Notícias
Super Decatlhon
O Curso de Acrobacias Aéreas da EJ
Inicialmente com dois programas - Básico e Esporte - o objetivo do curso é ensinar o piloto a executar diversas manobras acrobáticas com técnica, precisão, segurança, disciplina e habilidade tais que o tornarão um aviador mais confiante e capaz para exercer suas atividades aéreas em geral. Estando apto, inclusive, a participar de campeonatos e se tornar um aerodesportista.
Em qualquer modalidade, o foco é expandir o envelope do piloto!
Com carga horária de 05, 10 e 20 horas, os programas podem ser escolhidos e executados em até 15 dias conforme seja a disponibilidade dos interessados, pois podem ser ministrados individualmente (não sendo necessária a formação de turmas para dar início).
Objetivo do programa Básico
- Atitude mental e comportamento aeronáutico (piloto e aeronave)
- Segurança em primeiro lugar (AvA - aviador acrobático)
- Atitude da aeronave e suas variações - compreender e entender as diversas posições
que avião estará de forma rápida e sistêmica
- Executar as manobras da categoria Básica
- Aprender a montar sequências acrobáticas com foco na segurança e administração de
energias.
Objetivo do programa Esporte
- Aumentar o rol de manobras e figuras de acordo com a categoria Esporte
- Elevar os níveis de habilidade e proficiência
- Adquirir o status de Piloto Acrobático
Instrutor de Acrobacia Aérea
- Técnicas de ensino teórico
- Técnicas de ensino prático
- Recuperação de manobras inadvertidas
- Repasse de manobras no assento do instrutor
A quem se destina os cursos de acrobacia da EJ
O Curso de Acrobacia Aérea da EJ é voltado aos pilotos com ou sem experiência, com formações variadas (alunos cursando o PCA, proprietários de aeronaves, pilotos executivos, de linhas aéreas,
agrícolas, etc...) que buscam o aprimoramento, a segurança, o esporte ou o prazer de voar e explorar o avião.
Por que fazer?
Em que pese todo o conhecimento adquirido pelo piloto nas mais diversas situações (práticas ou teóricas), é senso comum que o aprendizado de acrobacia aérea traz ao aviador capacidade ímpar de entender e agir seja qual for a atitude da aeronave. Requisitos com os quais ele estará pilotando com maior confiança e capacidade.
Por outro lado, para aqueles apaixonados pela aviação, a acrobacia aérea oferece a oportunidade de ser também um esporte. Desafio pessoal, precisão, disciplina, saúde, relações interpessoais tudo isso junto ao prazer de voar.
A aeronave
Utilizamos a aeronave Super Decatlhon por ser considerada estável, simples de voar e uma das melhores aeronaves do mundo para o treinamento inicial de acrobacias aéreas.
O instrutor
Marcos Geraldi
Campeão Brasileiro de Acrobacia Aérea Avançada em 2014.
