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Para os alunos do curso de piloto privado (PP) e comercial (PC) da EJ Unidade Campo Verde-MT, dois destinos são os mais comuns nas navegações solo a partir desta unidade: Primavera do Leste e Rondonópolis. As navegações solo, além de fazerem parte do regulamento da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, é política da EJ. “É necessário para o desenvolvimento do aluno, ele precisa voar sozinho, é a última fase do aprendizado, a consolidação do conhecimento”, afirma Edmir Gonçalves, diretor da EJ.
A região tem algumas particularidades como extensas fazendas, formação rápida de nuvens de chuva devido as particularidades do clima local, além de fatores ambientais, onde durante o período de seca, são normalmente promovidas queimadas que reduzem a visibilidade devido à fumaça. “O cuidado aqui é maior para liberar o aluno solo devido a esses fatores. É por isso que há uma cobrança mais especial dos INVAs (instrutores de voo) antes de liberar o aluno solo nessas navegações.”, afirma Antonio Legramante Junior, 33 anos, natural de Várzea Grande_MT, aluno do curso de piloto comercial e que já conta com 96 horas de voo.
“Sempre alertamos e conscientizamos a respeito da meteorologia. Os alunos que realizam os cursos aqui absorvem essa experiência, e com certeza será um diferencial para que quando profissionais, tenham uma operação mais segura”, afirma Fabricio Luizetti, chefe dos instrutores da unidade.
No curso de piloto privado, entre as 46 horas de voo, o aluno, entre voos locais e navegações, voa 10 horas sozinho. Confira as dicas de alunos que executaram navegações solo para os destinos:
Primavera do Leste
Dimensões (m) 1100 x 23
Distância de Campo Verde: 93km
Tanto para os alunos de piloto privado como comercial, primeiramente as navegações são feitas em voo duplo, acompanhado de instrutor. Tanto o planejamento quanto a navegação em si. “Todos os erros são corrigidos pelo instrutor tomando os devidos cuidados para não infringir os regulamentos de trafego aéreo”, afirma Kassio Fernandes, 24 anos, que já possui 69 horas de voo, natural de Nova Xavantina-MT e aluno do curso de piloto comercial na EJ Campo Verde desde o curso inicial, o piloto privado. “Como aqui navegamos apenas na livre, então o cuidado maior que temos que ter é com a altitude correta para não entrar em rota convergente com outra aeronave. Como a nossa navegação é visual, temos que calcular o estimado de voo e ver se está batendo nos pontos que escolhemos de referencia”, complementa. “Plotamos na WAC (carta da navegação) os pontos de referência visual e traçamos as rotas”, explica Anderson Militz Stasczak, 28 anos, aluno do curso de piloto comercial, natural de Nova Xavantina-MT, e conta com 57 horas de voo.
Rondonópolis
Dimensões (m) 1.850 x 30
Distância de Campo Verde: 118 km
“Rondonópolis tem AFIS (Serviço de informação de voo de aeródromo), o que de certa forma aumenta a segurança do voo. A pista é um pouco maior, o que também aumenta nossa segurança. O aeroporto fica afastado da cidade, em uma região desabitada e de plantação” explica Anderson Stasczak. “Eu acredito que a navegação solo é a hora de colocar em prática o que aprendemos no curso. Você está sozinho na aeronave e precisa tomar todas as decisões necessárias. Você tem ciência de que ninguém vai te corrigir, te ajudar, então a responsabilidade é muito grande. Pra mim foi uma etapa muito importante e de grande aprendizado no curso”, complementa.
“Como temos poucas cidades como ponto de referência, estimulamos sempre que os planejamentos de navegação sejam feitos com primor. Utilizamos todos os recursos que a carta WAC oferece: estradas, relevo, linhas de transmissão de energia, ferrovias, aeroportos, vilas, etc. Buscamos inserir todos esses itens no planejamento para que o aluno esteja bem situado durante toda navegação, principalmente nos períodos em que a visibilidade é restrita. Os alunos de Campo Verde crescem e se desenvolvem nesse meio desafiador, o que culmina em pilotos com melhor qualidade técnica e com uma consciência situacional muito mais aguçada”, afirma Fabricio Luizetti.
