EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

''Entrei na aviação, estou super feliz de ter mudado'', diz Thatiane


Formada em Administração, com pós-graduação em controladoria e finanças. Ela foi colaboradora de grandes empresas onde tinha bons salários e estabilidade. Thatiane Santos, aos 30 anos, decidiu que não era de números, fórmulas e tabelas de Excel que gostava. “Se fosse dinheiro eu teria continuado na área financeira, que pagava muito bem. Eu estava com uma carreia feita”, afirma.

A primeira vez que pensou na possibilidade de ser tornar comissária foi quando Thatiane começou a dar aulas de inglês para um amigo comissário de uma grande empresa área nacional. “Eu sei que tem muitas histórias assim que são bonitas, bem bonitas, que as pessoas nascem com isso, não nasci com esse sonho”, afirma.

Logo ela se matriculou em um curso de comissária em uma escola de São Paulo, isso há 3 anos atrás. Seu pai havia financiado todos seus estudos na UNISA - Universidade Santo Amaro, e ela tinha receio de algum tipo de reprovação. Durante o curso que tinha duração de alguns meses, Thatiane começou a enviar currículos para empresas aéreas internacionais. Para sua surpresa, foi chamada para uma entrevista e logo contratada pela Etihad Airways, empresa aérea dos Emirados Árabes. Isso ocorreu mesmo antes de terminar o curso, porque nos Emirados não há a necessidade de habilitação de agência reguladora, mas sim, apenas treinamento interno. “Fui fazer uma dessas seleções e acabei passando”, diverte-se.

Por um ano trabalhou na Etihad morando no oriente médio. Por questões culturais de adaptação e outras necessidades, decidiu voltar. “Voltei por motivos mais familiares e queria ficar próximo da minha mãe que não estava muito bem de saúde”. Entretanto, novamente no Brasil, voltar para a área financeira não era seu objetivo. “Tenho um amigo meu que faz um curso de piloto na EJ, e ele comentou comigo que eu conseguia fazer o curso em um mês”, afirma.

Matriculou-se na EJ e logo após o final do curso, em novembro do ano passado, foi aprovada na ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. No início de fevereiro deste ano, recebeu o convite de Azul Linhas Aéreas para uma seleção. Tathiane já está voando nas aeronaves azuis, no final do treinamento interno prático. “Tô muito contente de ter tido a oportunidade que a EJ deu de colocar nosso currículo praticamente na mão dos selecionadores, isso me agradou muito. Isso é muito bom para quem está tentando entrar no mercado”, conta Tathiane que foi aprovada na ANAC logo de primeira.

O contraste sobre trabalhar com financeiro e trabalhar em uma companhia aérea a agrada. “Não lidar com uma só equipe, uma só pessoa, não gosto muito de ficar presa, isso é o que fez eu gostar muito da aviação, e óbvio, conhecer os lugares”, diz.

Dicas para quem está começando? “Uma coisa importante, que muita gente acaba não dando muita prioridade, foi o fato de eu ter tido o inglês, o inglês abriu portas em todas as empresas que eu estive. Hoje o comissário tem que ter o inglês, não é só passar na prova da ANAC e pronto, é necessário”.

“Só agora descobri o que eu quero ser quando crescer”, resume Tathiane sobre sua experiência.

Publicado em 30/04/2018


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510