona, isso facilita muito no aprendizado”, explica Daniel, que quando estava cursando a teoria já era estagiário na oficina. ”Via pelos amigos de classe lá na escola que eu estudava, que por eles às vezes não terem contato com a aviação antes, tinham bastante dificuldade”.

Daniel trabalhou por seis anos na EJ, iniciou na equipe de montagem de aeronaves importadas para a frota da escola, depois migrou para as inspeções de manutenção preventiva e seguiu para o setor de chapeamento e estrutura.

Na Embraer ele fará manutenções em aeronaves militares.

E já que aviação é uma paixão, tem vontade de ser piloto também? “Piloto não, gosto mais de mexer nas máquinas, minha paixão é fazer voar”, diverte-se.

A EJ agradece Daniel pelo tempo dedicado a manutenção e segurança de voo e deseja boa sorte em sua carreira na Embraer.

Publicado em 31/10/2018


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510