EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Thales Canesin, instrutor da EJ e pai da Sophia, futura pilota, é contratado pela LATAM

Na direita, Thales e Sophia, sua filha.


Thales, 27, foi contratado pela LATAM para ser piloto de A320. Ele atuou como instrutor de voo da EJ de 2014 até o fim de 2017. Voou quase 1400 horas em diversas aeronaves da frota da escola, mas durante esses três anos, um voo foi o mais especial de todos: a passageira era sua filha, Sophia, de 4 aninhos de idade. “Ela ficou em êxtase, ela vibrava. Até hoje ela fala daquele primeiro voo”, afirma. O passeio ocorreu durante o Itápolis Airshow de 2015, evento que contou com uma rasante de um avião de grande porte. “Primeira vez que eu vi a passagem baixa de um 727 e no mesmo dia levei minha mãe, meu pai e minha filha pra voar, então esse foi um dia muito tesão”, entusiasma-se.

Canesin, assim como Sophia agora, desenvolveu sua paixão por aviões logo cedo. “Cara, é aquele clichê de todo aviador, desde criança meus brinquedos sempre foram avião. Meus tios e tias sempre falam que era fácil me agradar porque só precisavam dar aviões de presente”, diverte-se Thales. Com o passar dos anos a paixão cresceu juntamente com a certeza de que aquele universo era seu objetivo.

Assim que teve idade, em 2008, Thales iniciou o curso de Ciências Aeronáuticas na UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, e logo após a graduação, em 2010, fez seu curso de piloto privado no Aeroclube de Londrina. Com o diploma e o brevê conquistados, buscou uma oportunidade no mercado de trabalho já na área de aviação. “Apesar de longe de um cockpit, atuei no setor comercial de uma importadora de aeronaves e pude adquirir um conhecimento fantástico sobre aviação geral, legislação internacional e aviônicos”.

Após dois anos de trabalho intenso na importadora, Canesin decidiu dar continuidade em sua profissionalização como aviador: “Minha mãe sempre soube que eu curtia e fez tudo que podia pra poder me dar uma boa formação, tanto que a escolha da EJ foi porque ela me perguntou onde era a melhor escola pra eu me formar”, explica.

Durante o ano de 2013, Thales fez os cursos de Piloto Comercial, Multimotor, voo por instrumentos, de instrutor de voo e conseguiu se encaixar nas operações de voos da EJ Itápolis onde proporcionava o suporte necessário para os voos de instrução realizados na escola. “Esta experiência foi de extrema importância em minha formação, pois ao lidar com todo esse paperwork, pude aprender sobre os mais diversos aspectos burocráticos que envolvem a operação de uma escola de aviação civil”, afirma.

Após um ano de trabalho em solo, Canesin já teve a oportunidade de juntar-se ao quadro de instrutores de voo da escola, onde voou os Cessnas 152, 172, Corisco e deu aulas em simuladores. “Sem dúvidas os voos mais prazerosos que pude fazer na EJ foram a bordo do Corisco Turbo. Além de uma incrível máquina, os voos, geralmente, eram de navegação para locais que ainda não conhecia“, afirma.

Canesin, quando instrutor, gostava do momento, muitas vezes mágico, de seus alunos, que é liberá-los para seus primeiros voos solo. “Sempre foi um grande prazer poder fazer parte deste passo tão importante na vida de cada pessoa que pude compartilhar o cockpit”, afirma. “O voo solo proporciona ao aviador um momento único e eleva seu nível de auto confiança. Algumas pessoas perguntavam se ficava ansioso quando liberava algum voo solo mas na verdade sempre me mantive tranquilo, pois só permitia tal voo com a certeza de que o aviador havia atingido o nível técnico e emocional necessário para tal”, complementa.

Canesin agora inicia seus cursos nos simuladores de Airbus A320 em Miami, EUA, antes de iniciar os voos de linha pela companhia, transportando passageiros por todo Brasil.

Se Sophia deseja aprender a voar? “Isso é um negócio que ela fala, diz que quer ser pilota como o pai, mas nunca foi por eu falar, sempre deixei ela bem livre pra ter os próprios gostos”, afirma.

A EJ agradece a dedicação de Thales pelo tempo dedicado ao ensino, deseja boa sorte neste importante passo em sua carreira, e assume desde já o compromisso de abrir um bom Champagne quando ocorrer o do primeiro voo solo de Sophia.





Publicado em 12/01/2018


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510