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Victor em um de seus voos
Três filhos, dois meninos e uma menina recém nascida. Já tinha na cabeça o objetivo de aprender a pilotar, “por hobby”, enfatiza. Estava fazendo o EAD, Ensino a Distância do curso de Piloto Privado teórico da EJ. Um tombo de motocicleta, uma mão quebrada e queimaduras de asfalto. Na cama do hospital, entre visitas de médicos e trocas de curativos doloridos pelos enfermeiros, entre as pomadas, entre as visitas da esposa e dos filhos, Victor Sarfartis, 36 anos, resolveu fazer mais uma coisa: estudar. “eu estava na cama do hospital e fazendo o curso pelo celular”, conta rindo.
Ele está concluindo o curso de piloto privado, já solou e tem 40 horas de voo, faltam apenas seis para ele conquistar sua habilitação. É paulistano e desde criança gostou de aviões, mas a vida o levou para outros caminhos: formou-se em direito e atua como advogado. Agora, com a vida em uma correria frenética, mas estabilizada, decidiu que era hora de aprender a aviação.
Victor não teve nenhum parente piloto que o influenciasse, e seu entusiasmo renasceu com uma curiosidade que o acabou levando para simuladores caseiros de computador, o que virou um desafio, porque alguns aviões eram difíceis de pilotar, “comecei a me interessar pelo assunto”, explica.
Por recomendação de um amigo, procurou a EJ. “Entrei em contato e rapidamente entendi que existia o EAD, o que foi bom, porque não teria condição alguma de fazer o curso presencial, não tenho tempo”, comenta.
Victor fez todo o curso teórico de piloto privado em pouco menos de três meses, mesmo com o acidente e o nascimento da filha no intervalo, e passou na prova da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) na primeira tentativa. “O material é muito bom, me dedicava só a noite, depois que chegava do trabalho, fazia um determinado número de vídeos por dia, e nos fins de semana bombava”. E ele recomenda: “e você tem a possibilidade de utilizar os tutores, fluiu bem, eles respondem rápido”, diz.
“Para mim a questão da disciplina não foi problemática, acho que é do meu perfil, eu prefiro muito mais ter o curso na frente, os vídeos, onde decido se assisto agora, ou daqui meia hora. Tem gente que desanima, eu não”, conta Victor. Realmente, Victor não desanima.
E sobre ser advogado, paulistano, entre idas e vindas de reuniões, fóruns, sem família na aviação, como foi a reação deles ao dizer que queria ser piloto? “Para meus pais, eu ainda não contei. Eles iam ficar preocupados. Logo mais eu conto”, conta. E a esposa? “100%” (de apoio), explica.
Os filhos maiores? “Só falam disso”. “Só não consigo levar as crianças pro aeroporto quando vou voar porque não tem quem cuide de dois malucos correndo pra lá e pra cá e uma bebê chorando. A esposa não ia dar conta”, complementa sendo solidário.
A EJ dá parabéns a Victor por ter conseguido conciliar tudo junto ao mesmo tempo ao perseguir seu desejo de ser aviador. Toda a equipe EJ deseja bons e seguros voos, e convida para que Victor traga as crianças para conhecer os aviões, que a equipe EJ dará um jeito de ajudar a tomar conta dos futuros pilotos, porque é assim que começa.
Saiba mais sobre o EAD - Ensino a distância, da EJ.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
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Mural Informativo
A Universidade Anhembi Morumbi é uma das instituições mais reconhecidas do país na formação de profissionais da aviação. Sua graduação em Ciências Aeronáuticas consolidou-se como referência, oferecendo uma base teórica robusta, visão contemporânea do setor e forte integração com o mercado. A Anhembi tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento acadêmico da aviação brasileira, formando pilotos, gestores e profissionais preparados para atuar em diferentes frentes da indústria aérea. A EJ Escola de Aviação Civil, fundada em 1999, é hoje a maior escola de aviação da América Latina, com mais de 10 mil pilotos formados, frota extensa, bases completas e um padrão de treinamento que se tornou referência nacional em segurança, disciplina e qualidade operacional. Nesse cenário, EJ e Anhembi Morumbi iniciam um novo capítulo. A EJ passa a ser oficialmente o Centro de Treinamento da Universidade Anhembi Morumbi para a realização das horas de voo, unindo a formação teórica universitária com a formação prática. Com a parceria, os alunos da Anhembi ganharão um centro de treinamento prático oficial na base Americana, além de projetos voltados ao incentivo dos alunos na áerea da aviação. A experiência prática passa a refletir o mesmo nível de excelência oferecido em sala de aula, criando uma trajetória formativa mais coesa, completa e alinhada às exigências das companhias aéreas. Para o setor, essa união representa um avanço significativo. Duas grandes forças da aviação agora caminham juntas, fortalecendo o mercado e abrindo novas oportunidades para a próxima geração de pilotos. A parceria marca um grande passo para o futuro da aviação: mais qualidade, mais estrutura e mais caminhos para quem deseja chegar ao comando.
O mercado da aviação brasileira vive um momento de forte expansão, com as principais companhias aéreas anunciando centenas de contratações e novos planos de crescimento. Para quem sonha em seguir carreira como piloto, instrutor ou profissional técnico, o cenário é de otimismo e confirma que a aviação continua sendo uma das profissões mais promissoras do país. Gol, LATAM e Azul anunciam grandes contratações As três maiores companhias aéreas do Brasil estão ampliando suas equipes e abrindo espaço para novos profissionais: -Gol Linhas Aéreas: pretende contratar um piloto por dia até o fim de 2025, impulsionada pela maior expansão de malha aérea de sua história. -LATAM Brasil: abriu quase 900 vagas no país, sendo 738 para comissários e 157 para copilotos, dentro de um plano de investimento e fortalecimento da operação. -Azul Linhas Aéreas: anunciou 186 novas vagas para pilotos e copilotos. 160 na Azul e 26 na Azul Conecta — em preparação para um novo ciclo de crescimento até 2026.Essas contratações em ritmo acelerado mostram um movimento de expansão real, e não apenas uma reposição de quadro. Um mercado em retomada e crescimento sustentável Após os anos de retração causados pela pandemia, a aviação brasileira entrou em um novo ciclo de prosperidade. O aumento do número de voos, a recuperação do turismo e a chegada de novas aeronaves às frotas corporativas estão gerando demanda constante por pilotos qualificados. As companhias reforçam que os planos de expansão estão ligados ao crescimento do transporte aéreo no país e à necessidade de profissionais bem formados para sustentar essa nova fase. Oportunidades para quem está se formando piloto O aumento da demanda significa mais oportunidades para novos pilotos ingressarem no mercado. Com a expansão das malhas e o crescimento das frotas, surge a necessidade de profissionais bem treinados, com formação completa, habilitação IFR, multimotor e proficiência em inglês. A EJ Escola, que há mais de 25 anos forma pilotos para o mercado nacional e internacional, reforça que esse é o momento ideal para investir na formação. Cursos teóricos e práticos, programas de estágio e a graduação em Pilotagem Profissional de Aeronaves oferecem uma base sólida para quem quer estar pronto quando as oportunidades aparecerem. O futuro de quem escolhe voar Mais do que uma retomada, o que se observa é uma tendência de crescimento contínuo. A aviação está em alta, e os números comprovam: o céu segue aberto para quem busca uma carreira com propósito, tecnologia e oportunidades reais de ascensão. Aviação em alta — e a EJ pronta para formar os profissionais que vão voar ainda mais alto.
O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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