Outros destinos
No caso de alunos já cursando o Piloto Comercial, outros destinos para navegação solo são incentivados, apenas cumprindo que o aluno deve previamente fazer a navegação desejada acompanhado de um instrutor. São eles Cuiabá, Santo Antonio do Leverger, Diamantino e Morro do Chapéu.
Uso de GPS
Na EJ o aluno aprende a navegar usando os recursos como bússola e mapa, a base da navegação aérea. Normalmente os alunos possuem celulares com GPS e aplicativos de navegação aérea, o que é permitido pela EJ. “O ideal é o aluno usar apenas como backup ou no caso de sentir alguma insegurança em sua navegação apenas, porque é necessário treinar a base da navegação, com bússola e mapa”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ. “Eu particularmente fiz a navegação com estimados, usando a bússola. Até levei o celular mas acabei não usando. Acho importante saber navegar sem usar o GPS pois são equipamentos que podem falhar e deixar na mão”, afirma Aderson Stasczak.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
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Mural Informativo
O mercado da aviação vive um momento de retomada e crescimento no Brasil, e os resultados já são visíveis para quem está preparado. Cinco instrutores de voo formados pela EJ acabam de ser contratados por grandes companhias aéreas, enquanto outros dois iniciam carreira na aviação executiva — um reflexo direto do alto nível de formação e da dedicação desses profissionais desde o início de sua jornada. Apenas nos últimos dois meses, entraram para a linha aérea os pilotos Antônio Dari, André Elias, Anderson Tozze, Miguel Silva e Ricardo Henrique Santoro. Já os instrutores Bruno Tapparo e Vinícius Tavares agora fazem parte da aviação executiva, setor que também tem se mostrado cada vez mais aquecido. Segundo dados divulgados pela ANAC, o setor aéreo brasileiro transportou 118 milhões de passageiros em 2024, o segundo melhor desempenho da história. O número representa um crescimento de 14,3% em relação a 2023, com destaque para a recuperação da aviação doméstica e o avanço da aviação executiva, impulsionados por demanda reprimida, maior conectividade e investimentos no setor. (fonte) Com o aumento no número de passageiros e a retomada da malha aérea, as companhias aéreas têm intensificado seus processos de contratação, ampliando suas equipes para atender à demanda crescente por voos. O mesmo movimento é percebido na aviação executiva, que tem se consolidado como uma alternativa eficiente e flexível para deslocamentos corporativos e pessoais. Esse cenário aquece o mercado para pilotos recém-formados e experientes, criando mais oportunidades para quem está pronto para assumir o comando. A formação sólida, alinhada às exigências do setor, se torna um diferencial cada vez mais valorizado pelas empresas aéreas. Na EJ, temos orgulho de ver nossos ex-alunos atingindo grandes objetivos e sendo protagonistas desse crescimento. Todos os profissionais citados iniciaram sua formação na EJ, desde o curso de Piloto Privado até a atuação como instrutores de voo — trajetória que fortalece não só suas carreiras, mas também o compromisso da escola em formar pilotos prontos para os desafios do mercado. Seguimos com a missão de preparar profissionais de excelência, com estrutura, frota moderna e um ambiente que valoriza a segurança, o conhecimento e a paixão por voar. Parabéns a todos por essa conquista. Desejamos muito sucesso e voos cada vez mais altos.
