EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

De volta ao aeroporto de Guarulhos, agora do outro lado

Fábio com um dos Cessnas da EJ.


Quando criança ficava nas janelas do aeroporto de Guarulhos, de frente para o pátio, olhando a movimentação dos grandes jatos comerciais. Ir ao aeroporto era o pedido corriqueiro que fazia ao seu pai. Eles saiam de Ribeirão Pires, na região metropolitana de São Paulo, para irem ao programa favorito do filho. “Sempre tive um fascínio absurdo por aviação”, conta Fábio Luiz Rossi Júnior, 23, instrutor da EJ recentemente contratado para ser copiloto de Airbus na Latam. “Ficava ali por horas”.

Enquanto cursava o colegial, antes da maioridade, fez os teóricos intensivos, aos fins de semana, de piloto privado, no Aeroclube de São Paulo. Terminado o ensino médio, passou no concorrido vestibular na Unifesp - Universidade Federal de São Paulo, para o curso de Engenharia do Petróleo e encontrou-se em uma situação de escolha: seguir seu fascínio de infância e adolescência ou o concorrido curso que garantiria bons salários. “Veio o dilema entre engenharia ou seguir com pilotagem, e a vocação e o estilo de vida falaram mais alto”, relembra Fábio que logo se inscreveu na Anhembi Morumbi, universidade particular, no curso de Aviação Civil.

A escolha pela aviação foi incentivada pelo pai, promotor de justiça, e pela mãe, professora de biologia. “Achavam bem diferente”, explica. Ele escolheu a EJ Jundiaí para fazer seus cursos práticos e começou a voar um mês antes de completar 18 anos de idade. “Fui direto pra EJ pela oportunidade de realizar a seleção pra INVA. Sabia que lá, me formando, teria a oportunidade de ser instrutor”.

Dois anos depois estava formado piloto comercial e ainda terminava a faculdade na Anhembi, que dura três anos. Neste tempo tentou alguma função de solo em alguma companhia aérea, o qual não conseguiu e resolveu trabalhar em uma loja da rede Outback, como garçom e barman. “Era bem dinâmico e me ajudou muito a aprender a lidar com pessoas bem diferentes umas das outras, o que acabou de ajudando muito na instrução”, explica.

Após pouco mais de dois anos e meio na fila para ser contratado instrutor da EJ, iniciou na função, voando os Cessnas 152 e 172, e dando aulas em simuladores de voo, onde atuou por cerca de um ano e meio e acumulou 800h de voo de experiência. “Ser instrutor agrega muita coisa na nossa pilotagem, nosso gerenciamento otimiza demais, consciência situacional, empatia e feedback em relação ao aluno. Creio que seja uma etapa muito proveitosa pra quem almeja uma linha aérea. Exige muita paciência, calma, empatia e didática”, explica Fabio que se lembra do seu primeiro voo como instrutor. “Minha primeira hora dando instrução no EJT (prefixo de um Cessna 152 da EJ), aeronave da minha PS01. Foi realmente um voo que mexeu comigo, foi meio onde caiu a ficha de que eu tinha conseguido chegar onde queria ate o momento, sabe?”.

Aos 23, entra na Latam, e seu treinamento inicia-se logo no início do próximo mês. “A expectativa é imensa, meu sonho sempre foi linha aérea, comercial, passageiro. Eu estou muito ansioso e feliz de iniciar o ground”.

Como vai ser quando estiver no aeroporto de Guarulhos, operando um Airbus, e reparar em uma criança olhando o pátio pelas janelas? “Vai ser uma viagem no tempo em que eu vou me ver ali”.

A EJ agradece a Fábio pelo tempo dedicado ao ensino e deseja boa sorte em sua carreira aeronáutica.

Publicado em 01/10/2018


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • EJ comemorou 25 anos com grande festa em Jundiaí

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil celebrou seus 25 anos com uma grande festa no aeroporto de Jundiaí, na unidade da escola na cidade, no sábado, 27 de abril de 2024. O evento foi repleto de emoção e momentos memoráveis, destacando o marco significativo da empresa no setor de aviação civil na América Latina.Um dos pontos altos da festa foi a incorporação oficial do Tecnam P92 Echo MkII à frota da escola. A EJ já possui uma unidade da aeronave em operação, com a segunda chegando diretamente da fábrica no próximo mês. O Tecnam P92 Echo MkII é uma aeronave reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, ela oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-se uma excelente escolha para treinamento de pilotos. A escola recentemente assinou uma intenção de compra para 30 aeronaves deste modelo, reforçando seu compromisso com a modernização da frota e a excelência na formação de pilotos.Josué Andrade, diretor da EJ, comentou sobre a incorporação do novo avião: "Estamos muitos satisfeitos com este novo modelo de avião. Os alunos desde o início terão voos com paineis glass cockpit". Com esta aquisição, a EJ busca proporcionar uma experiência de treinamento mais moderna e alinhada com as tendências da indústria aeronáutica.Além das novidades na frota, a festa contou com apresentações acrobáticas emocionantes, que animaram os mais de 1000 convidados presentes. As acrobacias foram realizadas com duas aeronaves North American T-6, da Segunda Guerra Mundial, pilotadas por Monica Edo e Beto Bazaia. O evento também teve apresentações com a aeronave Extra 300, pilotada por Denis Schwarzenbeck, Cessna Aerobat, pilotado por Filipe Rafaeli, Decathlon, pilotado por Beto Bazaia, Super Decathlon, pilotado por Filipe Rafaeli, One Design e o planador Jantar, pilotado por Gunar Armin. (confira os vídeos no instagram da EJ)O clima foi de celebração e entusiasmo, com a comunidade da aviação reunida para celebrar um quarto de século de excelência da EJ. A combinação de tecnologia avançada, expertise na formação de pilotos e apresentações emocionantes marcou um dia inesquecível para todos os presentes. A EJ continua sua jornada como a maior escola de aviação civil da América Latina, preparando seus alunos para um futuro promissor na aviação.Veja galeria de fotos aqui.

