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Com mercado aquecido, EJ Jundiaí contrata mais quatro instrutores, saiba quem são


 A unidade Jundiaí da EJ contratou quatro novos instrutores de voo para integrarem seus quadros. As admissões ocorrem após a recente divulgação pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, de um crescimento de 3,2% de tráfego aéreo de passageiros no Brasil no ano de 2017. Estes profissionais entram para suprir o aumento de demanda devido a melhora econômica e para substituir os instrutores da EJ que foram contratados por companhias aéreas. “As notícias da aviação são boas e estamos começando o ano com bastante movimentação, e as previsões das empresas aéreas são bastante otimistas para 2018”, diz Edmir Gonçalves, diretor da EJ.

Conheça os perfis:
Victor Bernardo, 24 anos, é natural de São Caetano do Sul e fez todos os cursos na EJ Jundiaí. Sua primeira memória de contato com a aviação foi em uma visita onde acompanhava seu pai à TAM Executiva, localizada no aeroporto de Jundiaí. “Ao ver os jatos executivos veio meu encantamento e me despertou um sonho”, conta. Logo em seguida Victor, já com a ideia de ser piloto na cabeça, seguiu para a EJ Jundiaí para buscar informações sobre a atividade. Na unidade ele fez todos os seus cursos. Victor, quando estava iniciando suas horas de piloto comercial já encaixou-se como estagiário de operações da EJ, trabalho que compreende em organização burocrática de documentos de aviões e pastas de alunos, além de organização de aeronaves em solo, onde trabalhou por dois anos. Ambições? “Meu grande objetivo é ingressar em uma companhia área e pilotar um grande avião cargueiro. Sentir que tenho em minhas mãos o controle da aeronave”, afirma.

Yann Benincasa, 24, é natural de Salto/SP. Fez o teórico do curso de piloto privado na EDAPA, em Campinas, e iniciou a parte prática na EJ onde posteriormente fez todos os outros cursos, teóricos e práticos, até concluir o curso de INVA - Instrutor de Voo de avião. “Não tenho ninguém da família na área porém sempre foi minha paixão”, afirma. Desde novo Yann buscava ler livros sobre o tema e assistir filmes dedicados à aviação. “Um filme que me marcou foi o ‘One six right’ que fala da aviação geral nos EUA”, diz. Ele está animado com esta nova etapa em sua carreira. “Agradar o seu patrão ou cliente só fazendo o que gosta, voar”, resume.

Victor Lima, 25, é natural de Jundiaí. Fez todos os cursos teóricos e práticos na EJ. É graduado em Aviação Civil pela Universidade Anhembi Morumbi. Quando iniciou, ele não possuía nenhum parente, ou amigos na aviação. “Mas por algum motivo qualquer coisa sobre aviação me interessava”, diz. Seus primeiros contatos com aviões foram em viagens com a família. “Voar era mais interessante que o próprio destino, e sempre que entrava em um avião era como se tivesse em casa, sabia muitas coisas sobre eles e algumas histórias, mas não entendia muito sobre a profissão, e nem sabia se seria tão fácil ou difícil, mas sabia que queria voar”, relembra. “Desde então, continuo aprendendo e passando o que sei pra quem também sonha voar”.

André Rossato, 28, é natural de Palotina, Paraná, cidade polo da agroindústria, no oeste do estado. Fez todos os cursos, do piloto privado ao INVA - Instrutor de voo de avião, na EJ Jundiaí. Suas primeiras memórias de seu gosto por aviões vem da infância. “Eu observava a operação de pousos e decolagens de aviões agrícolas que voavam próximos a minha casa. Ali nascia uma admiração e fascínio por aeronaves que se mantém até hoje”, conta. Rossato possui parentes tanto na aviação, tanto na civil como na militar. “Os tenho como exemplo de profissionalismo”, afirma. “A oportunidade de você conhecer a aviação através de amigos ou parentes antes de ser um profissional na área facilita bastante você compreender os desafios da profissão e encontrar um norte que você deve seguir”.

Evolução do instrutor
De um modo geral, nas primeiras 150 horas de instrução, o INVA ministra voo visual diurno para PP (Piloto Privado) e PC (Piloto Comercial) nos Cessnas 152 e normalmente já passa a ministrar aulas em simulador. Após essas horas iniciais o instrutor pode ser liberado para ministrar instrução noturna nos Cessnas 172 e Embraer Tupi. Com experiência no Cessna 172 e Tupi, e pelo menos 70 horas de instrução em simulador, o instrutor é liberado para ministrar aulas IFR - voo por instrumentos.

Publicado em 26/02/2018


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Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • Vídeo: entrevistamos ex-instrutores da EJ

     Assista ao vídeo do encontro de ex-instrutores da EJ, que ocorreu na unidade Jundiaí da escola.

  • Membro Honorário: carteirinha lançada

    Foi lançada a Carteirinha de Membro honorário EJ. Foi criado exclusivamente para ex-instrutores da escola, por fazerem parte da história da maior Escola de aviação da América Latina. Vantagens de ser membro honorário: - Desconto de 40% no valor da hora de voo (tabela normal) para recheques; - Prioridade e agilidade nos recheques; - Desconto especial aos alunos indicados pelo Membro honorário EJ; - Com a apresentação do cartão, acesso geral em todas as unidades EJ para visitação, etc.