- Piloto de Acrobacia Aérea - ACRO
- Instrutor de Acrobacia Aérea - INACRO
- Piloto de Demonstração Aérea - DEMO Checador de Acrobacia Aérea - EXAM ACRO
Com 16 anos de experiência na prática da acrobacia aérea, somando mais de 2000 horas em voos acrobáticos, pilotou dezenas de tipos de aeronaves ao longo da carreira nas categorias básica, intermediária e ilimitada, inclusive planadores. Piloto de teste da aeronave CEA-309 Mehari (primeiro avião acrobático brasileiro da classe ilimitada, projetado e construído pela UFMG, agraciado com a medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) e membro honorário da Força Aérea Brasileira.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
A Universidade Anhembi Morumbi é uma das instituições mais reconhecidas do país na formação de profissionais da aviação. Sua graduação em Ciências Aeronáuticas consolidou-se como referência, oferecendo uma base teórica robusta, visão contemporânea do setor e forte integração com o mercado. A Anhembi tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento acadêmico da aviação brasileira, formando pilotos, gestores e profissionais preparados para atuar em diferentes frentes da indústria aérea. A EJ Escola de Aviação Civil, fundada em 1999, é hoje a maior escola de aviação da América Latina, com mais de 10 mil pilotos formados, frota extensa, bases completas e um padrão de treinamento que se tornou referência nacional em segurança, disciplina e qualidade operacional. Nesse cenário, EJ e Anhembi Morumbi iniciam um novo capítulo. A EJ passa a ser oficialmente o Centro de Treinamento da Universidade Anhembi Morumbi para a realização das horas de voo, unindo a formação teórica universitária com a formação prática. Com a parceria, os alunos da Anhembi ganharão um centro de treinamento prático oficial na base Americana, além de projetos voltados ao incentivo dos alunos na áerea da aviação. A experiência prática passa a refletir o mesmo nível de excelência oferecido em sala de aula, criando uma trajetória formativa mais coesa, completa e alinhada às exigências das companhias aéreas. Para o setor, essa união representa um avanço significativo. Duas grandes forças da aviação agora caminham juntas, fortalecendo o mercado e abrindo novas oportunidades para a próxima geração de pilotos. A parceria marca um grande passo para o futuro da aviação: mais qualidade, mais estrutura e mais caminhos para quem deseja chegar ao comando.
O mercado da aviação brasileira vive um momento de forte expansão, com as principais companhias aéreas anunciando centenas de contratações e novos planos de crescimento. Para quem sonha em seguir carreira como piloto, instrutor ou profissional técnico, o cenário é de otimismo e confirma que a aviação continua sendo uma das profissões mais promissoras do país. Gol, LATAM e Azul anunciam grandes contratações As três maiores companhias aéreas do Brasil estão ampliando suas equipes e abrindo espaço para novos profissionais: -Gol Linhas Aéreas: pretende contratar um piloto por dia até o fim de 2025, impulsionada pela maior expansão de malha aérea de sua história. -LATAM Brasil: abriu quase 900 vagas no país, sendo 738 para comissários e 157 para copilotos, dentro de um plano de investimento e fortalecimento da operação. -Azul Linhas Aéreas: anunciou 186 novas vagas para pilotos e copilotos. 160 na Azul e 26 na Azul Conecta — em preparação para um novo ciclo de crescimento até 2026.Essas contratações em ritmo acelerado mostram um movimento de expansão real, e não apenas uma reposição de quadro. Um mercado em retomada e crescimento sustentável Após os anos de retração causados pela pandemia, a aviação brasileira entrou em um novo ciclo de prosperidade. O aumento do número de voos, a recuperação do turismo e a chegada de novas aeronaves às frotas corporativas estão gerando demanda constante por pilotos qualificados. As companhias reforçam que os planos de expansão estão ligados ao crescimento do transporte aéreo no país e à necessidade de profissionais bem formados para sustentar essa nova fase. Oportunidades para quem está se formando piloto O aumento da demanda significa mais oportunidades para novos pilotos ingressarem no mercado. Com a expansão das malhas e o crescimento das frotas, surge a necessidade de profissionais bem treinados, com formação completa, habilitação IFR, multimotor e proficiência em inglês. A EJ Escola, que há mais de 25 anos forma pilotos para o mercado nacional e internacional, reforça que esse é o momento ideal para investir na formação. Cursos teóricos e práticos, programas de estágio e a graduação em Pilotagem Profissional de Aeronaves oferecem uma base sólida para quem quer estar pronto quando as oportunidades aparecerem. O futuro de quem escolhe voar Mais do que uma retomada, o que se observa é uma tendência de crescimento contínuo. A aviação está em alta, e os números comprovam: o céu segue aberto para quem busca uma carreira com propósito, tecnologia e oportunidades reais de ascensão. Aviação em alta — e a EJ pronta para formar os profissionais que vão voar ainda mais alto.
O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
Copyright 2015 - EJ Escola de Aeronáutica Civil
Todos Direitos reservados
Website desenvolvido por Tmax
Telefone : +55 (16) 3600-7310