EJ - Escola de Aviação Civil


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Em cinco anos EJ aumenta presença feminina em 136% e já passa do triplo da média nacional

Maria Julia, Paula e Renata, que deram depoimentos para a mat?ria.


Em um total de 121 alunos formados nos cursos de Piloto Comercial na EJ em 2017, 11 foram mulheres, representando 9,09% do total. Este número indica um crescimento de 136% em 5 anos. Em 2012, entre 202 alunos, a EJ formou apenas 4,2% de mulheres pilotos comerciais, habilitação necessária para quem deseja voar profissionalmente. “Tem sido um crescimento gradativo, em 2015, mulheres representaram 6,4% e em 2016, foram 7,8%, e agora este número expressivo, para comemorar”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.

A porcentagem de 9,09% da EJ é pouco mais de três vezes superior à média brasileira de mulheres com esta habilitação, que é de 2.78%, segundo números recentes divulgados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). “EJ está hoje com percentual semelhantes aos países mais avançados do mundo em questões de emancipação feminina, como Suécia e Finlândia, com 8,6% e 12%, respectivamente, e acredito que temos como avançar ainda mais”, diz Anderson Silva, diretor administrativo da Unidade Itápolis da EJ.

“Este avanço de pensamento não ocorre apenas aqui conosco. As companhias aéreas brasileiras tem contratado mais mulheres e dado mais atenção para o combate ao machismo na aviação. Fazem bem, mulheres são muito cuidadosas e criteriosas ao voar”, diz Josué Andrade, diretor da EJ. “Pelo que eu vejo na aviação comercial o preconceito está diminuindo muito à medida que as mulheres vão ganhando espaço e mostrando que têm a mesma competência dos homens, uma vez que pilotar é resultado de dedicação, determinação e estudo, e isso não depende de gênero. Eu vejo que a aviação está cada vez mais aberta a nós e isso me deixa muito feliz e motivada”, afirma Renata Oliveira, 22, aluna do curso de piloto comercial.

O aumento de mulheres voando faz parte de uma política institucional da escola de incentivo à mulheres em posto de comando de aeronaves. Hoje a EJ conta com seis instrutoras de voo nos cursos regulares, e uma delas, instrutora de acrobacia aérea. “É uma grande motivação às alunas e futuras alunas, inclusive. Cada vez mais vemos mais mulheres se matriculando e começando a voar, e isso significa que em breve esse número de pilotos mulheres voando profissionalmente vai aumentar bastante”, afirma Renata. “Eu vejo como uma grande quebra de barreiras que estamos passando a cada ano. Hoje quando ando pela EJ vejo sempre alunas novas pra entrar nessa luta com a gente”, complementa Paula Brufato, 22, aluna do curso de instrutor de voo.

Vencendo barreiras
“A situação mais marcante machista que passei foi no meu primeiro dia de teórico de PC. Na apresentação um garoto sentou ao meu lado e rindo me disse: ‘pra mim lugar de mulher é pilotando fogão’, relata Paula Brufato. “Logo no início, antes de encontrar a EJ, eu liguei em outra escola para saber sobre valores e etc e de cara me passaram o valor do curso de comissária. Expliquei que na realidade eu estava interessada no curso de piloto privado”, complementa Maria Julia Guerra Ribeiro, 19, aluna do curso de piloto comercial. “Na maioria das vezes quando me perguntam o que eu faço muitas pessoas ainda se ‘chocam’, tanto homens quanto mulheres. Acredito que o nosso papel na aviação, e não só nessa área mas em varias outras, é o de mostrar que nós temos capacidade suficiente para fazermos o que quisermos”, complementa.

“Eu acho que todas as aviadoras são guerreiras, já por terem escolhido uma profissão predominantemente masculina. A maioria das pessoas ainda nem sabem que existem pilotos mulheres. Isso afasta muitas meninas de correrem atrás do sonho de serem pilotos”, afirma Renata Oliveira. “Acredito que um papel importante das mulheres na aviação, dentre vários, é dar motivação para as demais, mostrando - na prática - que elas podem ser o que elas quiserem, independente de ainda ser uma profissão com poucas mulheres. Além disso, todas estão mostrando muito bem que são capazes de dominar um avião tanto quanto qualquer homem”, finaliza.

Publicado em 07/03/2018


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  • Vídeo: entrevistamos ex-instrutores da EJ

     Assista ao vídeo do encontro de ex-instrutores da EJ, que ocorreu na unidade Jundiaí da escola.

  • Membro Honorário: carteirinha lançada

    Foi lançada a Carteirinha de Membro honorário EJ. Foi criado exclusivamente para ex-instrutores da escola, por fazerem parte da história da maior Escola de aviação da América Latina. Vantagens de ser membro honorário: - Desconto de 40% no valor da hora de voo (tabela normal) para recheques; - Prioridade e agilidade nos recheques; - Desconto especial aos alunos indicados pelo Membro honorário EJ; - Com a apresentação do cartão, acesso geral em todas as unidades EJ para visitação, etc.