  • Jogou tudo para o ar e foi ser piloto

    Sem parentes na aviação que o incentivasse, e uma família para criar, uma vontade exótica veio em sua cabeça: chutar uma faculdade, duas pós graduações no exterior e bom salário garantido, tudo para o alto. Além de gastar as reservas em cursos de pilotagem de aviões para iniciar em uma nova profissão, começando tudo de novo. “É aquele lance da paixão, que você não olha muito a razão”. Todos os dias, Clovis Martins Costa Filho acordava cedo, ajustava o nó na gravata, dava um beijo na esposa, nos dois filhos bem novinhos, e se dirigia a um conceituado escritório de advocacia, onde era coordenador, em Campinas, sua cidade natal. Isso era em 2011, ele tinha 31 anos e já havia alcançado a tão almejada estabilidade financeira. Além do ótimo posicionamento, tinha boas perspectivas profissionais. Entre as rotinas de processos, de audiências, de cuidar da esposa e brincar com os filhos, sempre que sobrava algum tempinho, pesquisava assuntos de aviação, seu interesse desde a infância. Geralmente terminava vendo vídeos de pousos e decolagens no youtube. “Decisões como essa nunca são fáceis. Na verdade, as pessoas no começo não te levam a sério”, conta Clovis sobre a guinada na profissão que havia conquistado com bastante esforço. Logo quando terminou o ensino médio, incentivado financeiramente pelos pais, começou a estudar direito da PUC - Pontifícia Universidade Católica, de Campinas, para o curso de direito e logo depois de formado foi aprovado na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Buscando melhores colocações no direito, seguiu para Portugal para fazer uma pós graduação na Universidade de Lisboa, em contratos e arbitragem internacional, onde permaneceu estudando por um ano. Para custear sua pós, morava em um apartamento com outros dois estudantes, trabalhou em um McDonalds e fazia horas extras em mais um outro restaurante, como garçom. “Vivi com poucos recursos. Eu não queria envolver meus pais nesta decisão de morar fora do país”, relembra. Logo que voltou de Lisboa, se inscreveu em um programa de bolsas de estudo da Espanha patrocinado pelo Banco Santander e foi um dos selecionados para as duzentas vagas destinadas para América Latina do programa. Morou em Madrid por um ano e fez sua segunda pós na Universidade de Alcalá, onde se especializou em marcas e propriedades intelectuais, ramo também do direito empresarial. Quando voltou de Madrid, casou-se e logo arrumou emprego no departamento jurídico de uma empresa, e pelo seu destaque, foi convidado a trabalhar em um grande escritório, atendendo empresas proeminentes da região. “Tenho grande apreço e respeito pelo direito, em parte ajudou a pagar minha formação”, afirma. Sedento por livros e conhecimento, começou, ainda enquanto atuava como advogado, a estudar por conta para o curso de piloto privado, sem estar em uma escola homologada, não necessário para prestar a prova da ANAC no curso inicial. “Foi uma maneira que encontrei de ver se realmente eu queria aquilo”. Aprovado na agência, matriculou-se no Aeroclube de Campinas, onde fez algumas horas práticas. Conversando com outros alunos e amigos, resolveu trocar de escola. “Se você quiser avançar logo na carreira, melhor ir para a EJ, você vai conseguir voar mais”, falaram. Na EJ terminou seu curso de piloto privado e em menos de dois anos já estava com todos os cursos profissionalizantes finalizados, inclusive o de instrutor de voo. Na época, enquanto estudava aviação, ainda dava algumas consultorias em direito empresarial. Formado, enquanto aguardava na fila a oportunidade para se tornar instrutor de voo prático, começou a dar aulas para os cursos teóricos da EJ, principalmente Regulamentação da Aviação Civil, a área que mais se aproximava de sua especialidade anterior. “Meu alicerce na minha formação pela aviação foi minha esposa”, diz. Depois de um ano apenas ministrando aulas teóricas, iniciou na instrução de voo prática, que é um dos modos para se conseguir experiência e horas de voo para estar apto para atuar em uma grande empresa área. Como instrutor, voou por três anos, onde acumulou aproximadamente 1000 horas nos Cessnas 152, 172 e Tupi, experiência o suficiente para encarar desafios maiores na aviação. Na EJ ensinava voo VRF, IFR, além de dar aulas em simuladores de voo e Garmin 1000. “Meu tempo na instrução foi muito engrandecedor. Me realizei como instrutor. Gostava muito de dar aula, gosto na verdade.”. Depois de 9 anos de aviação, aos 40, Clovis foi contratado para ser copiloto de Airbus A319, 20 e 21, na Latam. Neste momento está fazendo treinamentos em simuladores estáticos, logo começa em simuladores oficiais, e em outubro já deve começar sua instrução em rota, já com passageiros, até se formar, internamente, copiloto pleno. “O sonho da aviação era desde criança, mas achava que não era para mim”, resume sua história. A EJ deseja a Clovis boa sorte em sua carreira, bons voos, e agradece o tempo dedicado ao ensino.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510