Na manhã do dia 17 de maio, a EJ recebeu de portas abertas, futuros pilotos em sua base de Jundiaí para um evento especial: o Café & Aviação. O encontro reuniu apaixonados pela aviação, interessados em iniciar a formação como piloto e suas famílias, proporcionando uma experiência completa com conversas, interações, palestras sobre carreira e até mesmo a primeira experiência de voo em uma aeronave de instrução da escola. Um dos pontos altos do evento foram as rodas de conversa com profissionais do setor aéreo. Recebemos com muito prazer um piloto de linha aérea e uma comissária líder da Azul Linhas Aéreas, que compartilharam suas experiências e trajetórias, inspirando quem sonha em seguir esse caminho. Os visitantes também puderam conversar diretamente com instrutores de voo da EJ, esclarecendo dúvidas sobre a formação, as etapas do curso e as oportunidades no mercado. A programação contou ainda com a exposição de aeronaves da escola e da Skyline Táxi Aéreo, além de simuladores de voo, nos quais os visitantes puderam experimentar, de forma interativa, a sensação de pilotar. Para tornar o dia ainda mais especial, a EJ realizou mais de 15 voos de incentivo gratuitos a bordo das modernas aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, proporcionando a muitos o primeiro contato real com os comandos de uma aeronave.O Café & Aviação foi uma oportunidade para conectar sonhos à realidade, reforçando o compromisso da EJ com a formação de excelência e com o crescimento da aviação no Brasil. Fique atento às nossas redes sociais e ao site oficial da EJ para saber sobre as próximas datas. Estaremos sempre de portas abertas para receber futuros pilotos e incentivar a paixão por voar em todo o país. Veja como foi o evento clicando aqui.
A EJ acaba de dar mais um grande passo visando a formação de alto nível, a revitalização da frota de aeronaves Cessna 152, modelo consagrado e amplamente utilizado na formação de pilotos em todo o mundo. O marco inaugural desse plano foi a entrega do PR-EJD, a primeira aeronave remotorizada e modernizada pela escola, incluindo o Garmin G3X. O projeto, que será executado ao longo de dois anos, prevê a revitalização de 20 aeronaves no total — 10 delas em 2025 e outras 10 em 2026. Cada aeronave passará por um processo completo de atualização, incluindo: -Remotorização, garantindo mais eficiência e confiabilidade operacional;-Atualização de painel, com a incorporação do moderno Garmin G3X, um dos sistemas mais avançados em aviônicos para aviação geral, oferecendo mais precisão, segurança e familiaridade com tecnologias atuais do mercado. -Reforma completa, com renovação do interior das aeronaves para maior conforto. A escolha pelo Cessna 152 como foco do projeto não é por acaso. Trata-se da aeronave de instrução mais aceita no mundo, reconhecida por sua estabilidade, robustez e excelente relação custo-benefício. Na EJ, ela desempenha um papel essencial na formação inicial de pilotos, e agora passa a oferecer ainda mais tecnologia e qualidade. Os alunos já poderão iniciar seus voos com as primeiras aeronaves revitalizadas antes da metade do ano de 2025. Além da grande aceitação da aeronave, a modernização dos Cessna 152 também tem como objetivo alinhar tecnologicamente esse modelo ao restante da frota da EJ, promovendo uma padronização dos recursos disponíveis aos alunos durante sua formação. A escola já conta com Cessna 172 equipados com o painel Garmin G1000 — referência em aviônicos na aviação geral — e com duas aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, recentemente adquiridas, que também trazem recursos modernos e painéis digitais. Com isso, o aluno vivencia uma transição mais fluida entre as diferentes etapas do curso, desenvolvendo desde cedo familiaridade com sistemas embarcados atuais e tecnologias que encontrarão nas aeronaves profissionais ao longo da carreira. Um diferencial fundamental desta iniciativa é que toda a revitalização está sendo realizada pela equipe da EJ Manutenção de Aeronaves, dentro das instalações da própria escola. Isso permite controle total de qualidade e agilidade na entrega, graças à implantação de uma linha de produção própria dedicada ao projeto.Com essa modernização, a EJ reforça seu compromisso com o ensino de alto nível, alinhando seus cursos de piloto às exigências da aviação atual. O objetivo é garantir que os alunos tenham acesso a aeronaves cada vez mais modernas, seguras e tecnicamente atualizadas, refletindo o que encontrarão ao longo de suas carreiras.Mais do que uma atualização técnica, essa ação representa o investimento contínuo da maior escola de aviação da América Latina na excelência operacional e educacional.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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