  • Jogou tudo para o ar e foi ser piloto

    Sem parentes na aviação que o incentivasse, e uma família para criar, uma vontade exótica veio em sua cabeça: chutar uma faculdade, duas pós graduações no exterior e bom salário garantido, tudo para o alto. Além de gastar as reservas em cursos de pilotagem de aviões para iniciar em uma nova profissão, começando tudo de novo. “É aquele lance da paixão, que você não olha muito a razão”. Todos os dias, Clovis Martins Costa Filho acordava cedo, ajustava o nó na gravata, dava um beijo na esposa, nos dois filhos bem novinhos, e se dirigia a um conceituado escritório de advocacia, onde era coordenador, em Campinas, sua cidade natal. Isso era em 2011, ele tinha 31 anos e já havia alcançado a tão almejada estabilidade financeira. Além do ótimo posicionamento, tinha boas perspectivas profissionais. Entre as rotinas de processos, de audiências, de cuidar da esposa e brincar com os filhos, sempre que sobrava algum tempinho, pesquisava assuntos de aviação, seu interesse desde a infância. Geralmente terminava vendo vídeos de pousos e decolagens no youtube. “Decisões como essa nunca são fáceis. Na verdade, as pessoas no começo não te levam a sério”, conta Clovis sobre a guinada na profissão que havia conquistado com bastante esforço. Logo quando terminou o ensino médio, incentivado financeiramente pelos pais, começou a estudar direito da PUC - Pontifícia Universidade Católica, de Campinas, para o curso de direito e logo depois de formado foi aprovado na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Buscando melhores colocações no direito, seguiu para Portugal para fazer uma pós graduação na Universidade de Lisboa, em contratos e arbitragem internacional, onde permaneceu estudando por um ano. Para custear sua pós, morava em um apartamento com outros dois estudantes, trabalhou em um McDonalds e fazia horas extras em mais um outro restaurante, como garçom. “Vivi com poucos recursos. Eu não queria envolver meus pais nesta decisão de morar fora do país”, relembra. Logo que voltou de Lisboa, se inscreveu em um programa de bolsas de estudo da Espanha patrocinado pelo Banco Santander e foi um dos selecionados para as duzentas vagas destinadas para América Latina do programa. Morou em Madrid por um ano e fez sua segunda pós na Universidade de Alcalá, onde se especializou em marcas e propriedades intelectuais, ramo também do direito empresarial. Quando voltou de Madrid, casou-se e logo arrumou emprego no departamento jurídico de uma empresa, e pelo seu destaque, foi convidado a trabalhar em um grande escritório, atendendo empresas proeminentes da região. “Tenho grande apreço e respeito pelo direito, em parte ajudou a pagar minha formação”, afirma. Sedento por livros e conhecimento, começou, ainda enquanto atuava como advogado, a estudar por conta para o curso de piloto privado, sem estar em uma escola homologada, não necessário para prestar a prova da ANAC no curso inicial. “Foi uma maneira que encontrei de ver se realmente eu queria aquilo”. Aprovado na agência, matriculou-se no Aeroclube de Campinas, onde fez algumas horas práticas. Conversando com outros alunos e amigos, resolveu trocar de escola. “Se você quiser avançar logo na carreira, melhor ir para a EJ, você vai conseguir voar mais”, falaram. Na EJ terminou seu curso de piloto privado e em menos de dois anos já estava com todos os cursos profissionalizantes finalizados, inclusive o de instrutor de voo. Na época, enquanto estudava aviação, ainda dava algumas consultorias em direito empresarial. Formado, enquanto aguardava na fila a oportunidade para se tornar instrutor de voo prático, começou a dar aulas para os cursos teóricos da EJ, principalmente Regulamentação da Aviação Civil, a área que mais se aproximava de sua especialidade anterior. “Meu alicerce na minha formação pela aviação foi minha esposa”, diz. Depois de um ano apenas ministrando aulas teóricas, iniciou na instrução de voo prática, que é um dos modos para se conseguir experiência e horas de voo para estar apto para atuar em uma grande empresa área. Como instrutor, voou por três anos, onde acumulou aproximadamente 1000 horas nos Cessnas 152, 172 e Tupi, experiência o suficiente para encarar desafios maiores na aviação. Na EJ ensinava voo VRF, IFR, além de dar aulas em simuladores de voo e Garmin 1000. “Meu tempo na instrução foi muito engrandecedor. Me realizei como instrutor. Gostava muito de dar aula, gosto na verdade.”. Depois de 9 anos de aviação, aos 40, Clovis foi contratado para ser copiloto de Airbus A319, 20 e 21, na Latam. Neste momento está fazendo treinamentos em simuladores estáticos, logo começa em simuladores oficiais, e em outubro já deve começar sua instrução em rota, já com passageiros, até se formar, internamente, copiloto pleno. “O sonho da aviação era desde criança, mas achava que não era para mim”, resume sua história. A EJ deseja a Clovis boa sorte em sua carreira, bons voos, e agradece o tempo dedicado ao ensino.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510