  • EJ firma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII durante a Sun 'n Fun

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil deu um passo significativo em direção ao futuro da formação de pilotos ao assinar uma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, de fabricação italiana. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira, dia 10 de Abril, durante a Sun 'n Fun, renomada feira de aviação que acontece de 9 a 14 de Abril em Lakeland, Florida, no Sul dos Estados Unidos. A assinatura ocorreu no stand da Tecnam, destacando a parceria entre as duas instituições.Antecipando essa intenção de compra, a EJ já tem uma aeronave do modelo em operação, com a segunda a caminho, direto da fábrica e prevista para chegar no próximo mês. Os diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, formalizaram o acordo, ressaltando a importância dessa nova aquisição para a escola. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ. Edmir Gonçalves, diretor da EJ, também destacou as vantagens da aeronave: "O interessante deste avião é a facilidade de pilotagem e uma excelente performance".Durante a feira, Giovanni Pascale, o atual membro da família Pascale na liderança da Tecnam, afirmou que é uma satisfação construir aviões para treinamento. Ele afirmou que em breve quer conhecer o Brasil e visitar a EJ. A família Pascale já está na terceira geração dedicada à construção de aeronaves. Já são 76 anos de história.A aeronave Tecnam P92 Echo MkII é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência de voo superior para os pilotos em formação. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, essa aeronave oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-a ideal para o treinamento de pilotos.Na mesma feira, a Embry-Riddle Aeronautical University, universidade localizada em Daytona Beach, Flórida, também manifestou sua intenção de compra de 20 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, destacando o sucesso do design italiano na América do Sul e do Norte, conforme salientado por Walter Costa, diretor da Tecnam.Quem é a EJA EJ - Escola de Aeronáutica Civil é reconhecida como a maior escola de aviação civil da América Latina, com uma frota de mais de 60 aeronaves e oferecendo todos os cursos profissionalizantes, além de um curso superior de aviação, proporcionando uma formação completa e de alta qualidade aos seus alunos.

  • EJ anuncia curso de piloto aerodesportivo com utilização da nova aeronave Tecnam P92 Echo MkII

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil tem o prazer de anunciar o lançamento de seu mais novo curso, o Curso de Piloto Aerodesportivo, utilizando a avançada aeronave Tecnam P92 Echo MkII. Esta iniciativa vem para atender à crescente demanda por formação de pilotos especializados em voos aerodesportivos e experimental leve.A Tecnam P92 Echo MkII, recentemente incorporada à frota da EJ, não apenas é homologada para cursos tradicionais, como Piloto Privado, Comercial e Instrutor de Voo, mas também recebeu aprovação para a habilitação CPD (Certificado de Piloto Desportivo). Esta certificação permite aos alunos explorarem a comunidade da aviação aerodesportiva em aviões experimentais leves.Este curso inovador atende a dois perfis distintos de alunos:1 - Para quem busca exclusivamente o CPD:Curso simplificado de 30 horas de voo, oferecendo uma introdução eficiente e focada aos princípios essenciais de voos aerodesportivos.Ideal para entusiastas que desejam voar aviões experimentais leves e desfrutar da liberdade que essa categoria proporciona.Conteúdo prático e teórico adaptado para uma aprendizagem eficaz em um curto período.2 - Para Pilotos Privados ou Comerciais:Possibilidade de incorporar a habilitação CPD em apenas 5 horas de voo, complementando suas habilidades existentes.Abre novas oportunidades para pilotos experientes explorarem a emoção e a versatilidade dos voos aerodesportivos.Acelera o processo de certificação, permitindo que pilotos consolidados expandam seu repertório de habilidades de forma eficiente.Vantagens para quem opta pelo Curso de Piloto Aerodesportivo (CPD):Acesso rápido e eficiente: o curso de 30 horas oferece uma introdução concisa para quem deseja se dedicar exclusivamente aos voos aerodesportivos.Foco em experiência prática: o treinamento é intensivo, priorizando experiências práticas para uma aprendizagem mais imersiva.Menor investimento de tempo e recursos: ideal para quem procura uma formação específica e eficiente, otimizando o investimento de tempo e recursos financeiros.Exploração de categorias específicas de aeronaves: prepara os alunos para voar uma variedade de aeronaves experimentais leves, ampliando suas opções no universo aerodesportivo.Com essa iniciativa, a EJ reforça seu compromisso em oferecer cursos inovadores, alinhados às tendências da aviação civil, proporcionando aos alunos uma experiência educacional completa e adaptada às suas aspirações aerodesportivas.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097